Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Como criar Tenébrios  11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Como criar Tenébrios  11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Como criar Tenébrios  11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Como criar Tenébrios  11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Como criar Tenébrios  11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Como criar Tenébrios  11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Como criar Tenébrios  11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Como criar Tenébrios  11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Água Turva no meu aquário
por lucasmachadobhz Ontem à(s) 8:23 pm

» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Como criar Tenébrios  Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Como criar Tenébrios  Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  Right_bar_bleue 
Wladimyr (6191)
Como criar Tenébrios  Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Como criar Tenébrios  Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Como criar Tenébrios  Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
Como criar Tenébrios  Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
Como criar Tenébrios  Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Como criar Tenébrios  Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Como criar Tenébrios  Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Como criar Tenébrios  Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
27 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 27 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Como criar Tenébrios

+12
Wladimyr
NoRuLeZ
Thiago Arai
Adilson
renanpardal
david rafael dieter
João Paulo
Edson Balotta
Mauricio Molina
danielson felix soares
Beto Lemos
Mateus Camboim
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Artigo Como criar Tenébrios

Mensagem por Mateus Camboim Ter Fev 01, 2011 2:22 am

Olá,

Preparei minha primeira criação de Tenébrios (Tenebrio molitor). Como de costume fotografei cada passo, para servir de base para qualquer aquarista que deseje ter esses curiosos insetos. Estes mesmos que utilizamos como alimento vivo.

Fiz uma mistura, com informações colhidas na internet, uma espécie de "farinhada" muito nutritiva que servirá de alimento para os Tenébrios. Calculei a quantidade de cada ingrediente "a olho", mas tendo como base 2Kg, 1Kg e 1/2Kg. Essa é apenas uma das variantes da criação de Tenébrios, podendo o aquarista trocar certos ingredientes de acordo com o seu gosto/disponibilidade. Alguns irão optar por menos ingredientes, outros por mais. Parte de cada um observar o que julga mais necessário e acompanhar o desenvolvimento da criação.

Acho importante observar que é uma criação de Tenébrio (Tenebrio molitor) e não de Tenébrio Gigante (Zophobas morio). São muito parecidas, com o diferencial de que as larvas destas últimas são consideravelmente maiores (aproximadamente 5 cm), quando as do Tenebrio molitor alcançam 2,5 cm aproximadamente.

Outra coisinha: essas fotos são do ano passado, então muitas coisas foram mudadas ou trocadas. O que sofreu algum alteração terá sua consecutiva observação.

1Kg de Flocos de Aveia, aqueles inteiros bem grandes:

Como criar Tenébrios  Dscf8679c

1/2Kg de ração para Curió (imagino que possa ser de qualquer outra ave também):

Como criar Tenébrios  Dscf8681

1Kg de Trigo para Kibe:

Como criar Tenébrios  Dscf8682

1/2Kg de Leite em Pò Integral:

Como criar Tenébrios  Dscf8683

2Kg de Ração de Galinha (comprei a de postura):

Como criar Tenébrios  Dscf8684

1/2Kg de Feijão triturado:

Como criar Tenébrios  Dscf8686i

Uma boa porção de serragem:

Como criar Tenébrios  Dscf8685z

Tudo dentro de uma grande bacia:

Como criar Tenébrios  Dscf8687

Tudo bem misturado:

Como criar Tenébrios  Dscf8688

O recipiente onde iniciarei a criação. Todos aconselham caixas de madeira, mas eu não tenho e nem consigo... Mas esse é bem arejado e ficará em um ambiente escuro (*A criação é do ano passado e ainda não passou pelo frio intenso daqui - quando o inverno chegar terei que improvisar, e quando o fizer, postarei aqui):
Como criar Tenébrios  Dscf8689b

Minhas larvinhas:

Como criar Tenébrios  Dscf8691h

Já postas em seu novo lar:

Como criar Tenébrios  Dscf8693i

O pedaço de jornal (**Também já foi retirado após eu ser lertado da possível presença de chumbo na sua composição - apesar da legislação vigente dizer que a tinta deve ser livre de metais pesados, não tenho certeza se todas as gráficas já se adequaram):
Como criar Tenébrios  Dscf8694o

Tampado, acho que esse buraco é o suficiente para garantir uma boa circulação de ar dentro do recipiente. Após, guardei em um lugar escuro.

Como criar Tenébrios  Dscf8695x

Então pessoal, está aí a criação. Na verdade eu nem possuo atualmente peixes que consigam comer as larvas. Mas prefiro tê-las mesmo assim, caso adquira um aquário maior com peixes de maior porte.

Esses insetos são muito parecidos com os Besouros-do-Amendoim, só que em tamanho maior. Também são bem fáceis de serem mantidos além de limpos. Também recomendo para quem possui peixes de médio/grande porte.

Até.
Mateus Camboim
Mateus Camboim
ViPs
ViPs

Como criar Tenébrios  Empty
Brasil
Mensagens : 190
Pontos : 247
Reputação : 15
Data de inscrição : 01/02/2011
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Beto Lemos Ter Fev 01, 2011 8:58 am

Muito bom ,logo preciso começar minhas culturas,no momento estou somente com naupilos de artemia, conseguindo mante-las ate a fase adulta.
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por danielson felix soares Ter Fev 01, 2011 9:22 am

muito bom, vivendo e aprendendo...
uma duvida, dá para completar a alimentação das minhas carpas, e como começar o cultivo se não tenho as "larvinhas" para povoar meu preparo?

meus parabens....
danielson felix soares
danielson felix soares
Iniciante
Iniciante

Como criar Tenébrios  Empty
Brasil
Mensagens : 23
Pontos : 31
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/01/2011
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Mauricio Molina Ter Fev 01, 2011 10:38 am

Novamente obrigado pelas suas contribuições...

danielson felix soares escreveu:muito bom, vivendo e aprendendo...
uma duvida, dá para completar a alimentação das minhas carpas, e como começar o cultivo se não tenho as "larvinhas" para povoar meu preparo?

meus parabens....

Sim amigo pode dar os tenébrios como complemento as peixes adoram.

Pra começar a cultura precisa arrumar com um amigo ou comprar os besouros, que geralmente ja vem com algumas larvas juntos...

Se for comprar:

http://www.plantasdeaquario.com/

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Mateus Camboim Ter Fev 01, 2011 9:20 pm

Oi,

betolemos, muito obrigado! Infelizmente nunca consegui manter artêmias adultas por muito tempo. Mas ainda pego o jeito Smile !

danielson felix, obrigado! E realmente quanto mais aprendemos, mais temos certeza de que não sabemos nada.

Mauricio Molina, obrigado, é um prazer ajudar!

Até.
Mateus Camboim
Mateus Camboim
ViPs
ViPs

Como criar Tenébrios  Empty
Brasil
Mensagens : 190
Pontos : 247
Reputação : 15
Data de inscrição : 01/02/2011
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Edson Balotta Qua Fev 02, 2011 9:57 pm

Salve Matheus e amigos do forum,

Eu crio tenébrios a muito tempo, + ou - 15 anos, pois sou criador de aves regulamentado pelo ibama e no incio eu utilizava essa receita toda: colocava além do que vc descreveu, amendoim com casca, quirela de milho e ai vai....e depois de anos desenvolvi com ajuda de uma professora de veterinária da FMU uma receita mais simples e que tem tudo o que as aves necessitam e acho que também pode se aplicar aos peixes: vitaminas e sais minerais além da proteiana animal;
1 Kg de farelo de trigo: use aquele vendidos nos supermercados em saquinhos, pois esta livre de contaminações de fungos. Evite comprar aqueles vendidos a granel, pois pode estar contaminado. Isso serve para qualquer ingredientes;

1/2 lata de Neston;
1 Pacote de Mucilon.

A quantidade vai variar conforme o tanho da criação.

Os amigos vão encontrar tudo que necessitam para tornar o tenébrio rico nutricionalmente, pois "você é o que come" rsrsrs....

Outra coisa importante e o local onde os amigos vão colocar os tenébrios. No início também utilizava caixas de madeira, mas algumas das aves apresentaram sinais de salmonella e foi pesquisar da onde poderiam ter pego essa praga. Bingo, eram das larvas, pois a caixa de madeira não é higiênica, podendo desenvolver fungos e bactérias que contaminam as larvas.

A caixa tipo organizadora de plastico é a ideal, pois o plastico de tempos em tempos pode ser lavadas permitindo uma melhor limpeza. Ela deve ser escura, pois o tenébrio não gosta de muita luz e deve ficar em algum lugar quente, pois isso propicia um melhor desenvolvimento e procriação. A tampa deve ter um furo, mas não deve ficar sem proteção, pois largatichas, aranhas e outros bichos gostam de passear sobre o farelo e, assim pode contaminá-lo. O ideal e arrumar um pedaço de tela para mosquiteiro e colar sobre o furo.

Outra coisa importante é a fonte de umidade. Borrife (com um borrifaddor limpo) água em uma folha de sulfite e coloque-a na caixa, mas tenha cuidado, pois a folha deve ficar úmida e não encharcada para não umedecer o farelo. Esse processo deve ser repetido a cada 2 dias. Não utilize jornal, pois o chumbo contido na tinta contaminará as larvas.
Amigos o resultado são lavras de tenébrios ricas em vitaminas e livre de qualquer tipo de contaminação.

Espero ter contribuído e boa sorte na criação....

Abraços.


Última edição por Edson Balotta em Qui Fev 03, 2011 2:34 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : frase incompleta)
Edson Balotta
Edson Balotta
Iniciante
Iniciante

Como criar Tenébrios  Empty
Brasil
Mensagens : 98
Pontos : 126
Reputação : 3
Data de inscrição : 22/12/2009
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por João Paulo Sáb Jan 21, 2012 12:01 am

Crio tenébrio também, mas só uso ração de ave de postura pra eles. deixo a caixa em cima da luminária do aquário e assim aproveito o calor. Acontece que de uns tempos pra cá, estou percebendo que alguns começam uma a apresentar uma mancha escura que vai crescendo e até tomar conta de todo o corpo do tenébrio que acaba morrendo. o que será isso? alguém sabe me dizer?
João Paulo
João Paulo
Iniciante
Iniciante

Como criar Tenébrios  Empty
Brasil
Mensagens : 119
Pontos : 147
Reputação : 3
Data de inscrição : 15/12/2011
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Mauricio Molina Sáb Jan 21, 2012 10:39 am

Ola...

Não sei dizer ao certo mas pode ser por deficiência na alimentação, tenta introduzi mais lagumas coisas pra tirar a prova...

Quando criava os meus, não tinha essa coloração que citou...

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por david rafael dieter Dom Jan 22, 2012 12:17 pm

Bom talvez possa ser do calor da luminaria pois crio tenébrios e nunca tive este problema ,mas nunca deixei perto de alguma fonte de calor
david rafael dieter
david rafael dieter
Amigo AQP
Amigo AQP

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Argentina
Mensagens : 2124
Pontos : 2484
Reputação : 81
Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por renanpardal Seg Abr 09, 2012 3:03 pm

Vou adquirir alguns alimentos vivos e pesquisando aqui só vi falarem dos tenébrios, porém queria adquirir também uma cultura de tenébrios gigantes, mas queria saber se há alguma contra-indicação sobre usar ela moderadamente na alimentação de carpas. (no caso seria para as carpas e alguns pássaros que tenho aqui em casa).

Não achei muito sobre os tenébrios gigantes aqui.
renanpardal
renanpardal
Iniciante
Iniciante

Como criar Tenébrios  Empty
Brasil
Mensagens : 60
Pontos : 76
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Mauricio Molina Ter Abr 10, 2012 11:22 am

Ola...

Acredito que o valor nutricional deva ser bem próximo do menor, se tiver alguma alteração deva ser pouca, mais por causa do tamanho...

Estes tipos de alimentos vivos devem ser dados como alimentos complementar e não como principal, o ideal é sempre manter as rações de boa qualidade como alimentações principais...
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Adilson Ter Abr 10, 2012 11:40 am

Estou com você Maurício, as rações de boa qualidade são balanceadas
para suprir todas as necessidades nutricionais dos peixes, outros alimentos são utilizados como complemento alimentar, além de variar um pouco a dieta deles.
Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Thiago Arai Ter Abr 10, 2012 2:11 pm

Lembrando que para muitas espécies alimentos com grande quantidade de proteína podem ser prejudiciais ao sistema digestivo..
Por isso, como o Mauricio disse, é apenas complementar
Thiago Arai
Thiago Arai
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1930
Pontos : 2076
Reputação : 48
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Beto Lemos Ter Abr 10, 2012 6:47 pm

E mesmo alimentos vivos é bom variar tambem.
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por renanpardal Qua Abr 11, 2012 6:22 pm

Agradeço as dicas de vocês.

Estou dando a Tetra Pond, pois é a única para carpas que encontrei aqui onde moro. Porém fica muito caro se eu for dar só a Tetra Pond, então eu também dou uma que compro na casa dos criadores (para engorda de tilápia eu acho). E iria utilizar os alimentos vivos como alimento complementar mesmo, 2 vezes na semana, ou 3. Estou querendo comprar cultura de Besouro-do-amendoim, tenébrio, e tenébrio gigante. Mas como falei, para utilizar como complento.

O que vocês recomendam?
renanpardal
renanpardal
Iniciante
Iniciante

Como criar Tenébrios  Empty
Brasil
Mensagens : 60
Pontos : 76
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Beto Lemos Qua Abr 11, 2012 7:16 pm

Tem varios topicos em que o Batata cita os alimentos que ele oferece as carpas e kinguios dele,abobrinha,tomate,alface,banana.
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Adilson Qua Abr 11, 2012 9:36 pm

Olha o Batata pode lhe esclarecer mesmo como disse o Beto, não sei quanto a Carpas mais Kinguios não são muito indicados ficarem consumindo muita proteína não, pois isso pode causar doenças neles, mais Carpas não sei porém como são da mesma família dos Kinguios é bom observar, agora frutas e legumes No Problem
Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por renanpardal Qui Abr 12, 2012 9:31 am

Entendi, vou verificar com o Batata então. Obrigado!

Ontem havia dado banana para as carpas (acabaram as rações e em tempo de monografia o tempo ocioso não é muito kkkk), mas nem comeram tão bem, deram algumas beliscadas, mas imaginei que fossem comer mais. Vou ver outras frutas ou verduras que eu possa dar, e que elas aceitem melhor. De todo jeito, hoje já estou novamente com as rações. o/ hehe
renanpardal
renanpardal
Iniciante
Iniciante

Como criar Tenébrios  Empty
Brasil
Mensagens : 60
Pontos : 76
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por NoRuLeZ Seg Abr 30, 2012 10:03 am

Tenho uma criação de tenebrios mas não estou conseguindo levar ela adiante, estão todos morrendo. Eles adquirem uma mancha no corpo escura e a mancha acaba tomando o corpo todo levando eles a morte. Estão morrendo todos Sad que eu posso fazer ?? Se continuar assim irão todos morrer Sad
NoRuLeZ
NoRuLeZ
Novo no fórum
Novo no fórum

Como criar Tenébrios  Empty
Brasil
Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/04/2012
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Thiago Arai Seg Abr 30, 2012 1:52 pm

em que estágio estão morrendo?
larva ou besouro?
Thiago Arai
Thiago Arai
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1930
Pontos : 2076
Reputação : 48
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por david rafael dieter Ter maio 01, 2012 6:23 pm

O que tu ta dando como alimento para eles ? pelo que tu falou devem estar morrendo em forma de larvas já né pois os bessouros são pretos, e eles não estão perto de umidade?
david rafael dieter
david rafael dieter
Amigo AQP
Amigo AQP

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Argentina
Mensagens : 2124
Pontos : 2484
Reputação : 81
Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Estão morrendo na forma larval...

Mensagem por NoRuLeZ Qui maio 03, 2012 8:30 pm

Eu mantenho eles num recipiente plastico.... contendo farelo de pão, farelo de soja e trigo e ração de cachorro triturada. Uma vez na semana eu ponho pedaços de cenoura ou batata pra dar uma umidade.
As larvas elas ficam com umas manchas escuras e acabam tomando o corpo todo e elas ficam escuras e igual uma mumia .... Antigamente eu perdia uma ou outra assim ..... Hj em dia eu perco muitos com isso .... Vou acabar perdendo minha criacao se continuar assim .... Tenho bem poucas larvas e mais nenhum bezouro Sad ....
Preciso muito da ajuda de vc´s que tem mais experiencia ...
NoRuLeZ
NoRuLeZ
Novo no fórum
Novo no fórum

Como criar Tenébrios  Empty
Brasil
Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/04/2012
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Wladimyr Qui maio 03, 2012 8:51 pm

Nunca criei tenébrios, porém em todos os tutoriais de tenébrios que já vi nunca ninguem colocou pão, cenoura e batata. isso pode estar colocando muita umidade e/ou propagando fungos, mas aguarde a opinião dos colegas mais experientes.
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Thiago Arai Qui maio 03, 2012 8:54 pm

Estou na mesma do Wladimyr
nunca criei os tenébrios, mas também acho que alimentos úmidos não sejam uma boa

Procure coloca-los em uma caixa de madeira, acho que é melhor que a plástica

Abraços
Thiago Arai
Thiago Arai
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1930
Pontos : 2076
Reputação : 48
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por david rafael dieter Qui maio 03, 2012 11:12 pm

Tente colocar um pouco de aipin seco e algum tipo de pano , jornal que elas comem tudo casca de banana seca e eu sempre uso ração de postura também

Quanto a caixa de madeira eu ouvi falar que ela cria fungos nas madeiras mais sempre tive em caixas de madeira e nunca vi eu uso aquelas barricas igual tem nas pecuarias com racão dentro
david rafael dieter
david rafael dieter
Amigo AQP
Amigo AQP

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Argentina
Mensagens : 2124
Pontos : 2484
Reputação : 81
Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos