Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Algumas dúvidas 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Algumas dúvidas 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Algumas dúvidas 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Algumas dúvidas 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Algumas dúvidas 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Algumas dúvidas 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Algumas dúvidas 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Algumas dúvidas 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Água Turva no meu aquário
por lucasmachadobhz Qui Abr 25, 2024 8:23 pm

» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Algumas dúvidas Left_bar_bleueAlgumas dúvidas Full_bar_bleueAlgumas dúvidas Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Algumas dúvidas Left_bar_bleueAlgumas dúvidas Full_bar_bleueAlgumas dúvidas Right_bar_bleue 
Wladimyr (6191)
Algumas dúvidas Left_bar_bleueAlgumas dúvidas Full_bar_bleueAlgumas dúvidas Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Algumas dúvidas Left_bar_bleueAlgumas dúvidas Full_bar_bleueAlgumas dúvidas Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Algumas dúvidas Left_bar_bleueAlgumas dúvidas Full_bar_bleueAlgumas dúvidas Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
Algumas dúvidas Left_bar_bleueAlgumas dúvidas Full_bar_bleueAlgumas dúvidas Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
Algumas dúvidas Left_bar_bleueAlgumas dúvidas Full_bar_bleueAlgumas dúvidas Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Algumas dúvidas Left_bar_bleueAlgumas dúvidas Full_bar_bleueAlgumas dúvidas Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Algumas dúvidas Left_bar_bleueAlgumas dúvidas Full_bar_bleueAlgumas dúvidas Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Algumas dúvidas Left_bar_bleueAlgumas dúvidas Full_bar_bleueAlgumas dúvidas Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Algumas dúvidas

3 participantes

Ir para baixo

Em curso Algumas dúvidas

Mensagem por Luiz Fernando Sex Nov 26, 2010 2:22 pm

Olá Maurício

No dia 24p.p, enviei-lhe um e-mail expondo dúvidas. Ainda não recebi resposta.
Não sei se usei o canal correto.
A primeira pergunta: como fazer para me comunicar com vocês? A maneira que encontrei foi abrindo este tópico.
Sou neófito em aquário. Estou encantado.
Tenho um aquário de +-18 lts (descontando a areia do fundo), com algumas plantas e uma população de 5 corrydoras, 5 neons e 5 guppies.
Ganhei um de 100 x 40 x 25 quero plantá-lo e além disso criar um tapete. Para o substrato, pretendo usar areia (de construção mesmo), seixo pequeno (também de construção) e humus de minhoca. Acho que, em função do tapete, posso dispensar o uso da areia ou do seixo. Qual dos dois? Como devo usar o humus: debaixo da camada de areia (ou seixo) misturado...?
Qual a melhor planta a ser usada? Já ouvi falar em Musgo de Java, mas parece ser difícil de ser encontrado aqui em Belém(Pará). Quanto tempo devo esperar até passar os peixes? como o aquário é maior também quero também aumentar a população. Pretendo acrescentar molinésias ou outro peixe pequeno. Vale a regra
1cm de peixe para 1 litro de água???
Como alimentação uso camarão bem dessalgado, cosido no forno, triturado no liquidificador, coado, novamente cosido no forno e novamente triturado.
Se que é muita coisa de uma vez só, mas conto a colaboração de vocês.
Luiz Fernando
Luiz Fernando
Experiente
Experiente

Algumas dúvidas Empty
Brasil
Mensagens : 666
Pontos : 763
Reputação : 3
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Mauricio Molina Sex Nov 26, 2010 10:36 pm

Ola Luiz seja bem vindo ao AQP!

Vamos por partes...

Luiz Fernando escreveu:Olá Maurício

No dia 24p.p, enviei-lhe um e-mail expondo dúvidas. Ainda não recebi resposta. Não sei se usei o canal correto.

Não me lembro de ter recebido sua duvida pelo "Fale Conosco", quando recebo dúvidas por meio deste canal, retorno dizendo que não retiramos duvidas desta maneira, somente pelo fórum.

Luiz Fernando escreveu:A primeira pergunta: como fazer para me comunicar com vocês? A maneira que encontrei foi abrindo este tópico.

Bom sempre que tiver alguma duvida basta abrir um tópico assim como fez com este, mas na sala correta para sua dúvida. Se não souber onde é o local mais correto, não tem problemas movemos para a sala correta.

Luiz Fernando escreveu: Ganhei um de 100 x 40 x 25 quero plantá-lo e além disso criar um tapete. Para o substrato, pretendo usar areia (de construção mesmo), seixo pequeno (também de construção) e humus de minhoca.

No lugar da areia de construção, use areia de filtro de piscina, é da mesma cor, mas tem uma granulometria melhor, te dará muito menos trabalho na hora da lavagem também. Agora como substrato fértil, use húmus de minhoca (tratado) + laterita (composta por ferro). Não é necessário uso de pedras, apenas se quiser enfeitar, fazer tocas, etc...

Luiz Fernando escreveu:Acho que, em função do tapete, posso dispensar o uso da areia ou do seixo. Qual dos dois?

Que tapete é esse que cita, no começo achei que queria fazer um tapete de plantas rasteiras, mas acho que não é isso correto?

Luiz Fernando escreveu:Como devo usar o humus: debaixo da camada de areia (ou seixo) misturado...?

Todo substrato fértil deve ser usado de baixo da camada isolante (areia), porque se entrar em contato com a água terá muita dor de cabeça posteriormente. É necessário tratar o húmus antes da colocação.

https://aquapeixes.forumeiros.com/plantas-e-aquarios-plantados-f31/dicas-para-tratamento-de-humus-de-minhoca-t114.htm

https://aquapeixes.forumeiros.com/projeto-faca-voce-mesmo-fvm-f4/como-preparar-humus-de-minhoca-para-aquarios-t768.htm#4507

Luiz Fernando escreveu:Qual a melhor planta a ser usada? Já ouvi falar em Musgo de Java, mas parece ser difícil de ser encontrado aqui em Belém(Pará).

Amigo isso é dependerá do que pretende, é diferente um aquário com plantas de um aquário plantado, existe muitas variedades e especies de plantas.

hhttps://aquapeixes.forumeiros.com/plantas-e-aquarios-plantados-f31/aquarios-plantados-x-aquarios-com-plantas-t153.htm#694

Luiz Fernando escreveu:Quanto tempo devo esperar até passar os peixes?

Todo aquário preciso ter o tempo da ciclagem, este tempo é para a maturação da bilogia do aquário, que leva em torno de 30 a 45 dias, com todos os equipamentos ligados, filtros, aquecedor, etc..

Luiz Fernando escreveu:como o aquário é maior também quero também aumentar a população. Pretendo acrescentar molinésias ou outro peixe pequeno. Vale a regra 1cm de peixe para 1 litro de água???

Sim pode colocar mais peixes, só precisa sempre colocar os compatíveis, como esses que citou. Esta regra não pode ser levada muito a serio, pois não vale pra todas as especies. Dependerá muito da qualidade do seu sistema de filtragem.

Luiz Fernando escreveu:Como alimentação uso camarão bem dessalgado, cosido no forno, triturado no liquidificador, coado, novamente cosido no forno e novamente triturado.

É uma boa alimentação, mas é necessário dar ração especifica, e manter essa como alimentação complementar, pois uma boa ração tem muitas vitaminas e minerais essenciais aos peixes. Tenha em mente que uma completara a outra.

Qualquer duvida é só postar novamente...

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Luiz Fernando Sáb Nov 27, 2010 12:41 pm

Maurício
obrigado, suas respostas foram muito esclarecedoras.
O tapete a que me refiro é realmente de plantas rasteiras. Pode ser feito sem o humus? Vou desistir de ter aquário plantado. Vou ficar só com as plantas Meu filtro é externo Aquatech FE 100, vazão 700 lts.
Estou sendo solicitado a dizer se a resposta ajudou ou não. Essa é a primeira vez que peço ajuda e essa solicitação é bem antiga. Por favor, se for possível me esclareça. Um abraço
Luiz Fernando
Luiz Fernando
Luiz Fernando
Experiente
Experiente

Algumas dúvidas Empty
Brasil
Mensagens : 666
Pontos : 763
Reputação : 3
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Mauricio Molina Seg Nov 29, 2010 12:31 pm

Ola Luiz!

Para manter um tapete, é necessário ter uma boa iluminação. É necessário sim ter um substrato fértil, pode ser húmus + laterita.

Sobre o filtro o legal seria comprar outro melhor, pode fazer um canister caseiro, ou comprar um industrial mesmo, é caro mais seu custo X beneficio é excelente. Se estiver espaço pode ir de sump também que é excelente sua filtragem, ainda mais que pretende colocar mais peixes. Tenha em mente que filtragem nunca é de mais...

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Luiz Fernando Seg Nov 29, 2010 2:44 pm

Maurício,
obrigado pela ajuda, mas....
a) já vi alguém tentando mostrar a montagem de um filtro cannister, mas,
me perdoem a ignorância, não entendi. Se puderem detalhar mais eu agradeço;
b) Sump. Essa palavra eu também já li, mas não tenho a mínima idéia do que se trata. Lembrem-se de que sou neófito na coisa.
Um abraço do
Luiz Fernando
Luiz Fernando
Luiz Fernando
Experiente
Experiente

Algumas dúvidas Empty
Brasil
Mensagens : 666
Pontos : 763
Reputação : 3
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Mauricio Molina Seg Nov 29, 2010 4:19 pm

Luiz na propria mensagem que passei esta linkado para um passo a passo da construção de um canister, mas em todo o caso olha o link:

https://aquapeixes.forumeiros.com/projeto-faca-voce-mesmo-fvm-f4/filtro-canister-caseiro-t167.htm

Sump é um sistema de filtragem, um aquário com divisórias, contendo mídias filtrantes, esse é muito mais fácil de fazer. Precisa ter no minimo 20% do volume do aquário.

Exemplos:

https://aquapeixes.forumeiros.com/projeto-faca-voce-mesmo-fvm-f4/projeto-sump-t719.htm

https://aquapeixes.forumeiros.com/projeto-faca-voce-mesmo-fvm-f4/overflow-e-sump-t925.htm

São dois excelentes sistemas de filtragem, só depende do espaço que tem.

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Luiz Fernando Ter Nov 30, 2010 3:18 am

Maurício
obrigado pela paciência e boa vontade. Na verdade já revi suas mensagens e a unica montagem que você me mandou foi na sua última.
Estou querendo fazer o que você diz e montar um canister mas só gostaria de saber por que devo trocar o filtro que tenho.
Encontrei no FVM um projeto montado pelo betolemos edição de Alexandre Altieri. Gostei muito e espero que você me ajude por lá
Luiz Fernando
Luiz Fernando
Experiente
Experiente

Algumas dúvidas Empty
Brasil
Mensagens : 666
Pontos : 763
Reputação : 3
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Mauricio Molina Ter Nov 30, 2010 10:56 am

Não precisa trocar o filtro e sim aumentar a capacidade do seu sistema.

Geralmente esses filtros são fracos na parte biológica, e quanto maior a qualidade nesta parte é melhor para a saúde do sistema.

Pode ser o projeto do Beto, o que te passei do Vany ensina passo a passo:

https://aquapeixes.forumeiros.com/projeto-faca-voce-mesmo-fvm-f4/filtro-canister-caseiro-t167.htm

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Luiz Fernando Seg Dez 20, 2010 8:55 pm

Quando vocês dizem que um aquário é de 100 lts estão se referindo à capacidade total de água que ele suporta ou à quantidade de água que ele tem efetivamente?

Por exemplo meu aquário tem as medidas larg.100 compr. 25 e alt. 40 ou seja capacidade para 100ls, mas eu uso 5 cm de areia e deixo um espaço de 10 cm da coluna d'água até a borda superior, ou seja, de água mesmo ele tem 75 litros.

Nesse caso meu aquário é de 100 ou 75 litros?
Luiz Fernando
Luiz Fernando
Experiente
Experiente

Algumas dúvidas Empty
Brasil
Mensagens : 666
Pontos : 763
Reputação : 3
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Mauricio Molina Ter Dez 21, 2010 10:06 am

Ola Luiz!

Sua dúvida tem procedência, geralmente falamos o volume bruto do aquário, que no seu caso é de 100 litros, é por onde precisamos nos basear para filtros, ja os produtos químicos em 75 l.

Mas agora se formos descontar equipamentos, enfeites, etc, é necessário descontar 20% do total.

Seu aquário é de 100 l, mas de volume efetivo 75 l. Pela conta o seu teria 80 l, mas como deixa 10 cm da borda.

Eu gosto do aquário cheio até o limite, não gosto de ver a sobra.

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Luiz Fernando Ter Dez 21, 2010 12:52 pm

Oi Molina,

Muito obrigado pela atenção. Eu também gosto da idéia de encher o aquário até a borda, mas esqueci de dizer que os 10 cm me sentia obrigado a deixar por causa da queda d'água do filtro (Aquatech FE 100, ainda não consegui construir o meu canister) mas, observando melhor, posso diminuir esse espaço para 5 ou até 3 cm, passando a ter uma coluna d'água de 87,5 lt a 92,50 lts.

Mas a água nessa altura não ficaria muito próxima da lâmpada, +- 5 cm ?

A tampa do aquário é construção própria em madeira leve.

Você poderia mandar o esquema de uma tampa com luminária especificando
inclusive o material?
Luiz Fernando
Luiz Fernando
Experiente
Experiente

Algumas dúvidas Empty
Brasil
Mensagens : 666
Pontos : 763
Reputação : 3
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Mauricio Molina Ter Dez 21, 2010 11:27 pm

Bom a questão da lampada só você poderá dizer, pois não tenho ideia de como pode estar sua luminária. A minha não encosta.

A minha fiz com MDF que sobrou de um gabinete que fiz pra casa do meu pai, não sou marceneiro mas encarei esta façanha, e modesta parte ficou bonito.

Assim que der posto as fotos da luminária.

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Luiz Fernando Qua Dez 22, 2010 2:07 am

Valeu Molina. A lâmpada não encosta na água, fica distante + - 5 cm.

O que ainda me atrapalha um pouco é a linguagem que vocês usam, rsrsrs.

Por favor me explique o que é MDF. Aguardo as fotos da tampa do aquário com a luminária.

Isso vale também para a galera que se dispuser a me ajudar. Afinal quanto mais fotos de tampas e luminárias eu tiver, melhor para eu decidir por qual trocar (o que já venho pensando há algum tempo).
Luiz Fernando
Luiz Fernando
Experiente
Experiente

Algumas dúvidas Empty
Brasil
Mensagens : 666
Pontos : 763
Reputação : 3
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Beto Lemos Qua Dez 22, 2010 7:41 am

Luis

O mdf é um tipo de aglomerado de fibra de madeira.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Medium_Density_Fiberboard
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Mauricio Molina Qua Dez 22, 2010 10:36 am

Sobre o MDF:

http://www.montagge.com.br/mdf.htm

Assim que der posto as fotos, mas é uma tampa comum, nada de especial.

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Luiz Fernando Qua Dez 22, 2010 12:05 pm

Ok Maurício

Muito bom o artigo sobre madeira que você mandou. Instrutivo mesmo.Obrigado.
Luiz Fernando
Luiz Fernando
Experiente
Experiente

Algumas dúvidas Empty
Brasil
Mensagens : 666
Pontos : 763
Reputação : 3
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos