Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Dúvidas de iniciante 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Dúvidas de iniciante 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Dúvidas de iniciante 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Dúvidas de iniciante 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Dúvidas de iniciante 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Dúvidas de iniciante 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Dúvidas de iniciante 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Dúvidas de iniciante 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ontem à(s) 4:55 pm

» Água turva/ esverdeada
por Wladimyr Ontem à(s) 4:50 pm

» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Dúvidas de iniciante Left_bar_bleueDúvidas de iniciante Full_bar_bleueDúvidas de iniciante Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Dúvidas de iniciante Left_bar_bleueDúvidas de iniciante Full_bar_bleueDúvidas de iniciante Right_bar_bleue 
Wladimyr (6195)
Dúvidas de iniciante Left_bar_bleueDúvidas de iniciante Full_bar_bleueDúvidas de iniciante Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Dúvidas de iniciante Left_bar_bleueDúvidas de iniciante Full_bar_bleueDúvidas de iniciante Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Dúvidas de iniciante Left_bar_bleueDúvidas de iniciante Full_bar_bleueDúvidas de iniciante Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
Dúvidas de iniciante Left_bar_bleueDúvidas de iniciante Full_bar_bleueDúvidas de iniciante Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
Dúvidas de iniciante Left_bar_bleueDúvidas de iniciante Full_bar_bleueDúvidas de iniciante Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Dúvidas de iniciante Left_bar_bleueDúvidas de iniciante Full_bar_bleueDúvidas de iniciante Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Dúvidas de iniciante Left_bar_bleueDúvidas de iniciante Full_bar_bleueDúvidas de iniciante Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Dúvidas de iniciante Left_bar_bleueDúvidas de iniciante Full_bar_bleueDúvidas de iniciante Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
10 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 10 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Dúvidas de iniciante

4 participantes

Ir para baixo

Em curso Dúvidas de iniciante

Mensagem por ffmota Seg maio 17, 2010 2:35 pm

Olá a todos. Apesar de já ter me apresentado na sessão correta, não custa repetir. Me chamo Fabricio, e estou começando agora no aquarismo. Ganhei de minha esposa um aquário de presente, e quando comecei a pesquisar sobre o assunto, descobri que o aquarismo é um hobby apaixonante. Gostaria de contar com a ajuda dos colegas. Vou começar do início. Minha esposa chegou com um aquário vazio em casa, e me deu de presente. Disse que o vendedor falou para encher o aquário, colocar umas placas no fundo (que agora sei que se trata do FBF), encher com água fltrada, colocar uma colher de sal grosso, ligar a bomba (que agora sei que na verdade é um compressor), e colocar os peixes 2 dias depois. E, como era (e ainda me considero) completamente leigo, assim foi feito. Só que como já disse, fiquei fascinado com os bichinhos, e comecei a pesquisar mais sobre o assunto. Então, descobri que tudo foi feito da maneira errada. E, é por isso que estou aqui pedindo a ajuda de vocês, para tentar acertar sem fazer os bichinhos sofrerem.

1 - O "SETUP":

- aquário de aproximadamente 30 litros (tem a frente abaulada, por isso o aproximadamente)
- FBF com uma torre e compressor
- acima do FBF, tem mais ou menos 5 cm de pedrinha de rio misturado com uma pedrinha rosa (é, minha mulher que escolheu, fazer o quê...), acho que é cascalho colorido
- algumas plantas artificiais de enfeite
- dois dias cheio com o compressor ligado e uma colher de sal grosso, após este período foram colocados os peixes.

2 - O que aprendi:

descobri pesquisando (particularmente este fórum e o fórum do Aquaonline me ajudaram muito, obrigado a todos):
- sobre o ciclo da amônia e sua importância;
- que o FBF está ultrapassado e que após um tempo fica impossível controlar a amônia com o mesmo;
- e que tinha que ter ciclado o aquário antes de colocar os peixes.

Então, para tentar fazer direito a partir de agora, comprei os seguintes materiais (ainda não chegaram, comprei pela Internet): testes de cloro, PH, Nitrito, Amônia, acidificante, alcalinizante (todos da Alcon), alcon clean, alcon protect plus, anticlor, um sifão para limpeza de fundo, termômetro Boyu, Filtro externo Atman HF 0100 + pacote com 10 refis, termostato/aquecedor Atman eletrônico de 100 w, e um temporizador para a luminária que ainda vou comprar.

Agora, as dúvidas:

1 - Quando instalar o novo filtro, devo tirar o FBF ou deixar ele no aquário?
2 - Se o recomendado for tirar o FBF, posso fazer com os peixes no aquário, ou devo tirá-los?
3 - Se o recomendado for deixar o FBF, deixo com o compressor funcionando, ou simplesmente esqueço ele lá?
4 - Estou pensando em fazer uma iluminação com led´s, 12 horas/dia. Existe algum problema?
5 - Com relação ao filtro, em alguns sites, dizem que a troca do refil acaba com as bactérias que colaboram com o ciclo da amônia; outros dizem que tem que trocar mensalmente; outros a cada 2 meses, afinal, qual o correto?
6 - Com relação as trocas parciais de água (TPA), alguns dizem que usando o filtro externo, as mesmas não são necessárias. Outros dizem que devemos fazer semanalmente. Outros dizem que devemos fazer mensalmente... e por aí vai. Qual o correto?
7 - Comida uma ou duas vezes por dia? Em que quantidade?
8 - falta alguma coisa na lista acima?

Sei que são muitas dúvidas, mas tenho certeza que este é o lugar certo para saná-las. Ah, os peixinhos aparentemente estão muito bem, pelo menos eles nadam bastante, e acho que peixes doentes iam ficar quietinhos, correto?

Agradeço desde já a atenção dispensada pelos colegas.

Atenciosamente,

Fabricio
ffmota
ffmota
Novo no fórum
Novo no fórum

Dúvidas de iniciante Empty
Brasil
Mensagens : 3
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Dúvidas de iniciante

Mensagem por Felipe Alves Seg maio 17, 2010 4:02 pm

1 - Quando instalar o novo filtro, devo tirar o FBF ou deixar ele no aquário?
Instale o novo Filtro e deixe o FBF, pois nele há bactérias nitrificantes agindo em seu sistema, retirá-lo agora só vai aumentar mais o seu tempo para ciclagem. Retire-o depois de uns 45 dias com o aquário já estabilizado.

2 - Se o recomendado for tirar o FBF, posso fazer com os peixes no aquário, ou devo tirá-los?
Quando for retirar o FBF coloque os peixes em um recipiente separado com água do aquário, pois o FBF vai levantar certa turvação na água, espere por alguns minutos o seu filtro externo agir e poderá colocá-los novamente.

3 - Se o recomendado for deixar o FBF, deixo com o compressor funcionando, ou simplesmente esqueço ele lá?
Enquanto ele estiver lá, deixo com o compressor, filtragem nunca é demais.

4 - Estou pensando em fazer uma iluminação com led´s, 12 horas/dia. Existe algum problema?
Se bem feita, com os exposição correta, acho que não haverá problemas, mas 12 horas por que? Pretende fazer um plantado? Quantos Watts pretende usar?

5 - Com relação ao filtro, em alguns sites, dizem que a troca do refil acaba com as bactérias que colaboram com o ciclo da amônia; outros dizem que tem que trocar mensalmente; outros a cada 2 meses, afinal, qual o correto?
Os refis são para filtragem mecanica e quimica, as bactérias se fixam neles e em todo seu aquário, se vc não colocar ceramicas para as bactérias se fixarem, ao trocar o refil vc perderá boa parte de sua biologia nitrificante.

6 - Com relação as trocas parciais de água (TPA), alguns dizem que usando o filtro externo, as mesmas não são necessárias. Outros dizem que devemos fazer semanalmente. Outros dizem que devemos fazer mensalmente... e por aí vai. Qual o correto?
As TPA´s são essenciais para o bom funcionamento do sistema, devem ser semanais ou quinzenais, servem para remoção de nitratos e outros componentes em suspensão na água, e também para evitarmos a "sindrome de água velha", não importa qual sistema de filtragem que use, TPA é essencial.

7 - Comida uma ou duas vezes por dia? Em que quantidade?
vc está iniciando, 2 x ao dia, em pequenas porções, o que puderem comer em 2 minutos.

8 - falta alguma coisa na lista acima?
Termostato Dúvidas de iniciante Icon_biggrin, e se possível retire essas pedrinhas coloridas, pois elas não são roladas de rio e muito em breve poderão começar a soltar tinta na água...

Bem vindo ao aquarismo Fabricio, e qualquer dúvida estamos a disposição! Dúvidas de iniciante Icon_biggrin
Felipe Alves
Felipe Alves
ViPs
ViPs

Dúvidas de iniciante Empty
Brasil
Mensagens : 476
Pontos : 661
Reputação : 12
Data de inscrição : 29/09/2009
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Dúvidas de iniciante

Mensagem por Mauricio Molina Seg maio 17, 2010 8:55 pm

Novamente seja bem vindo!

Bom o Felipe ja respondeu boa parte das duvidas, com o tempo pode fazer mais perguntas, assim podemos ir ajudando mais, pois este é um hobby maravilhoso e só temos a ganhar quando bem feito!

Felipe termostato ele ja comprou ele até citou:

termostato/aquecedor Atman eletrônico de 100 w

Uma dica, leia bastante e pergunte bastante só assim pra errarmos pouco!

Temos bastante artigos para leitura pode se deliciar!

https://aquapeixes.forumeiros.com/portal.forum?pid=3&sid


Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Dúvidas de iniciante

Mensagem por Felipe Alves Seg maio 17, 2010 9:08 pm

opa, passei batido no termostato, rsrs, ainda bem que o Mauricio está atento! Very Happy
Felipe Alves
Felipe Alves
ViPs
ViPs

Dúvidas de iniciante Empty
Brasil
Mensagens : 476
Pontos : 661
Reputação : 12
Data de inscrição : 29/09/2009
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Dúvidas de iniciante

Mensagem por Mauricio Molina Seg maio 17, 2010 9:11 pm

Acontece, lembre-se uma mão lava a outra! rsrsrs

Dúvidas de iniciante 2267

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Dúvidas de iniciante

Mensagem por Convidad Seg maio 17, 2010 9:12 pm

Eu particularmente deixaria o filtro externo e o FBF, assim vc se beneficia dos dois sistemas de filtragem, estamos aqui para ajudar quanto mais perguntas melhor..... Very Happy Smile
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Dúvidas de iniciante

Mensagem por Felipe Alves Ter maio 18, 2010 8:23 am

Valdir, compartilho sua opinião amigo, o FBF é de longe um dos melhores filtros biológicos que existe, é só fazer a manutenção correta, as sifonagens e lavagens de substrato periodicamente e tudo fica "novo"...

- que o FBF está ultrapassado e que após um tempo fica impossível controlar a amônia com o mesmo;

Isto não é verdade Fabricio, provavelmente foi dito por alguém que nunca conseguiu fazer as manutenções do FBF periodicamente, afinal todo sistema depende da vontade do aquarista, se ele larga tudo lá e acha que funciona sozinho, as chances de tudo isso dar errado são muito grandes...
Felipe Alves
Felipe Alves
ViPs
ViPs

Dúvidas de iniciante Empty
Brasil
Mensagens : 476
Pontos : 661
Reputação : 12
Data de inscrição : 29/09/2009
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Agradecimento e mais dúvidas

Mensagem por ffmota Ter maio 18, 2010 11:24 am

Obrigado a todos que responderam, realmente este fórum é muito participativo, e isto é muito bom, pois encoraja quem está iniciando.

Pra economizar nas mensagens, vou perguntar/responder a todos nesta mesma mensagem:

Sobre a iluminação: não pretendo fazer um plantado, pelo menos neste aquário. Já cheguei a conclusão que o mesmo está pequeno, por isso assim que pegar o jeito vou montar um grandalhão, e deixar este de reserva, pois pelo que andei lendo por aí, acidentes acontecem. Além do mais, ainda pode servir de hospital. A minha intenção com a iluminação é só estética; após o meio dia, minha sala para de receber sol, e já começa a ficar meio escura. Acho que a iluminação daria um realce. Então, tava pretendendo colocar uma iluminação automática, do meio dia a meia noite. Pensei em Leds, pois tem grande capacidade de iluminação, são muito leves e por isso são fáceis de prender na tampa do aquário, e são baratos. Já até comprei o temporizador, só realmente faltam as lâmpadas. Quanto as pedrinhas coloridas, vou dar um jeito de tirar, realmente não estou gostando delas.

Quanto ao FBF, agradeço as várias sugestões. Decidi deixar o mesmo, como o colega disse, filtragem nunca é demais. Além disso, se tirar o FBF e colocar o outro, creio que o aquário vai zerar de novo, e aí vai sobrar pros peixes. Vou tentando manter, com TPA e sifonagem. Estou ansioso para os testes chegarem, pra dar uma olhada na amônia e no nitrito. Comprei no VelaShop, tá demorando para entregar, alguém já comprou lá? Correu tudo bem?

Uma pergunta: o amigo disse para colocar cerâmica de forma a preservar as bactérias nitrificantes; que tipo de cerâmica e onde colocar?

Agora, mais uma pergunta, com relação a sifonagem. Apesar de ter pesquisado bastante, não consegui chegar a uma conclusão de como fazer corretamente. Em alguns sites, falam para afundar o sifão no substrato uns 2 cm; não sei como vou conseguir fazer isso no meu substrato de pedra. Outros falam que se deve fazer só superficialmente; afinal, o que os amigos sugerem?

Obrigado mais uma vez,

Fabricio
ffmota
ffmota
Novo no fórum
Novo no fórum

Dúvidas de iniciante Empty
Brasil
Mensagens : 3
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/05/2010
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Dúvidas de iniciante

Mensagem por Felipe Alves Ter maio 18, 2010 1:28 pm

Boa tarde Fabricio,

A sua idéia dos leds é boa sim, eles produzem uma quantidade boa de luz e são econômicos.

Ótimo! Com 2 Filtros seu sistema vai ficar muito seguro!
Nunca comprei no Velashop, não tenho como opinar...

Em relação as cerâmicas existem muitas, não vou relacionar todas pq há muita controvérsia entre o preço e eficácia, vou lhe passar um link com as comuns e de ótimo custo x beneficio:
http://www.fishstore.com.br/Default.asp?Menu=ProdutoDetalhes&ProdutoID=382567
são ceramicas microporosas que propiciam a formação de colônias de bactérias nitrificantes, mas pode pesquisar em outros sites, só coloquei este como referência...

Quanto a sifonagem há diferentes maneiras para diferentes casos, por exemplo se vc tem um plantado , tem que fazer superficialmente, do contrário, pode puxar o substrato fértil e turvar a água por completo.
Como vc tem só pedras mesmo, pode aprofundar mais a sifonagem tranquilamente, é só ir apertando o sifão e "mechendo" ele que ele chega até o fundo, com o tempo e seus peixes crescendo vai perceber que o sifão vai sempre puxar mais sujeira do fundo, rs.
Felipe Alves
Felipe Alves
ViPs
ViPs

Dúvidas de iniciante Empty
Brasil
Mensagens : 476
Pontos : 661
Reputação : 12
Data de inscrição : 29/09/2009
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Dúvidas de iniciante

Mensagem por Mauricio Molina Qua maio 19, 2010 10:44 am

As cerâmicas devem ser colocadas dentro do filtro, porque existe uma correnteza constante propiciando as bactérias uma maior quantidade de oxigênio!

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Dúvidas de iniciante

Mensagem por Biologiaqua Qua maio 19, 2010 8:05 pm

Olá amigo!

Eu olhei esse tópico, mas não vi(me desculpe se tiveres colocado) as espécies de peixes que há no seu aquário.

será que você poderia me dizer?

abraços.
Biologiaqua
Biologiaqua
Experiente
Experiente

Dúvidas de iniciante Empty
Brasil
Mensagens : 658
Pontos : 854
Reputação : 19
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 29

http://www.bioaquarismo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Dúvidas de iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos