Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 16 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 16 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Zeólita como Substrato
3 participantes
Fórum AquaPeixes :: Seções AquaPeixes :: :: Aquarismo :: Assuntos Gerais
Página 1 de 1
Zeólita como Substrato
Bom dia moçada, como vão?
Um tempo atras um amigo meio doido me falou para usar zeólita como parte do substrato (ainda me indicou as de areia de gato como a famosa CelCat), dizendo que alem de retirar a amônia do sistema com o tempo viraria um excelente substrato fertil para plantas.
Nunca li ou ouvi nada a respeito, mas ele tem um plantado com discos bem bacana a um certo tempo.
Será que ele confundiu com fluorita??
Um abraço a todos!
Um tempo atras um amigo meio doido me falou para usar zeólita como parte do substrato (ainda me indicou as de areia de gato como a famosa CelCat), dizendo que alem de retirar a amônia do sistema com o tempo viraria um excelente substrato fertil para plantas.
Nunca li ou ouvi nada a respeito, mas ele tem um plantado com discos bem bacana a um certo tempo.
Será que ele confundiu com fluorita??
Um abraço a todos!
Henrique Persequini- Iniciante
-
Pontos : 84
Reputação : 0
Re: Zeólita como Substrato
Fala, Henrique! Tudo bem com o amigo?
Eu vejo da seguinte maneira: Após a absorção da amônia e já saturado, entrará em ação a biologia decompondo este nos compostos nitrogenados... Que já são abundates em qualquer sistema... Mas, as plantas precisam dos outros nutrientes que o Zeolito não tem...
Então, a única vantagem que vejo, é que vai evitar picos de amônia no início da montagem, o que é muito bom, e se for possível remover o zeolito depois, melhor ainda...
Ps. Você é de Belzonte mesmo, ou de Viçosa?rsrs
Eu vejo da seguinte maneira: Após a absorção da amônia e já saturado, entrará em ação a biologia decompondo este nos compostos nitrogenados... Que já são abundates em qualquer sistema... Mas, as plantas precisam dos outros nutrientes que o Zeolito não tem...
Então, a única vantagem que vejo, é que vai evitar picos de amônia no início da montagem, o que é muito bom, e se for possível remover o zeolito depois, melhor ainda...
Ps. Você é de Belzonte mesmo, ou de Viçosa?rsrs
Vany- Experiente
-
Pontos : 784
Reputação : 6
E ai Vany, bacana?
Mas na minha cabeça a amonia não ficaria disponivel no sistema depois de ser absorvida pela zeólita. Estou errado?
tambem fiqui pensando se essa absorção seria mesmo eficiente (já que não ha passagem continua da água por ela)
Outra coisa que o sujeito tinha me falado era que a zeólita seria decomposta com o tempo, eu não sei disso tambem não. Pois se tratando de um Silicato imagino que esse mineral seria inerte na água.
Vc usa ou ja usou Zeólita da Azoo ou da Prodac? Elas se decompoem depois de muito uso?
heheh sou de BH mesmo, mas pq a pergunta?
Um abraço!
Mas na minha cabeça a amonia não ficaria disponivel no sistema depois de ser absorvida pela zeólita. Estou errado?
tambem fiqui pensando se essa absorção seria mesmo eficiente (já que não ha passagem continua da água por ela)
Outra coisa que o sujeito tinha me falado era que a zeólita seria decomposta com o tempo, eu não sei disso tambem não. Pois se tratando de um Silicato imagino que esse mineral seria inerte na água.
Vc usa ou ja usou Zeólita da Azoo ou da Prodac? Elas se decompoem depois de muito uso?
heheh sou de BH mesmo, mas pq a pergunta?
Um abraço!
-
Continua sim... Porque a amônia é a primeira parte no ciclo do nitrogênio, e depois de ser absorvida, ela será decomposta pelas bactérias, e após, perderá a atratividade iônica com o zeólitos e será liberada nas formas menos tóxicas.Mas na minha cabeça a amonia não ficaria disponivel no sistema depois de ser absorvida pela zeólita. Estou errado?
Com certeza a absorção será localizada.tambem fiqui pensando se essa absorção seria mesmo eficiente (já que não ha passagem continua da água por ela)
Quanto tempo? Eu uso "Tydcat" a mais ou menos um ano regenerado algumas vezes, a única coisa que percebi é que ele se desfaz facilmente com o atrito, igual ao carvão ativado. Agora os da Azoo e Prodac são benefiados e provalmente mais resistentes.
Ps. E que fiquei sabendo que viçosa é parecido com campinas aqui em São Paulo... Conhece a estoria dos bebedouros de 50 cm de altura... Kkkkkkk
Vany- Experiente
-
Entendi, para mim a amonia ficaria presa na Zeólita não entrando mais no ciclo do nitrogenio....
Ainda sou um pouco receoso em usar as areias de gato, elas contem minerais alem das Zéloitas (alguns argilominerais). mas todo mundo que usa é feiliz né?!
Pó boieie nessa estoria ai dos bebedouros, tive um irmão estudando em viçosa, ja fui muito la. Cidade boa!
Outra coisa, para aquarismo é usado o nome Zeolito (sem acento mesmo?)
Não conheço esse termo.
Um abraçao!
Ainda sou um pouco receoso em usar as areias de gato, elas contem minerais alem das Zéloitas (alguns argilominerais). mas todo mundo que usa é feiliz né?!
Pó boieie nessa estoria ai dos bebedouros, tive um irmão estudando em viçosa, ja fui muito la. Cidade boa!
Outra coisa, para aquarismo é usado o nome Zeolito (sem acento mesmo?)
Não conheço esse termo.
Um abraçao!
-
Isso é verdade, há de se tomar cuidado com as opções existentes no mercado... Mas, o Celcat e o tydcat eu leio sempre bons comentários... E no caso de argilosos, é fácil perceber já que se desmancham na água após algumas horas.Ainda sou um pouco receoso em usar as areias de gato, elas contem minerais alem das Zéloitas (alguns argilominerais). mas todo mundo que usa é feiliz né?!
Não dá pra dizer que todos que usarem, vão ter os problemas resolvidos, creio que é mais um aliado pra manter a qualidade da água.
Acentuação - No "português correto" é acentuado. Mas, no "internets" tanto faz.
A estória do bebedouro é uma "Zueira" com a cidade de Campinas e tem um teor preconceituoso... E me parece que com Viçosa, os Mineiros fazem o mesmo... Te explico por MP...
Última edição por Vany em Sex Fev 05, 2010 9:28 am, editado 1 vez(es)
Vany- Experiente
-
Ta sabendo muito de Campinas em Vany... morou por lá??
kkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkk
Felipe Alves- ViPs
-
Pontos : 661
Reputação : 12
Fala, Felipe!
KKkkkkk... Ui, como adivinhou? Brincadeira... Kkkkk
KKkkkkk... Ui, como adivinhou? Brincadeira... Kkkkk
Vany- Experiente
-