Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Como criar Tenébrios  - Página 2 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Como criar Tenébrios  - Página 2 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Como criar Tenébrios  - Página 2 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Como criar Tenébrios  - Página 2 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Como criar Tenébrios  - Página 2 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Como criar Tenébrios  - Página 2 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Como criar Tenébrios  - Página 2 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Como criar Tenébrios  - Página 2 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Ontem à(s) 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

» Teste de Amônia é realmente preciso ?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:49 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Como criar Tenébrios  - Página 2 Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Como criar Tenébrios  - Página 2 Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Right_bar_bleue 
Wladimyr (6191)
Como criar Tenébrios  - Página 2 Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Como criar Tenébrios  - Página 2 Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Como criar Tenébrios  - Página 2 Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
Como criar Tenébrios  - Página 2 Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
Como criar Tenébrios  - Página 2 Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Como criar Tenébrios  - Página 2 Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Como criar Tenébrios  - Página 2 Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Como criar Tenébrios  - Página 2 Left_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Full_bar_bleueComo criar Tenébrios  - Página 2 Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
24 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 24 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Como criar Tenébrios

+12
Wladimyr
NoRuLeZ
Thiago Arai
Adilson
renanpardal
david rafael dieter
João Paulo
Edson Balotta
Mauricio Molina
danielson felix soares
Beto Lemos
Mateus Camboim
16 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por tarcio pereira Ter Jun 19, 2012 1:08 pm

eu tambêm já criei muito tenébrio e tenébrio gigante eu usava ração para engorda e crescimento,amendoins e pão os meus as vezes ficavam com essa mancha preta mas não o suficiente para acabar com a criação mas só usava como alimento para passáros porque nenhum peixe meu tinha tamanho para come-lós.
tarcio pereira
tarcio pereira
Iniciante
Iniciante

Como criar Tenébrios  - Página 2 Empty
Brasil
Mensagens : 55
Pontos : 94
Reputação : 3
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por duckling Qua Jun 20, 2012 9:40 am

NoRuLeZ escreveu: Uma vez na semana eu ponho pedaços de cenoura ou batata pra dar uma umidade.
As larvas elas ficam com umas manchas escuras e acabam tomando o corpo todo e elas ficam escuras e igual uma mumia .... Antigamente eu perdia uma ou outra assim ..... Hj em dia eu perco muitos com isso ....

Opa:
Eu também perco algumas larvas, que apresentam esta característica de mumificação. E percebi que isto depende da época, ocorrendo um aumento ou diminuição desta mortalidade (que nunca foi muito preocupante, no meu caso).
Nas minhas observações - absolutamente empíricas - isso acontece mais nas épocas quentes do ano (aqui no sul, isso é obviamente mais pronunciado), e minhas conclusões diferem de algumas opiniões ditas acima: acontece justamente por FALTA de umidade. Considerando, claro, que não seja uma doença e/ou infecção, a qual não temos como observar.
Eu resolvo isso de uma forma bem simples: coloco as podas das plantas do meu aquário na caixa dos tenébrios, ou na impossibilidade disso, dou uma borrifada com água do aquário mesmo, diretamente sobre o substrato onde eles estão, diariamente.
Os besouros são fanáticos pelas folhas... mas as larvas também gostam. E percebi que com isto (coincidência ou não) diminui a mortalidade.

duckling
duckling
Iniciante
Iniciante

Como criar Tenébrios  - Página 2 Empty
Brasil
Mensagens : 122
Pontos : 133
Reputação : 3
Data de inscrição : 11/05/2011
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Mauricio Molina Qui Jun 21, 2012 9:56 am

duckling escreveu:Eu também perco algumas larvas, que apresentam esta característica de mumificação. E percebi que isto depende da época, ocorrendo um aumento ou diminuição desta mortalidade (que nunca foi muito preocupante, no meu caso).
Nas minhas observações - absolutamente empíricas - isso acontece mais nas épocas quentes do ano (aqui no sul, isso é obviamente mais pronunciado), e minhas conclusões diferem de algumas opiniões ditas acima: acontece justamente por FALTA de umidade. Considerando, claro, que não seja uma doença e/ou infecção, a qual não temos como observar.
Eu resolvo isso de uma forma bem simples: coloco as podas das plantas do meu aquário na caixa dos tenébrios, ou na impossibilidade disso, dou uma borrifada com água do aquário mesmo, diretamente sobre o substrato onde eles estão, diariamente.
Os besouros são fanáticos pelas folhas... mas as larvas também gostam. E percebi que com isto (coincidência ou não) diminui a mortalidade.


Excelente observação Duckling, quando criava os tenébrios, muitas vezes borrifava água para manter a umidade...

Também perdia muitos, mas nada que afetasse...

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por João Barcellos Seg Jul 09, 2012 11:45 am

Certamente as manchas escuras são provocadas por alguma contaminação, convivo com tenébrios desde criança (+ de 40 anos, meu pai sempre criou passáros e mantém tenébrios), o ideal é separar alguns besouros e iniciar uma nova criação, como toda cultura de alimento vivo é importante ter mais de uma caixa, pois se aparecerem problemas em uma, terá a outra como "backup"...
Aqui no sul costuma-se usar um pedaço de tecido de lã cobrindo a cultura, isso acelera bastante a produção, meu pai só usa ração crescimento de galinhas e cria em caixas de madeira forradas internamente com fórmica, eu prefiro usar ração de engorda p/ peixes de corte.

Abraços!!!
João Barcellos
João Barcellos
Novo no fórum
Novo no fórum

Como criar Tenébrios  - Página 2 Empty
Brasil
Mensagens : 4
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Mancha negras?

Mensagem por Thidaiza Qui Out 25, 2012 4:55 pm

Amigos tbm crio tenebra a pelo menos 10 anos, pois sou criador de passaros tbm, quanto as manchas escuras sao fonte de calor e umidade, elas precisam da umidade(alimento umido ou papel umido) pra completar o ciclo,mais como usa fonte de calor(tampa do aquário) vc interrompe seu ciclo, gerando mofo pelo umidade constante, a caixa faz água o tempo inteiro por causa do calor lampada e água do aquário (elas morrem pq seu ciclo termina antes de virarem aquele besourinho, abrevia o tempo de vida delas).

Quanto alimentação(do tenebrio) acho que vai depender do que vc vai alimentar(o peixe que vai come la)...o que ela come hoje, amanha ela elimina(ciclo alimentar e de 24 horas).

Por ser alimento vivo ja e rico em vitamina animal.

Eu faria assim, a farinha normal, hoje temos varias (caseiras ou prontas), um dia antes ou semana antes de ser fornecida ao peixe, colocaria a quantidade suficiente em um pote, com o alimento, que vc quer fazer seu peixe comer, frutas, ovo (só a gema expremida, em um expremedor de batata, tirando toda água q contem nela(tirando a água elimina aquele cheiro ruim) legumes...enfim, o que quiser que seu peixe coma... tenebras comem de tudo...tudo mesmo...

se opitar por ovo (coloque as no pote com 24 horas de antecedencia) NUNCA MAIS DO QUE ISSO. retire o ovo depois de 8 horas e deixe a caixa sem alimento.

caixas de fibra de vidro sao melhores , nao tendo use gavetas de geladeira, balde de pvc...

Qualquer duvida, posso esclarecer melhor...

peixe to voltando ao circuito agora, mais de passaros( alimentos para eles) entendo um pouquinho....rs
Thidaiza
Thidaiza
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Como criar Tenébrios  - Página 2 Empty
Brasil
Mensagens : 334
Pontos : 334
Reputação : 10
Data de inscrição : 22/10/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Wladimyr Qui Out 25, 2012 6:02 pm

Muito interessante sua explicação Thidaisa, realmente a criação desse bichinho está me parecendo cada vez mais interessante... poderei fazer os peixes comerem brócolis, beterraba e espinafre. hehehe esse esquema de retirar o alimento que não foi consumido usamos sempre no aquário, porque não pensamos nisso para evitar contaminações nos tenébrios também antes... Obrigado foi muito exclarecedor.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Beto Lemos Qui Out 25, 2012 6:45 pm

Aproveitando a deixa,to tentando criar eles tambem ,comecei a um mês eu acho,só que ate agora só vejo besouros,nada de larva alguma,para iniciar comprei um pote em petshop,e todos que estava dentro ja haviam se tornado besouros,tem algum tempo certo ou estimativa pra começar a se reproduzirem.
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo ciclo

Mensagem por Thidaiza Qui Out 25, 2012 7:39 pm

beto o ciclo dura uns 45 dias no maximo.

ta criando em que tipo de recipiente?

compra mais um pouco e mistura com essas dai, o legal e começar com umas 6 a 8 duzias de criadores diferente, 2 duzias de cada por exemplo, elas criam melhores assim, gostam da migração de outras.
Thidaiza
Thidaiza
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Como criar Tenébrios  - Página 2 Empty
Brasil
Mensagens : 334
Pontos : 334
Reputação : 10
Data de inscrição : 22/10/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Beto Lemos Qui Out 25, 2012 8:19 pm

É uma caixa de pvc,com uns 10 cm do preparo,vou comprar mais alguns e ver no que dá.

Edit:

A caixa tem 55x30x16,com 6 cm do preparo.
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo procriação

Mensagem por Thidaiza Qui Out 25, 2012 8:43 pm

o tamanho ta otimo, vou ter que dar uma saida agora, amanha eu posto uma explicação completa, vai ser batata, tu vai ver em 60 dias tua caixa vai esta explodindo de tantas...

se der assim que eu voltar eu posto aki!

1 passo e ter dois recipientes, pode ser dois baldes de 5 litros,tapando com tela mosquiteiro e um elastico para prender na borda.

2° separe os besouros, todos, coloque a mesma farinhada que esta usando, nao mude alimentação depois que o molitor virou besouro, coloque uns 5 a 6 cm de farinhada e cubra com um papel umido, pode ser manteiga ou ate mesmo A4, deixe por 30 dias sem mexer(essa quantidade de farinhada da pra ate 250 besouros nesse tempo), no outro recipiente ficou so as minhocas, que após esses 30 dias também ja viraram besouro em maioria,passe todos para o segundo recipiente(onde estavam os besouros),deixe mais uns 30 dias, dai em diante e só ir separando besouros de minhocas, procedendo da mesma maneira.

nos 60 dias inicias o legal e nao retirar nenhuma pra alimentaação dos peixes, apos isso, provavelmente, nao vai comprar nunca mais( o legal e começar com 300 ou mais comprados em locais diferentes, 3 criadores se possivel, 100 de cada).

alimentando os peixes: retire as tenebras passe para um outro recipiente, se quiser dar xuxu(exemplo, pode ser qualquer alimento), coloque só o xuxu,lembrando que o ciclo alimentar delas dura 24 horas, o legal e colocar a fruta, legume, ovo o que for de manha e alimentar os peixes a noite.

se for por ovo( so a gema exprema num expremedor de batatas com a mao leve retirando so a água que vai minar(ela que da o cheiro ruim, cada ovo sai mais ou menos 1 colher de cha de água(passe duas , tres vezes no expremedor) quando expremer o que pinga á água ok, nao e pra passar o ovo nao...e só pra expremer um pouco.

só lembrando não sou perito nisso não ta gente, aprendi a uns 10 anos e sempre deu certo, dai nunca mudei, rs.

Ps: cuidado com as formigas ta gente, elas adoram
Thidaiza
Thidaiza
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Como criar Tenébrios  - Página 2 Empty
Brasil
Mensagens : 334
Pontos : 334
Reputação : 10
Data de inscrição : 22/10/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Mauricio Molina Sex Out 26, 2012 11:12 am

Bela explicação, também criava mas sempre foi sem muitas técnicas, colocava pão duro e bem seco, quirela, ração moída de gato (bem pouquinho), e outras misturas que não me lembro, mas tive o azar de um pequeno rato acabar com a criação, comeu tudo e fez xixi dentro, dai tive que jogar o que sobrou fora...

Thidaiza só se atente as regras, pois no dia 01/11/2012, entrará em vigor o sistema de respeito as regras...

Arrow É proibido postar mensagens seguidas antes que outro membro escreva uma resposta, a fim ou não, de aumentar sua contagem de mensagens, espere ao menos 12 horas para escrever novamente. Caso precise acrescentar algo, clique no botão editar Como criar Tenébrios  - Página 2 Edit10 da sua mensagem e escreva o que deseja.

Abraços!


Última edição por Mauricio Molina em Sex Out 26, 2012 5:09 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo obrigado!

Mensagem por Thidaiza Sex Out 26, 2012 4:19 pm

Molina, obrigado pelo toque, tinha lido a respeito ja, mais me distrai e acabei postando 2 vezes.

quanto as tenebras, acho muito interessante telas, são ricas em proteína animal, muito bom para alguns peixes e no meu caso passaros.
Thidaiza
Thidaiza
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Como criar Tenébrios  - Página 2 Empty
Brasil
Mensagens : 334
Pontos : 334
Reputação : 10
Data de inscrição : 22/10/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Beto Lemos Sex Out 26, 2012 6:35 pm

Valeu pela dica,vou tentar fazer assim que possivel.
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: Como criar Tenébrios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos