Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 7 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 7 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Quais elementos filtrantes vou precisar?
5 participantes
Fórum AquaPeixes :: Seções AquaPeixes :: :: Aquarismo :: Lagos Ornamentais
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Quais elementos filtrantes vou precisar?
Boa tarde amigos,sou novo por aqui e estou curtindo muito o tão pouco que consegui ver até o momento,o forum é excelente e muito rico em informações,mas minha duvida é a seguinte,estou pretendendo montar um lago de 1500 lts,a água que vou utilizar é natural(sem cloro) e desses 1500 lts + ou - de 250 a 300 lts serão renovados diariamente pois irei utilizar essa água para outro fim,minha duvida é que com essa renovação de água diária quais elementos filtrantes(física,química,biológica)será necessária no filtro(vou utilizar um barril de 60 lts)para manter uma boa qualidade da água,será que vou conseguir uma boa qualidade somente com a parte física e biológica da filtragem.
Desde já agradeço.
Desde já agradeço.
Fernando Ehlers- Novo no fórum
-
Pontos : 14
Reputação : 0
Re: Quais elementos filtrantes vou precisar?
Ola, Convidado,
Primeiramente, Seja bem vindo(a) ao AQP, assim que possível passe na Sala de Apresentação e faça a sua, assim os membros podem conhecê-lo melhor.
Clique no Link acima, ou, na assinatura dos Administradores e Moderadores.
SJorge- Administrador
-
Pontos : 2516
Reputação : 168
Acho que com TPAs diárias de 20% você não precisará de filtragem química. Capriche na filtragem mecânica e biológica que não terá problemas. Se puder usar mídias biológicas ótimo, mas se não, use muita argila expandida quebrada que também terá bons resultados.
Talvez seja importante utilizar um condicionador para manter a camada protetora natural dos peixes, pois com tantas TPAs o muco pode ser prejudicado.
Mas vamos esperar a opinião dos mais experientes.
Abraço
Talvez seja importante utilizar um condicionador para manter a camada protetora natural dos peixes, pois com tantas TPAs o muco pode ser prejudicado.
Mas vamos esperar a opinião dos mais experientes.
Abraço
maciel.luz- Moderador Geral
-
Pontos : 2547
Reputação : 125
Fala Fernando.. Faça como o amigo te falou para se Apresentação..Passe seu projeto o mais detalhado possível pros amigos aqui.. Se tiver um desenho explicando o que quer fazer e o que vai manter nele será muito melhor para entendermos sua situação...
Mas quanto a filtragem, também eliminaria a Filtragem química e manteria somente a mecânica e biológica.. a Biológica como é a principal usar, cacos de telha, conduites, argilas expandidas, ou até mesmo as mídias próprias pra aquários serão de grande valia pro seu filtro..
Passe tudo que puder que fica mais fácil da gente visualizar seu projeto num todo..
Abraço
Mas quanto a filtragem, também eliminaria a Filtragem química e manteria somente a mecânica e biológica.. a Biológica como é a principal usar, cacos de telha, conduites, argilas expandidas, ou até mesmo as mídias próprias pra aquários serão de grande valia pro seu filtro..
Passe tudo que puder que fica mais fácil da gente visualizar seu projeto num todo..
Abraço
Thiago Marques- Amigo AQP
-
Pontos : 2381
Reputação : 126
Qual será a fauna?
Carpas?
Carpas?
-
Sou totalmente iniciante no assunto(leigo) e o projeto é tudo muito novo mas a intenção é sim criar carpas e se possível algum outro tipo de peixe que vivam em harmonia claro.maciel.luz escreveu:Qual será a fauna?
Carpas?
-
Legal, sigo acompanhando...
-
Fernando Ehlers escreveu: sim criar carpas e se possível algum outro tipo de peixe que vivam em harmonia claro.
Esse lago é pequeno para carpas porque o aconselhável é 1000l para um exemplar adulto, mas pode criar kinguios, espadas molinésias entre outros...
Vai precisar de perlon para fazer a filtragem mecânica e o máximo possível de filtragem biológica (cerâmicas Ista, cacos de telha, argila entre outras opções).
Penso que não será preciso filtragem química, mas aconselho que não seja substituída mais que 100L de água por dia para não desestabilizar o sistema... O ideal seria que a água de substituição ficasse durante 48 horas armazenada para que os metais pesados e cloro evaporassem e depois sim entrasse no lago, se conseguisse fazer isso seria ótimo para os peixes e para você $$$$$$$
SJorge- Administrador
-
Outra duvida que tenho,o local é sombreado e a água que será substituída diariamente vem de um poço caipira(sem cloro)o que a torna um pouco gelada.Por esses fatos será que vou ter problema com a temperatura da água no lago?Essa água ira entrar aos poucos no decorrer do dia por uma boia de nível conforme for saindo.
-
Terá sim, os peixes no geral não suportam variações buscas de temperatura.
Se a água sempre for gelada, digo uns 15 - 20 °C, você pode optar pelos kinguios...
Se a água sempre for gelada, digo uns 15 - 20 °C, você pode optar pelos kinguios...
-
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Definir a fauna seria muito importante para saber a que temperatura precisaria manter... peixes de água fria como kinguios e carpas são ótimas pra essa situação.. já peixes que requerem uma água mais "quente" até para seu sistema imunológico funcionar melhor precisaria de um cuidado a mais com isso... Precisa ver a questão também da qualidade da água quanto a cristalina ou aparência natural de um Rio..
Thiago Marques- Amigo AQP
-
Pontos : 2381
Reputação : 126
A água é cristalina própria para consumo,sobre a Tpas vou fazer em pequenas quantidades diarias,e vou deixar armazenada em uma caixa que tenho para dar uma quebrada no gelo do poço antes de adicionar no lago.
Outra duvida que tenho é se vou precisar fazer a ciclagem antes de introduzir os peixes,e sobre as midias biológicas o correto é que elas fiquem submersas na água dentro do filtro.
Gratos a todos,esta sendo um grande aprendizado.
Outra duvida que tenho é se vou precisar fazer a ciclagem antes de introduzir os peixes,e sobre as midias biológicas o correto é que elas fiquem submersas na água dentro do filtro.
Gratos a todos,esta sendo um grande aprendizado.
Última edição por Fernando Ehlers em Ter Abr 28, 2015 7:13 pm, editado 1 vez(es)
-
sim a ciclagem é o principal...Fernando Ehlers escreveu:A água é cristalina própria para consumo,sobre a Tpas vou fazer em pequenas quantidades diarias,e vou deixar armazenada em uma caixa que tenho para dar uma quebrada no gelo do poço antes de adicionar no lago.
Outra duvida que tenho é se vou precisar fazer a ciclagem antes de introduzir os peixes?
SJorge- Administrador
-
Como o SJorge disse, ciclagem é tudo.
As mídias devem ficar submersa, de preferência em lugar escuro com boa oxigenação.
As mídias devem ficar submersa, de preferência em lugar escuro com boa oxigenação.
-
Pessoal,como é essa amônia para fazer a ciclagem,quero ver se acho para comprar.Qual a dose por litro que deve ser adicionado,para saber a quantidade a comprar.
Última edição por Fernando Ehlers em Qua Abr 29, 2015 3:10 pm, editado 1 vez(es)
-
Se morássemos perto eu poderia te dar,
mas também é muito fácil encontrar nas farmácias,
com o nome de amoníaco.
Só temo cuidado ao manuseá-la em ambiente fechado, é super irritante.
Muita gente se esquece de que o amoníaco é uma base, assim como o hidróxido de sódio (soda cáustica), portanto cuidado.
Adicione algumas gotas até cerca de 5 ppm. Se quiser pode adicionar um pouco e fazer o teste, ou então me passe as medidas que faço os cálculos para você.
Abraço
mas também é muito fácil encontrar nas farmácias,
com o nome de amoníaco.
Só temo cuidado ao manuseá-la em ambiente fechado, é super irritante.
Muita gente se esquece de que o amoníaco é uma base, assim como o hidróxido de sódio (soda cáustica), portanto cuidado.
Adicione algumas gotas até cerca de 5 ppm. Se quiser pode adicionar um pouco e fazer o teste, ou então me passe as medidas que faço os cálculos para você.
Abraço
-
É para 1000 lts de água,quantas gostas(ml) + ou - será necessário para atingir os 5 ppm cada vez que for preciso adicionar até completar a ciclagem completa.
Muito agradecido Maciel
Muito agradecido Maciel
-
Fernando,
considerando que a amônia esteja à 25% (amoníaco comercial pode variar de 24 - 26%), você poderá adicionar 20 mL.
Abraço.
considerando que a amônia esteja à 25% (amoníaco comercial pode variar de 24 - 26%), você poderá adicionar 20 mL.
Abraço.
-
Boas amigos,mais uma duvida sobre os Termostatos,vai funcionar para um volume de 1000 lts?Se sim qual a potencia mínima para dar conta desse volume?Vai gastar muita energia?Existe outro equipamento que possa substituir o termostato?Poderiam indicar uma marca/modelo que funcione bem.
Minha preocupação e porque minha região costuma ter uns dias bem frios no inverno.
Estou pensando em usar uma caixa de água de 1000 lts para o projeto.
Grato.
Minha preocupação e porque minha região costuma ter uns dias bem frios no inverno.
Estou pensando em usar uma caixa de água de 1000 lts para o projeto.
Grato.
-
Eu acho que você poderia utilizar 3 termostatos de 300 W.
O consumo dependerá em muito da temperatura que você manterá a água.
Se for criar peixes de água fria, kinguios por exemplo, não gastará quase nada...
O consumo dependerá em muito da temperatura que você manterá a água.
Se for criar peixes de água fria, kinguios por exemplo, não gastará quase nada...
-
Na parte de aquecimento para a caixa de 1000 lts estou pretendendo usar assim:
Resistência de 1000w a 30,00r$:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643031900-resistencia-flange-112-6kw-9kw-12kw-boiler-sauna-tanques-_JM
Com controlador digital Coel:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-652090148-termostato-digital-tlz11-para-aquarios-caixa-metalica-_JM#redirectedFromParent
Será que vai funcionar bem?
Resistência de 1000w a 30,00r$:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643031900-resistencia-flange-112-6kw-9kw-12kw-boiler-sauna-tanques-_JM
Com controlador digital Coel:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-652090148-termostato-digital-tlz11-para-aquarios-caixa-metalica-_JM#redirectedFromParent
Será que vai funcionar bem?
-
Me parece ser uma boa opção,
mas parece que o valor em reais está equivocado.
-
O valor esta correto,esse valor que aparece no anuncio é para resistências mais potentes de 6000w,perguntei para o vendedor e foi respondido que a de 1000w sai por 30,00r$.maciel.luz escreveu:Me parece ser uma boa opção,
Esse controlador digital já vem instalado em uma caixinhas com as saidas prontas para ser usada,mas tem somente o aparelho para ser comprado com preço bem menor mas terá que fazer as ligações,perguntei se o aparelho aguenta uma resistência de 1000w pois em uma das resposta é informado que aguenta até 2400w em 220,e o vendedor veio com uma conversa que tem que colocar um contator antes da resistência,fiz mais umas perguntas mas ainda não fui respondido.
-
Sei lá, será que dá pra confiar?
De qualquer forma sigo acompanhando...
De qualquer forma sigo acompanhando...
-
Página 1 de 2 • 1, 2