Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 28 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 28 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Aquário Marinho - Igor
+2
Beto Lemos
Igor Daniel's
6 participantes
Página 1 de 1
Aquário Marinho - Igor
Pessoal, boa tarde.
Como alguns já sabem estou dando andamento a um projeto antigo de um aquário marinho.
Ainda estou projetando como será feito e a princípio seguem os objetivos:
Aquário marinho com peixes e corais de fácil manutenção:
Display: 102x50x55 cm (Comprimento x Largura x Altura). Fiz a altura com 55 cm porque com o substrato e a parte sem água no alto do display deixariam uma coluna de água muito baixa ao meu ver.
Os vidros teriam 10mm de espessura para o tanque, 8mm para as travas e 5mm para a caixa de overflow.
As travas seriam tipo francesas inferiores e superiores.
Para o overflow, a ideia é uma caixa externa com dois furos (um para descida normal e outro pro ladrão). O retorno viria por um cano atrás do tanque, que entraria no furo que está do outro lado do display e teria a saída com um "bico de pato" direcionado ao centro do display. Não desenhei tudo ainda pois estou aprendendo a mexer no Sketchup. Mas irei fazer o projeto completo nele antes de construir. Está faltando também a grelha de acrílico da caída pra caixa do overflow.
Seguem imagens:
Peço a vocês que opinem sobre este projeto para que eu possa realizar alterações ou manter.
Obrigado pessoal.
Como alguns já sabem estou dando andamento a um projeto antigo de um aquário marinho.
Ainda estou projetando como será feito e a princípio seguem os objetivos:
Aquário marinho com peixes e corais de fácil manutenção:
Display: 102x50x55 cm (Comprimento x Largura x Altura). Fiz a altura com 55 cm porque com o substrato e a parte sem água no alto do display deixariam uma coluna de água muito baixa ao meu ver.
Os vidros teriam 10mm de espessura para o tanque, 8mm para as travas e 5mm para a caixa de overflow.
As travas seriam tipo francesas inferiores e superiores.
Para o overflow, a ideia é uma caixa externa com dois furos (um para descida normal e outro pro ladrão). O retorno viria por um cano atrás do tanque, que entraria no furo que está do outro lado do display e teria a saída com um "bico de pato" direcionado ao centro do display. Não desenhei tudo ainda pois estou aprendendo a mexer no Sketchup. Mas irei fazer o projeto completo nele antes de construir. Está faltando também a grelha de acrílico da caída pra caixa do overflow.
Seguem imagens:
Peço a vocês que opinem sobre este projeto para que eu possa realizar alterações ou manter.
Obrigado pessoal.
Igor Daniel's- Iniciante
-
Pontos : 193
Reputação : 6
Re: Aquário Marinho - Igor
Belo projeto,só nao entendi o porque do ladrao,?
Beto Lemos- Moderador
-
Pontos : 5179
Reputação : 202
Grande Beto! Obrigado!
O ladrão é para no caso de algum entupimento no cano da descida, ter um dispositivo de segurança para que não ocorra um transbordamento.
É muito utilizado em aquários marinhos que tem este tipo de overflow. Inclusive, em alguns casos, utilizam um segundo ladrão caso ocorra o entupimento de duas descidas.
Acho um tanto improvável esta segunda situação acontecer. Mas acho que uma descida e um ladrão são válidos.
Abraços!
O ladrão é para no caso de algum entupimento no cano da descida, ter um dispositivo de segurança para que não ocorra um transbordamento.
É muito utilizado em aquários marinhos que tem este tipo de overflow. Inclusive, em alguns casos, utilizam um segundo ladrão caso ocorra o entupimento de duas descidas.
Acho um tanto improvável esta segunda situação acontecer. Mas acho que uma descida e um ladrão são válidos.
Abraços!
Igor Daniel's- Iniciante
-
legal agora entendi,nao levava em conta o entupimento da descida principal.
Continue atualizando !!
Continue atualizando !!
Beto Lemos- Moderador
-
Vc aqui meu amigo, ?? hehehe, vai ficar top!!! quero as fotos, depois olha o aquário que peguei c vc, ta quase pronto!!!
https://aquapeixes.forumeiros.com/t5466p20-ajuda-montagem-aquario-250-litros#81376
https://aquapeixes.forumeiros.com/t5466p20-ajuda-montagem-aquario-250-litros#81376
RaphaelBH- Iniciante
-
Pontos : 67
Reputação : 0
Grande Raphael!
Vou acompanhar o tópico!
Sucesso e obrigado!
Vou acompanhar o tópico!
Sucesso e obrigado!
Igor Daniel's- Iniciante
-
Ótimo projeto amigo...
Mas será que o furo de entrada de água seria prático na trava?
Sera que não seria legal outra caixa atrás, estilo a de saída?
E quando mede esta caixa de saída?
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Mauricio Molina escreveu:Ótimo projeto amigo...
Grande Mauricio! Obrigado!
Optei no furo na trava para não precisar furar a parte de trás. Naquela altura, próximo a quina, tem um certo risco de trincar o vidro.
A ideia do retorno diretamente pelo cano e não por outra caixa se dá pelo fato de fazer o recalque auxiliar na circulação interna.
A caixa está - a princípio - com 21x10x15cm.
O que anda tirando meu sono (e olhe que nem cheguei nesta etapa) é com relação ao vidro traseiro. Quero muito deixar ele sem nada, mas estou com medo do encanamento da descida e subida não ficar legal esteticamente. Por outro lado não sou muito fã de backs com silicone preto.
O que você acham?
Igor Daniel's- Iniciante
-
Sem um adesivo ,ficara aparente toda parte hidraulica e eletrica,opte por outra cor,azul por exemplo !!
Beto Lemos- Moderador
-
Sim Beto, tem um aquário que acompanho a muito tempo do fórum Reef Club que é o Sierra Reef do Léo Carvalho (aquário que dispensa comentários de tão sensacional). Ele até criou um site:
www.sierrareef.com
Vou tentar o experimento e caso não fique muito legal, tento uma solução com um adesivo de vinil no vidro de trás, seja das cores que citamos ou até mesmo, um adesivo com impressão digital.
www.sierrareef.com
Vou tentar o experimento e caso não fique muito legal, tento uma solução com um adesivo de vinil no vidro de trás, seja das cores que citamos ou até mesmo, um adesivo com impressão digital.
Igor Daniel's- Iniciante
-
Estou com o Beto, sem nada atrás ficara feito, aparecendo tudo...
Eu particularmente acho bonito o fundo escuro, da um UP nas cores dos peixes e corais, principalmente com uma boa iluminação...
Eu particularmente acho bonito o fundo escuro, da um UP nas cores dos peixes e corais, principalmente com uma boa iluminação...
-
Belo site esse que citou,e entendi o que pretende fazer no seu.
Beto Lemos- Moderador
-
Pessoal, preciso de opiniões com relação ao SUMP.
Seguem imagens e comentários logo abaixo.
A fim de facilitar a manutenção, coloquei apenas uma divisória para o Skimmer buscando fazer com que não varie o nível de água nele. Esta divisória tem a altura de 18cm (que é a indicada para o nível de água segundo o fabricante.
Ainda não sei quais itens irei colocar no caminho até o recalque mas estou inclinado a fazer uma grade com mídias de cerâmica como esta:
o carvão ativo ou purigem. Estou bastante inclinado à um ATS também.
O que vocês acham de refúgio? Acho que o trabalho não vale muito a pena pelo resultado que dá...
Ainda está muito vago. Quanto mais leio acho que mais perdido fico! hahahaha.
Outra dúvida é com relação à esta divisória que desenhei para o skimmer. Ela realmente faz alguma diferença?
Obrigado pelo apoio pessoal!
Seguem imagens e comentários logo abaixo.
A fim de facilitar a manutenção, coloquei apenas uma divisória para o Skimmer buscando fazer com que não varie o nível de água nele. Esta divisória tem a altura de 18cm (que é a indicada para o nível de água segundo o fabricante.
Ainda não sei quais itens irei colocar no caminho até o recalque mas estou inclinado a fazer uma grade com mídias de cerâmica como esta:
o carvão ativo ou purigem. Estou bastante inclinado à um ATS também.
O que vocês acham de refúgio? Acho que o trabalho não vale muito a pena pelo resultado que dá...
Ainda está muito vago. Quanto mais leio acho que mais perdido fico! hahahaha.
Outra dúvida é com relação à esta divisória que desenhei para o skimmer. Ela realmente faz alguma diferença?
Obrigado pelo apoio pessoal!
Igor Daniel's- Iniciante
-
Ola,
Você não tera filtragem mecânica?
A água cairá direto no skimmer é isso?
E a reposição de água doce, como será?
Da uma olhada no meu:
https://2img.net/r/ihimizer/img706/8739/q48v.jpg
Você não tera filtragem mecânica?
A água cairá direto no skimmer é isso?
E a reposição de água doce, como será?
Da uma olhada no meu:
https://2img.net/r/ihimizer/img706/8739/q48v.jpg
-
Cara, fiquei uns poucos dias fora e valeu à pena, só pra ver todos os comentários e fotos de uma vez só, show de bola.
Realmente o seu projeto promete.
Mais um acompanhando...
Realmente o seu projeto promete.
Mais um acompanhando...
maciel.luz- Moderador Geral
-
Pontos : 2547
Reputação : 125
Fala pessoal!
Obrigado pelos comentários!
Mauricio, eu ainda não sei se irei usar filtragem mecânica. Estou analisando. E acredito que se usar seria depois do Skimmer. Acompanhei alguns projetos fora o curso do Basso disponibilizado em vídeos no Youtube e muita gente com aquários considerados exemplos a seguir não usam. Mas isso será uma análise com o aquário já funcionando.
A caixa de reposição ainda é uma incógnita. Ganhei uma eclusa e pensei em usar este sistema. Mas não acho tão confiável. Estou bastante inclinado a usar uma boia tipo de descarga mesmo. Você poderia por favor detalhar como funciona o seu?
Abraços!
Obrigado pelos comentários!
Mauricio, eu ainda não sei se irei usar filtragem mecânica. Estou analisando. E acredito que se usar seria depois do Skimmer. Acompanhei alguns projetos fora o curso do Basso disponibilizado em vídeos no Youtube e muita gente com aquários considerados exemplos a seguir não usam. Mas isso será uma análise com o aquário já funcionando.
A caixa de reposição ainda é uma incógnita. Ganhei uma eclusa e pensei em usar este sistema. Mas não acho tão confiável. Estou bastante inclinado a usar uma boia tipo de descarga mesmo. Você poderia por favor detalhar como funciona o seu?
Abraços!
Igor Daniel's- Iniciante
-
Ola,
Ja tentei ficar sem o perlon, mas sinceramente não gostei, o sump fica cheio de detritos, tendo que dar manutenção muito mais constantes...
As pessoas que nao utilizam filtragem mecanica e devido a retenção de parte da vida que desce junto, mas se você fizer o sump pensando em um refúgio tera muita vida para o aquário principalmente se for querer o mandarim que so aceita alimento vivo...
A minha caixa repositora e por gravidade com boia de filtro e funciona perfeitamente, nunca tive problemas ate hoje, sempre que limpo a caixa limpo o buraco de saida da boia, porque e muito fino e se entupir não tera utilidade sua caixa de reposição.
Mas hoje no mercado tem outras opções também, depende o quanto esta disposto a gastar...
Ja tentei ficar sem o perlon, mas sinceramente não gostei, o sump fica cheio de detritos, tendo que dar manutenção muito mais constantes...
As pessoas que nao utilizam filtragem mecanica e devido a retenção de parte da vida que desce junto, mas se você fizer o sump pensando em um refúgio tera muita vida para o aquário principalmente se for querer o mandarim que so aceita alimento vivo...
A minha caixa repositora e por gravidade com boia de filtro e funciona perfeitamente, nunca tive problemas ate hoje, sempre que limpo a caixa limpo o buraco de saida da boia, porque e muito fino e se entupir não tera utilidade sua caixa de reposição.
Mas hoje no mercado tem outras opções também, depende o quanto esta disposto a gastar...
-
Entendi Mauricio.
Vou Adaptar o projeto para o perlon então.
Não conhecia este método de reposição seu. Vou pesquisar na internet. Não estou querendo gastar muito também.
Obrigado!
Vou Adaptar o projeto para o perlon então.
Não conhecia este método de reposição seu. Vou pesquisar na internet. Não estou querendo gastar muito também.
Obrigado!
Igor Daniel's- Iniciante
-
Então, se quiser ja projete também, um espaço para o refúgio...
-