Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Veja, passo a passo, como postar fotos;

Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Quantos dias um peixe Betta pode ficar sem comer?
por SJorge Hoje à(s) 1:43 pm

» [Apresentação] Ângela Nery
por Wladimyr Qui Jan 17, 2019 12:59 pm

» Apresentação - Juliano
por Wladimyr Qui Jan 10, 2019 10:44 am

» [Apresentação] Apresentação - Rufino
por Wladimyr Qui Jan 10, 2019 10:43 am

» Luminária de Led para aquário com controladora automática
por SJorge Qui Jan 03, 2019 1:00 pm

» 480 L Ciclídeos Africanos do Lago Malawi
por maciel.luz Ter Dez 18, 2018 10:54 am

» Tanganjyka dos Alpes
por maciel.luz Ter Dez 18, 2018 10:48 am

» Vendo aquário para Plantados
por maciel.luz Ter Dez 18, 2018 10:47 am

» Vendo aquário 130 litros com brindes - baixou o preço!!!
por maciel.luz Ter Dez 18, 2018 10:46 am

» Nova Montagem
por maciel.luz Ter Dez 18, 2018 10:45 am

» Peixes com o meu betta
por maciel.luz Qui Dez 06, 2018 8:23 am

» [Doença] Peixe Papagaio Doente deitado de lado agora
por SJorge Qua Dez 05, 2018 8:22 pm

» [Apresentação] Clayton Eduardo
por Wladimyr Ter Dez 04, 2018 4:06 pm

» Separação de Guppys e Camarões
por cruz.marcio Dom Nov 25, 2018 12:31 pm

» Meu Primeiro Lago
por maciel.luz Sex Nov 23, 2018 11:48 pm

» Limpeza da Água
por Wladimyr Qua Nov 21, 2018 1:01 pm

» Como fazer a ciclagem certa do aquario?
por SabrinaEduarda Ter Nov 20, 2018 4:04 pm

» Platy com mancha branca
por cruz.marcio Ter Nov 20, 2018 2:09 pm

» Ciclídeos Africanos!
por SJorge Ter Nov 20, 2018 6:02 am

» Betta não se alimenta e com cauda deteriorando
por SJorge Seg Nov 19, 2018 5:35 pm

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8253)
 
Adilson (7042)
 
Wladimyr (6002)
 
Beto Lemos (4989)
 
Lucas Duarte (2775)
 
Thiago Marques (2339)
 
maciel.luz (2266)
 
SJorge (2179)
 
juniorfn (2149)
 
david rafael dieter (2124)
 

Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 109 em Sex Jun 13, 2014 10:45 pm

Separação de Guppys e Camarões

Ir em baixo

Em curso Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por cruz.marcio em Dom Nov 04, 2018 12:55 am

Boa noite a todos!

Apenas relatando o andamento do meu mini-projeto de separação de guppys e camarões.

Até há poucos dias, um dos meus aquários, o de 19 litros, estava com guppys e 4 camarões Red Cherry (dois vermelhos e dois azuis).

Tudo estava normal, sem problemas, os guppys apenas observavam os camarões, sem ataques, e os camarões ficavam tranquilos pelo fundo.

Sabia que para os camarões procriarem, precisariam ser separados dos guppys, então encomendei outro aquário de 35L para os guppys e assim deixar o de 19L só com os camarões.

Surgiram várias questões relativas aos cuidados com os camarões e, como sempre, a enxurrada de informações diversas na internet.

Após uma pesquisa maior, cheguei à conclusão de que o melhor seria buscar um PH mais neutro e água mais branda (GH entre 50 e 300ppm). A temperatura aqui no Rio sempre é bem quente, observei que os aquários têm ficado entre 28ºC e 29ºC mesmo sem termostato, e acabamos de sair do verão. Quando chegar o inferno, devo ter que comprar um resfriador.

Adiantei o processo de separação para facilitar a transferência dos guppys para o novo aquário, para isso decidi colocar os camarões temporariamente no aquário-hospital (4,5L). Dessa forma, poderia testar algo que vi usarem em vários aquários de camarões: deixar o aquário somente com luz, sem filtro, efetuando TPAs semanalmente. Fiquei desconfiado, mas como vi vários locais sugerindo isso, resolvi arriscar.

Resolvi também testar areia fina de quartzo (para arraia) como substrato, por ser clara, neutra e não alterar o pH. A origem da areia que comprei é o Rio Inoã (RJ), que não é exatamente conhecido pela pureza, por isso resolvi assar a areia no forno a 280ºC junto com a pedra Red Dragon (pelo que vi, também não altera o pH) por cerca de 40 minutos por precaução paranóica.

Como para o aquário de 4,5L usei apenas 1Kg da areia, resolvi lavá-la no aquário mesmo fazendo repetidas TPAs quase completas após agitar a areia, retirando dessa forma também qualquer bolsa de ar que pudesse estar lá. Após cerca de 4 ou 5 (ou 37, não tenho certeza) agitações seguidas de TPAs, finalmente a areia restante estava assentando em poucos segundos.

Fiz as medições no dia que montei e hoje, seis dias após, e não me animei com os resultados. O nível de Nitrito aumentou demais, a falta de filtragem fez falta. Concluí que TPAs semanais apenas não são suficientes, vou manter TPAs a cada dois dias, incluindo mais uma já amanhã, até montar o aquário final dos camarões (de 19L) com filtro hang-on com espuma para não sugar os filhotes. Os outros índices sofreram alterações leves, sendo que os iniciais eram similares às do aquário de onde retirei a água original.

Aproveitei e fiz os testes de pH, GH, KH e CO2 das águas da torneira e do filtro daqui de casa. Os resultados foram diferentes principalmente no pH, sendo de 6,8 na água da torneira e 7,5 na água do filtro, possivelmente mais do que isso, pois ficou um pouco mais escuro do que a cor de teste de pH da Labcon.

O aquário novo dos guppys será similar ao atual, só fico na dúvida em relação à pedra que está lá (fotos abaixo) no aquário original onde ficam os guppys e tem basalto como substrato. Acredito que possa ser ardósia, comprei na ignorância, alguém saberia dizer qual é?

Sobre a água filtrada ou de torneira, sei que a maioria aqui tem aquários imensos e que usam a água de torneira direto. Uso água do filtro por receio neurótico de alguma contaminação, pois os meu aquários são muito pequenos, o maior tem 54L, mas fiquei espantado com a diferença de características, principalmente a do PH. Vocês veem ou têm tido problemas com água de torneira sem filtragem prévia?

Para o aquário de camarões, estou satisfeito com o protótipo de 4,5L e vou seguir a mesma linha no de 19L. Devo colocar mais uma ou duas rochas Red Dragon, são muito bonitas e têm vários "mini-túneis", mantendo a plantação low-tech como está. Não me agradou deixar sem filtro, mesmo o aquário sendo um pouco maior, quando começarem a procriar os níveis de nitrito podem ficar perigosos, vou colocar um hang-on com esponja na entrada e com perlon e mídias de cerâmica no filtro.

Vocês têm dicas para aquários de camarões? O que pode ser fundamental e que pode não estar sendo levado em consideração?

As medições (setups) estão na tabela copiada na última imagem, tem que abrir separadamente para ver os dados.

Agradeço a atenção de todos! Qualquer sugestão é bem-vinda!


















cruz.marcio
cruz.marcio
Iniciante
Iniciante



Brasil
Mensagens : 23
Pontos : 26
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2018
Idade : 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por SJorge em Dom Nov 04, 2018 7:52 am

cruz.marcio escreveu:Boa noite a todos!

O aquário novo dos guppys será similar ao atual, só fico na dúvida em relação à pedra que está lá (fotos abaixo) no aquário original onde ficam os guppys e tem basalto como substrato. Acredito que possa ser ardósia, comprei na ignorância, alguém saberia dizer qual é?

Não consigo ver bem, mas não me parece ardósia, de qualquer forma é muito bonita. Basta que não alcalinize a água e poderá usar sem problemas.

cruz.marcio escreveu:Após uma pesquisa maior, cheguei à conclusão de que o melhor seria buscar um PH mais neutro e água mais branda (GH entre 50 e 300ppm). A temperatura aqui no Rio sempre é bem quente, observei que os aquários têm ficado entre 28ºC e 29ºC mesmo sem termostato, e acabamos de sair do verão. Quando chegar o inferno, devo ter que comprar um resfriador.

Já tentei manter esses camarões mas a água aonde moro é muito dura e eles não aguentam. Acho que o principal fator é esse, manter uma água com ph em torno de 7.0 e temperatura por volta dos 27°C. Mesmo assim consegui várias reproduções quando os mantinha em aquários maiores, nos pequenos como o seu não tive êxito.

cruz.marcio escreveu:Sobre a água filtrada ou de torneira, sei que a maioria aqui tem aquários imensos e que usam a água de torneira direto. Uso água do filtro por receio neurótico de alguma contaminação, pois os meu aquários são muito pequenos, o maior tem 54L, mas fiquei espantado com a diferença de características, principalmente a do PH. Vocês veem ou têm tido problemas com água de torneira sem filtragem prévia?

Eu uso água da torneira com um bom condicionador, mas não poderia ser de outra forma, pois cada Tpa são 200 L Very Happy .

cruz.marcio escreveu:Não me agradou deixar sem filtro, mesmo o aquário sendo um pouco maior, quando começarem a procriar os níveis de nitrito podem ficar perigosos, vou colocar um hang-on com esponja na entrada e com perlon e mídias de cerâmica no filtro.

Esse é um fator importante para a qualidade da água, o filtro ajudará na oxigenação da água, importante para os camarões e para o aumento da colonia de bactérias além da sua função de filtragem.
Não vejo problemas usar água do filtro, mas deve sempre usar o condicionador.[/quote]


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador


Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2179
Pontos : 2255
Reputação : 153
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 46

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por cruz.marcio em Seg Nov 05, 2018 1:45 am

Aqui estão outras fotos da rocha, caso alguém consiga ajudar a identificar.




A água da torneira tem saído um pouco amarela depois de uma falta d'água que aconteceu nos últimos dias, vou manter o uso da água do filtro por um tempo

Assim que chegar o novo aquário e conseguir remontar o de 19L para os camarões coloco mais fotos.

Mais duas fotos do aquário temporário só pra não perder o costume...



.

Obrigado pela atenção!
cruz.marcio
cruz.marcio
Iniciante
Iniciante



Brasil
Mensagens : 23
Pontos : 26
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2018
Idade : 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por Wladimyr em Seg Nov 05, 2018 9:43 am

Concordo com todas as dicas, inclusive o uso do filtro para os camarões já que nesse tamanho de aquário pode acabar tendo de fazer TPA diária o que pode acabar causando stress nos animais toda essa manutenção.

Mas uma ideia é que separe os azuis dos vermelhos, mantendo os azuis nesse substrato claro e os vermelhos em uma montagem com substrato escuro.

[]s


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6002
Pontos : 6142
Reputação : 399
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 41

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por maciel.luz em Seg Nov 05, 2018 10:34 am

Belo aquário!


    Os Administradores Moderadores aconselham que;

 Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
 Respeite as regras do fórum; 
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
 Visitem nosso site AquaPeixes;
 Ficha para Doenças e Tratamentos;

maciel.luz
maciel.luz
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
3º Colocado
Brasil
Mensagens : 2266
Pontos : 2196
Reputação : 122
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 35

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por cruz.marcio em Seg Nov 05, 2018 11:42 pm

Obrigado!

Muito boa a dica, Wladimir, mas dificilmente seguirei. Já terei bastante trabalho para cuidar de três aquários, sendo que inicialmente teria apenas um... doce ilusão.

Vi que existe uma variedade absurda de Cherrys, vou deixá-los procriarem à vontade para ver as combinações que saem.

Na loja onde adquiri estes, o vendedor disse que volta e meia aparece uma variante amarela, torço para dar a sorte de encontrar esta por lá.



Posso estar enganado, mas os que tenho além dos dois Red Cherry acredito que um seria o Blue Jelly e o outro o Blue Dream. Preciso pesquisar mais a fundo para ter certeza de quais variantes são estes.
cruz.marcio
cruz.marcio
Iniciante
Iniciante



Brasil
Mensagens : 23
Pontos : 26
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2018
Idade : 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por maciel.luz em Ter Nov 06, 2018 2:08 pm

Muito legal, torço que consiga alguma variante interessante!


    Os Administradores Moderadores aconselham que;

 Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
 Respeite as regras do fórum; 
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
 Visitem nosso site AquaPeixes;
 Ficha para Doenças e Tratamentos;

maciel.luz
maciel.luz
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
3º Colocado
Brasil
Mensagens : 2266
Pontos : 2196
Reputação : 122
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 35

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por SJorge em Ter Nov 06, 2018 2:23 pm

Lembrando que os camarões não são todos iguais quanto a facilidade de manutenção.
Os red cherry são os mais fáceis, os outros nem por isso. Smile


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador


Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2179
Pontos : 2255
Reputação : 153
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 46

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por cruz.marcio em Sex Nov 16, 2018 2:46 am

Comecei a concluir o trabalho de migração dos camarões para o nano de 19L.

Quase tudo foi tranquilo, houve uma baixa na hora da transferência.

Depois de lavar e esterilizar a areia nova, coloquei cerca de 10~12L da água ciclada de outro aquário, completando com água+anticloro, e para o filtro coloquei o velho pequenino hang-on de 160l/h com espuma na entrada, perlon e carvões velhos como mídias em um saco que serve de filtro para bomba de chimarrão. Esse saquinho com os carvões velhos ficava no filtro do outro aquário, já está com as bactérias.

Deixei circular a água por um dia, hoje fiz os testes e estava tudo bem, nitrito e amônia zerados, etc.

Coloquei os camarões num pote com um pouco da água do berçário onde eles estavam e usei uma seringa para acrescentar 50~100ml a cada hora até encher o pote. Logo numa das primeiras vezes, acredito que sem querer acertei em cheio um dos red cherrys, ele ficou atordoado, umas horas depois morreu. Pura falta de atenção.

Enfim, aqui está o resultado final da separação dos camarões (as duas primeiras fotos são do aquário temporário). Espero que os três que sobraram procriem, não tenho esperança pelo menos por enquanto, recomendam temperaturas menores e com o clima aqui os aquários já estão todos a 32ºC.









[/url]
cruz.marcio
cruz.marcio
Iniciante
Iniciante



Brasil
Mensagens : 23
Pontos : 26
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2018
Idade : 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por SJorge em Sex Nov 16, 2018 1:02 pm

Por acaso sabe se são machos ou fêmeas?


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador


Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2179
Pontos : 2255
Reputação : 153
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 46

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por cruz.marcio em Sex Nov 16, 2018 2:34 pm

Aparentemente o que morreu é um macho, dos que sobreviveram os dois azuis seriam machos também e o outro vermelho fêmea, naturalmente posso estar enganado.
cruz.marcio
cruz.marcio
Iniciante
Iniciante



Brasil
Mensagens : 23
Pontos : 26
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2018
Idade : 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por Wladimyr em Seg Nov 19, 2018 9:52 am

Pela forma do corpo dos exemplares das fotos é sim o azul macho e o vermelho fêmea.

Faça os testes a cada 2 dias pelo menos nos 10 primeiros dias para confirmar se a biologia nos carvões está suficiente para o aquário, como estes carvões estão fazendo o trabalho de biomídia logicamente não deve trocá-los mesmo que dê o tempo de saturação do efeito do carvão ativo

[]s


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6002
Pontos : 6142
Reputação : 399
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 41

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por cruz.marcio em Seg Nov 19, 2018 10:33 am

Obrigado!
cruz.marcio
cruz.marcio
Iniciante
Iniciante



Brasil
Mensagens : 23
Pontos : 26
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2018
Idade : 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por cruz.marcio em Dom Nov 25, 2018 2:09 am

Concluí as separações!

Para o aquário novo, como ambas as Colisas e as Corys são de águas mais ácidas e originalmente escuras (cor de chá), aproveitei o embalo e decidi montá-lo com black water.

Optei por dar a cor utilizando materiais naturais. Como isso demora um pouco, aproveitei para ferver os itens de decoração, já retirando assim bastante tanino.

Conforme planejado, deu tudo certo. Tenho acompanhado diariamente o pH dos aquários e está tudo mantido nos conformes.

Os peixes que ficaram já eram bem pacíficos, estão ótimos. As que percebi que gostaram mais foram as Corys, se divertem o dia todo fuçando a areia.


60x30x30 - 54L
Fauna: Otocinclo (6), Guppy (6), Plati Mickey (2), Molinésia Balão (2)
Substrato: Basalto
Tronco, rocha e dolomitas
pH: 7,0
Temperatura: 31ºC
GH: 114ppm
KH: 2,0ºdH
CO2: 5,90ppm





40x30x30 - 36L
Fauna: Coridora (4), Colisa Ouro (2), Colisa Cobalto (2)
Substrato: Areia fina de quartzo
Tronco, cascas de coco, folhas, vagem
pH: 6,8
Temperatura: 32ºC
GH: 102ppm
KH: 2,0ºdH
CO2: 9,40ppm






40x25x19 - 19L
Fauna: Camarões Red Cherry (3)
Substrato: Areia fina de quartzo
Rochas Red Dragon
pH: 7,2
Temperatura: 31ºC
GH: 91ppm
KH: 2,0ºdH
CO2: 3,70ppm





Última edição por cruz.marcio em Seg Nov 26, 2018 8:21 am, editado 1 vez(es)
cruz.marcio
cruz.marcio
Iniciante
Iniciante



Brasil
Mensagens : 23
Pontos : 26
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2018
Idade : 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por SJorge em Dom Nov 25, 2018 3:22 am

Quase tudo perfeito, digo isso porque acho a temperatura muito alta, penso que 27 C é mais aconselhável.


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador


Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2179
Pontos : 2255
Reputação : 153
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 46

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por cruz.marcio em Dom Nov 25, 2018 12:31 pm

Aqui no Rio vai ser difícil reduzir a temperatura, deixei os aquários com a tampa aberta, estão a 30ºC agora.
cruz.marcio
cruz.marcio
Iniciante
Iniciante



Brasil
Mensagens : 23
Pontos : 26
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/08/2018
Idade : 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: Separação de Guppys e Camarões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum