Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 8 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 8 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
CICLAGEM AQUÁRIO
+2
Yurisouza910
SJorge
6 participantes
Página 3 de 5
Página 3 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: CICLAGEM AQUÁRIO
Isso e verdade mas lutando pelos nosso sonhos algum dia chegamos lá.
Yurisouza910- Iniciante
-
Pontos : 45
Reputação : 0
Prezados, bom dia.
Ontem realizei testes no meu aquário, e minha amônia estava zerada, porém, o nitrito que estava zerado passou para 0,5 ppm. Como na tabela informa que esse valor é critico para os peixes, realizei os seguintes procedimentos:
TPA 50% - Utilizando condicionador Prime;
Limpeza do filtro, pois ainda não havia realizado nenhuma desde o início da ciclagem.
- Retirei as cestas com as mídias do Canister e lavei em água do próprio aquário;
- Substitui o carvão ativado;
- Lavei o perlon e a esponja também na própria água do aquário e recoloquei;
- Lavei o compartimento de armazenamento das cestas também com água retirada do aquário;
- Remontei tudo e reativei todo o sistema;
Quatro horas após a realização desse procedimento, realizei novos testes e os resultados foram esses:
Amônia 0,0
Nitrito 0,0
(Na verdade pela cor transparente que ficou nem zero seria, pois até o 0,0 na tabela é meio rosado)
PH 7,0
Com base nisso eu pergunto: Fiz alguma besteira? Alguém arrisca um motivo para o nitrito ter sofrido essa alteração? Poderia ser sujeira no filtro mesmo ?
Ontem realizei testes no meu aquário, e minha amônia estava zerada, porém, o nitrito que estava zerado passou para 0,5 ppm. Como na tabela informa que esse valor é critico para os peixes, realizei os seguintes procedimentos:
TPA 50% - Utilizando condicionador Prime;
Limpeza do filtro, pois ainda não havia realizado nenhuma desde o início da ciclagem.
- Retirei as cestas com as mídias do Canister e lavei em água do próprio aquário;
- Substitui o carvão ativado;
- Lavei o perlon e a esponja também na própria água do aquário e recoloquei;
- Lavei o compartimento de armazenamento das cestas também com água retirada do aquário;
- Remontei tudo e reativei todo o sistema;
Quatro horas após a realização desse procedimento, realizei novos testes e os resultados foram esses:
Amônia 0,0
Nitrito 0,0
(Na verdade pela cor transparente que ficou nem zero seria, pois até o 0,0 na tabela é meio rosado)
PH 7,0
Com base nisso eu pergunto: Fiz alguma besteira? Alguém arrisca um motivo para o nitrito ter sofrido essa alteração? Poderia ser sujeira no filtro mesmo ?
sanjuan- Iniciante Jr
-
Pontos : 222
Reputação : 6
Amigo,
nesse momento não é hora de você se preocupar com limpeza.
Posso afirmar que foi um erro lavar as mídias, mesmo com a água do aquário.
Erro nesse momento!
Nesse estágio o nitrito demora um pouco mais para zerar, isso é normal.
Vamos pensar, se a amônia zerou, quer dizer que ela foi convertida à nitrito.
Daí o teor de nitrito ter aumentado.
Eu sei que nessa altura do campeonato nós queremos acelerar o processo, mas infelizmente só conseguimos até um determinado momento, depois é esperar mesmo.
Recomendo mais uma dose de acelerador e mais paciência, rs...
Sucesso.
nesse momento não é hora de você se preocupar com limpeza.
Posso afirmar que foi um erro lavar as mídias, mesmo com a água do aquário.
Erro nesse momento!
Nesse estágio o nitrito demora um pouco mais para zerar, isso é normal.
Vamos pensar, se a amônia zerou, quer dizer que ela foi convertida à nitrito.
Daí o teor de nitrito ter aumentado.
Eu sei que nessa altura do campeonato nós queremos acelerar o processo, mas infelizmente só conseguimos até um determinado momento, depois é esperar mesmo.
Recomendo mais uma dose de acelerador e mais paciência, rs...
Sucesso.
maciel.luz- Moderador Geral
-
Pontos : 2547
Reputação : 125
Só fiz isso pq fiquei realmente preocupado com os peixes, falta de experiência é uma droga mesmo. Que tipo de dano posso ter causado? Será que perdi toda a biologia?
sanjuan- Iniciante Jr
-
sanjuan escreveu:Só fiz isso pq fiquei realmente preocupado com os peixes, falta de experiência é uma droga mesmo. Que tipo de dano posso ter causado? Será que perdi toda a biologia?
Não perdeu toda a biologia, mas também não ganhou nada...
SJorge- Administrador
-
Pontos : 2516
Reputação : 168
Se você jogou a água fora, perdeu biologia sim, mas não toda!
-
OK, fiz besteira, já entendi, mas é que infelizmente nem sempre temos alguém para orientar quando o problema ocorre num final de semana, e nos baseamos por orientações diversas na web e tentamos tirar uma conclusão e evitar o sofrimento do peixe, mas entendo que acabei por cometer um erro.
Pra mim a biologia ficava em sua grande maioria na porosidade das mídias e não na água. Por exemplo, quando a ciclagem chegou ao final me aconselharam fazer uma TPA de 100%, assim sendo, caso eu fizesse, iria ficar somente a água localizada dentro do canister e que ao acionar o filtro ela iria automaticamente ser substituída pela água nova inserida na TPA já que a bomba iria promover a circulação da mesma pelo filtro. Certo ou Errado? Em caso positivo, isso não seria a mesma coisa que jogar a água do filtro fora? Quero dizer, fora não pq ela iria se misturar com a água nova, mas eu também não fiz uma tpa de 100%, fiz de 50% e essa água que ficou acaba por voltar ao filtro também.
E mais uma dúvida, como proceder em um aquário recém ciclado quando ocorrer nitrito de 0,5 ppm ou valor acima disso? Eu espero mesmo assim? Pois dizem que 0,5 já é valor critico e acima perigoso para os peixes.
Desculpem tantas dúvidas, mas tô pegando a matéria agora, e pra quem tá começando são muitos detalhes e variáveis que acaba complicando um pouco na hora de tomar algumas decisões.
Obrigado a todos pela paciência!
Pra mim a biologia ficava em sua grande maioria na porosidade das mídias e não na água. Por exemplo, quando a ciclagem chegou ao final me aconselharam fazer uma TPA de 100%, assim sendo, caso eu fizesse, iria ficar somente a água localizada dentro do canister e que ao acionar o filtro ela iria automaticamente ser substituída pela água nova inserida na TPA já que a bomba iria promover a circulação da mesma pelo filtro. Certo ou Errado? Em caso positivo, isso não seria a mesma coisa que jogar a água do filtro fora? Quero dizer, fora não pq ela iria se misturar com a água nova, mas eu também não fiz uma tpa de 100%, fiz de 50% e essa água que ficou acaba por voltar ao filtro também.
E mais uma dúvida, como proceder em um aquário recém ciclado quando ocorrer nitrito de 0,5 ppm ou valor acima disso? Eu espero mesmo assim? Pois dizem que 0,5 já é valor critico e acima perigoso para os peixes.
Desculpem tantas dúvidas, mas tô pegando a matéria agora, e pra quem tá começando são muitos detalhes e variáveis que acaba complicando um pouco na hora de tomar algumas decisões.
Obrigado a todos pela paciência!
sanjuan- Iniciante Jr
-
Erros todos cometemos, só assim aprendemos, garanto que o seu erro voce não cometera mais, isso se chama experiência, voce pode ter certeza que nossos amigos aqui que ajudam tanto a gete. la no inicio quando ganharam seu primeiro peixe, também erraram bastante...rs rs
Joao Roberto- Avançado
-
Pontos : 1123
Reputação : 33
Olá João, obrigado pelo apoio. Tenho certeza disso, mas o que eu fico meio chateado (comigo) é que um erro no aquarismo pode comprometer dias e as vezes meses de espera ou trabalho. Mas.... vamos que vamos, e que bom que eles estão aqui para nos ajudar. Grande abraço.
sanjuan- Iniciante Jr
-
sanjuan escreveu:Olá João, obrigado pelo apoio. Tenho certeza disso, mas o que eu fico meio chateado (comigo) é que um erro no aquarismo pode comprometer dias e as vezes meses de espera ou trabalho. Mas.... vamos que vamos, e que bom que eles estão aqui para nos ajudar. Grande abraço.
Isso é verdade, mas a ciclagem já está terminando.
Todos nós já erramos muito, isso é um fato. No meu primeiro aquário de 40 litros eu criava uns 40 barbus sumatras e mais uns 20 mato-grosso, sem nenhum monitoramento dos parâmetros da água.
No final matei todos por adicionar ácido em excesso. Que eles me perdoem...
-
sério, sessenta peixes....imagino a cena com tantos peixes.
Joao Roberto- Avançado
-
Prezados,
Após fazer a besteira acima relatada de limpar o meu filtro, hoje o meu aquário amanheceu com nitrito zerado e amônia a 0,25ppm, apenas para não cometer mais erros... como devo proceder daqui para frente caso a amônia suba mais e o nitrito apareça? Estou adicionando acelerador biológico Stability como se fosse um aquário novo , uma dose maior inicial e a metade dela todos os dias durante sete dias, está correto esse procedimento? e quando acabar esses sete dias como devo proceder com o acelerador?
Se puderem me ajudar mais uma vez eu ficarei eternamente grato. Abs !
Após fazer a besteira acima relatada de limpar o meu filtro, hoje o meu aquário amanheceu com nitrito zerado e amônia a 0,25ppm, apenas para não cometer mais erros... como devo proceder daqui para frente caso a amônia suba mais e o nitrito apareça? Estou adicionando acelerador biológico Stability como se fosse um aquário novo , uma dose maior inicial e a metade dela todos os dias durante sete dias, está correto esse procedimento? e quando acabar esses sete dias como devo proceder com o acelerador?
Se puderem me ajudar mais uma vez eu ficarei eternamente grato. Abs !
sanjuan- Iniciante Jr
-
Se você não fizer nenhuma adição a tendência é a amônia zerar, o nitrito subir um pouco e logo zerar novamente.
Nessa altura, acho que o seu sistema já está ciclado, a amônia deve zerar entre hoje e amanhã.
Eu reli o seu tópico desde o início e não encontrei essa informação: quanto de cerâmica você tem no canister e qual é a marca dela?
Nessa altura, acho que o seu sistema já está ciclado, a amônia deve zerar entre hoje e amanhã.
Eu reli o seu tópico desde o início e não encontrei essa informação: quanto de cerâmica você tem no canister e qual é a marca dela?
-
Maciel, obrigado por responder.
Tenho um Canister Atman 3338 1200 l/h e todas as três cestas estão cheias, infelizmente não tenho muita certeza da marca e quantidade, mas olhando na internet pela embalagem eu com quase 90% de certeza posso afirmar que é da marca Ista Quartzite Glass Cerâmica e quantidade acho que foi 6 litros, posso garantir que no filtro não cabe mais nada de mídia.
http://www.tocadospeixes.com.br/produto/ista-quartzite-glass-ceramica-saco-6-litros-midia-biologica-bioglass-bio-glass/22211
Tenho um Canister Atman 3338 1200 l/h e todas as três cestas estão cheias, infelizmente não tenho muita certeza da marca e quantidade, mas olhando na internet pela embalagem eu com quase 90% de certeza posso afirmar que é da marca Ista Quartzite Glass Cerâmica e quantidade acho que foi 6 litros, posso garantir que no filtro não cabe mais nada de mídia.
http://www.tocadospeixes.com.br/produto/ista-quartzite-glass-ceramica-saco-6-litros-midia-biologica-bioglass-bio-glass/22211
sanjuan- Iniciante Jr
-
sanjuan escreveu: com quase 90% de certeza posso afirmar que é da marca Ista Quartzite Glass Cerâmica e quantidade acho que foi 6 litros, posso garantir que no filtro não cabe mais nada de mídia.
Então está bem servido...
SJorge- Administrador
-
Ótimo, não terá problemas.
Só não se esqueça depois de colar os peixes de trocar o perlon semanalmente, indispensável para manter os parâmetros dentro dos limites aceitáveis.
Só não se esqueça depois de colar os peixes de trocar o perlon semanalmente, indispensável para manter os parâmetros dentro dos limites aceitáveis.
-
Ok, Não fazer a limpeza do filtro,apenas abrir e simplesmente trocar o perlon, é isso?
Só lembrando que já tenho dois peixes no aquário.
Obrigado a todos por mais essa força.
Abs
Só lembrando que já tenho dois peixes no aquário.
Obrigado a todos por mais essa força.
Abs
sanjuan- Iniciante Jr
-
Isso mesmo!
-
Beleza Maciel, assim o farei.
Situação do Aquário Ontem a noite:
Amônia 0,0 ppm
Nitrito 0,0 ppm
PH 7,2 antes estava em 7,0
Temp: 27º
Terceiro dia da reaplicação do Stability
Situação do Aquário Ontem a noite:
Amônia 0,0 ppm
Nitrito 0,0 ppm
PH 7,2 antes estava em 7,0
Temp: 27º
Terceiro dia da reaplicação do Stability
sanjuan- Iniciante Jr
-
Ótima notícia.
Você tem algo no aquário que justificaria essa elevação no pH?
Você tem algo no aquário que justificaria essa elevação no pH?
-
Que bom Maciel!! Depois da besteira que fiz, notícia boa sempre é bem vinda.
Não tenho nada que justifique não,tenho alguns seixos de rio que estão desde o início da ciclagem e que já havia feito teste com vinagre e segui todos os procedimento antes de colocar no aquário, essas rochas também ficaram uns 15 dias em uma bacia com água e o ph ficava sempre em 7,0. Inclusive antes de fazer a burrada de limpar o filtro, o Ph estava em 6,8 direto.
Essa alteração pode ser em função da aplicação do Stability? Pois depois que fiz a limpeza do filtro e a TPA o Ph ficou em 7,0, e logo em seguida, um dia após a TPA iniciei com o Stability.
Aliás, como devo proceder com o Stability, termino os 7dias de aplicação, ou paro de colocar? Digo isso porque quando utilizei a primeira vez o aquário estava vazio, e agora ele tem dois peixes dentro.
Outra coisa que pra mim é novidade, mas que já vem desde o período de ciclagem, é o cheiro da água, ele tá cristalina, porém tem um leve cheiro assim meio de areia molhada, sei lá, um cheiro diferente.
Abs
Não tenho nada que justifique não,tenho alguns seixos de rio que estão desde o início da ciclagem e que já havia feito teste com vinagre e segui todos os procedimento antes de colocar no aquário, essas rochas também ficaram uns 15 dias em uma bacia com água e o ph ficava sempre em 7,0. Inclusive antes de fazer a burrada de limpar o filtro, o Ph estava em 6,8 direto.
Essa alteração pode ser em função da aplicação do Stability? Pois depois que fiz a limpeza do filtro e a TPA o Ph ficou em 7,0, e logo em seguida, um dia após a TPA iniciei com o Stability.
Aliás, como devo proceder com o Stability, termino os 7dias de aplicação, ou paro de colocar? Digo isso porque quando utilizei a primeira vez o aquário estava vazio, e agora ele tem dois peixes dentro.
Outra coisa que pra mim é novidade, mas que já vem desde o período de ciclagem, é o cheiro da água, ele tá cristalina, porém tem um leve cheiro assim meio de areia molhada, sei lá, um cheiro diferente.
Abs
sanjuan- Iniciante Jr
-
Acho que você já pode parar por enquanto, só continue monitorando os parâmetros.
Quanto ao cheiro, o que posso dizer é, aquário não é cheiroso mesmo, rs...
Quanto ao cheiro, o que posso dizer é, aquário não é cheiroso mesmo, rs...
-
não mesmo,kkk
Joao Roberto- Avançado
-
Maciel, sem palavras mesmo, mais uma vez obrigado pelo apoio. Quanto ao cheiro pelo visto é normal, que bom, um problema a menos pra resolver.
Valeu pessoal !!
Valeu pessoal !!
sanjuan- Iniciante Jr
-
Não se esqueça de postar um vídeo para vermos como ficou...
SJorge- Administrador
-
Página 3 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5