Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 10 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 10 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Término da ciclagem. Agora dúvidas para tamponar
3 participantes
Fórum AquaPeixes :: Seções AquaPeixes :: :: Aquarismo :: Assuntos Gerais
Página 1 de 1
Término da ciclagem. Agora dúvidas para tamponar
Olá! Sou um velho novo aquarista, com dúvidas...
Versão resumida:
Terminei de ciclar um aquário pequeno de 100 litros (display + sump) só que não vou colocar peixes até ajustar o PH.
1) Eu continuo colocando o amoníaco, certo? Visando manter a biologia até colocar os peixes que façam esse papel.
2) A TPA de 50% pós ciclagem eu preciso fazer agora? Pergunto pq ainda não tem peixes, mas não sei se o excesso de nitrato afeta a biologia.
Valeu!
Versão detalhada, com o esquema de tampão...
A ciclagem terminou hoje, 24 dias após inicio. Eu achei que seria mais rápido, pois toda semana eu colocava uns 20 litros de outros dois aquários plantados que tenho, fora que usei aquele Biostart da Sera desde o início, aplicando uma vez por semana. Digo isso pq um dos meus plantados levou apenas 12 dias para ciclar, mas a diferença é que eu rodei o filtro "canistein", já com todas as mídias é claro, durante uma semana em um aquário já maduro. Eu pensei que usar toda semana a água de dois aquários maduros teria um resultado semelhante, mas não teve.
Este é um aquário provisório, para eu colocar temporariamente 9 bandeiras de aproximadamente uns 100 dias. Estes bandeiras estão num aquário que soltou a trava central e preciso colar as francesas que já mandei cortar. Por enquanto eu coloquei um sargento fazendo o papel da trava central. É um plantado que não posso desmontar agora pois investi muito em substrato fértil kkk. Vai ter que aguentar pelo menos uns 2 anos rsrs.
Mas voltando ao aquário foco deste tópico, preciso acertar o PH dele para 6,8 igual ao do atual. A água está com a alcalinidade da torneira, PH 7,5, estável, pois no aquário não há nada que esteja influenciando o PH. Vou começar a descer o PH com o Acid Buffer da Seachem, conforme orientações que encontrei na internet:
-Usar o acid sozinho, até atingir o PH desejado: 6,8, seguindo a dose recomendada para não afetar a biologia. PS: Eu tenho balança de precisão que ajuda nesta hora
-Depois que estabilizado o PH, na TPA vou usar o Acid em conjunto com o Alcaline Buffer, na proporção 2x1, conforme orientações da página da Seachem
-Toda semana, repito a operação, TPA com acid e alcaline buffer, na proporção 2x1
Está certo este esquema para tamponar?
Não medi dureza e para falar a não entendo muito disso, mas tenho uma noção do problema. Eu tenho um aquário plantado pequeno, de 72 litros bruto, que está zero de dureza, pelo teste que fiz com aqueles baratinhos. É super instável, pois quando uso o CO2 caseiro, varia de 7,0 para 6,6 em poucas horas! Sorte que meus peixes e plantas são resistentes, coitados, e pelo jeito a biologia também, nenhuma morte. São 5 molinésias com uns 40 alevinos (virou uma praga, pois é um super plantado estilo holandes, parece uma floresta rsrs). Nenhuma variação de amônia, nitrito ou nitrato. TPA toda semana. Agora coloco o CO2 com bastante cuidado, indo aumentando a dosagem aos poucos.
Depois, se der certo a tamponagem no aquário provisório e eu tiver coragem, vou acertar (tamponar) este aquário. Já li alguns artigos que na natureza a temperatura, o PH e outras variáveis, variam muito todos os dias, dependendo do local é claro, como no Amazonas.
Grande abraço e muito Grato!!
Versão resumida:
Terminei de ciclar um aquário pequeno de 100 litros (display + sump) só que não vou colocar peixes até ajustar o PH.
1) Eu continuo colocando o amoníaco, certo? Visando manter a biologia até colocar os peixes que façam esse papel.
2) A TPA de 50% pós ciclagem eu preciso fazer agora? Pergunto pq ainda não tem peixes, mas não sei se o excesso de nitrato afeta a biologia.
Valeu!
Versão detalhada, com o esquema de tampão...
A ciclagem terminou hoje, 24 dias após inicio. Eu achei que seria mais rápido, pois toda semana eu colocava uns 20 litros de outros dois aquários plantados que tenho, fora que usei aquele Biostart da Sera desde o início, aplicando uma vez por semana. Digo isso pq um dos meus plantados levou apenas 12 dias para ciclar, mas a diferença é que eu rodei o filtro "canistein", já com todas as mídias é claro, durante uma semana em um aquário já maduro. Eu pensei que usar toda semana a água de dois aquários maduros teria um resultado semelhante, mas não teve.
Este é um aquário provisório, para eu colocar temporariamente 9 bandeiras de aproximadamente uns 100 dias. Estes bandeiras estão num aquário que soltou a trava central e preciso colar as francesas que já mandei cortar. Por enquanto eu coloquei um sargento fazendo o papel da trava central. É um plantado que não posso desmontar agora pois investi muito em substrato fértil kkk. Vai ter que aguentar pelo menos uns 2 anos rsrs.
Mas voltando ao aquário foco deste tópico, preciso acertar o PH dele para 6,8 igual ao do atual. A água está com a alcalinidade da torneira, PH 7,5, estável, pois no aquário não há nada que esteja influenciando o PH. Vou começar a descer o PH com o Acid Buffer da Seachem, conforme orientações que encontrei na internet:
-Usar o acid sozinho, até atingir o PH desejado: 6,8, seguindo a dose recomendada para não afetar a biologia. PS: Eu tenho balança de precisão que ajuda nesta hora
-Depois que estabilizado o PH, na TPA vou usar o Acid em conjunto com o Alcaline Buffer, na proporção 2x1, conforme orientações da página da Seachem
-Toda semana, repito a operação, TPA com acid e alcaline buffer, na proporção 2x1
Está certo este esquema para tamponar?
Não medi dureza e para falar a não entendo muito disso, mas tenho uma noção do problema. Eu tenho um aquário plantado pequeno, de 72 litros bruto, que está zero de dureza, pelo teste que fiz com aqueles baratinhos. É super instável, pois quando uso o CO2 caseiro, varia de 7,0 para 6,6 em poucas horas! Sorte que meus peixes e plantas são resistentes, coitados, e pelo jeito a biologia também, nenhuma morte. São 5 molinésias com uns 40 alevinos (virou uma praga, pois é um super plantado estilo holandes, parece uma floresta rsrs). Nenhuma variação de amônia, nitrito ou nitrato. TPA toda semana. Agora coloco o CO2 com bastante cuidado, indo aumentando a dosagem aos poucos.
Depois, se der certo a tamponagem no aquário provisório e eu tiver coragem, vou acertar (tamponar) este aquário. Já li alguns artigos que na natureza a temperatura, o PH e outras variáveis, variam muito todos os dias, dependendo do local é claro, como no Amazonas.
Grande abraço e muito Grato!!
Viva_o_Verde- Novo no fórum
-
Pontos : 3
Reputação : 0
Re: Término da ciclagem. Agora dúvidas para tamponar
Ola, Convidado,
Primeiramente, Seja bem vindo(a) ao AQP, assim que possível passe na Sala de Apresentação e faça a sua, assim os membros podem conhecê-lo melhor.
Clique no Link acima, ou, na assinatura dos Administradores e Moderadores.
Continue a administrar amônia e faça a Tpa somente quando for colocar peixes.
Quanto ao tamponamento não posso ajudar porque não uso químicos no meu aquário. Para baixar o ph pode utilizar turfa no filtro e troncos.
Quanto ao Co2 ele faz baixar o ph, isso é normal.
SJorge- Administrador
-
Pontos : 2516
Reputação : 168
Re: Término da ciclagem. Agora dúvidas para tamponar
Amigo, é muito bom perceber que há pessoas dedicadas como você.
Estudar é muito bom, e aplicar o conhecimento, melhor ainda.
Mas vejo um pouco de complicação em tudo isso. Vamos simplificar.
Se você não vai adicionar peixe agora, pra que se preocupar com dureza e pH?
Saiba que a reprodução das bactérias ocorre com maior extensão em pH elevado.
Novamente, pra que acidificar o meio?
Por favor nos dê maiores detalhes do setup do aquário e sump, se possível com foto.
Sucesso.
Estudar é muito bom, e aplicar o conhecimento, melhor ainda.
Mas vejo um pouco de complicação em tudo isso. Vamos simplificar.
Se você não vai adicionar peixe agora, pra que se preocupar com dureza e pH?
Saiba que a reprodução das bactérias ocorre com maior extensão em pH elevado.
Novamente, pra que acidificar o meio?
Por favor nos dê maiores detalhes do setup do aquário e sump, se possível com foto.
Sucesso.
Informações gerais:
Data da montagem:
Dimensões do Aquário:
Volume:
Filtro:
Vazão do filtro:
Mídias filtrantes:
Temperatura:
Informações específicas:
PH:
KH: