Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 16 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 16 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Lago no Sítio (ajuda)
+13
Adilson
LeMiranda
ThiagoSoares
Lyndon Jatobá
SJorge
thiago moretto
uatyla
RAFAELMOOCA
Mauricio Molina
Wellington Serpa
Thiago Marques
Wladimyr
Xico
17 participantes
Fórum AquaPeixes :: Seções AquaPeixes :: :: Aquarismo :: Lagos Ornamentais
Página 1 de 4
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
Lago no Sítio (ajuda)
olá, sou Xico (de Teresina - PI), estou construindo um lago ornamental em meu sítio
e como não entendo praticamente nada sobre lago ornamental, gostaria da ajuda de VCs para concluir esse projeto.
o lago é quase em formato de 8 (oito), com as medidas mais ou menos de
7,50m de comprimento, 4m de largura (nas duas extremidades) e no meio mais ou menos 1,5m
minha duvida maior é na profundidade.
eu gostaria de fazer um lago com duas profundidades
*ouvi falar q tem q ter um lado mais profundo para poder equilibrar a temperatura do lago
então vou fazer um lado fundo e outro raso
quanto metros devo deixar o lado mais fundo e quanto o mais raso?
aqui está a foto do terreno
essa éa foto de como pensei em fazer, mas já estou fazendo o buraco e decidi modificar o formato para um formato de 8 (oito)
e ai galera, podem me ajudar? (ficarei agradecido)
depois gostaria saber sobre bomba e filtro
n sei como calcular a quantidade de água q vai ter o lago, então n sei qual bomba comprar e nem a marca
de ja, MUITO OBRIGADO!
e como não entendo praticamente nada sobre lago ornamental, gostaria da ajuda de VCs para concluir esse projeto.
7,50m de comprimento, 4m de largura (nas duas extremidades) e no meio mais ou menos 1,5m
*ouvi falar q tem q ter um lado mais profundo para poder equilibrar a temperatura do lago
essa éa foto de como pensei em fazer, mas já estou fazendo o buraco e decidi modificar o formato para um formato de 8 (oito)
n sei como calcular a quantidade de água q vai ter o lago, então n sei qual bomba comprar e nem a marca
de ja, MUITO OBRIGADO!
Xico- Iniciante
-
Pontos : 48
Reputação : 0
Re: Lago no Sítio (ajuda)
Olá amigo,
Depois nos passe todas as medidas incluindo os pontos de mudança de profundidade para termos uma estimativa da litragem do lago, normalmente indica-se de 5 a 10X o volume total/hora em bombas para filtragem e pontos de circulação, a marca Cubos é bem conceituada nessas bombas de maior potência, por serem econômicas e silenciosas.
Quanto à profundidade, as partes mais profundas devem ter no mínimo 80 cm para garantir a estabilidade da temperatura do lago, portanto se deixar 1,5 metros estará ótimo para os peixes, mas deve pensar também na questão da segurança caso hajam crianças, as partes mais rasas (pode ter profundidades variáveis, inclusive o lago pode ter vários níveis (tipo escada) entre a parte mais rasa e a mais profunda, mas pelo tamanho do lago devo adivinhar que pretende ter algumas carpas, nesse caso colocaria o "degrau" mais raso com no mínimo 40 cm
Pelo volume e profundidade que terá como será a estrutura do lago? já pensou em concreto armado? Como pretende fazer a impermeabilização?
[]s
Depois nos passe todas as medidas incluindo os pontos de mudança de profundidade para termos uma estimativa da litragem do lago, normalmente indica-se de 5 a 10X o volume total/hora em bombas para filtragem e pontos de circulação, a marca Cubos é bem conceituada nessas bombas de maior potência, por serem econômicas e silenciosas.
Quanto à profundidade, as partes mais profundas devem ter no mínimo 80 cm para garantir a estabilidade da temperatura do lago, portanto se deixar 1,5 metros estará ótimo para os peixes, mas deve pensar também na questão da segurança caso hajam crianças, as partes mais rasas (pode ter profundidades variáveis, inclusive o lago pode ter vários níveis (tipo escada) entre a parte mais rasa e a mais profunda, mas pelo tamanho do lago devo adivinhar que pretende ter algumas carpas, nesse caso colocaria o "degrau" mais raso com no mínimo 40 cm
Pelo volume e profundidade que terá como será a estrutura do lago? já pensou em concreto armado? Como pretende fazer a impermeabilização?
[]s
Salve Salve Amigo Xico.. primeiramente gostaria de pedir que se apresentasse nesta Sala https://aquapeixes.forumeiros.com/f3-apresentacao-dos-usuarios para que todos os membros lhe dessem as Boas Vindas e assim conhecemos mais sobre você. Depois já aproveitando que leia as Regras do Fórum para conhecer melhor o funcionamento do mesmo.Xico escreveu:olá, sou Xico (de Teresina - PI), estou construindo um lago ornamental em meu sítio
de ja, MUITO OBRIGADO!
Agora quero lhe parabenizar pelo projeto que promete bastante...Com relação a ver quanto vai ficar de litragem tanto em aquário quanto em Lagos tem uma espécie de "aplicativo" no nosso fórum do lado direito da tela que pede para que você coloque as medidas do seu aquário/Lago e ele lhe dá a litragem que terá. É bem simples e fácil!
Quanto ao Lago vc já tem ideia se vai fazer ele de Concreto? ou pretende usar outra alternativa, pq isso influência também... Mas quanto mais fundo, salvo engano, mais equilibrado ficará seu Lago... Mas tem uns amigos "cabiceiras" aqui que podem lhe orientar muito Bem..
Thiago Marques- Amigo AQP
-
Pontos : 2381
Reputação : 126
muito obrigado Wladimyr e Thiago
pretendo fazer o lago sem concreto
neste final de semana ja posto fotos do buraco, para VCs poderem me ajudar na questão de erros (se eu estiver cometendo algum erro)
quero fazer o lago com beradas tipo "escada" para poder colocar as pedras
e o material q vou usar pra cobrir o terreno será um "manta" acrilica (tipo espuma) e por cima vou colocar uma lona plastica (branca e preto).
amanhã posto novas fotos
valeu!
pretendo fazer o lago sem concreto
neste final de semana ja posto fotos do buraco, para VCs poderem me ajudar na questão de erros (se eu estiver cometendo algum erro)
quero fazer o lago com beradas tipo "escada" para poder colocar as pedras
e o material q vou usar pra cobrir o terreno será um "manta" acrilica (tipo espuma) e por cima vou colocar uma lona plastica (branca e preto).
amanhã posto novas fotos
valeu!
Xico- Iniciante
-
olá a todos!
essa foto tirei hoje
segunda ou amanhã eu trago as medidas do lago
eu só estou achando muito fundo, por q é "pequeno"
essa foto tirei hoje
segunda ou amanhã eu trago as medidas do lago
eu só estou achando muito fundo, por q é "pequeno"
Xico- Iniciante
-
Ta ficando legal em!
Wellington Serpa- Experiente
-
Pontos : 783
Reputação : 52
Bacana mesmo, mesmo sem saber as medidas, o espaço não daria para fazer um pouco maior?
Tenho certeza que depois de tudo pronto, vai pensar, "poxa deveria ter feito maior"...
Abraços"
Tenho certeza que depois de tudo pronto, vai pensar, "poxa deveria ter feito maior"...
Abraços"
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Esta ficando muito bonito este formato. O plástico que irá usar para impermebialização é aquele fininho que vende em casa de construção? Se for será que vai aguantar? Apesar que na região nordeste, não sei se ai no norte o tem mesmo tipo de solo, que é de solo argiloso, que você so abre o buraco e joga água e não vaza nada.
Vá atualizando com fotos.
Abs
Vá atualizando com fotos.
Abs
RAFAELMOOCA- Iniciante
-
Pontos : 41
Reputação : 3
Mauricio Molina, verdade!
todo dia penso nisso rsrsrs
vou aumentar um pouco pra direita
até por q, acho q do tamanho q está, o fundo vai ficar pequeno, por q vou usar pedras ao redor (no fundo), e quero um fundo com areia branca.
RAFAELMOOCA, dei uma pausa na construção
por q estou analisando direito se essa lona plastica q eu tenho vai aguentar por 10 anos no minimo rsrsr
aqui em Teresina, na região rural
existem muitos tanques de criação de peixe (comercial), e fui em uma fazendo sábado, e ela tinha 5 tanques
e todos com a lona q eu tenho no sítio (o dono falou q tem um tanque q já tem 8 anos de idade) e só agora ele veio reformar.
como quero fazer bem feito e q dure muito tempo (de 10 anos pra cima) rsrsr
estou analisando direito e amanhã vou procurar outro material alem da lona plastica, se eu encontrar vou colocar as duas lona de borracha e a lona plastica
se não encontrar, vou comprar mais outra lona plastica e vou usar uma em cima da outra rsrsrs
*ontem (domingo) eu fui procurar pedras, passei a tarde toda procurando no interior onde minha avó morava, e fui ao um lago q secou, encontrei poucas pedras (legais)
logo logo posto mais fotos
todo dia penso nisso rsrsrs
vou aumentar um pouco pra direita
até por q, acho q do tamanho q está, o fundo vai ficar pequeno, por q vou usar pedras ao redor (no fundo), e quero um fundo com areia branca.
RAFAELMOOCA, dei uma pausa na construção
por q estou analisando direito se essa lona plastica q eu tenho vai aguentar por 10 anos no minimo rsrsr
aqui em Teresina, na região rural
existem muitos tanques de criação de peixe (comercial), e fui em uma fazendo sábado, e ela tinha 5 tanques
e todos com a lona q eu tenho no sítio (o dono falou q tem um tanque q já tem 8 anos de idade) e só agora ele veio reformar.
como quero fazer bem feito e q dure muito tempo (de 10 anos pra cima) rsrsr
estou analisando direito e amanhã vou procurar outro material alem da lona plastica, se eu encontrar vou colocar as duas lona de borracha e a lona plastica
se não encontrar, vou comprar mais outra lona plastica e vou usar uma em cima da outra rsrsrs
*ontem (domingo) eu fui procurar pedras, passei a tarde toda procurando no interior onde minha avó morava, e fui ao um lago q secou, encontrei poucas pedras (legais)
logo logo posto mais fotos
Xico- Iniciante
-
essa semana de "pausa" da construção
vai ser pra pensar direito sobre a lona (qual material usar)
e tb quero fazer uma pesquisa sobre a bomba ideal e o como fazer os filtros
tanto o biológico quanto o UV
se alguem ai tiver link de outros tópicos relacionados a isso q eu falei
pode posta ai? eu agradeço
muito obrigado
vai ser pra pensar direito sobre a lona (qual material usar)
e tb quero fazer uma pesquisa sobre a bomba ideal e o como fazer os filtros
tanto o biológico quanto o UV
se alguem ai tiver link de outros tópicos relacionados a isso q eu falei
pode posta ai? eu agradeço
muito obrigado
Xico- Iniciante
-
Estudar e pesquisar é sempre bom! Segue alguns links:
Montando um lago ornamental
Filtro caseiro
Esquema de filtro para lagos + filtro verde
Quanto ao filtro UV indico e prefiro um bom filtro verde.
[]s
Montando um lago ornamental
Filtro caseiro
Esquema de filtro para lagos + filtro verde
Quanto ao filtro UV indico e prefiro um bom filtro verde.
[]s
novas fotos
Xico- Iniciante
-
Wladi, este esquema de filtro que você sugeriu com a caixa de perlon, será que não dará muita manutenção? Tipo ter que limpar todos os dias?
RAFAELMOOCA- Iniciante
-
Pontos : 41
Reputação : 3
Isso depende do volume da fauna, mas para qualquer filtragem de lago é sempre indicado que a água passe por uma decantação onde ficam depositadas as sujeiras mais pesadas antes de seguir para o filtro principal fazendo a filtragem mecânica render mais, normalmente a lavagem do perlon em lagos é feita a cada 7 dias ou menos e não 15 dias como nos aquários.
[]s
[]s
olá pessoal!
acredito q já finalizei a parte do buraco
agora falta deixar o terreno um pouco parado pra fixar um pouco o barro
próxima semana quero comprar a bomba e o material q vai ficar em contato com o barro, pra só depois colocar a lona preta
aqui esta uma foto com as medidas do lago
*a medida pode variar um pouco pra mais ou pra menos
gostaria da ajuda pra medir a quantidade de litros q o meu lago vai ter,
qual marca de bomba é boa?
estou pensando em comprar bomba de 6mil a 9mil litros/h.
de já, Muito Obrigado!
Wladimyr, valeu pelas dicas
o buraco foi feito na pá mesmo
rsrs
acredito q já finalizei a parte do buraco
agora falta deixar o terreno um pouco parado pra fixar um pouco o barro
próxima semana quero comprar a bomba e o material q vai ficar em contato com o barro, pra só depois colocar a lona preta
aqui esta uma foto com as medidas do lago
*a medida pode variar um pouco pra mais ou pra menos
gostaria da ajuda pra medir a quantidade de litros q o meu lago vai ter,
qual marca de bomba é boa?
estou pensando em comprar bomba de 6mil a 9mil litros/h.
de já, Muito Obrigado!
Wladimyr, valeu pelas dicas
o buraco foi feito na pá mesmo
rsrs
Xico- Iniciante
-
Parabéns pelo projeto, no fundo você usará concreto? Si for usar cave mais um pouco para descontar o espaço que o mesmo consome.
Agora ficou show o desenho do lago, vou até salva o modelo aqui quem sabe não faço um srsrrs.
Agora ficou show o desenho do lago, vou até salva o modelo aqui quem sabe não faço um srsrrs.
olá amigos!
gostaria de saber a opinião de VCs
estou querendo comprar a bomba essa semana (pela net)
fiz algumas pesquisas e achei 3 marcas legais
- Atman
- Boyu
- Cubos (q tem dois modelos: Orca e Jato)
quero saber qual dessas marcas é a melhor?
se não existir a "melhor", então qual a diferença delas?
falo no sentido de vantagens e desvantagens de uma pra outra.
*qual a diferença da Orca para a Jato?
ainda n sei como fazer exatamente o calculo de quantos litros meu lago vai ter, por q tem o formato de "8"
mas, imagino q tenha mais de 10.000Litros
estou pensando em comprar uma Bomba de 10mil litros
estou na dúvida, e acredito q uma bomba de 10mil litros não vai ficar 100%, mas por enquanto só posso comprar essa, depois compro outra, ai fica duas bombas.
outra pergunta:
estou pensando em fazer um filtro pressurizado (FVM), e gostaria de saber, qual o tamanho (quantidade de litros) o barril deve ter?
como n posso gastar muito por enquanto, vou fazer um filtro pressurizado e um UV (FVM), se ficar bom eu deixo, se n ficar eu junto uma grana e compro um feito de fabrica.
*acho q falei de mais, rsrsr
Obrigado mais uma vez
gostaria de saber a opinião de VCs
estou querendo comprar a bomba essa semana (pela net)
fiz algumas pesquisas e achei 3 marcas legais
- Atman
- Boyu
- Cubos (q tem dois modelos: Orca e Jato)
quero saber qual dessas marcas é a melhor?
se não existir a "melhor", então qual a diferença delas?
falo no sentido de vantagens e desvantagens de uma pra outra.
*qual a diferença da Orca para a Jato?
ainda n sei como fazer exatamente o calculo de quantos litros meu lago vai ter, por q tem o formato de "8"
mas, imagino q tenha mais de 10.000Litros
estou pensando em comprar uma Bomba de 10mil litros
estou na dúvida, e acredito q uma bomba de 10mil litros não vai ficar 100%, mas por enquanto só posso comprar essa, depois compro outra, ai fica duas bombas.
outra pergunta:
estou pensando em fazer um filtro pressurizado (FVM), e gostaria de saber, qual o tamanho (quantidade de litros) o barril deve ter?
como n posso gastar muito por enquanto, vou fazer um filtro pressurizado e um UV (FVM), se ficar bom eu deixo, se n ficar eu junto uma grana e compro um feito de fabrica.
*acho q falei de mais, rsrsr
Obrigado mais uma vez
Xico- Iniciante
-
Salve Salve Xico, de pá? Ai sim é trabalho hein amigo...
Editei dois post seu e coloquei em um só ta? cuidado com postagens seguidas, quando quiser adicionar clica em editar e acrescente o que desejar....
Quanto a sua dúvida, nunca usei nenhuma das duas bombas, mas agente costuma dizer que tem que ser umas 10x maior a potência da bomba versus a litragem do Lago, então essa de 10.000 vai ser ineficiente, talvez no processo de ciclagem ela ta sirva inicialmente, mas com peixes sem chance... agora esse FVM ai vai ficar bacana pq pode ter uma espécie de dois filtros para ter uma filtragem maior. Um Barril com mídias biológicas e perlon iria dar um UP legal... Mas como mencionou que a grana ta curta, aguarde amigos mais experientes no ramo para lhe orientar melhor...O Barril um de 100 Litros ou mais um pouco estaria bom,o importante é a potência da bomba... Colocar bastante mídia biológica e o perlon pra detritos maiores ficará show... Decidiu por utilizar o UV também?? Abraço
Editei dois post seu e coloquei em um só ta? cuidado com postagens seguidas, quando quiser adicionar clica em editar e acrescente o que desejar....
Quanto a sua dúvida, nunca usei nenhuma das duas bombas, mas agente costuma dizer que tem que ser umas 10x maior a potência da bomba versus a litragem do Lago, então essa de 10.000 vai ser ineficiente, talvez no processo de ciclagem ela ta sirva inicialmente, mas com peixes sem chance... agora esse FVM ai vai ficar bacana pq pode ter uma espécie de dois filtros para ter uma filtragem maior. Um Barril com mídias biológicas e perlon iria dar um UP legal... Mas como mencionou que a grana ta curta, aguarde amigos mais experientes no ramo para lhe orientar melhor...O Barril um de 100 Litros ou mais um pouco estaria bom,o importante é a potência da bomba... Colocar bastante mídia biológica e o perlon pra detritos maiores ficará show... Decidiu por utilizar o UV também?? Abraço
-
Não tenho nenhuma experiencia com essas bombas mais fortes, mas sempre ouço muito bem da marca Cubos, para lagos o volume de água a filtrar não segue a mesma regra do aquário por se tratar de um sistema muito maior, para filtragem desse lago aconselho que utilize caixa d'água de 500 e/ou 1000 litros.
[]s
[]s
valeu Thiago e Wladimyr
já pensei tb em fazer um filtro grande e colocar uma bomba menor dentro do filtro pra mandar a água pro lago (ou cascata), o q acham?
eu não queria usar filtro por gravidade, por q o lago fica em um local aberto, e não teria como esconder o filtro (grande), por isso quero pressurizado, por q posso enterrar.
a não ser q eu coloque o filtro longe do lago, mas isso vai dar um trabalhão rsrsrs
--
qual loja VCs indicariam para a compra da bomba?
já pensei tb em fazer um filtro grande e colocar uma bomba menor dentro do filtro pra mandar a água pro lago (ou cascata), o q acham?
eu não queria usar filtro por gravidade, por q o lago fica em um local aberto, e não teria como esconder o filtro (grande), por isso quero pressurizado, por q posso enterrar.
a não ser q eu coloque o filtro longe do lago, mas isso vai dar um trabalhão rsrsrs
--
qual loja VCs indicariam para a compra da bomba?
Xico- Iniciante
-
olá amigos, estou comprando minha bomba essa semana e quero finalizar o lago na próxima semana.
tenho duas perguntas:
1 - essas bombas de piscina inflável dar pra ajudar, pelo menos na oxigenação do lago (pra colocar como cascata)?
tipo essa:
é q lá no sítio existem duas bombas dessas guardadas sem uso (mas estão funcionando)
outra pergunta:
2- como compro peixes de outros estados?
por q aki só existem 3 lojas, e n gostei muito dos peixes (cores)
estou querendo carpas vermelhas, amarelas e etc...
aqui só tem carpa laranja
*em dezembro eu vou pro RIO e pra Brasília
estou pensando em comprar peixes lá e trazer no avião, mas como funciona o transporte de animais (peixes) em avião?
muito obrigado
abraço
tenho duas perguntas:
1 - essas bombas de piscina inflável dar pra ajudar, pelo menos na oxigenação do lago (pra colocar como cascata)?
tipo essa:
é q lá no sítio existem duas bombas dessas guardadas sem uso (mas estão funcionando)
outra pergunta:
2- como compro peixes de outros estados?
por q aki só existem 3 lojas, e n gostei muito dos peixes (cores)
estou querendo carpas vermelhas, amarelas e etc...
aqui só tem carpa laranja
*em dezembro eu vou pro RIO e pra Brasília
estou pensando em comprar peixes lá e trazer no avião, mas como funciona o transporte de animais (peixes) em avião?
muito obrigado
abraço
Xico- Iniciante
-
Fala Xico.... acho que ajudará sim.. mas precisa ver se vai deixar ela submersa em alguma ocasião e se pode ser submersa caso resolva... Pra ajudar na cascata acho que vai te ajudar em alguma coisa sim...
Sobre os peixes acredito que tem uma licença necessária para transportar este tipo de animal.... Acho que é dor de cabeça demais...
a RSdiscus envia, tem outros sites também que enviam.. os amigos vão te passando outros lugares.
Sobre os peixes acredito que tem uma licença necessária para transportar este tipo de animal.... Acho que é dor de cabeça demais...
a RSdiscus envia, tem outros sites também que enviam.. os amigos vão te passando outros lugares.
-
foto de hoje
Xico- Iniciante
-
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4