Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Veja, passo a passo, como postar fotos;

Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Os membros mais ativos da semana
maciel.luz

SJorge

sanjuan

Érica Daiane

TOCANTINS

Joao Roberto

Nando123

SSales

Últimos assuntos
» pode quantos barbo sumatra num aquário de 70 litros
por SJorge Hoje à(s) 2:56 am

» Aquário + sump - 1020 litros
por maciel.luz Ontem à(s) 7:02 pm

» TPA Quando fazer?
por maciel.luz Ontem à(s) 6:59 pm

» Ciclídeos
por maciel.luz Ontem à(s) 6:58 pm

» MEU LAGUINHO ORNAMENTAL TÃO SONHADO!
por maciel.luz Ontem à(s) 6:56 pm

» (RESOLVIDO) Carpa com pontos brancos e ramificações vermelhas na cauda
por Érica Daiane Ontem à(s) 5:20 pm

» CICLAGEM AQUÁRIO
por sanjuan Ontem à(s) 3:38 pm

» SOCORROOOOO!!! BOMBAS PARARAM ABRUPTAMENTE!!!!
por TOCANTINS Ontem à(s) 2:52 pm

» Kinguio cauda roída e com manchas parecendo algodão
por SJorge Ontem à(s) 2:35 pm

» Posso manter essa fauna no meu aquário de 240L
por maciel.luz Ontem à(s) 2:18 pm

» Duvidas sobre tamponadores
por maciel.luz Ontem à(s) 2:17 pm

» beta esta se desmanchando
por maciel.luz Ontem à(s) 2:12 pm

» [Apresentação] Apresentação
por maciel.luz Ontem à(s) 1:43 pm

» Mídias de tijolos
por SJorge Sex Set 23, 2016 5:47 pm

» Como alimentar o Paulistinha?
por SJorge Qui Set 22, 2016 1:07 pm

» Problemas com TPA ( novato)
por Joao Roberto Qui Set 22, 2016 9:26 am

» Não existe pH ácido ou alcalino
por Joao Roberto Qua Set 21, 2016 12:12 pm

» Betta cauda corroída
por Joao Roberto Qua Set 21, 2016 12:05 pm

» AQUÁRIO KINGUIOS COM AMÔNIA EM 3,50!!!
por maciel.luz Ter Set 20, 2016 4:24 pm

» Mudando de Kinguios para Bettas
por maciel.luz Ter Set 20, 2016 2:07 pm

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8244)

Adilson (7037)

Wladimyr (5849)

Beto Lemos (4989)

Lucas Duarte (2775)

Thiago Marques (2333)

juniorfn (2149)

david rafael dieter (2124)

Edu Ucceli (2021)

Thiago Arai (1930)

Quem está conectado
9 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 7 Visitantes :: 1 Motor de busca

Joao Roberto, rgardim

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 109 em Sex Jun 13, 2014 10:45 pm

( Duvida a respeito do CO2 ) não entendo quase nada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Em curso ( Duvida a respeito do CO2 ) não entendo quase nada

Mensagem por Márcio Costa em Ter Jul 02, 2013 6:44 pm

Boa Noite a todos.

Vejo muitos videos a galera usando garrafa pet com suas formulas caseiras na fabricação de Co2 mais minha duvida é?

se a bombinha externa elétrica de 30 reais ( aquela que ejeta ar dentro do aquário ) não faz a mesma coisa do Co2 ?

O Co2 usado nos cilindros são o mesmo que é usado em chopeira ( pois o Co2 é gelado e não vai altera a temperatura do aquário ) ou  e só oxigênio mesmo ?

sei que esse uso e mais para aquários com plantas mais não sei a quantidade do seu uso ( quanto por dia ) ? 

pois pretendo colocar algumas plantas no meu aquário

Márcio Costa
Iniciante
Iniciante

Brasil
Pontos : 94
Reputação : 0

Em curso Re: ( Duvida a respeito do CO2 ) não entendo quase nada

Mensagem por Márcio Costa em Ter Jul 02, 2013 8:12 pm

ninguem?

Márcio Costa
Iniciante
Iniciante

Brasil

Mensagem por Wellington Serpa em Ter Jul 02, 2013 8:31 pm

Boa noite Márcio.

As plantas aquáticas, assim como as terrestres necessitam de CO2 para realizar a fotossíntese, o único meio de fornecermos CO2 para as plantas de nossos aquários, é injetar artificialmente o gás CO2. Pra isso temos os cilindros de CO2  (que são caros inicialmente, mas alongo prazo é barato), e temos as garrafadas que são um meio muito barato e alternativo de se injetar CO2 pra quem não tem condição de investir em um cilindro.
Na atmosfera temos o CO2 misturado ao oxigênio. Mesmo sabendo que esses compressores acabem injetando um pouco de de CO2 que acaba vindo junto com o oxigênio, essa quantidade de CO2 é INSIGNIFICANTE, e não é suficiente pra atender a demanda de nossas plantas, portanto o uso de compressores pra finalidade de injetar CO2 é descartado.
Não sei se o gás usado nas chopeiras são somente CO2 ou tem mais algo adicionado, mas se for montar um cilindro você vai precisar de:

1 cilindro de CO2
1 válvula topo
1 manômetro
1 válvula de ajuste fino
__
Não se enganar com cilindros de carga em pó ou outros...estes tem a resistência fraca e podem EXPLODIR se forem carregados com CO2, por isso utilize apenas o cilindro apropriado para CO2.
__
Pra facilitar o CO2 a dissolver na água usamos os difusores, eles quebram as bolhas em tamanhos minúsculos, fazendo com que o aproveitamento do CO2 seja bem maior.

Veja um difusor que eu criei, pode te ajudar:

http://aquapeixes.forumeiros.com/t3254-difusor-eficiente-com-5-reais

____

Para fazer uma garrafada devemos ter:
1 garrafa de refrigerante de 2, 2,5 ou 3l para servir de recipiente pra receita;
1 garrafa de 600ml pra servir de garrafa filtro e conta bolhas;
2 metros de mangueira de silicone, usada nesses compressores de ar e em cilindros ( pode usar menos mangueira ou mais, vai depender da distância que você por ela do aquário);
1 divisor de ar usado em aquários.
____

Montagem:
Fure a tampa da garrafa grande com uma tesoura de ponta fina ou uma faca, deixe o furo bem redondo e pouco menor que a largura da mangueira, pra ela passar apertada. Isso ajudara na vedação.
Na tampa da garrafa pequena deve ser feito 2 furos, iguais ao primeiro.
Todos os 3 furos devem ser vedados com super bonder.
A imagem a baixo mostra como deve ficar o esquema pronto, nela não mostra mas o divisor de ar fica na mangueira que sai da garrafa de 600ml e vai pro aquário, ele vai ser vir pra ajudar na regulagem das bolhas que vão pro difusor.
Como na imagem, a mangueira que vai da garrafa grande deve chegar até o fundo da garrafa pequena, enquanto a mangueira que vai da garrafa pequena deve ter a ponta próxima da tampa (não deve tocar na água)

Solução:

500g de açúcar
1 colher de bicarbonato de sódio
1/2 colher de fermento biológico

preparo:

com um funil, coloque tudo dentro da garrafa grande e complete com água morna até faltar 4 dedos pra encher a garrafa. Pegue uma tampa que não esteja furada e tape a garrafa e agite muito bem até  dissolver tudo na água. Em seguida, troque a tampa pela tampa do sistema com mangueiras, e pronto basta aguardar algumas horas até a garrafa gerar pressão suficiente pra forçar as micro bolhas sairem pelo difusor.

Com o divisor regule a quantidade de bolhas injetadas no aquário. O ideal seria 1 ou 2 bolhas por segundo durante o fotoperiodo de iluminação do aquário.

Seria interessante ter 1 drop cheker pra te ajudar na medição da quantidade de gás CO2 injetado no aquário, segue um ótimo link:

http://aquapeixes.forumeiros.com/t495-drop-checker-aqp

boa sorte, e qualquer duvidas tamos aqui.

Edit: Desculpe a demora em responder, demorei um pouco pra formular a resposta. Tenha paciência quando for esperar as repostas, embora o AQP seja famoso por ter "respostas rápidas", as vezes pode acontecer de demorar um pouco mesmo.

Wellington Serpa
Experiente
Experiente

Brasil
Pontos : 783
Reputação : 52

Mensagem por Márcio Costa em Ter Jul 02, 2013 9:03 pm

e porque trabalhei vários anos na Ambev e tenho uma chopeira completa tmb com o cilindro de Co2 outra duvida?  

quando acaba o gás de Co2 onde e completado o cilindro ?

porque o de chopeira e nos mesmo lugar onde recarrega extintor de incêndio 35 reais a recarga do cilindro de 6 Kg

Márcio Costa
Iniciante
Iniciante

Brasil

Mensagem por Márcio Costa em Ter Jul 02, 2013 9:20 pm

Wellington Serpa escreveu:Boa noite Márcio.

As plantas aquáticas, assim como as terrestres necessitam de CO2 para realizar a fotossíntese, o único meio de fornecermos CO2 para as plantas de nossos aquários, é injetar artificialmente o gás CO2. Pra isso temos os cilindros de CO2  (que são caros inicialmente, mas alongo prazo é barato), e temos as garrafadas que são um meio muito barato e alternativo de se injetar CO2 pra quem não tem condição de investir em um cilindro.
Na atmosfera temos o CO2 misturado ao oxigênio. Mesmo sabendo que esses compressores acabem injetando um pouco de de CO2 que acaba vindo junto com o oxigênio, essa quantidade de CO2 é INSIGNIFICANTE, e não é suficiente pra atender a demanda de nossas plantas, portanto o uso de compressores pra finalidade de injetar CO2 é descartado.
Não sei se o gás usado nas chopeiras são somente CO2 ou tem mais algo adicionado, mas se for montar um cilindro você vai precisar de:

1 cilindro de CO2
1 válvula topo
1 manômetro
1 válvula de ajuste fino
__
Não se enganar com cilindros de carga em pó ou outros...estes tem a resistência fraca e podem EXPLODIR se forem carregados com CO2, por isso utilize apenas o cilindro apropriado para CO2.
__
Pra facilitar o CO2 a dissolver na água usamos os difusores, eles quebram as bolhas em tamanhos minúsculos, fazendo com que o aproveitamento do CO2 seja bem maior.

Veja um difusor que eu criei, pode te ajudar:

http://aquapeixes.forumeiros.com/t3254-difusor-eficiente-com-5-reais

____

Para fazer uma garrafada devemos ter:
1 garrafa de refrigerante de 2, 2,5 ou 3l para servir de recipiente pra receita;
1 garrafa de 600ml pra servir de garrafa filtro e conta bolhas;
2 metros de mangueira de silicone, usada nesses compressores de ar e em cilindros ( pode usar menos mangueira ou mais, vai depender da distância que você por ela do aquário);
1 divisor de ar usado em aquários.
____

Montagem:
Fure a tampa da garrafa grande com uma tesoura de ponta fina ou uma faca, deixe o furo bem redondo e pouco menor que a largura da mangueira, pra ela passar apertada. Isso ajudara na vedação.
Na tampa da garrafa pequena deve ser feito 2 furos, iguais ao primeiro.
Todos os 3 furos devem ser vedados com super bonder.
A imagem a baixo mostra como deve ficar o esquema pronto, nela não mostra mas o divisor de ar fica na mangueira que sai da garrafa de 600ml e vai pro aquário, ele vai ser vir pra ajudar na regulagem das bolhas que vão pro difusor.
Como na imagem, a mangueira que vai da garrafa grande deve chegar até o fundo da garrafa pequena, enquanto a mangueira que vai da garrafa pequena deve ter a ponta próxima da tampa (não deve tocar na água)

Solução:

500g de açúcar
1 colher de bicarbonato de sódio
1/2 colher de fermento biológico

preparo:

com um funil, coloque tudo dentro da garrafa grande e complete com água morna até faltar 4 dedos pra encher a garrafa. Pegue uma tampa que não esteja furada e tape a garrafa e agite muito bem até  dissolver tudo na água. Em seguida, troque a tampa pela tampa do sistema com mangueiras, e pronto basta aguardar algumas horas até a garrafa gerar pressão suficiente pra forçar as micro bolhas sairem pelo difusor.

Com o divisor regule a quantidade de bolhas injetadas no aquário. O ideal seria 1 ou 2 bolhas por segundo durante o fotoperiodo de iluminação do aquário.

Seria interessante ter 1 drop cheker pra te ajudar na medição da quantidade de gás CO2 injetado no aquário, segue um ótimo link:

http://aquapeixes.forumeiros.com/t495-drop-checker-aqp

boa sorte, e qualquer duvidas tamos aqui.

Edit: Desculpe a demora em responder, demorei um pouco pra formular a resposta. Tenha paciência quando for esperar as repostas, embora o AQP seja famoso por ter "respostas rápidas", as vezes pode acontecer de demorar um pouco mesmo.

essa resposta foi a melhor pois a galera da agropecuária aqui perto de casa sabe que uma coisa e uma coisa e a outra e outra coisa mais não sabe explicar corretamente 

muito obrigado já me explicou 98%

Márcio Costa
Iniciante
Iniciante

Brasil

Mensagem por Edu Ucceli em Ter Jul 02, 2013 11:28 pm

Ola amigo te garanto que esta sendo muito bem orientado..

Eu ja fiz varias garrafadas iguais a estas..e obtive bons resultados..o ruim é que não conseguimos controlar a quantidade exata de bolhas por segundo snifff...mas eu fazia o seguinte "tirava a mangueirinha de dentro do aquario na parte da noite..

Ja com cilindros,válvulas,manômetros, ajuste fino"1 bolha por segundo..." e solenoide..sem duvida é o melhor sem contar que pode instalar um timer para controlar o periodo de co2 a ser injetado na água..porem sai bem carinho um cilindro com estes requisitos rsrrs 

Eu paguei na época um cilindro de 3kg da aquamazon completo!!

$1700 reais$...depois acabei fazendo um rolo e me arrependo afff demais bravissimo bravissimo bravissimo bravissimo 

Abrçs e segue uma fotinho de um plantado com 2 garrafas pet:

Esta montagem foi antes de compra o cilindro..

Abrçs

Edu Ucceli
Amigo AQP
Amigo AQP

Membro bastante Participativo
Brasil
Pontos : 2155
Reputação : 105

Mensagem por Wellington Serpa em Ter Jul 02, 2013 11:41 pm

Márcio Costa escreveu:e porque trabalhei vários anos na Ambev e tenho uma chopeira completa tmb com o cilindro de Co2 outra duvida?  

quando acaba o gás de Co2 onde e completado o cilindro ?

porque o de chopeira e nos mesmo lugar onde recarrega extintor de incêndio 35 reais a recarga do cilindro de 6 Kg

Se carrega em lojas de extintor mesmo, se o cilindro de chop é apropriado pra co2, talvez você só tenha que comprar as outras peças que são, válvula top (se já não tiver), manômetro, válvula selenoide (opcional, mas e bom ter) e a válvula de ajuste fino ( se puder compre uma com saída dupla, o preço é quase o mesmo da comum).
veja se te interessa:
http://www.plantados.com.br/#/home
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472296798-kit-p-cilindros-de-co2-p-aquarios-plantados-_JM
http://aquaeden.com.br/

São os 2 vendedores mais confiáveis que eu conheço no mercado livre ( e fora, afinal eles tem site próprio).
a  Eden tem face, sempre rola umas promoção, e você fala diretamente com o dono.

boa sorte

Wellington Serpa
Experiente
Experiente

Brasil

Mensagem por Márcio Costa em Qui Jul 04, 2013 8:11 am

depois vou posta a foto do cilindro que eu tenho

Márcio Costa
Iniciante
Iniciante

Brasil

Mensagem por Márcio Costa em Qui Jul 04, 2013 12:42 pm

fotos

Márcio Costa
Iniciante
Iniciante

Brasil

Mensagem por Wellington Serpa em Qui Jul 04, 2013 6:09 pm

Esse cilindro está em uso? o teste dele ainda está valendo? (quanto tempo) se não, faça um teste antes de usa-lo, o teste é valido por 5 anos.
Me parece que vai ter que trocar apenas o manômetro (talves de pra usar este, mas eu não posso afirmar isso).
Se precisar trocar o manômetro, vai faltar apenas uma válvula de ajuste fino, vai ficar bem barato pra você montar esse cilindro ai rapaz valeu

Wellington Serpa
Experiente
Experiente

Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:04 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: