Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Filtragem UV 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Filtragem UV 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Filtragem UV 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Filtragem UV 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Filtragem UV 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Filtragem UV 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Filtragem UV 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Filtragem UV 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Água Turva no meu aquário
por lucasmachadobhz Qui Abr 25, 2024 8:23 pm

» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Filtragem UV Left_bar_bleueFiltragem UV Full_bar_bleueFiltragem UV Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Filtragem UV Left_bar_bleueFiltragem UV Full_bar_bleueFiltragem UV Right_bar_bleue 
Wladimyr (6191)
Filtragem UV Left_bar_bleueFiltragem UV Full_bar_bleueFiltragem UV Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Filtragem UV Left_bar_bleueFiltragem UV Full_bar_bleueFiltragem UV Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Filtragem UV Left_bar_bleueFiltragem UV Full_bar_bleueFiltragem UV Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
Filtragem UV Left_bar_bleueFiltragem UV Full_bar_bleueFiltragem UV Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
Filtragem UV Left_bar_bleueFiltragem UV Full_bar_bleueFiltragem UV Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Filtragem UV Left_bar_bleueFiltragem UV Full_bar_bleueFiltragem UV Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Filtragem UV Left_bar_bleueFiltragem UV Full_bar_bleueFiltragem UV Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Filtragem UV Left_bar_bleueFiltragem UV Full_bar_bleueFiltragem UV Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
9 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 9 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Filtragem UV

5 participantes

Ir para baixo

Em curso Filtragem UV

Mensagem por Francisco Eduardo Qui Jun 07, 2012 9:51 am

Olá a todos ! Uma vez mais uma indagação... rsrsrsrs...

Adquiri um filtro UV (um sonho antigo) mas confesso que, mesmo certo de sua utilidade em teoria, surgiram algumas dúvidas na prática.

Essas dúvidas se resumem a: quando usar, por quanto tempo usar e com quem usar.

Tenho alguns Bettas Splendens e Plackatts, não penso em usar com eles, até mesmo pelo volume de água em seus aquários (em geral ficam em aquários de 5 a 10 litros).

Temos um aquário de 40 cm com pomáceas, physas, caramujos Red Ramshorms e os peixes escolhidos pela minha esposa, quatro neons, dois paulistinhas, um japonês muito pequeno e um dojô... Se ela pudesse colocava a Branca de Neve e os sete anões soltando bolhinhas lá dentro também, aquário para ela tem de parecer aquário de criança... rsrsrsrs

E temos o aquário de 100 litros com o filhote de Apaiari.

O plano é: quando o filhote não puder mais ficar nesse aquário de 100 litros, por ter crescido o suficiente, passa-lo para um aquário de aproximados 300 litros e colocar os demais no de 100...

Mas até hoje só usei o filtro UV no aquário de 100 litros, e ainda assim por 12 horas antes de introduzir o Apaiari e depois de uma semana de sua introdução, durante 4 horas - isso porque a bomba que uso para circular a água no filtro UV tem a capacidade de circular 170 l/h, então em 4 horas em tese teria circulado mais de 4 vezes a água do aquário...

Pergunto aos mais experientes: realmente essa contagem de tempo é adequada ou devo fazer de outra forma (por exemplo, deixando filtrar por mais tempo) ?

Há algum risco em fazer a filtragem UV em aquários de menor volume ou até mesmo nos aquários dos Bettas ?

Nesse caso, por quanto tempo ?

Finalmente: a filtragem UV pode ser prejudicial a algum tipo de animal ou planta do aquário ?

As únicas plantas que tenho são lentilhas d´àgua e rabos de raposa !

Um grande abraço a todos !

PS - Minha preocupação com filtragem se deve ao fato de minha rua ser considerada "fim de ramal" para a CEDAE, de forma que a água nem sempre vem com os melhores parâmetros...
Francisco Eduardo
Francisco Eduardo
Novo no fórum
Novo no fórum

Filtragem UV Empty
Brasil
Mensagens : 19
Pontos : 30
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/09/2011
Idade : 52

http://www.pizzolante.adv.br

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Filtragem UV

Mensagem por david rafael dieter Qui Jun 07, 2012 1:05 pm

Olha Francisco eu tenho UV aqui e usei sómente porque tinha dado as algas verdes em suspensão a famosa água verde usei durante uma semana e resolveu ai logo o desliguei , mais tem pessoas que usam ele ligado ao fotoperiodo e 7 , 8, 10 horas por dia enfin

Eu vejo o filtro UV mais para tratar algas e alguns parasitas não vejo necessidade de mantelo ligado o tempo todo isso é uma opinião minha e acredito que ele não faça mal algum para plantas ou peixes
david rafael dieter
david rafael dieter
Amigo AQP
Amigo AQP

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Argentina
Mensagens : 2124
Pontos : 2484
Reputação : 81
Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Filtragem UV

Mensagem por Batata Qui Jun 07, 2012 1:20 pm

Concordo com o David,
apesar que nesse sentido sou antiquado, acho que a utilização de equipamentos extras como o UV se faz necessário em casos de emergencia, que por sua vez indica algo errado em algum parâmetro que deve ser corrigido de modo natural para que o sistema não fique tão dependente de nós.
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Filtragem UV

Mensagem por Wladimyr Qui Jun 07, 2012 3:41 pm

Concordo com os amigos, o UV não livra qualquer risco da água da rede pública, que nos ameaça mais com produtos químicos muito indesejáveis, porém é muito bom para livrar a água de parasitas e algas em suspensão (água verde)

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Filtragem UV

Mensagem por Francisco Eduardo Qui Jun 07, 2012 5:29 pm

Olá mais uma vez, Wladimyr: Parece que não fui claro na minha mensagem. Minha preocupação com a água da CEDAE nunca foi com "elementos químicos" - é com parasitas mesmo. Ainda que resida no Rio de Janeiro, Capital, portanto numa área que (deveria ser) considerada urbanizada, os parâmetros da água estão muito aquém do saudável, principalmente nos locais considerados "finais de ramal" ou "finais de linha", como a minha rua. By the way, a menos que esteja enganado nenhum dos amigos acima disse que o filtro UV poderia prevenir "qualquer risco da água da rede pública". Mas, ainda assim, na medida em que o "risco da água da rede pública" a que me referi são, de fato, parasitas, bactérias e outros microrganismos nocivos, então devo concluir que ele vai funcionar - afinal, acho que não devo encher o aquário com as pastilhas de cloro que coloco na cisterna e nas caixas d´água, certo ?


Última edição por Francisco Eduardo em Qui Jun 07, 2012 7:47 pm, editado 1 vez(es)
Francisco Eduardo
Francisco Eduardo
Novo no fórum
Novo no fórum

Filtragem UV Empty
Brasil
Mensagens : 19
Pontos : 30
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/09/2011
Idade : 52

http://www.pizzolante.adv.br

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Filtragem UV

Mensagem por david rafael dieter Qui Jun 07, 2012 6:15 pm

Francisco essa água que tu usa não contém cloro ?

E tem um produto bom para o tratamento da água chamado aquasafe da tetra
david rafael dieter
david rafael dieter
Amigo AQP
Amigo AQP

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Argentina
Mensagens : 2124
Pontos : 2484
Reputação : 81
Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Filtragem UV

Mensagem por Francisco Eduardo Qui Jun 07, 2012 7:45 pm

Olá David ! Na verdade, vem com cloro, sim. E vem ácida e "mole". Mas vem "suja";por exemplo: ontem medi os Nitritos da água retirada da torneira do lavabo - portanto ainda não filtrada - e o nível estava próximo do aceitável para os peixes... Além disso às vezes chega com um odor estranho... Principalmente depois que falta abastecimento (o que acontece por aqui quase todo mês). Então, por precaução, mesmo mantendo os filtros sempre em dia, uso aquelas pastilhas de tratamento da água nas caixas d´água e nas cisternas, e essas pastilhas contém cloro e outras substâncias. Para vc ter uma idéia de como a CEDAE não é confiável, quando mantinha uma estufa com nepenthes (plantas carnívoras), instalei um desmineralizador, para que elas não sofressem com os nutrientes que acompanham a água que chega na rede pública. Explico: mesmo morando na Capital, minha casa é numa rua que, além de ser uma ladeira daquelas que quase ninguém enfrenta a pé, ainda é literalmente dentro de uma reserva florestal federal... Então imagina: quando chove ou venta muito falta luz, por qualquer motivo falta água, por qualquer motivo fico sem telefone e internet, etc... Mas poder desfrutar de um pedaço da natureza vale a pena ! Grande abraço !
Francisco Eduardo
Francisco Eduardo
Novo no fórum
Novo no fórum

Filtragem UV Empty
Brasil
Mensagens : 19
Pontos : 30
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/09/2011
Idade : 52

http://www.pizzolante.adv.br

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Filtragem UV

Mensagem por Mauricio Molina Sex Jun 08, 2012 1:33 pm

Ola...

O uso do UV é bom, mas não precisa mantê-lo ligado sempre, umas 3 vezes por semana ja esta de bom tamanho, mas como foi dito, para algas e agentes patogênicos...

Sobre amônia e nitrito na água de abastecimento leia:

http://www.aquapeixes.com/relacaotpasclorocloraminaeamonia.html

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Filtragem UV

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos