Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 41 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 41 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Alga GSA nas folhas da Anúbia
3 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Alga GSA nas folhas da Anúbia
Amigos, agora estou com esse problema, seguem as fotos:
Meu Setup:
Data da montagem: Dezembro de 2012
Dimensões do Aquário: 100x40x55
Volume: 220 litros (190 litros real)
Filtro: Hang-on Atman HF-800 com siporax, purigen e perlon
Temperatura: entre 28 e 31°
Aquecimento: N/T
Informações especificas:
PH: 7.5
Amônia: 0
Nitrito: 0
Nitrato: 0
KH: - 3
GH: -
Iluminação: 120W (4 tubulares 30W – 2 brancas e 2 vermelhas)
Fotoperíodo: 7 horas/dia
Substrato: Areia para filtro de Piscina
Injeção de Co2: Caseiro
Difusão Co2: N/T
Níveis de Co2: N/T
Fauna: 6 Molinésia, 3 espadas, 2 guppys, 2 mexiricas, 2 mato-grosso, 1 labeo frenatus albino,
Flora: Elódea, Amazonense, Bacopa Caroliniana, Anubia Nana, Lobelia Cardinalis Small Form, Sagitaria Graminea, Microsorum Pteropus
Fertilização: Flourish Excel em dias alternados
TPA: 30% a cada 7 dias
Se observarem, a folha que fica por baixo de uma maior, ou seja, recebe sombra, não tem essa alga. Será que eu deveria diminuir meu foto período?
Minha casa já tem uma boa iluminação natural, durante o dia nem preciso acender as luzes da casa para realizar algum tipo de atividade, vejam só:
Seria o caso diminuir essa iluminação?
Meu Setup:
Data da montagem: Dezembro de 2012
Dimensões do Aquário: 100x40x55
Volume: 220 litros (190 litros real)
Filtro: Hang-on Atman HF-800 com siporax, purigen e perlon
Temperatura: entre 28 e 31°
Aquecimento: N/T
Informações especificas:
PH: 7.5
Amônia: 0
Nitrito: 0
Nitrato: 0
KH: - 3
GH: -
Iluminação: 120W (4 tubulares 30W – 2 brancas e 2 vermelhas)
Fotoperíodo: 7 horas/dia
Substrato: Areia para filtro de Piscina
Injeção de Co2: Caseiro
Difusão Co2: N/T
Níveis de Co2: N/T
Fauna: 6 Molinésia, 3 espadas, 2 guppys, 2 mexiricas, 2 mato-grosso, 1 labeo frenatus albino,
Flora: Elódea, Amazonense, Bacopa Caroliniana, Anubia Nana, Lobelia Cardinalis Small Form, Sagitaria Graminea, Microsorum Pteropus
Fertilização: Flourish Excel em dias alternados
TPA: 30% a cada 7 dias
Se observarem, a folha que fica por baixo de uma maior, ou seja, recebe sombra, não tem essa alga. Será que eu deveria diminuir meu foto período?
Minha casa já tem uma boa iluminação natural, durante o dia nem preciso acender as luzes da casa para realizar algum tipo de atividade, vejam só:
Seria o caso diminuir essa iluminação?
agiofelipe- Experiente
-
Pontos : 568
Reputação : 0
Re: Alga GSA nas folhas da Anúbia
Acho que o problema não é o foto período e sim o excesso de iluminação, opte por desligar uma das lâmpdas para ficar com 90w. Procure fazer TPA 2x por semana para a diminuir o nível de nitrato e movimentar a superfície da água para troca gasosa, assim as algas irão diminuir bastante.
Abç.
Abç.
Ok, mas o meu nitrato dá sempre zero, como foi discutido em:Lucas Duarte escreveu:Acho que o problema não é o foto período e sim o excesso de iluminação, opte por desligar uma das lâmpdas para ficar com 90w. Procure fazer TPA 2x por semana para a diminuir o nível de nitrato e movimentar a superfície da água para troca gasosa, assim as algas irão diminuir bastante.
Abç.
https://aquapeixes.forumeiros.com/t4779-nitrato-em-zero
agiofelipe- Experiente
-
O que é muito estranho, pois no ciclo não temos o consumo do mesmo, como seu aquário está ciclado, para onde vai o nitrato?
Abç.
Abç.
Ok, só para não bagunçar vou postar minha resposta sobre o nitrato em zero lá no tópico
Lucas, você poderia ver minha resposta lá?
Lucas, você poderia ver minha resposta lá?
agiofelipe- Experiente
-
Amigo vc tem alguns problemas...o fato do nitrato dar zero pode ser pq vc tem pouco peixe no aquário e aí a produção do nitrato é baixa...pouca amonia, pouco nitrito e pouco nitrato...aí as plantas o consomem.
Vc pelo que vi tem até que bastante planta no aquário...o q reforça o que disse acima.
Mas acho q seu problema c as algas seja outro...seguinte...primeiro as anubias n gostam de d luz alta direta e pelo que vi as suas estão diretamente sob a iluminação, outro ponto é que vc enterrou o rizoma delas. Anubias enfraquecem qdo enterramos elas na areia, o ideal é coloca-las fixas em troncos ou rochas. Se optar por enterrá-las faça isso fixando ela na pedra e enterrando a pedra no substrato lembrando d n enterrar o rizoma.
A solução seria desenterrá-las e limpar sua folhas manualmente e colocá-las em região onde aja sombra.
Vc pelo que vi tem até que bastante planta no aquário...o q reforça o que disse acima.
Mas acho q seu problema c as algas seja outro...seguinte...primeiro as anubias n gostam de d luz alta direta e pelo que vi as suas estão diretamente sob a iluminação, outro ponto é que vc enterrou o rizoma delas. Anubias enfraquecem qdo enterramos elas na areia, o ideal é coloca-las fixas em troncos ou rochas. Se optar por enterrá-las faça isso fixando ela na pedra e enterrando a pedra no substrato lembrando d n enterrar o rizoma.
A solução seria desenterrá-las e limpar sua folhas manualmente e colocá-las em região onde aja sombra.
LeMiranda- Experiente
-
Pontos : 1031
Reputação : 65
Ótimo, vou fazer isso, no tronco tb pode ser?gnandtlm escreveu:Amigo vc tem alguns problemas...o fato do nitrato dar zero pode ser pq vc tem pouco peixe no aquário e aí a produção do nitrato é baixa...pouca amonia, pouco nitrito e pouco nitrato...aí as plantas o consomem.
agiofelipe- Experiente
-
Pode sim, mas lembre-se de colocá-las onde n tenha muita luminosidade...
Abço
Abço
LeMiranda- Experiente
-
Achei esse tópico bem interessante, principalmente oq diz o usuário niko, vejam:
http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/algae/87242-still-struggling-bba-gsa-6-months.html
Versão Traduzida:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/algae/87242-still-struggling-bba-gsa-6-months.html&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/algae/87242-still-struggling-bba-gsa-6-months.html%26safe%3Doff%26client%3Dfirefox-a%26hs%3DR8C%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26channel%3Dsb
Se quanto mais luz, mais Co2 e nutrientes vai ser exigido.
http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/algae/87242-still-struggling-bba-gsa-6-months.html
Versão Traduzida:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/algae/87242-still-struggling-bba-gsa-6-months.html&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/algae/87242-still-struggling-bba-gsa-6-months.html%26safe%3Doff%26client%3Dfirefox-a%26hs%3DR8C%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26channel%3Dsb
Se quanto mais luz, mais Co2 e nutrientes vai ser exigido.
Última edição por agiofelipe em Ter Mar 04, 2014 11:58 am, editado 1 vez(es)
agiofelipe- Experiente
-
Amigo n consegui ver está dando page not found...
N sei se entendi sua duvido...mas a quantidade d luz está mais relacionada c a exigencia da planta do q com qualquer coisa.
Coloque um microsorum na luz intensa e suas folhas tenderam a queimar.
Obvio q plantas d maior exigencia demandam mais luz consequentemente um pouco mais d co2 tb.
Existem plantas cuja demanda d co2 gira em torno d 3ppm, já outras plantas (mais exigentes em td) demandam co2 em torno d 20 a 30 ppms.
A relação d luminosidade, co2 e nutrientes está relacionafa a exigencia d cada planta...por isso assim como fazemos c a escolha da fauna (compatibilidade) tb devemos fazer c a flora.
N sei se entendi sua duvido...mas a quantidade d luz está mais relacionada c a exigencia da planta do q com qualquer coisa.
Coloque um microsorum na luz intensa e suas folhas tenderam a queimar.
Obvio q plantas d maior exigencia demandam mais luz consequentemente um pouco mais d co2 tb.
Existem plantas cuja demanda d co2 gira em torno d 3ppm, já outras plantas (mais exigentes em td) demandam co2 em torno d 20 a 30 ppms.
A relação d luminosidade, co2 e nutrientes está relacionafa a exigencia d cada planta...por isso assim como fazemos c a escolha da fauna (compatibilidade) tb devemos fazer c a flora.
LeMiranda- Experiente
-
Consertei os links, dá uma lida lá por favor...
depois me fala.
depois me fala.
agiofelipe- Experiente
-
Amigo eu n concordo com td que li sobre a intensidade de luz e sobre o Co2.
Fui a um curso de aquarismo recentemente de aquário plantado e as duvidas sempre são sobre as algas e como resolver.
O que me explicaram foi o seguinte...a luz é sempre importante com certeza hj os tops fazem uma medição diferente da que praticamos...o esquema de watts por litro tem dado lugar a lumens por litro. Mas que o cálculo ainda é valido...então para as t8 usa-se 1w a 1,3watts por litro. Dependendo da flora pode-se usar até 1,5 watt por litro. Cálculo mais ou menos utilizado pelo niko.
Quanto ao Co2 o ideal é que o mantemos em média 25 a 30ppm...realmente os indicadores n valem muito a pena eles n quantificam em ppms se o aquário estiver com 12 ppm já aparece verde no indicador...se estiver com 26 ele também mantem a mesma cor.
Neste caso tenho preferido utilizar a tabela de Ph e Kh, uso uma tabela bem mais detalhada com os valores do Ph de 0,1 em 0,1 e o Kh com valores de 0,5 em 0,5. Tenho tido ótimos resultados.
Vou postar uma foto que tirei logo qdo comecei a ler sobre o assunto de co2 e Luz...estava com o aquário infestado de bba e corrigindo a luminosidade e o Co2...td tem melhorado bastante...
Enfim não existe uma regra geral...o esquema é ter bom senso...no meu caso o que funcionou foi aumentar o Co2 para aprox 26ppm, melhorar a qualidade da iluminação (veja bem n aumentei a quantidade d watts).
Só pra finalizar...faço aferições diárias de Kh e Ph (para avaliar o Co2), este hobby demanda muito carinho e dedicação.
Foto de 1 mes atras
Foto tirada agora, note que ainda tenho um pouco d bba na ponta da blyxa.
Segundo orientações...aquário plantado sem algas é praticamente impossível...o ideal é que elas fiquem sob controle.
Fui a um curso de aquarismo recentemente de aquário plantado e as duvidas sempre são sobre as algas e como resolver.
O que me explicaram foi o seguinte...a luz é sempre importante com certeza hj os tops fazem uma medição diferente da que praticamos...o esquema de watts por litro tem dado lugar a lumens por litro. Mas que o cálculo ainda é valido...então para as t8 usa-se 1w a 1,3watts por litro. Dependendo da flora pode-se usar até 1,5 watt por litro. Cálculo mais ou menos utilizado pelo niko.
Quanto ao Co2 o ideal é que o mantemos em média 25 a 30ppm...realmente os indicadores n valem muito a pena eles n quantificam em ppms se o aquário estiver com 12 ppm já aparece verde no indicador...se estiver com 26 ele também mantem a mesma cor.
Neste caso tenho preferido utilizar a tabela de Ph e Kh, uso uma tabela bem mais detalhada com os valores do Ph de 0,1 em 0,1 e o Kh com valores de 0,5 em 0,5. Tenho tido ótimos resultados.
Vou postar uma foto que tirei logo qdo comecei a ler sobre o assunto de co2 e Luz...estava com o aquário infestado de bba e corrigindo a luminosidade e o Co2...td tem melhorado bastante...
Enfim não existe uma regra geral...o esquema é ter bom senso...no meu caso o que funcionou foi aumentar o Co2 para aprox 26ppm, melhorar a qualidade da iluminação (veja bem n aumentei a quantidade d watts).
Só pra finalizar...faço aferições diárias de Kh e Ph (para avaliar o Co2), este hobby demanda muito carinho e dedicação.
Foto de 1 mes atras
Foto tirada agora, note que ainda tenho um pouco d bba na ponta da blyxa.
Segundo orientações...aquário plantado sem algas é praticamente impossível...o ideal é que elas fiquem sob controle.
LeMiranda- Experiente
-
Nossa muito bom!!
Me diga, como faz para medir ph e kh com tamanha precisão (0,1 e 0,5)?
Usa CO2 de cilindro?
agiofelipe- Experiente
-
Amigo para o ph eu estou usando um aparelho digital..
Comprei um usado...para o Kh uso o teste da labcon q funciona super bem...coloco na proveta ao inves d 5, 10ml então cada gota equivale a meio grau.
Tenho uma tabela q afere mais minuciosamente os valores. Vou postar depois aki a tabela.
Abço
Comprei um usado...para o Kh uso o teste da labcon q funciona super bem...coloco na proveta ao inves d 5, 10ml então cada gota equivale a meio grau.
Tenho uma tabela q afere mais minuciosamente os valores. Vou postar depois aki a tabela.
Abço
LeMiranda- Experiente
-
Minha medição de co² também é pela tabela de ph, kh e co², utilizo os testes da Labcon e nunca tive problemas.
Abç.
Abç.
Com certeza Lucas os testes realmente são bons mas acabei comprando o medidor digital pela variação d cor do ph q as vezes ficava confuso e sem contar q muda bem o nivel d co2 se calcularmos d 0,2 em 0,2 no caso do ph da labcon e de 0,1 em 0,1 no digital...mas no geral funciona bem.
LeMiranda- Experiente
-
Meu teste de Fosfato chegou e pra variar deu quase Zero, 0,1mg/l!!
agiofelipe- Experiente
-
Qual o teste que vc comprou??? (marca)
LeMiranda- Experiente
-
agiofelipe- Experiente
-
Amigo acabei escrevendo no outro tópico uma pequena explicação!!!
LeMiranda- Experiente
-
Acha que o teste da sera iria acusar falso negativo?
agiofelipe- Experiente
-
Amigo uso o mesmo teste q vc no meu aquário e vc mesmo disse q na água da torneira ela da um valor e no seu aquário da outro.
Acho q realmente seu aquário pode estar c pouco fosfato...talvez vc tenha q aumentar adicionando este nutriente...provavelmente suas plantas estejam consumindo mais do q seu aquário produz.
Meça o nitrato para q possamos saber o qto teremos q colocar d fosfato.
Acho q realmente seu aquário pode estar c pouco fosfato...talvez vc tenha q aumentar adicionando este nutriente...provavelmente suas plantas estejam consumindo mais do q seu aquário produz.
Meça o nitrato para q possamos saber o qto teremos q colocar d fosfato.
LeMiranda- Experiente
-
O nitrato está em zero. Perguntei sobre o teste pq no outro tópico vc me recomendou um teste da seachem.
agiofelipe- Experiente
-
Amigo pode ficar tranquilo tanto testes da seachem como da sera são bons...neste caso tanto faz. Ultimamente tenho utilizado muito os fertilizantes da seachem e testes da sera...principalmente pq na minha cidade a loja q compro é revendedora exclusiva da sera...acaba q ganho um pouco mais d desconto nos testes.
Abço
Abço
LeMiranda- Experiente
-
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos