Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Veja, passo a passo, como postar fotos;

Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Os membros mais ativos da semana
maciel.luz
 
SJorge
 
Joao Roberto
 
Marcelo Duarte
 

Últimos assuntos
» O meu laguinho
por SJorge Sex Jun 23, 2017 7:28 pm

» Aquário + sump - 1020 litros
por Joao Roberto Qua Jun 21, 2017 12:10 pm

» Tronco
por maciel.luz Seg Jun 19, 2017 11:17 am

» [Apresentação] Juliano Borges da Silva
por maciel.luz Seg Jun 19, 2017 11:10 am

» Vale a pena tentar baixar o PH?
por maciel.luz Qua Jun 14, 2017 4:49 pm

» Aquário Comunitário 240 L
por Joao Roberto Qua Jun 14, 2017 9:03 am

» CRIAÇÃO DE TILÁPIA
por Joao Roberto Sex Jun 09, 2017 10:17 pm

» Meus peixes estão morrendo
por Joao Roberto Sex Jun 09, 2017 7:25 pm

» Musgo De Java
por Joao Roberto Sex Jun 09, 2017 1:47 pm

» Confecção de um aquário para traíras e tilápia
por Joao Roberto Qui Jun 08, 2017 9:21 am

» Lâmpada
por Joao Roberto Dom Jun 04, 2017 11:25 am

» Acidente
por Joao Roberto Sab Jun 03, 2017 12:06 am

» Apresentação
por geraldopadilha Sex Jun 02, 2017 8:36 pm

» Ardósia em Aquário
por maciel.luz Seg Maio 29, 2017 3:46 pm

» Ensinando Lepsosteus comer Filé
por maciel.luz Seg Maio 29, 2017 3:45 pm

» Meu Comunitário de Poecilídeos - 180 Litros
por Joao Roberto Seg Maio 22, 2017 8:45 am

» Filtro
por Joao Roberto Seg Maio 22, 2017 8:43 am

» Aquário Maternidade
por maciel.luz Dom Maio 21, 2017 10:31 pm

» Problemas com compra pela internet
por maciel.luz Seg Maio 15, 2017 2:22 pm

» Medidor de ph digital
por Joao Roberto Qui Maio 11, 2017 8:54 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8253)
 
Adilson (7042)
 
Wladimyr (5849)
 
Beto Lemos (4989)
 
Lucas Duarte (2775)
 
Thiago Marques (2333)
 
juniorfn (2149)
 
david rafael dieter (2124)
 
Edu Ucceli (2021)
 
Thiago Arai (1930)
 

Quem está conectado
5 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 5 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 109 em Sex Jun 13, 2014 10:45 pm

Hidropsia: Há cura para esse mal?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artigo Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por Adilson em Dom Fev 20, 2011 9:09 pm

Revisado por Adilson e Mauricio Molina.

A hidropsia, também conhecida como ascite, ou barriga d'água, não é uma doença propriamente dita, mas um sinal clínico que pode ser decorrente de algumas enfermidades., uma síndrome. Ela ocorre quando há retenção de líquidos na cavidade abdominal, músculos e pele, o que prejudica o bom funcionamento do organismo como um todo.

Também ocorre insuficiência dos rins e do coração do peixe. Ele não consegue eliminar água de seu organismo. As escamas, que estão presas a ele só por uma parte, se levantam, eriçam. Sobrevêm lesões nas guelras, intestinos, etc. A degeneração do coração e dos rins é causada por toxinas que podem ser de origem fermentativa, tumoral ou parasitária.

As causas mais comuns para este sintoma podem ser:

ArrowVírus, que costumam acometer os ciprinídeos ( peixes da família das Carpas)

Arrow Infecções bacterianas

Arrow Tuberculose, lepidortose e o excesso de nitratos também podem ocasionar barriga d'água.

Arrow Em alguns casos, problemas ovarianos em fêmeas, tumores em determinadas localizações, constipação intestinal ou gases podem simular a hidropsia, já que causam aumento de abdômen.
 

  Enfermidades de origem bacteriana são muito comuns em peixes ornamentais e normalmente estão associados a má qualidade da água e alimentação desbalanceada e pobre em vitaminas. Como as bactérias são encontradas facilmente na água do aquário, é importante que os peixes tenham sempre sua imunidade fortalecida por meio de alimentos de qualidade e água equilibrada, com níveis ótimos de ph e temperatura e baixa ocorrência de compostos nitrogenados.

  Conforme a maioria dos aquaristas já sabem, a matéria orgânica em excesso vai se acumulando no fundo do aquário e sendo transformada em amônia e nitrito por meio da atividade microbiana. Estes dois compostos, quando em excesso, são bastante tóxicos aos peixes. Mesmo em níveis pouco elevados, podem predispor os animais a infecções bacterianas, já que geram estresse e , consequentemente, diminuem a imunidade. Por este motivo é essencial que os níveis de amônia e nitrito, além do Ph, sejam verificados semanalmente, ou no mínimo a cada quinze dias. Este procedimento avalia o funcionamento do filtro biológico e mostra ao aquarista se a frequência de trocas parciais está sendo eficiente para controlar os compostos nitrogenados.

  É importante também, que toda troca parcial seja precedida de uma sifonagem de fundo, o que auxilia na retirada do excesso de matéria orgânica do aquário. O melhor caminho para lidar com a Hidropsia é a prevenção. Peixes plantas e objetos devem passar por uma desinfecção antes de serem inseridos no aquário, para isto usa-se um desinfetante preventivo próprio para este fim. Outra ferramenta de prevenção é a quarentena.

Como prevenção a temperatura deve ser a mais constante possível, e apropriada para as espécies co-habitantes, embora qualquer peixe resista às variações naturais, lentas e graduais da temperatura, até um certo limite. A iluminação adequada em aquários plantados é também necessária à "saúde" da água. Várias espécies de peixes necessitam de quantidades diferentes de claridade, devemos dispor o layout com cavernas, troncos, etc. Peixes de hábitos noturnos não estão bem adaptados a viverem todo o dia sob intensa luminosidade. Dureza e pH devem ser compatíveis com os peixes, daí a necessidade de se estudar as características e necessidades de cada um para saber quais poderão ficar juntos. Peixes recém adquiridos devem passar por um período de observação em aquário específico antes de serem misturados aos demais peixes. Para peixes já infectados, quanto mais cedo o tratamento começar, melhores as chances de reagirem de maneira positiva. À medida que o tempo passa, o estado clínico geral piora e as defesas diminuem, comprometendo a eficiência do tratamento.

A dieta deve ser balanceada, vitaminada e variada. Existe um fator muito importante: as vitaminas sofrem intensamente a influência do calor e também da luz e umidade. Por isto, não podemos nos preocupar unicamente com a data de validade de um alimento ou de um medicamento. O prazo de validade teria importância se o medicamento, vitaminas, etc, fosse conservado em temperatura, em geral, de no máximo 30°C. Além disso, a ração deve ser variada. Não adianta dar sempre a mesma ração. Por melhor que seja, ela não será completa. O peixe, como nós e as plantas, precisa de "elementos traços", que dificilmente estarão incluídos numa só. Compre sempre ração em recipientes menores, de acordo com a quantidade de peixes. Não tire todo o lacre, só abra um pedaço. Mantenha fechado em lugar seco, arejado e sem incidência de sol. Dê sempre o mínimo de comida necessária de cada vez, aumentando a frequência até a quantidade total para o dia. Não dê quantidade que os peixes não consigam consumir de imediato. Exceto, é claro, alimentos de fundo e nesse caso, nunca dê se ainda houver resíduos do anterior. Sempre que possível, ofereça alimentos vivos, tomando cuidado com cada tipo de alimento pois muitos deles podem trazer bactérias ou outros patógenos.

  Como tratamento um bactericida de boa qualidade faz-se essencial para o combate aos micro-organismos responsáveis pelos sintomas. É preferível que o tratamento seja feito em aquário hospital, para que a biologia benéfica do aquário principal não seja afetada.

O início imediato do tratamento é essencial. Quanto mais cedo melhores as chances do peixe reagir. À medida que o tempo passa, as condições do peixe pioram, suas defesas diminuem, seus órgãos caminham para o colapso, deixando o tratamento cada vez mais difícil. Durante o tratamento, o peixe deve ser colocado no aquário hospital, tanto para o tratamento em si como para proteção dos outros. A água deve ter os parâmetros adequados para a espécie, evitando-se porém águas muito ácidas para melhor ação dos antibióticos, no caso de usá-los. Eles em geral não funcionam bem em meio ácido. Deve ser oferecida alimentação variada, e de preferência com alto teor de vitaminas A e D. A água deve ter boa aeração. Não pode ter filtração, ou pelo menos nenhuma filtração química.

A hidropsia, como em qualquer doença, quanto antes se iniciar o tratamento, mais possível se faz a cura. Como você vai saber se seu peixe vai se curar? Só tentando. Se você ler que a cura é impossível, não acredite. Tente. Há inúmeros relatos de sucesso. Nenhum sucesso em quem não tentou.

Contra a inchaço do peixe, em si, para ajudá-lo a eliminar água, pode-se tentar o uso do sal grosso - sem iodo. Evitar seu uso em peixes tipo cascudos, limpa-vidros, etc. O uso de 1 colher, das de sopa, cheia de sal para 10 litros de água é recomendado por alguns autores. Vamos nos referir ao tratamento da hidropsia por bactérias. O uso de antibióticos é importante porque, matando os germes, basicamente causadores da doença ou simples oportunistas (que se aproveitam das condições debilitadas do peixe), o doente terá melhores condições de se recuperar. Vários antibióticos são usados. Há aquaristas que relatam bons resultados com o uso de Aureomicina (clorotetraciclina) na dose de 250 mg para cada 20 L de água durante 3 dias, renovando-se a solução após este prazo, até o restabelecimento do peixe. A Terramicina (oxitetraciclina) também é usada na dose de 50 mg por litro de água em banhos de 24 a 72 horas, renovando-se a solução se estiver dando resultado. A Cloromicetina (cloranfenicol) também é usada na mesma dosagem e tempo que a Terramicina. Há autores que referem bons resultados mesmo com o uso de 5 a 10 mg por litro de água.

Hoje usamos antibióticos mais potentes para o combate à Pseudomonas em humanos. Na verdade não são mais potentes, mas sim diferentes, pois a bactéria adquire resistência facilmente. Nas que atacam no aquário, porém, não é de se esperar que esta resistência tenha ocorrido com frequência pois aí o uso de antibióticos não é abusivo como nos humanos. Um desses é o Ciprofloxacino. Não sei da experiência em peixes, mas correlacionando ao uso da Aureomicina, seria possível usar 500 mg para 40 L de água, também até a cura, com troca da solução em 2 ou 3 dias. Não se conhece muitos estudos sobre a toxicidade dos antibióticos sobre os peixes - só sobre bactérias e sobre humanos - mas autores que fazem referências a bons resultados com o uso da Aureomicina, dizem que após a cura, os peixes procriaram.

* Como auxiliar no tratamento é bom o uso da ração medicamentosa Alcon Cure que é muito eficiente contra bactérias ou outra que não conheço se tem.

  Bom espero que este artigo possa algum dia ser útil há alguém.


Referência bibliográfica:

  Alcon News vol. 17

Aquahobby


Última edição por Adilson em Seg Fev 21, 2011 8:17 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por Adilson em Qua Fev 23, 2011 8:40 pm

É estranho eu elogiar este artigo mas com o acréscimo feito pelo Maurício ele está super completo e quem tem problemas semelhantes a este com seus peixes vale muito a pena ler, pois nele há todas as possibilidades de tratamento, eu espero que ninguém precise mas se for o caso aqui tem uma chance de um tratamento eficaz.
Abrçs a todos!
avatar
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por Rafael Machado em Dom Jul 29, 2012 1:30 am

Obrigado por esse tópico ! To com um oranda muito mal já comecei com baktopur e vou depois tentar outros tratamentos porque não há sinais de melhora !
avatar
Rafael Machado
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 50
Pontos : 52
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/05/2012
Idade : 30

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por Mauricio Molina em Seg Jul 30, 2012 12:02 pm

Nos mantenha informado sobre tratamento...

Abraços!


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8253
Pontos : 83469
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 33

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por regiane em Qui Set 13, 2012 10:53 pm

Boa noite,
Meu kinguio está sem comer há dois dias, parece triste, ele é gordinho mas aparenta estar um pouco inxado, não tenho certeza, as escamas parecem estar normais. Da última vez que o medi ele estava com 19cm. Vive com mais seis kinguios bem menores(+ OU -) 13cm, 10CM, 7CM 7CM, 5CM.
PH entre 7,2
temperatura 24 graus( estava 22, aumentei depois que notei algo erado)
ração sera colors sticks, kijaro ( 1 vez por semana + - coloco água de um pedacinho de alho na ração, um vendedor me disse que ajuda a aumentar a imunidade).
tpas 30% entre 8 ou 10 dias + -
laguinho interno com 150 litros +_ ou 180(NÃO E LEMBRO AGORA).
bomba com carvão ativado, perlom e filtro biológico.
Já aconteceu isso com O mesmo peixe há algum tempo eu aumentei a temperatura um pouco, fiz tpa e ele melhorou, mas desta vez não deu certo.
Gostaria muito de salvá-lo.
Alguém pode me ajudar por favor?
Pretendo aumentar o lago mas ainda não foi possível, sei que este espaço é pequeno, mas procuro manter limpo.
Muito obrigada!
Regiane
avatar
regiane
Novo no fórum
Novo no fórum


Brasil
Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por regiane em Sex Set 14, 2012 8:45 am

Bom dia a todos,
Hoje notei que o kinguio está com os olhos bem inchados, fiz tpa ontem e a temperatura está em 26.
Alguém pode me ajudar por favor?
Não sei se estou enviando as mensagens corretamente.
Muito obrigada.
Regiane
avatar
regiane
Novo no fórum
Novo no fórum


Brasil
Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por Beto Lemos em Sex Set 14, 2012 8:55 am

Regiane

O ideal seria ter uma foto do peixe,mas o olho inchado pode ser pop -eye
caso constatado,deve iniciar o tratamento com bactericida,a Alcon possui um medicamento chamado Bacter,na bula tem a dosagem a ser aplicada, ou melhor ainda utilizar o melafix,esse um pouco mais caro.


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por Mauricio Molina em Sex Set 14, 2012 9:09 am

Ola...

Seja ebm vinda ao aQP!

O Beto tem razão, embora o melafix é mais caro, é uma medicamento muito bom, vale o preço...

Abraços!


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8253
Pontos : 83469
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 33

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por Wladimyr em Sex Set 14, 2012 10:28 am

Lembrando que alguns tratamentos é necessário separar os peixes doentes, leia atentamente a bula para dosar corretamente e seguir o tratamento até o final. Boa sorte no tratamento.

[]s


Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 5849
Pontos : 5986
Reputação : 393
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 39

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por regiane em Seg Set 17, 2012 7:54 pm

Boa noite pessoal,
Comecei o tratamento no sábado com o bacter, 2 dias depois o peixe já voltou ao normal e já está comendo normalmente.
Muito obrigada!
Ele ficou + de 3 dias sem comer achei que ia perde-lo seu olho parecia que ia estourar.
Se eu fizer um lago maior tenho que continuar fazendo tpas uma vez por semana ou posso ter um intervalo maior entre elas?
Está com 150ls, não sei ainda quanto vou aumentar.
Muito obrigda
avatar
regiane
Novo no fórum
Novo no fórum


Brasil
Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2012
Idade : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por Adilson em Seg Set 17, 2012 9:18 pm

Que bom que deu certo, pode aumentar o período de tpa para cada 15 dias.
Abrçs!


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por Igor Daniel's em Qui Nov 08, 2012 7:25 pm

Juro que quando li o título do post rapidamente entendi:

Hipocrisia: Há cura para esse mal?

kkkkkkkkkk

Mas voltando ao assunto, é uma pena que nem todas as pessoas que compram aquários tem o cuidado de estudar como funciona, estudar a espécie que vai comprar. E sem conhecimento fazer muitos animais sofrerem achando que está tudo certo.


Att,

Igor Guimarães


avatar
Igor Daniel's
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 193
Pontos : 193
Reputação : 6
Data de inscrição : 22/08/2012
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por yzzypage em Dom Out 06, 2013 9:03 am

Amigo, quando cita no artigo desinfetante para peças inseridas no aquario. Que tipo de desinfetante se refere?


I'll miss you.


Yzzy
avatar
yzzypage
Iniciante
Iniciante


Argentina
Mensagens : 152
Pontos : 170
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 31

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por maciel.luz em Qui Out 15, 2015 1:03 am

Muito bom esse artigo, eu ainda não o tinha lido!
Parabéns!


    Os Administradores Moderadores aconselham que;

 Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
 Respeite as regras do fórum; 
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
 Visitem nosso site AquaPeixes;
 Ficha para Doenças e Tratamentos;

avatar
maciel.luz
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
3º Colocado
Brasil
Mensagens : 1846
Pontos : 1791
Reputação : 95
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 33

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Hidropsia: Há cura para esse mal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum