Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Veja, passo a passo, como postar fotos;

Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Os membros mais ativos da semana
lidia evangelista
 
Wladimyr
 
maciel.luz
 
cruz.marcio
 
ANAIRDA
 

Últimos assuntos
» [Tratamento] BETTA NÃO SE ALIMENTA
por Wladimyr Hoje à(s) 11:14 am

» Guppy gravida agressiva?
por Wladimyr Hoje à(s) 11:01 am

» Lago contaminado com ictio
por Wladimyr Hoje à(s) 10:43 am

» Construção Lago Ornamental
por maciel.luz Ontem à(s) 3:25 pm

» Apresentação Lidia Evangelista
por Wladimyr Ontem à(s) 3:14 pm

» Alevinos de Espada em sofrimento
por Wladimyr Ontem à(s) 10:47 am

» Ciclídeos Africanos!
por Felipe Alves Qui Out 18, 2018 9:36 am

» Minha Betta voltou a ter constipação intestinal
por Wladimyr Qui Out 18, 2018 9:27 am

» Como fazer betta aceitar nova ração?
por Wladimyr Qui Out 18, 2018 9:23 am

» Ajuda para montagem
por Wladimyr Seg Out 15, 2018 1:02 pm

» Betta fêmea com barriga inchada
por SJorge Qui Out 11, 2018 3:30 pm

» Aquário + sump - 1020 litros
por Wladimyr Qui Out 11, 2018 1:00 pm

» [Apresentação] Marcio
por maciel.luz Seg Out 08, 2018 10:26 am

» [Apresentação] Paulo
por maciel.luz Sex Out 05, 2018 4:45 pm

» Aquário plantado com uma especie de sujeira marrom
por maciel.luz Qua Set 26, 2018 8:21 am

» Água turva no aquário
por maciel.luz Qua Set 26, 2018 8:20 am

» Posso utilizar vidro temperado?
por maciel.luz Qua Set 26, 2018 8:17 am

» Aquário com foco nos Ciclídeos (Wladimyr Maciel)
por Wladimyr Qui Set 06, 2018 5:14 pm

» [Doença] kinguio telescopio com olho inchado e verruga nas costas
por maciel.luz Qui Ago 30, 2018 8:35 am

» O Botiquário! 60x40x40 - Atualizações pág. 4
por maciel.luz Seg Ago 27, 2018 5:17 pm

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8253)
 
Adilson (7042)
 
Wladimyr (5975)
 
Beto Lemos (4989)
 
Lucas Duarte (2775)
 
Thiago Marques (2339)
 
maciel.luz (2239)
 
juniorfn (2149)
 
SJorge (2134)
 
david rafael dieter (2124)
 

Quem está conectado
10 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 109 em Sex Jun 13, 2014 10:45 pm

Como manter peixes saudáveis

Ir em baixo

Artigo Como manter peixes saudáveis

Mensagem por Mauricio Molina em Sab Mar 06, 2010 5:07 pm

Ter um aquário bem sucedido não é difícil, nem é essencial muito trabalho. Estas diretrizes são baseadas parcialmente na ciência por um lado, e por outro na experiência recolhida de muitos aquariofilistas com muitos anos de experiência na "arte de manter peixes".

Muitos peixes conseguem tolerar condições ambientais que diferem de algum modo das condições naturais nas quais se desenvolveram. Isto não significa, no entanto, que eles sejam saudáveis ou vivam uma vida normal. Por exemplo, manter um peixe numa água mais fria (ou quente) do que a sua preferida força os órgãos do seu corpo a trabalharem mais para o manterem vivo. Isto é, tais condições colocam o peixe sobre um stress aumentado.

Fornecer um ambiente que minimiza o stress dos peixes é a chave do sucesso. À medida que o stress dos peixes aumenta, o seu sistema imunitário enfraquece e estes tornam-se mais suscetíveis a doenças. Cada vez mais, muitos tratamentos para peixes não resultam muito bem, não valem o dinheiro, e muito frequentemente fazem mais mal do que bem.

Selecione peixes que sejam originários de águas com características semelhantes (pH e GH) às da sua água da torneira. Se tem uma água dura, escolha peixes de água dura. Se tem uma água mole, escolha peixes de água mole. Isto é especialmente importante se a sua água se encontra fora dos limites 6.5-7.5 para o pH. Mudar a dureza natural (ou o pH) da água da torneira pode ser um trabalho complicado e normalmente retira o gozo de ter aquários. Além disso tentativas falhas de ajustamentos são comuns e muito piores para os peixes do que condições de água quase-ideais. Uma boa forma de descobrir quais os peixes que vivem satisfeitos com a sua água local é confirmar com uma loja de aquários ou em fóruns do ramo com este. Leia sobre os Parâmetros da água.

A alimentação.

Para manter peixes saudáveis é preciso compreender três aspectos básicos relacionados à alimentação: qualidade, quantidade e frequência. Esta tríade compõe o que denominamos de estratégia nutricional.

Um aquarista consciente sempre buscará informações e o melhor alimento para seus peixes. Uma alimentação saudável previne o surgimento de inúmeras enfermidades dos peixes. Sob o aspecto de comportamento há um incremento de vitalidade, acentuação da coloração e melhoria da atividade reprodutiva dos peixes.

A qualidade do alimento.

Deve-se a presença dos ingredientes que contenham os nutrientes necessários para que o peixe realize suas atividades basais (respiração, nado, etc...), crescimento e reprodução dos peixes. Os ingredientes de uma ração correspondem, por exemplo, ao óleo de soja, de milho, de peixe, os farelos e farinhas de peixe, de arroz, glúten, etc... Os nutrientes estão inseridos nestes ingredientes. Assim, a escolha dos melhores ingredientes está baseada na quantidade e necessidade dos nutrientes que a ração necessita para atender as exigências nutricionais de um peixe. Ingredientes de qualidade inferior geralmente são encontrados em rações mais baratas. Rações mais caras, provavelmente devem conter ingredientes de qualidade superior. O alto custo de algumas marcas de rações podem ser compensados pelos benefícios.

É verdade que nem tudo que é mais caro necessariamente é melhor, mas com certeza merece uma atenção especial. O que for barato demais devemos suspeitar, pois muitas fezes são utilizadas matérias primas de qualidade inferior e técnicas de fabricação com o emprego de tecnologias menos eficazes no processo de fabricação. O aquarista precisa ser muito crítico sobre este aspecto e atento para estratégias de marketing enganosas executadas por quem não entende de aquarismo.

Diferentes espécies e fases de vida implicam em diferentes exigências nutricionais. Estas exigências estão relacionadas aos hábitos alimentares. Vale lembrar que hábitos alimentares dos peixes ornamentais classificam-se basicamente em carnívoros, onívoros e herbívoros. O aquarista, sempre que precisa, deve procurar informar-se sobre quais as melhores alternativas de alimentação para as espécies de peixes que cultiva.

Não esqueça que uma boa ração deve conter os seguintes pré-requisitos:

- Alimento completo para a espécie e fase de vida da mesma.

- Conter somente ingredientes de boa qualidade.

- Rico complexo vitamínico com complexo B, vitamina E, além de quantidades elevadas de vitamina C próximas a 500mg.

- Rico complexo mineral. Por exemplo, sempre conter maior quantidade em relação a quantidade de fósforo, sendo este último em pequenas quantidades.

- Não deve alterar a coloração da água.

- Não conter excesso de gordura (Extrato etéreo), principalmente em formulações para peixes adultos. Rações que oferecem níveis acima de 8% de extrato etéreo podem ter a intenção de mascarar a falta de palatabilidade e sofrer com maiores riscos de peroxidação desta matéria prima. Mais grave ainda é o fato de que o excesso de gordura restringe o consumo alimentar e pode dificultar a assimilação de alguns nutrientes da ração.

- Conter níveis de proteína bruta entre 30 a 35% (kinguios e carpas koi, por exemplo) e níveis superiores para peixes carnívoros e onívoros com tendência a carnívoros. Para acarás discos, por exemplo, estes níveis de proteína bruta ultrapassam 46%.

A combinação adequada de nutrientes como aminoácidos, vitaminas e minerais.

A combinação destes nutrientes é fundamental. Um bom exemplo é a relação entre os minerais cálcio e fósforo. Na formulação das rações há uma proporção padronizada de 1,5:1 aproximadamente. Outro exemplo seria o uso da vitamina E que além de um nutriente serve como antioxidante para preservar a gordura das rações (Extrato Etéreo). Uma deficiência de aminoácidos essenciais e vitaminas pode inclusive ocasionar algumas patologias de causa nutricional. Leia sobre as Vitaminas e suas funções.

Estabilidade na água.

A ração deve causar o menos possível de lixiviação. A lixiviação é a perda de nutrientes da ração em contato com a água. É o quanto a ração polui a água do aquário. Um bom exemplo é o caso de rações que liberam excesso de fósforo e proteína na água. Rações de baixa digestibilidade também se enquadram neste contexto. A vitamina C, por exemplo é hidrossolúvel e necessita estar protegida no pellet. O aquarista deve deixar de lado na prateleira rações com baixos níveis de vitamina C.

Significado de Lixiviação de nutrientes: é o termo técnico utilizado na hora de expressarmos a perda dos nutrientes em um pellet, ou floco de ração na água. Rações pouco estáveis e fabricadas com processos de baixa tecnologia permitem a lixiviação de nutrientes (desde proteína até vitaminas e minerais). Quando mais lixiviação mais poluição teremos no ambiente aquático. Poluição essa causada pela ração que coloca em risco o equilíbrio do ambiente aquático em que vivem nossos peixes. As consequências já sabemos: aumento dos níveis de amônia (lixiviação de proteína) e proliferação de algas (lixiviação de fósforo e do nitrogênio proteico).

Capacidade em atrair os peixes.

A palatabilidade e a cor são os principais fatores para atrair os peixes. O aquarista precisa estar atento que os peixes possuem preferências e podem algumas vezes não demonstrar tanta voracidade em comer a ração logo após alguma mudança de marca. Isto não é uma regra, mas peixes condicionados a comer uma mesma ração por muito tempo podem inclusive rejeitar a nova ração. A flutuabilidade da ração, por sua vez também colabora para atrair mais, ou menos um peixe. Algumas espécies como corydoras, botias preferem pellets que afundam rapidamente. Já os discos alimentam-se muito bem no meio da coluna de água e tornam-se muito desajeitados ao comer na superfície da água. Converse com o lojista, e discutam as melhores opções para os peixes que você compra. O lojista deve estar preparado para responder estas questões.

Granulometria.

A granulometria corresponde ao tamanho e a forma de apresentação do pellet da ração. Preconiza-se um tamanho de pellet próximo de 20% da abertura da boca do peixe. Pellets grandes demais para peixes pequenos são prejudiciais pela mesma razão que pellets pequenos são prejudiciais para peixes grandes. A razão é fundamentada na maior demanda de energia para que o peixe consiga fazer a apreensão e ingestão de uma quantidade suficiente de ração para atender suas exigências nutricionais. Um desajuste da granulometria reflete em redução da taxa de crescimento.

Quantidade de Alimento Oferecida:

Para peixes ornamentais de aquários, em geral a maneira mais prática de determinar a quantidade de ração a ser oferecida é através do apetite dos peixes. Leia mais sobre Quantidade de alimento.

É possível oferecer ração a vontade desde que:

- seja rapidamente consumida;
- não ocorram sobras;
- não causem um grande aumento repentino da cavidade celomática dos peixes.
- se tiver uma boa filtragem mecânica, química e biológica no aquário.

Na época de reprodução aconselha-se aumentar a oferta de alimento, bem como a frequência de alimentação para que os peixes produzam gametas de melhor qualidade que resultará em embriões, larvas e alevinos mais resistentes.

Há também uma alternativa técnica que pode ser aplicada em pisciculturas ornamentais, lagos de kinguios e carpas koi. Baseia-se no cálculo da quantidade de ração diária em função do percentual de biomassa. Isso é interessante para quem quer aproveitar o melhor desempenho dos peixes durante a fase de crescimento, reduzir os custos com alimentação e estimar a duração de seu estoque de ração.


Última edição por Mauricio Molina em Dom Mar 21, 2010 12:44 pm, editado 2 vez(es)


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8253
Pontos : 83469
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 35

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum