Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 9 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 9 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
O que fazer com um aquário de 24L sem aquecimento?
5 participantes
Fórum AquaPeixes :: Seções AquaPeixes :: :: Aquarismo :: Assuntos Gerais
Página 1 de 4
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
O que fazer com um aquário de 24L sem aquecimento?
Olá galera, sou nova aqui no fórum e tenho esse aquário que ganhei há muito tempo, ele veio com aquelas pedrinhas coloridas, váarios peixes... enfim, na época eu não entendia nada e não me preocupava sobre o assunto.
Hoje pretendo retornar com esse aquário, e mesmo pequeno, gostaria de fazê-lo da maneira correta dessa vez. Então preciso de indicações dos peixes que posso colocar (li sobre platys, guppys e molinesias), do substrato, plantas, etc haha
Obrigada desde já,
Beijos.
Hoje pretendo retornar com esse aquário, e mesmo pequeno, gostaria de fazê-lo da maneira correta dessa vez. Então preciso de indicações dos peixes que posso colocar (li sobre platys, guppys e molinesias), do substrato, plantas, etc haha
Obrigada desde já,
Beijos.
criiisolivers- Iniciante
-
Pontos : 30
Reputação : 0
Re: O que fazer com um aquário de 24L sem aquecimento?
Para começar a criação e pelo tamanho do aquário recomendo Betta ou platys...planta natural de preferência, filtro pode ser externo, sua região é quente, é bom, mais talvez não necessite do aquecedor neste momento, mais se fizer frio é necessário, eu tirei do meu faz duas semanas, a temperatura fica 27 a noite cai pra 25, anda muito quem por aqui...comprar alguma toca pra eles se esconderem...espero tenha ajudado um pouco, os doutores aqui te ajudaram melhor
Joao Roberto- Avançado
-
Pontos : 1123
Reputação : 33
Ola, Convidado,
Primeiramente, Seja bem vindo(a) ao AQP, assim que possível passe na Sala de Apresentação e faça a sua, assim os membros podem conhecê-lo melhor.
Clique no Link acima, ou, na assinatura dos Administradores e Moderadores.
Primeiro vai precisar de equipamento básico...
- termômetro
- aquecedor
- filtro do tipo hang on
- sera siporax mini para colocar no filtro
- o substrato que aconselho é areia de filtro de piscina
pode colocar um pequeno tronco ou uma planta pequena, mas nada de planta de plástico
Depois de ter tudo procedemos a montagem do layout e a ciclagem do aquário.
Pode comprar no mercado livre, na loja ou na internet (eu compro nesse site banggood e vem sempre tudo direitinho)
Vou deixar aqui uns exemplos
filtro
http://www.banggood.com/pt/Noiseless-FishTank-Filter-External-Aquarium-Filter-Fish-Turtle-Tank-Water-Pump-Remove-Oil-p-979061.html
aquecedor 25 W
http://www.banggood.com/pt/Adjustable-Submersible-Aquarium-Fish-Tank-Water-Heater-p-916804.html
lampada led para aquario
http://www.banggood.com/pt/BOYU-CL-4L4-Aquarium-LED-Clamp-Light-For-Fish-Tank-p-937549.html
termômetro de fita
http://www.banggood.com/pt/Dual-Scale-C-or-F-Aquarium-Fish-Tank-Thermometer-Sticker-Adhesive-Sticky-p-910315.html
Espero ter ajudado...
SJorge- Administrador
-
Pontos : 2516
Reputação : 168
SJorge escreveu:Ola, Convidado,
Primeiramente, Seja bem vindo(a) ao AQP, assim que possível passe na Sala de Apresentação e faça a sua, assim os membros podem conhecê-lo melhor.
Clique no Link acima, ou, na assinatura dos Administradores e Moderadores.
Primeiro vai precisar de equipamento básico...
- termômetro
- aquecedor
- filtro do tipo hang on
- sera siporax mini para colocar no filtro
- o substrato que aconselho é areia de filtro de piscina
pode colocar um pequeno tronco ou uma planta pequena, mas nada de planta de plástico
Depois de ter tudo procedemos a montagem do layout e a ciclagem do aquário.
Pode comprar no mercado livre, na loja ou na internet (eu compro nesse site banggood e vem sempre tudo direitinho)
Vou deixar aqui uns exemplos
filtro
http://www.banggood.com/pt/Noiseless-FishTank-Filter-External-Aquarium-Filter-Fish-Turtle-Tank-Water-Pump-Remove-Oil-p-979061.html
aquecedor 25 W
http://www.banggood.com/pt/Adjustable-Submersible-Aquarium-Fish-Tank-Water-Heater-p-916804.html
lampada led para aquario
http://www.banggood.com/pt/BOYU-CL-4L4-Aquarium-LED-Clamp-Light-For-Fish-Tank-p-937549.html
termômetro de fita
http://www.banggood.com/pt/Dual-Scale-C-or-F-Aquarium-Fish-Tank-Thermometer-Sticker-Adhesive-Sticky-p-910315.html
Espero ter ajudado...
Disse tudo!
maciel.luz- Moderador Geral
-
Pontos : 2547
Reputação : 125
SJorge, Cê ajudou demais, cê não tem noção! Muito obrigada!
Só mais umas dúvidas:
- Esse site que recomendou é Chinês, correto? Como foi sua experiência quanto ao tempo de entrega?
- Iluminação e aquecimento são necessários para quaisquer espécies de peixe que vou adquirir?
- A área de fundo do meu aquário é 40x20cm, qual a quantidade dessa areia devo adquirir?
Valeu!
Só mais umas dúvidas:
- Esse site que recomendou é Chinês, correto? Como foi sua experiência quanto ao tempo de entrega?
- Iluminação e aquecimento são necessários para quaisquer espécies de peixe que vou adquirir?
- A área de fundo do meu aquário é 40x20cm, qual a quantidade dessa areia devo adquirir?
Valeu!
criiisolivers- Iniciante
-
Iluminação serve principalmente para as plantas naturais, sem essa luz elas morrem....qual a altura que pretender colocar de areis...um centímetro, dois centímetros. O Aquecedor vou falar por mim, eu tenho bettas fêmeas, comprei em janeiro os peixes, fui comprar o aquecedor agora em junho quando tivemos a nossa primeira onda de frio, a temperatura do aquario chegou a 22º só por isto que comprei...dependendo das áreas que estão os peixes acredito que não aja necessidade do aquecedor, pois tem regiões que não fazem frio de forma alguma, essa é a minha opinião, mas como falei segue os conselhos dos doutores.
Joao Roberto- Avançado
-
criiisolivers escreveu:SJorge, Cê ajudou demais, cê não tem noção! Muito obrigada!
Só mais umas dúvidas:
Valeu!
Demora o tempo que eles escrevem, como moro na Europa aqui chega mais ou menos em 10 úteis, mas não falha nada. O preço compensa e frete não paga, como eles fazem eu não sei mas é tiro e queda.
Quanto ao resto:
Iluminação é sempre necessária, ou para manter as plantas ou para que seus peixes destinguam o dia da noite, e para você poder os adimirar que é esse o nosso objetivo.
Aquecedor serve para manter a temperatura estável evitando oscilações bruscas e consequente doenç ae morte do peixe.
Essa areia é muito barata só para ter uma idéia http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699696672-areia-especial-para-filtro-saco-com-25-kilos-_JM, você precisa de uns 2 quilos e mais uns 2 de reserva para acrescentar quando ela for sumindo com as sinfonagens, por isso um saco dos pequenos é o suficiente e encontra em loja de material de construção. Não se esqueça de enxaguar muitas vezes para tirar a sujeira e o pó que vem nela. Primeiro coloca a areia, depois enche o aquário com água e espera até que ela acente no fundo. Quando isso acontecer liga o filtro com as mídias siporax já inseridas e inicia a ciclagem conforme os tópicos abaixo indicados.
CICLAGEM SEM PEIXES
ciclo do nitrogênio
Passado esse processo já pode colocar uns peixinhos, no seu caso poucos e de pequeno porte.
SJorge- Administrador
-
Entendi, perguntei da areia é pq vi vendendo mais sacos de 25kg mesmo, mas não queria ficar com ela guardada em casa por causa de espaço. E outra dúvida, essa areia não altera o pH não?
Estou olhando os filtros agora, mas qual a potência e vazão indicada? Ou posso pegar apenas me baseado na litragem do meu aquário?
Estou olhando os filtros agora, mas qual a potência e vazão indicada? Ou posso pegar apenas me baseado na litragem do meu aquário?
criiisolivers- Iniciante
-
A areia não altera o pH.
A vazão indicada varia em função das espécies e quantidades de peixes, mas 5X o volume do aquário por litro é indicado para a maioria das aplicações.
A vazão indicada varia em função das espécies e quantidades de peixes, mas 5X o volume do aquário por litro é indicado para a maioria das aplicações.
-
Como saber a potência da lâmpada que devo adquirir? As fluorescentes também são válidas?
criiisolivers- Iniciante
-
As fluorescentes também são válidas, costumam utilizar 1W por litro
SJorge- Administrador
-
Olá galera,
Já adquiri os itens:
- Aquecedor
- Termômetro de fita
- Filtro hang-on
- Sera Siporax
- Areia de filtro de piscina (já iniciei a lavagem)
- Tronco de arueira já tratado
E agora?
Já adquiri os itens:
- Aquecedor
- Termômetro de fita
- Filtro hang-on
- Sera Siporax
E agora?
criiisolivers- Iniciante
-
Só lembrando que a areia deve ser lavada somente com água.
-
Pode dizer qual é o seu filtro?criiisolivers escreveu:Olá galera,
Já adquiri os itens:
- Aquecedor
- Termômetro de fita
- Filtro hang-on
- Sera Siporax
E agora?
A siporax é a mini?
O aquecedor regule a 27 C e o termômetro coloque na lateral do aquário, na parte que você consiga ver.
Já pensou qual vai ser o fundo (parte de trás) do seu aquário?
Vai precisar ainda de :
amônia líquida
testes de amônia http://alconpet.com.br/produto/labcon-test-amonia-toxica-água-doce
testes de nitrito http://alconpet.com.br/produto/labcon-test-nitrito que encontra em loja de aquarismo
Depois é só proceder como aqui nesse tópico https://aquapeixes.forumeiros.com/t1305-ciclagem-sem-peixes?highlight=ciclagem
Qualquer dúvida é só perguntar.
SJorge- Administrador
-
Filtro ATMAN HF-0100
Siporax Mini
Fundo você fala de um painel de decoração ou algo do tipo? Ainda não, joguei o meu anterior fora
Como sou analista química, creio que consigo fazer esses testes no laboratório em que trabalho sem problemas, mas irei providenciar a amônia. Mas qual o papel dela para o aquário?
Esse filtro ATMAN realmente serve como oxigenador?
O termômetro deve ficar do lado oposto do termostato?
Siporax Mini
Fundo você fala de um painel de decoração ou algo do tipo? Ainda não, joguei o meu anterior fora
Como sou analista química, creio que consigo fazer esses testes no laboratório em que trabalho sem problemas, mas irei providenciar a amônia. Mas qual o papel dela para o aquário?
criiisolivers- Iniciante
-
criiisolivers escreveu:Filtro ATMAN HF-0100
Siporax Mini
Vamos lá.
O painel de fundo você pode colocar colorido ou somente de uma cor, eu utilizo papel autocolante preto que nesse caso realça a cor dos peixes e plantas, mas isso vai do seu gosto. Se o aquário ficar encostado a parede vai ter que pensar nisso antes de encher.
Os testes são para ser utilizados todos os dias no período de ciclagem.
A amônia que neste caso é o alimento para as bactérias criadas no período de ciclagem, substitui a amônia produzida pela urina e dejetos dos peixes.
Resumindo, quando montar o aquário e ligar os equipamentos vai ter que introduzir amônia no aquário para "alimentar as bactérias".
No seu filtro deverá colocar a esponja somente na entrada de água no filtro e o restante espaço encher com a siporax mini.
A esponja fará a filtragem mecânica e a siporax a filtragem biológica assim que as bactérias se alojarem nela.
O período de ciclagem demora 1 mês desde que você faça corretamente, depois desse tempo poderá colocar peixes, mas 1 ou 2 no máximo por dia. Se quiser acelerar esse processo deverá comprar um acelerador biológico que poderá ser o Seachem stability, ou tetra safe start entre outros. Aqui tem uma foto de como vai ficar o seu filtro.
SJorge- Administrador
-
O aquário não vai ficar junto a parede, mas pretendo colocar o fundo com uma cor mais escura também.
estou com dificuldade de achar essa amônia líquida na minha região, é aquela normal que temos em casa ou própria para aquários? Sugere alguma marca?
Devo adquirir o acelerador biológico sim, devo comprá-lo na segunda.
estou com dificuldade de achar essa amônia líquida na minha região, é aquela normal que temos em casa ou própria para aquários? Sugere alguma marca?
criiisolivers- Iniciante
-
é a amônia normal https://www.google.ch/search?q=amonia+liquida&client=firefox-b-ab&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjO89rjrOfNAhVIsBQKHYUOAxgQ_AUICCgB&biw=1440&bih=746criiisolivers escreveu:O aquário não vai ficar junto a parede, mas pretendo colocar o fundo com uma cor mais escura também.
O acelerador da muito jeito
SJorge- Administrador
-
Bom Dia Amigos, o que é aquele branco em volta da esponja? eu tenho que virar daquele jeito aonde esta o siporax? meu filtro é igual ao da foto, desculpe se estou usando este tópico para tirar duvida ou devo criar outro? Tem necessidade de fazer limpeza semanal do filtro, tenho que trocar a siporax de quanto em quanto tempo?
Joao Roberto- Avançado
-
Joao Roberto escreveu:Bom Dia Amigos, o que é aquele branco em volta da esponja? eu tenho que virar daquele jeito aonde esta o siporax? meu filtro é igual ao da foto, desculpe se estou usando este tópico para tirar duvida ou devo criar outro? Tem necessidade de fazer limpeza semanal do filtro, tenho que trocar a siporax de quanto em quanto tempo?
Você não precisa, obrigatoriamente, montar os elementos filtrantes dessa maneira.
O mais importante é a sequência: primeira a esponja e depois as mídias.
As mídias não têm data de validade, só precisa, de tempos em tempos, serem limpas.
Aconselho a limpeza da espuma semanal, no mínimo. Depende muito dos resíduos sólidos gerados.
A limpeza das mídias pode ser feita a cada 2 meses com a própria água do aquário.
-
Joao Roberto escreveu:Bom Dia Amigos, o que é aquele branco em volta da esponja? eu tenho que virar daquele jeito aonde esta o siporax? meu filtro é igual ao da foto, desculpe se estou usando este tópico para tirar duvida ou devo criar outro? Tem necessidade de fazer limpeza semanal do filtro, tenho que trocar a siporax de quanto em quanto tempo?
Essa pergunta é interessante e pode servir para outras pessoas. Portanto aquilo em volta da espoja é perlon e a foto mostra a parte de cima do filtro. Quanto a limpeza aconselho quantas vezes menos mexer no filtro melhor, ou seja 1 vez por mês deve lavar a esponja e trocar o perlon, e somente enxaguar a siporax com água do próprio aquário. Lembre-se que deve fazer isso em no máximo 10 minutos que é o tempo médio que as bactérias aguentam vivas sem areação. A siporax serve para sempre, basta enxaguar...
SJorge- Administrador
-
Ei galera!
Já estou com o Stability, amônia, testes e aquário montado conforme as orientações, filtro com siporax e termostato a 30°C.
Estou acompanhando pelo tópico que foi me indicado acima, sobre a ciclagem sem peixes. Tudo que foi ensinado, seria sem o uso do Stability né. Gostaria de saber se no meu caso é só ir fazendo as recomendações do tópico (da dosagem de amônia e testes) juntamente com as recomendações do rótulo do Stability. Ou é só seguir pelo Stability...
Grata
Já estou com o Stability, amônia, testes e aquário montado conforme as orientações, filtro com siporax e termostato a 30°C.
Estou acompanhando pelo tópico que foi me indicado acima, sobre a ciclagem sem peixes. Tudo que foi ensinado, seria sem o uso do Stability né. Gostaria de saber se no meu caso é só ir fazendo as recomendações do tópico (da dosagem de amônia e testes) juntamente com as recomendações do rótulo do Stability. Ou é só seguir pelo Stability...
Grata
criiisolivers- Iniciante
-
Obrigado senhores pelas respostas, olhando assim não achei que era perlon, a limpeza da esponja estava fazendo nas TPAS, vou então fazer a limpeza uma vez por mês ou se perceber se tiver muito sujo faço antes. Meu filtro usando a foto acima, fica passando um pouco de água por cima do lado direito aonde esta a siporax, portanto não passa pela esponja e vai direto pro aquário, tenho que diminuir a vazão ao mínimo para que isto não ocorra, porque será?
Joao Roberto- Avançado
-
criiisolivers escreveu:Ei galera!
Grata
Não, tudo o que foi ensinado é o que tem de ser feito para ter sucesso com a ciclagem. O Stability não faz milagres pois ele nada mais é que uma colônia de bactérias.
Deve colocar amônia para alimentar as bactérias e seguir a bula do Stability. Quando a amônia sumir em 24 horas é sinal que seu aquário está ciclado.
Joao Roberto escreveu:Obrigado senhores pelas respostas, olhando assim não achei que era perlon, a limpeza da esponja estava fazendo nas TPAS, vou então fazer a limpeza uma vez por mês ou se perceber se tiver muito sujo faço antes. Meu filtro usando a foto acima, fica passando um pouco de água por cima do lado direito aonde esta a siporax, portanto não passa pela esponja e vai direto pro aquário, tenho que diminuir a vazão ao mínimo para que isto não ocorra, porque será?
Muito simples, encha o filtro com mais siporax e assim a água passará por elas...
SJorge- Administrador
-
no caso do filtro postado, quanto vai de siporax mais ou menos, acho caro, pra não comprar a mais.
Joao Roberto- Avançado
-
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4