Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 15 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 15 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Overflow e Sump
+3
Balvaro
Mauricio Molina
Gustavo88
7 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Overflow e Sump
Pessoal, gostaria de compartilhar com voces um projeto baseado em um artigo de um colega em outro forum, na verdade esse colega divulgou a parte que consiste no overflow em si e o sump ficou por minha conta, as vantagens são os preços dos materiais e a facilidade na manutenção que na minha modesta opinião é a mais simples possivel, vamos as fotos:
Aqui o aquário, e o sump com overflow ja em funcionamento.
,
Detalhe do sump aberto, usei um pote de plastico menor e coloquei o perlon, e no pote maior coloquei as ceramicas e bomba de retorno da água para o aquário, essa bomba é uma Atman de 1300 litros/hora, ela vem com um bico com controle de vazão o que facilita a regulagem de acordo com o tamanho do aquário e tb do sump, nessa fase da pra notar que o perlon ja esta um pouco sujo, o filtro ja estava em funcionamento.
Esse é o overflow, feito com cano de 3/4 (mas que pode ser feito com canos de qq dimensão de acordo com o tamanho do aquário), na parte de cima podem notar que eu coloquei um registro daqueles de mangueirinha de ar, todo o sistema é iniciado por ali, qdo o cano de entrada é colocado no aquário, deve-se sugar o ar pela valvula através de uma mangueira até que comece a subir água e depois prenda com um grampo ou clipes e nao deixe a água que vai estar dentro da mangueirinha voltar, isso garante que o sistema volte a funcionar se houver queda de energia, coloquei um registro no fim do sistema, esse registro é dos grandes mas eu ja tinha ele aki em casa, mas pode ser o usado o registro simples que é bem mais barato.
Essa é a parte de saida da água no aquário para o sump, usei mangueira tipo "traquéia" é mais facil de dobrar, e coloquei uma abraçadeira pra garantir.
Esse é o retorno da água do sump, usei cotovelos roscaveis e um adaptador de mangueira de jardim que é de 1/2 pol.
Sump ja em funcionamento, nessa fase eu verifiquei uma falha no sistema que poderia causar transbordamento do aquário, é que a entrada poderia ser tapada caso algum peixe morresse, sendo assim a aquário nao desceria para o sump mas continuaria a entrar no aquário, entao eu usei uma luva soldavel, furei com furadeira, varios furos grandes e encaixei na ponta desse cano, a luva fica com os furos no nivel da água permitindo a entrada normalmente mas impedindo q qq coisa tape 100% a entrada de água, ja que a parte de cima da luva fica acima do nivel da água!
Esse é o efeito de ralo que se forma qdo esta em funcionamento.
Sistema todo em funcionamento, sem vazamentos e com vazão de tres vezes o volume do aquário, mas pode chegar a até 10 vezes.
É isso pessoal, espero que gostem qq duvida estou a disposição.
abraço a todos!
Aqui o aquário, e o sump com overflow ja em funcionamento.
,
Detalhe do sump aberto, usei um pote de plastico menor e coloquei o perlon, e no pote maior coloquei as ceramicas e bomba de retorno da água para o aquário, essa bomba é uma Atman de 1300 litros/hora, ela vem com um bico com controle de vazão o que facilita a regulagem de acordo com o tamanho do aquário e tb do sump, nessa fase da pra notar que o perlon ja esta um pouco sujo, o filtro ja estava em funcionamento.
Esse é o overflow, feito com cano de 3/4 (mas que pode ser feito com canos de qq dimensão de acordo com o tamanho do aquário), na parte de cima podem notar que eu coloquei um registro daqueles de mangueirinha de ar, todo o sistema é iniciado por ali, qdo o cano de entrada é colocado no aquário, deve-se sugar o ar pela valvula através de uma mangueira até que comece a subir água e depois prenda com um grampo ou clipes e nao deixe a água que vai estar dentro da mangueirinha voltar, isso garante que o sistema volte a funcionar se houver queda de energia, coloquei um registro no fim do sistema, esse registro é dos grandes mas eu ja tinha ele aki em casa, mas pode ser o usado o registro simples que é bem mais barato.
Essa é a parte de saida da água no aquário para o sump, usei mangueira tipo "traquéia" é mais facil de dobrar, e coloquei uma abraçadeira pra garantir.
Esse é o retorno da água do sump, usei cotovelos roscaveis e um adaptador de mangueira de jardim que é de 1/2 pol.
Sump ja em funcionamento, nessa fase eu verifiquei uma falha no sistema que poderia causar transbordamento do aquário, é que a entrada poderia ser tapada caso algum peixe morresse, sendo assim a aquário nao desceria para o sump mas continuaria a entrar no aquário, entao eu usei uma luva soldavel, furei com furadeira, varios furos grandes e encaixei na ponta desse cano, a luva fica com os furos no nivel da água permitindo a entrada normalmente mas impedindo q qq coisa tape 100% a entrada de água, ja que a parte de cima da luva fica acima do nivel da água!
Esse é o efeito de ralo que se forma qdo esta em funcionamento.
Sistema todo em funcionamento, sem vazamentos e com vazão de tres vezes o volume do aquário, mas pode chegar a até 10 vezes.
É isso pessoal, espero que gostem qq duvida estou a disposição.
abraço a todos!
Gustavo88- Iniciante
-
Pontos : 54
Reputação : 0
Re: Overflow e Sump
Belo projeto, quantos litros total tem nesse recipiente e qual esta sendo a vazão?
Abraços!
Abraços!
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Obrigado Mauricio! O organizador que é a caixa maior tem capacidade maxima de 20 litros a menor onde vai o perlon tem capacidade 6 litros. A vazao no momento é de 160 litros/hora que é mais de 3 vezes o volume do meu aquário (54 litros) mas poderia ser muito mais, porque regulei a vazao da bomba em 1/4 +/-
abraço
abraço
Gustavo88- Iniciante
-
Fala!
Muito bom!
c fez algo para garantir que a água não retorne pelo encanamento da bomba? Fez algum furo na linha de água? Ou deixa a saída acima do nível da água mesmo?
Sobre o overflow, faz quanto tempo que está funcionando? Já teve de tirar ar de dentro?
Parabens!
Abraços!
Muito bom!
c fez algo para garantir que a água não retorne pelo encanamento da bomba? Fez algum furo na linha de água? Ou deixa a saída acima do nível da água mesmo?
Sobre o overflow, faz quanto tempo que está funcionando? Já teve de tirar ar de dentro?
Parabens!
Abraços!
Balvaro- ViPs
-
Pontos : 220
Reputação : 7
Fala Balvaro!
Nao fiz nada qto ao retorno viu.... eu deixo retornar normal, como o sump ta com água pela metade qdo retorna eu ainda tenho uma margem pra deixar a caixa encher e chega uma hora q a saida fica acima do nivel da água e aí para automaticamente.
Cara... coloquei em funcionamento na sexta-feira passada, ainda nao tive que tirar o ar de dentro nao, a vazão continua a msm.
valeu!
abraço!
Nao fiz nada qto ao retorno viu.... eu deixo retornar normal, como o sump ta com água pela metade qdo retorna eu ainda tenho uma margem pra deixar a caixa encher e chega uma hora q a saida fica acima do nivel da água e aí para automaticamente.
Cara... coloquei em funcionamento na sexta-feira passada, ainda nao tive que tirar o ar de dentro nao, a vazão continua a msm.
valeu!
abraço!
Gustavo88- Iniciante
-
Se vc fizer um furinho bem pequeno na mesma linha em que o seu overflow está, vocè quebra o efeito sifão e pode deixar o seu sump um pouco mais cheio. Pense nisso!
=)
No mais parabéns e vai atualizando que está tudo certo, com o tempo!
Abraços!
=)
No mais parabéns e vai atualizando que está tudo certo, com o tempo!
Abraços!
Balvaro- ViPs
-
Fala Balvaro!
Vou fazer isso e posto o resultado, valeu pela dica! = D
Blz, vou atualizar sim, eu preciso é colocar um pouco de carvão no sump tb, atualmente to só com ceramica e perlon, vou ver se coloco algum removedor de amonia tb.
abraço!
Vou fazer isso e posto o resultado, valeu pela dica! = D
Blz, vou atualizar sim, eu preciso é colocar um pouco de carvão no sump tb, atualmente to só com ceramica e perlon, vou ver se coloco algum removedor de amonia tb.
abraço!
Gustavo88- Iniciante
-
Fala!
Removedor de amionia eu acho desnecessário... afinal, as bactérias dão conta do recado!
Abraços!
Removedor de amionia eu acho desnecessário... afinal, as bactérias dão conta do recado!
Abraços!
Balvaro- ViPs
-
Ola essa dica do Balvaro é muito boa!
Sobre o removedor de amônia, somente se estiver em excesso caso contrario não precisa, como o Balvaro disse as bactérias quando em harmonia da conta sossegado. Se estiver com problemas de amônia comece aumentando a quantidade de cerâmica (argila expandida). Se mesmo assim não resolver dai vai de removedor tem até um fvm, veja.
Abraços!
Sobre o removedor de amônia, somente se estiver em excesso caso contrario não precisa, como o Balvaro disse as bactérias quando em harmonia da conta sossegado. Se estiver com problemas de amônia comece aumentando a quantidade de cerâmica (argila expandida). Se mesmo assim não resolver dai vai de removedor tem até um fvm, veja.
Abraços!
-
Amigos! Realmente dar uma turbinada na filtragem biológica é o melhor, , mas no meu caso eu tive certa perda dessa filtragem qdo mudei as midias, eu as lavei em água corrente e nao na água do aquário, entao, estou usando nosso famoso removedor FVM "Tidy Cats" para sanar o problema temporariamente.
abraços
abraços
Gustavo88- Iniciante
-
Você tem somente o sump como filtragem, aqui tenho dois canister, então lavo um e o outro somente na próxima semana, assim as bactérias do filtro "sujo" vai ajudar na proliferação do outro!
Abraços!
Abraços!
-
Tenho só o sump Mauricio, fiz ele justamente pq o canister nao dava conta, sujava muito rapido, to com excesso de peixe me ofereceram alguns e eu nao quis dispensar!
Aproveitando, segue a "gambi" que eu fiz na entrada do overflow para evitar que ficasse completamente bloqueado e causasse um transbordamento, usei pra isso uma luva de 3/4 e fiz alguns furos nela, nao influenciou em nada na vazão ja que os furos são bem grandes mas no meu caso são o suficiente para q nenhum peixe passe por eles. Segue foto:
Aproveitando, segue a "gambi" que eu fiz na entrada do overflow para evitar que ficasse completamente bloqueado e causasse um transbordamento, usei pra isso uma luva de 3/4 e fiz alguns furos nela, nao influenciou em nada na vazão ja que os furos são bem grandes mas no meu caso são o suficiente para q nenhum peixe passe por eles. Segue foto:
Gustavo88- Iniciante
-
Você usou uma luva ou um cap, a luva é aberta?
Abraços!
Abraços!
-
Mauricio, eu usei a luva mesmo, pq ela é mais comprida q o CAP entao a parte de cima fica aberta e fora da água, uma foto melhor:
abraço
abraço
Gustavo88- Iniciante
-
Ah ta se não o efeito sifão seria o mesmo, só com um pouco menos de força!
Abraços!
Abraços!
-
É isso aí mesmo!
abraço!
abraço!
Gustavo88- Iniciante
-
Amigos, ontem a noite tive um problema sério, o sistema de canos começou a fazer barulho, muito barulho msm, barulho de ralo, tive que desligar tudo pra poder dormir, alguem sabe o que pode ser e como resolver?
Gustavo88- Iniciante
-
Se fizer um chanfro nas pontas dos canos pode resolver o efeito "ralo" que é comum!
-
Mauricio, desculpa mas nao entendi muito bem... poderia explicar melhor, o "chanfro" seria corta o cano na diagonal?
Gustavo88- Iniciante
-
Gustavo88 escreveu:Mauricio, desculpa mas nao entendi muito bem... poderia explicar melhor, o "chanfro" seria corta o cano na diagonal?
Exato, esta pequena mudança tira o aspecto de ralo!
Abraços!
-
Amigos, o problema continua, na foto abaixo o detalhe do problema, nesse circulo vermelho esta a causa do barulho, a água em alguns momentos fica abaixo do nivel do T o que faz puxar o ar e faz akele barulho todo! Alguem sabe como resolver isso?
Gustavo88- Iniciante
-
Gustavo, o barulho iniciou depois de alguma TPA? Faz quanto tempo que vc não completa a água q evapora?
O barulho inicio provavelmente pela alteração do nível de água do aquário.
Tenta colocar um pedaço de mangueira de ar na entrada de água para ver se para o barulho.
Tenta colocar um pedaço de mangueira de ar na entrada de água para ver se para o barulho.
Keen Cruz- Iniciante
-
Pontos : 162
Gustavo acho melhor fazer outro tipo de projeto!
O nível me parece ser muito baixo!
Este daqui é a melhor opção que vejo, pois tem a abertura pra se caso acabe a energia, a água para!
Pesquisei bastante quando iria montar um sump, e este é o que vou fazer caso venha ainda montar um!
Abraços!
Este daqui é a melhor opção que vejo, pois tem a abertura pra se caso acabe a energia, a água para!
Pesquisei bastante quando iria montar um sump, e este é o que vou fazer caso venha ainda montar um!
Abraços!
-
Keen Cruz escreveu:Gustavo, o barulho iniciou depois de alguma TPA? Faz quanto tempo que vc não completa a água q evapora?
Keen, nao fiz nenhuma tpa e o problema começou do nada, mas agora ja esta resolvido, eu tapei o cano de respiro com um CAP, depois fiz um furo nele, ker dizer continua sendo um respiro mas diminui a pressao do ar no cano, problema resolvido.
abraço
Gustavo88- Iniciante
-
Mauricio Molina escreveu:Gustavo acho melhor fazer outro tipo de projeto!
Abraços!
Mauricio, eu testei esse formato mas a vazão diminui muito viu.. além do que esse outro formato que eu estou usando serve como extrator de superficie também, e resolvi meu problema tapando o respiro com um CAP depois fiz um furo no meio dele, acho q assim diminuiu a pressão do ar dentro do cano e desde entao, nao deu mais problema, espero que continue assim.
abraço
Gustavo88- Iniciante
-
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos