Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Veja, passo a passo, como postar fotos;

Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Cascudo revoltado
por SJorge Hoje à(s) 1:17 pm

» MEUS PEIXES SUMIRAM DO AQUARIO
por SJorge Hoje à(s) 1:15 pm

» Tratamento de troncos
por Joao Roberto Ter Dez 06, 2016 6:05 pm

» Água e Tampa pra aquário
por maciel.luz Ter Dez 06, 2016 10:36 am

» [Doença] Peixes agitados e se raspando nos enfeites
por danilomibr Seg Dez 05, 2016 6:03 pm

» Lago de alvenaria - Apareceu uma trinca
por Ederson Pimenta Seg Dez 05, 2016 10:24 am

» Aquário Low Tech Amazônico by: Uátyla!
por maciel.luz Seg Dez 05, 2016 8:17 am

» Compra de Kinguio Panda
por SJorge Dom Dez 04, 2016 7:14 am

» Falando um pouco sobre arraias
por renansudan Sab Dez 03, 2016 12:45 pm

» Filtro canister caseiro Passo a Passo "Video"
por uatyla Sab Dez 03, 2016 7:46 am

» Novo Laguinho
por sdaugusto Sex Dez 02, 2016 9:11 am

» Termostato
por Joao Roberto Qui Dez 01, 2016 6:54 pm

» [Apresentação] João Vitor
por maciel.luz Qui Dez 01, 2016 9:39 am

» como enviar carpas de um estado para outro
por Joao Roberto Qua Nov 30, 2016 6:45 pm

» VENDO DESMONTE DE PLANTADO
por SJorge Qua Nov 30, 2016 4:50 pm

» enfeite
por Joao Roberto Ter Nov 29, 2016 4:25 pm

» Canal de Jumbos no youtube
por SJorge Dom Nov 27, 2016 4:52 am

» Perseguição de Kinguios
por Joao Roberto Sab Nov 26, 2016 11:18 am

» Aquário novo
por Mauricio Molina Qua Nov 23, 2016 12:02 pm

» Peixe Oscar no fundo do aquário
por SJorge Qua Nov 23, 2016 4:27 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8250)
 
Adilson (7037)
 
Wladimyr (5849)
 
Beto Lemos (4989)
 
Lucas Duarte (2775)
 
Thiago Marques (2333)
 
juniorfn (2149)
 
david rafael dieter (2124)
 
Edu Ucceli (2021)
 
Thiago Arai (1930)
 

Quem está conectado
8 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 8 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 109 em Sex Jun 13, 2014 10:45 pm

AJUDA - TRATAMENTO DE BETTA COM LABCON BACTER

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Em curso AJUDA - TRATAMENTO DE BETTA COM LABCON BACTER

Mensagem por gabrielarquiteto em Ter Out 18, 2016 11:30 pm

Oi gente! Boa noite!

Há mais ou menos dois meses eu passei por uma loja de aquário na minha cidade e comprei por impulso um lindo betta macho vermelho, uma betteira de mais ou menos 1 litro, redinha e ração (sem nunca antes ter lido nada do peixe). Um mês depois eu percebi que meu peixe estava diferente, com manchas brancas pelo corpo. Voltei na loja e descobri que provavelmente meu peixe estaria com ictio. E estava! Porém o estágio da doença era avançado e mesmo aplicando o remédio ele não resistiu e morreu. Comprei Ictio da Labcon e Aqualife. Imediatamente comprei outro betta, agora um azul, limpei a betteira e quando o coloquei usei as doses preventivas do Ictio e Aqualife. Paralelo a isso, passei a me informar e desde então leio sempre quando tenho tempo disponível sobre os aquaristas que criam esse tipo de peixe, o qual eu me apaixonei, não vou negar, dentre outros assuntos. Então eu recebi um dinheiro e comprei um aquário melhor para meu peixe, dentre outras coisas. O peixe atual eu tenho há três semanas e ele está no aquário novo há uma. 

Mas são mil opiniões diferentes dos aquaristas pelo que venho pesquisando, se você não escolher alguma para seguir, fica doido! Há quem prefira não usar o termostato, pois justificam que pelo fato desse tipo de peixe respirar o ar atmosférico, vai existir sempre um choque térmico (da temperatura da água que está no aquário e do ar atmosférico), há quem prefira a utilização do mesmo, existe quem prefira plantas naturais, artificiais, também tem quem é contra doses preventivas de remédio e quem é a favor, há quem diga que o betta é peixe de água levemente ácida e outros dizem que é de água levemente alcalina, etc etc etc... Certo ou errado, depois de várias leituras sobre o assunto, eu recentemente fiz o seguinte - Comprei um aquário de 18 litros (40x18/H=25), plantas artificiais (essas eu escolhi delicadamente na pet shop para que não fossem pontiagudas e não machucarem a cauda do peixe com o tempo. São bem macias e não soltam tinta), comprei também um tronco de aroeira, cascalho neutro arredondado (também para não ferir a cauda do betta) e protect plus. E como eu já disse anteriormente, tenho esse aquário maior há uma semana, ou seja, nesse período eu mudei muito bruscamente o ambiente do peixe e reconheço que fiz errado. Antes na betteira de 1 litro a água era mineral, porém em um aquário de 18 litros é inviável ficar colocando água mineral, então passei a colocar água da torneira (na minha casa é poço artesiano, ou seja, a água da torneira é de poço) com as dosagens recomendadas do protect. Vale salientar que a água era mineral e de um instante para o outro eu o coloquei em uma água de poço, nesse momento no aquário maior (tratada com o protect). A reação do peixe foi instantânea! Quando eu o mudei de ambiente foi perceptível que ele deu uma parada, ficou ofegante por alguns instantes e depois voltou ao normal. Entretanto eu acho que essa mudança brusca diminuiu a sua imunidade e há uns 5 dias percebo a sua cauda roída e meio grudada. Não está abertona igual no dia que eu comprei há três semanas e também ele agora fica se batendo no vidro do aquário as vezes, correndo de um lado para o outro, principalmente à noite. Então voltei a ler em excesso sobre o ocorrido e descobri que ele poderia estar com alguma bactéria, então fui hoje cedíssimo no pet shop e comprei Labcon Bacter. Fiz conforme a bula e estou associando o Labcon Bacter com Aqualife e no final da semana irei ver se houve algum resultado. O comportamento dele continua muito ativo e se alimentando bem.

Eu sei que fiz muita coisa errada, mas vocês acham que á capaz dele morrer? Por favor, gostaria de pedir para que vocês não me encaminhem para comprar mais nada, pois já gastei o impossível com apenas um betta. Nessa brincadeira de aquário, plantas artificiais, tronco, cascalho, protect plus, Aqualife, Ictio, Labcon Bacter e dois tipos de ração (eu também já li que é interessante dar alimentos vivos como artêmias salinas, larva do biscoito do amedoim, etc, mas na pet shop da minha cidade especialista em peixes não tem, então não utilizarei e para variar o cardápio estou dando dois tipos de ração) já gastei mais de 350 reais. Sei também que um filtro externo é essencial para melhorar a qualidade da água, mas no momento não tenho dinheiro, então ficará sem. O fato é que eu estou tendo cuidados muito mais especiais que alguns conhecidos que criam bettas e os tem há 2, 3, 4 anos em aquários minúsculos e sem nenhum tipo de cuidado, então a natureza deveria reconhecer isso e deixar meu bichinho viver por muito tempo, vocês não acham? Rs!

Desde já queria pedir desculpas pelo textão para falar apenas de um simples betta, mas a gente quer vê-lo bem e se preocupa. Vocês tem alguma sugestão? Na bula manda finalizar o tratamento em 5 dias, mas e se eu fizer em 7? Existe algum problema? E um aquário de 18 litros (entretanto agora está com 12,5 litros de água para dar exatidão na aplicação do remédio) é interessante para um betta viver? Fica longe do sol também, longe de cheiro forte e correntes de vento... Tudo como manda o figurino! 

Obrigado pela atenção! 
Gabriel.


Última edição por gabrielarquiteto em Qui Out 20, 2016 9:18 pm, editado 1 vez(es)

gabrielarquiteto
Iniciante
Iniciante



Brasil
Mensagens : 25
Pontos : 22
Reputação : 3
Data de inscrição : 18/10/2016
Idade : 22

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: AJUDA - TRATAMENTO DE BETTA COM LABCON BACTER

Mensagem por Joao Roberto em Qua Out 19, 2016 9:04 am

pesquise ciclo de nitrogênio. Como esta a temperatura da água e o PH e a Amonia, como não fez ciclagem o aquário nao estaria pronto para peixes.

Joao Roberto
Iniciante Jr
Iniciante Jr



Brasil
Mensagens : 444
Pontos : 477
Reputação : 15
Data de inscrição : 30/03/2016
Idade : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Peixe parece estar respondendo bem ao tratamento

Mensagem por gabrielarquiteto em Qua Out 19, 2016 10:03 am

Bom dia! Meu peixe parece estar respondendo ao tratamento contra bactérias... Bactéria ruim é algo que pode voltar no aquário? Vocês recomendam o tratamento preventivo de 15 em 15? Certo ou errado, mas depois que perdi um peixe por ictio, sempre agora irei aplicar a dosagem preventiva de Ictio e Aqualife de 15 em 15 dias conforme a bula, mas e Labcon Bacter? Posso aplicar com a frequência de 15 em 15? Nos outros dois medicamentos, Ictio e Aqualife, que são da Labcon também, na bula diz que pode mas no caso do Bacter isso não é indicado na bula. Na verdade não é falado nada a respeito.

Desculpem as perguntas, mas affff.... Uma moça que mora no meu prédio cria um betta num pote de biscoito há dois anos, está vivinho, ativo, mas a gente percebe que há um descaso a começar pelo cascalho verde nada natural que você vê a hora pipocar tinta pra todo lado. Queria que o meu vivesse pelo menos 1 ano comigo!

Obrigado para quem tirou um tempo do seu dia para me responder!

gabrielarquiteto
Iniciante
Iniciante



Brasil
Mensagens : 25
Pontos : 22
Reputação : 3
Data de inscrição : 18/10/2016
Idade : 22

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: AJUDA - TRATAMENTO DE BETTA COM LABCON BACTER

Mensagem por Joao Roberto em Qua Out 19, 2016 10:44 am

eu tenho tres bettas, um macho e dois femeas num aquario de vinte litros...tenho areia branca, planta natural (melhora o oxigenio da água), fitro externo com vazao de 120 litros, mais eu coloco em 40 litros, um aquecedor que só ligo quando esfria, e muitas tocas...o meu betta macho tinha perdido toda a toca, agora que esta crescendo, quando tiver completamente regenerada colocarei um foto.

Joao Roberto
Iniciante Jr
Iniciante Jr



Brasil
Mensagens : 444
Pontos : 477
Reputação : 15
Data de inscrição : 30/03/2016
Idade : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: AJUDA - TRATAMENTO DE BETTA COM LABCON BACTER

Mensagem por maciel.luz em Qua Out 19, 2016 12:06 pm

Vamos lá, primeiramente parabéns pela preocupação em buscar conhecimento.
Certamente a internet nos ajuda muito, mas as vezes atrapalha mais do que ajuda, rs....

Respondendo algumas questões:

É importante aquecedor?
Resposta: sim e não.
O betta não precisa de água quente, ele precisa, assim como qualquer outro, de uma água com temperatura constante. Como aí na Bahia a temperatura é sempre muito quente, acredito que você não terá problemas com isso. Mas se o tempo esfriar o seu peixe sentirá muito. O ideal é que as variações não sejam maiores que 2°C por semana. 

Percebo a sua preocupação em gastar com medicamentos. Mas o problema do seu peixe não é doença, e sim intoxicação por amônia. Faça como o colega indicou e leia sobre o ciclo do nitrogênio na água. Aposto que foi isso que matou o seu peixe anterior. 
A amônia debilita o peixe e o deixa vulnerável a muitas doenças, como por exemplo o ictio. 
Outra coisa que favorece o ictio é a variação de temperatura. Portanto dê atenção a isso, conforme eu há lhe disse.

Outra pergunta importante que você fez foi, preciso comprar um filtro?
A resposta é, sim!

Infelizmente as pessoas só pensam na oxigenação da água, e de fato, se pensarmos assim o betta não precisa. Mas ele precisa de uma água limpa, assim como os demais peixes. O filtro serve para isso. Mais uma vez indico a leitura sobre o ciclo do nitrogênio. É no filtro que a conversão da amônia (tóxica) em nitrato (quase atóxico).

Por enquanto, recomendo Trocas Parciais de Água (TPA) semanais de 20% do volume total. 


Após terminado o tratamento que você já iniciou, procure não usar mais medicamentos, poupe dinheiro para a compra futura de um filtro.


    Os Administradores Moderadores aconselham que;

 Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
 Respeite as regras do fórum; 
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
 Visitem nosso site AquaPeixes;
 Ficha para Doenças e Tratamentos;


maciel.luz
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia

Brasil
Mensagens : 1488
Pontos : 1442
Reputação : 83
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 33

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Imagens do Betta

Mensagem por gabrielarquiteto em Qua Out 19, 2016 4:37 pm

Boa tarde!

Gostaria de agradecer a atenção de todos, cada resposta foi muito útil pra mim! Eu acho que o tratamento está dando resultados. A causa não está grudenta como antes, está se soltando e voltando ao normal, mas uma parte da nadadeira ainda continua roída (talvez vocês não percebam porque só dono percebe essas coisas e também fiz o possível para anexar imagens mais nítidas possíveis, porém tive que diminuí-las pra eu conseguir colocar no site. Coisa de iniciante). Também tenho que esperar alguns dias para ver se a causa se regenera, não é isso? 

Grato pela atenção.
Gabriel
Anexos
Caetano - Peixinho Betta 2.jpg Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(17 Kb) Baixado 2 vez(es)
Caetano - Peixe Betta.jpg Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(37 Kb) Baixado 1 vez(es)
Caetano - Peixinho Betta.jpg Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(17 Kb) Baixado 1 vez(es)

gabrielarquiteto
Iniciante
Iniciante



Brasil
Mensagens : 25
Pontos : 22
Reputação : 3
Data de inscrição : 18/10/2016
Idade : 22

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: AJUDA - TRATAMENTO DE BETTA COM LABCON BACTER

Mensagem por gabrielarquiteto em Qua Out 19, 2016 4:39 pm

Causa = Cauda*

gabrielarquiteto
Iniciante
Iniciante



Brasil
Mensagens : 25
Pontos : 22
Reputação : 3
Data de inscrição : 18/10/2016
Idade : 22

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: AJUDA - TRATAMENTO DE BETTA COM LABCON BACTER

Mensagem por Joao Roberto em Qui Out 20, 2016 8:50 am

Coloque plantas naturais, um enfeite, vai ficar mais bonito ainda o aquário e assim que der coloque o filtro, aí o seu betta chegara a um ano tranquilo, mas leia sobre ciclagem!

Joao Roberto
Iniciante Jr
Iniciante Jr



Brasil
Mensagens : 444
Pontos : 477
Reputação : 15
Data de inscrição : 30/03/2016
Idade : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: AJUDA - TRATAMENTO DE BETTA COM LABCON BACTER

Mensagem por maciel.luz em Qui Out 20, 2016 10:54 am

Sou sempre adepto do natural.
Esse substrato também não é indicado, uma vez que a sujeira se acumula mais facilmente entre as pedras. 
Indico areia de filtro de piscina.


    Os Administradores Moderadores aconselham que;

 Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
 Respeite as regras do fórum; 
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
 Visitem nosso site AquaPeixes;
 Ficha para Doenças e Tratamentos;


maciel.luz
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia

Brasil
Mensagens : 1488
Pontos : 1442
Reputação : 83
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 33

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: AJUDA - TRATAMENTO DE BETTA COM LABCON BACTER

Mensagem por SJorge em Sex Out 21, 2016 7:57 am

Concordo com o Maciel.


Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;

SJorge
Moderador Geral
Moderador Geral


Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 1548
Pontos : 1624
Reputação : 120
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em curso Re: AJUDA - TRATAMENTO DE BETTA COM LABCON BACTER

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:16 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum