Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 22 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 22 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
iluminação para aquário plantado
3 participantes
Página 1 de 1
iluminação para aquário plantado
Boa Tarde galera.
Mais uma vez estou precisando de opiniões dos amigos aqui, ja tentei fazer um plantado que devidos as algas, custo, manutenções frequentes, etc.. acabei deixando para mais tarde, resolvi voltar a tentar um novo plantado, ontem substitui o substrato do aquário por um que o Lucas me indicou (10 Kg de JBL manado) que por sinal ficou ótimo a aparência, agora tenho dúvidas sobre a iluminação ideal, quero colocar plantas que se encaixem na faixa média ou baixa de iluminação, meu aquário é de 84 Litros bruto, deve ter uns 70 Litros reais, fiz ontem a troca do substrato e no momento o aquário está em ciclagem sem peixes, agora vem a parte da ajuda de vocês, qual iluminação e em que quantidade coloco? tenho aqui em casa duas lâmpadas boyu, uma branca e outra rosa (ambas 20W) que só hoje percebi que eram 220V que estavam ligadas em 110V faz quase 1 anos, uma outra observação é que o aquário fica perto de uma janela com cortina não bate luz direta mais clareia a região onde está o aquário, só essa claridade da janela já foi suficiente para manter vivas a aparentemente bem uma anubia e uma amazonense que estavam no aquário, se tiver faltando alguma informação é só pedir, agradeço desde já o apoio de vocês.
Mais uma vez estou precisando de opiniões dos amigos aqui, ja tentei fazer um plantado que devidos as algas, custo, manutenções frequentes, etc.. acabei deixando para mais tarde, resolvi voltar a tentar um novo plantado, ontem substitui o substrato do aquário por um que o Lucas me indicou (10 Kg de JBL manado) que por sinal ficou ótimo a aparência, agora tenho dúvidas sobre a iluminação ideal, quero colocar plantas que se encaixem na faixa média ou baixa de iluminação, meu aquário é de 84 Litros bruto, deve ter uns 70 Litros reais, fiz ontem a troca do substrato e no momento o aquário está em ciclagem sem peixes, agora vem a parte da ajuda de vocês, qual iluminação e em que quantidade coloco? tenho aqui em casa duas lâmpadas boyu, uma branca e outra rosa (ambas 20W) que só hoje percebi que eram 220V que estavam ligadas em 110V faz quase 1 anos, uma outra observação é que o aquário fica perto de uma janela com cortina não bate luz direta mais clareia a região onde está o aquário, só essa claridade da janela já foi suficiente para manter vivas a aparentemente bem uma anubia e uma amazonense que estavam no aquário, se tiver faltando alguma informação é só pedir, agradeço desde já o apoio de vocês.
dieggsil- Iniciante Jr
-
Pontos : 394
Reputação : 3
Re: iluminação para aquário plantado
Grande Diego, fiquei curioso para ver o novo layout amigo, posta umas fotos para matar a curiosidade....rss.
A iluminação dependerá dos tipos de plantas, mas em média 0,5w por litro é um bom começo para as menor exigentes.
Agora que tem um bom substrato vale a pena investir um pouco mais no sistema de iluminação, veja a quantidade de kelvins que possuem essas lâmpadas e caso seja menor que 6500 será insuficiente, o que favorecerá as algas.
Aqui na polipet, em frente o shopping, onde lhe indiquei a compra de plantas, vendem lâmpadas próprias por um bom preço, vale a pena dar uma olhada.
Outro fator é o tempo que possui as lâmpadas, em média duram 6 meses apenas, elas perdem a capacidade de lumens onde indica-se a troca por novas, fique atento.
Aqui em casa eu tenho Samolus Parviflorus, Hygrophila Corymbasa e Rotala Rotundifolia, faço podas mensais e caso queira lhe dou um pouco quando as podar.
Dependendo das espécies vale a pena investir em um sistema de CO², seja DIY ou aqueles em Spray, da ISTA, pois são bem em conta.
De resto fico apenas acompanhando para mais dicas dos companheiros e lembre-se, AINDA ME DEVE UMA VISITA....rss.
Abç.
A iluminação dependerá dos tipos de plantas, mas em média 0,5w por litro é um bom começo para as menor exigentes.
Agora que tem um bom substrato vale a pena investir um pouco mais no sistema de iluminação, veja a quantidade de kelvins que possuem essas lâmpadas e caso seja menor que 6500 será insuficiente, o que favorecerá as algas.
Aqui na polipet, em frente o shopping, onde lhe indiquei a compra de plantas, vendem lâmpadas próprias por um bom preço, vale a pena dar uma olhada.
Outro fator é o tempo que possui as lâmpadas, em média duram 6 meses apenas, elas perdem a capacidade de lumens onde indica-se a troca por novas, fique atento.
Aqui em casa eu tenho Samolus Parviflorus, Hygrophila Corymbasa e Rotala Rotundifolia, faço podas mensais e caso queira lhe dou um pouco quando as podar.
Dependendo das espécies vale a pena investir em um sistema de CO², seja DIY ou aqueles em Spray, da ISTA, pois são bem em conta.
De resto fico apenas acompanhando para mais dicas dos companheiros e lembre-se, AINDA ME DEVE UMA VISITA....rss.
Abç.
Bom o Lucas ja esta te dando uma boa orientada...
Para complementar, indico lampadas T5, alto poder de penetração e menor consumo comparado com HQIs...
Quais as dimensões para saber o tamanho da lampada, pois isso influencia nos Watts...
Colocaria 2 brancas, 2 azuis, e 1 rosa, pelo que descreveu da conta tranquilo...
Lembre-se, iluminação em aquário, o que vale é a quantidade de lumens e não os watts, por volta dos 62 lumens/watts, ja da para começar com plantas menos exigentes...
Quanto maior o fluxo luminoso, menor pode ser o fotoperíodo, tendo um bom controle sobre as algas...
Leia:
https://aquapeixes.forumeiros.com/t710-iluminacao-no-aquario#4015
Para complementar, indico lampadas T5, alto poder de penetração e menor consumo comparado com HQIs...
Quais as dimensões para saber o tamanho da lampada, pois isso influencia nos Watts...
Colocaria 2 brancas, 2 azuis, e 1 rosa, pelo que descreveu da conta tranquilo...
Lembre-se, iluminação em aquário, o que vale é a quantidade de lumens e não os watts, por volta dos 62 lumens/watts, ja da para começar com plantas menos exigentes...
Quanto maior o fluxo luminoso, menor pode ser o fotoperíodo, tendo um bom controle sobre as algas...
Leia:
https://aquapeixes.forumeiros.com/t710-iluminacao-no-aquario#4015
Última edição por Mauricio Molina em Seg Jun 23, 2014 4:05 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Mauricio Molina escreveu:
CxLxA = 70x30x40
dieggsil- Iniciante Jr
-
dieggsil escreveu:CxLxA = 70x30x40
Com estas dimensões, apenas t5 de 24w, que são de 55 cm...
Faça como citei, 2 lampadas brancas, 2 azuis e 1 rosa ou 2 rosas, ficara muito bom, tera uma excelente iluminação para o que pretende...
-
Caramba, pesquisei o preço aqui na net e é um absurdo de caro essas lâmpadas ou vi alguma coisa errado? achei no ML umas JBL que custam 145 reais cada, se for isso mesmo terei que recorrer a algo com menor custo.
Pesquisando na net encontrei essas
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567884092-lampada-de-led-cree-branca-12w-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556838464-lampada-aquario-azul-e-branca-15w-fish-ornament-_JM
alguem indica?
Pesquisando na net encontrei essas
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567884092-lampada-de-led-cree-branca-12w-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556838464-lampada-aquario-azul-e-branca-15w-fish-ornament-_JM
alguem indica?
dieggsil- Iniciante Jr
-
Lucas Duarte escreveu:Grande Diego, fiquei curioso para ver o novo layout amigo, posta umas fotos para matar a curiosidade....rss.
Abç.
As lâmpadas que tenho da boyu já faz tempo 01 ano mais ou menos que ficou funcionado, tenho outras duas tubulares comum com 6400K (branca), será que essa duas de 20W darão conta no inicio, elas não são próprias para aquário elas vieram junto com a luminária, se por elas que problemas poderei ter?
Lucão, quando tirar mudas me avisa pra pegar umas com você e já aproveito para pagar minha divida, rsrsrsr.
dieggsil- Iniciante Jr
-
Ola...
Lampadas de marca são caras mesmo, vou pesquisar quanto paguei nas minhas, mas acho que foi pro volta dos R$ 60,00...
Quando tinha o plantado, tocava com lampadas comuns mesmo, fazendo mescla com brancas, azuis e vermelhas, e as plantas ficavam show de bola...
Da para tocar sim, procure por lampadas que tenha pelo menos 62 lúmens/watts, de 20 w no máximo, pois quanto maior, menor os lúmens...
Pode mesclar com lampadas de led também...
Para saber quanto precisara faça uma conta básica:
- 80 litros x 62 lúmens (o mínimo necessário) = 4960 lúmens, então por volta dos 5000 lúmens conseguira tocar plantas de baixa necessidade de iluminação...
Lembre-se quanto maior a quantidade de lúmens, menor a quantidade de lampadas, ou o fotoperíodo...
Lampadas de marca são caras mesmo, vou pesquisar quanto paguei nas minhas, mas acho que foi pro volta dos R$ 60,00...
Quando tinha o plantado, tocava com lampadas comuns mesmo, fazendo mescla com brancas, azuis e vermelhas, e as plantas ficavam show de bola...
Da para tocar sim, procure por lampadas que tenha pelo menos 62 lúmens/watts, de 20 w no máximo, pois quanto maior, menor os lúmens...
Pode mesclar com lampadas de led também...
Para saber quanto precisara faça uma conta básica:
- 80 litros x 62 lúmens (o mínimo necessário) = 4960 lúmens, então por volta dos 5000 lúmens conseguira tocar plantas de baixa necessidade de iluminação...
Lembre-se quanto maior a quantidade de lúmens, menor a quantidade de lampadas, ou o fotoperíodo...
-
As lâmpadas que tenho só estão marcados a temperatura de cor que é 6400 K e que é 20W nada de lúmes, sem nenhuma outra informação, como a amônia ainda não esta baixando tenho um tempinho pra pesquisar, esse final de semana vou onde Lucas indicou pra pescoçar por lá, as tubulares são melhores que as led's?
dieggsil- Iniciante Jr
-
dieggsil escreveu:As lâmpadas que tenho só estão marcados a temperatura de cor que é 6400 K e que é 20W nada de lúmes, sem nenhuma outra informação, como a amônia ainda não esta baixando tenho um tempinho pra pesquisar, esse final de semana vou onde Lucas indicou pra pescoçar por lá, as tubulares são melhores que as led's?
Geralmente vem marcado na embalagem, sinceramente nunca vi as informações nas lampadas, mas o mínimo recomendado é de 6500 k...
-
Puxa, a amônia já zerou aki só falta o nitrito e até agora não decidi a iluminação ainda, até o momento decidi iniciar com duas tubulares comum mesmo, mais estou com receio de não ser suficiente.
dieggsil- Iniciante Jr
-
dieggsil escreveu:Puxa, a amônia já zerou aki só falta o nitrito e até agora não decidi a iluminação ainda, até o momento decidi iniciar com duas tubulares comum mesmo, mais estou com receio de não ser suficiente.
Dependo da qualidade pode sr suficiente sim, esta querendo plantas pouco exigentes...
-