Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 20 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 20 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Mistério dos platis sem oxigenação....O.o
4 participantes
Página 1 de 1
Mistério dos platis sem oxigenação....O.o
Galera como ja dito no outro tópico, eu crio platis na intenção de jogalos ao oscar , e por esse motivo nunca me preocupei em filtragem ou oxigenação do aquario, mt menos cascalhos ou plantas, ou seja eles vivem so no aquario (40l) com água mais nada, e sempre comeram mt bem, e se reproduziram muito tbm.
Rhuan Barboza- Experiente
-
Pontos : 838
Reputação : 33
Re: Mistério dos platis sem oxigenação....O.o
Olá amigo!
muito interessante essa sua montagem, bom vamos as analises:
1- quais as medidas desse aquario de 40 litros, a troca gasosa que insere oxigenio no aquario ocorre na superficie então dependendo da area e circulação de ar isso é suficiente
2- Em que local está montado esse aquario? tem incidencia solar direta ou indireta? é aberto (tipo varanda ou quintal)? descreva da melhor forma possível
3- Quantos peixes adultos tem no aquario(de machos e femeas)? e os filhotes cria separado ou dexa tudo junto?
4- Como é a manutenção de sifonagem dos detritos? de quanto em quanto tempo faz? que água utiliza (poço, chuva ou torneira tratada)? Que condicionador usa (caso use água da torneira na reposição)?
5- Tem fotos da montagem?
6- Quanto tempo está o aquário em uso?
7- Já pensou em ampliar essa montagem para uma caixa d'água? (produziria muito mais)
8- Quantos meses ou anos tem seu platy mais velho?
Uma consideração importante é que Poecilideos como o platy e lebiste são muito adaptáveis a condições adversas e se reproduzem mesmo em ambiente desfávorável (não que seja o seu caso ) são resistentes, mas sempre penso que o melhor é exagerar para obter o máximo de saúde e produção
[]s
muito interessante essa sua montagem, bom vamos as analises:
1- quais as medidas desse aquario de 40 litros, a troca gasosa que insere oxigenio no aquario ocorre na superficie então dependendo da area e circulação de ar isso é suficiente
2- Em que local está montado esse aquario? tem incidencia solar direta ou indireta? é aberto (tipo varanda ou quintal)? descreva da melhor forma possível
3- Quantos peixes adultos tem no aquario(de machos e femeas)? e os filhotes cria separado ou dexa tudo junto?
4- Como é a manutenção de sifonagem dos detritos? de quanto em quanto tempo faz? que água utiliza (poço, chuva ou torneira tratada)? Que condicionador usa (caso use água da torneira na reposição)?
5- Tem fotos da montagem?
6- Quanto tempo está o aquário em uso?
7- Já pensou em ampliar essa montagem para uma caixa d'água? (produziria muito mais)
8- Quantos meses ou anos tem seu platy mais velho?
Uma consideração importante é que Poecilideos como o platy e lebiste são muito adaptáveis a condições adversas e se reproduzem mesmo em ambiente desfávorável (não que seja o seu caso ) são resistentes, mas sempre penso que o melhor é exagerar para obter o máximo de saúde e produção
[]s
Tô rindo até agora com o título do tópico!!! hahahaha
Elyezer- Moderador
-
Pontos : 1909
Reputação : 102
medidas do aquario 45 X 25 X 35, ele fica no meu quarto, e não tem iluminação direta do sol, apenas a luz do dia natural atravez da janela, não a idade de cada um pois a rotatividade é consideravel por serem alimentos, e no aquario mantenho cerca de 25 platis, sei que é lotação mais como é pra alimento e não ficam ali por muito tempo não vejo problema, ele esta montado a mais ou menus um ano assim, e fasso a sifonagem do fundo pra retirar a sujeira a cada 3 dias, com uma manguerinha daquelas de compressor de ar pra aquarios, ftos em breve, e sim estou a procura de uma cx d´água de 500l pra melhorar a produção, porem nesta sim tera um oxigenador, e plantas.
-
Olá amigo
Seu sistema tem acertos e erros, só que fica dificil de perceber esses erros por dois motivos principais, Platys são muito resistentes e também produzem pouca carga biológica (se comparados a outras espécies mais bagunceiras)
O aquário estando em seu quarto dá uma vantagem quanto a estabilidade da temperatura, porém no inverno ainda terá uma queda gradual na temperatura que pode fazer desacelerar o crescimento e produção dos filhotes;
Essa sifonagem a cada 3 dias é um grande acerto, pois remove os detritos e dilui os compostos quimicos prejudiciais (amonia e nitritos) seu aquário, mesmo sem bomba com 1 ano já tem os vidros cobertos por bactérias nitrificantes, essas devem fazer muita diferença em segurar os parametros, não me assustaria se tiver amonia e nitritos zerados. (ainda gostaria de saber mais sobra a água de reposição que utiliza e o manuseio dos alevinos)
Uma caixa pequena de 250 litros já dará um forte UP em sua criação, se mantiver a mesma em uma sombra de arvore no quintal, ou protegida do sol direto em uma varanda pode pensar em continuar com o sistema natural, plantas flutuantes ajudam na filtragem quimica e servem de abrigo aos alevinos e plantas submersas ajudam na oxigenação e também como abrigo aos alevinos, aqui em SP tive problemas com libélulas, suas larvas atacavam os peixinhos (crio lebistes) então para esse projeto maior recomendo uma tampa com alguma tela fina (tule), vidro, plástico transparente ou acrílico. além de um termostato para impedir quedas de temperatura no inverno.
[]s
Seu sistema tem acertos e erros, só que fica dificil de perceber esses erros por dois motivos principais, Platys são muito resistentes e também produzem pouca carga biológica (se comparados a outras espécies mais bagunceiras)
O aquário estando em seu quarto dá uma vantagem quanto a estabilidade da temperatura, porém no inverno ainda terá uma queda gradual na temperatura que pode fazer desacelerar o crescimento e produção dos filhotes;
Essa sifonagem a cada 3 dias é um grande acerto, pois remove os detritos e dilui os compostos quimicos prejudiciais (amonia e nitritos) seu aquário, mesmo sem bomba com 1 ano já tem os vidros cobertos por bactérias nitrificantes, essas devem fazer muita diferença em segurar os parametros, não me assustaria se tiver amonia e nitritos zerados. (ainda gostaria de saber mais sobra a água de reposição que utiliza e o manuseio dos alevinos)
Uma caixa pequena de 250 litros já dará um forte UP em sua criação, se mantiver a mesma em uma sombra de arvore no quintal, ou protegida do sol direto em uma varanda pode pensar em continuar com o sistema natural, plantas flutuantes ajudam na filtragem quimica e servem de abrigo aos alevinos e plantas submersas ajudam na oxigenação e também como abrigo aos alevinos, aqui em SP tive problemas com libélulas, suas larvas atacavam os peixinhos (crio lebistes) então para esse projeto maior recomendo uma tampa com alguma tela fina (tule), vidro, plástico transparente ou acrílico. além de um termostato para impedir quedas de temperatura no inverno.
[]s
Realmente é um mistério, ainda mais se tratando de alimento ao oscar, onde teria que ter muito cuidado, mais se faz a um ano e da certo,realmete tbm não me preocuparia...
Mais pensa por outro lado, se assim flui bem pq não melhorar para fluir melhor, vai reparar que até crescerão mais rapidamente com uma filtragem,além de dar um alimento muito mais seguro ao seu oscar...
Não vai gastar nem 50 reais para fazer um canister ou algo similar...
Mais pensa por outro lado, se assim flui bem pq não melhorar para fluir melhor, vai reparar que até crescerão mais rapidamente com uma filtragem,além de dar um alimento muito mais seguro ao seu oscar...
Não vai gastar nem 50 reais para fazer um canister ou algo similar...
Thidaiza- Iniciante Jr
-
Pontos : 334
Reputação : 10
Não vai demorar mt pra eu transferi-los pr uma cx d´água, ficara na varanda, que é grande aqui, e a montagem ja falei como sera feita, vou colocar apenas um termostato, a filtragem e oxigenação vai ficar por comta de uma bomba submersa com espuma, sabe aqueles filtros que se coloca um cano ts furado dentro da espuma e a bomda encaichada no cano?? então esse mesmo, e nem sera uma bomba tão grande assim, quanto ao manuseio dos alevinos e divido uns 25 à 30 alevinos em cada balde de 20l, até ficar em um tamanho que possa ir com os adultos, a TPA dos alevinos segue as dos adultos, a cada 3 dias sifonando o fundo, porem estes troco metade da água, e faz tempo que não morre um alevino aqui tds chegam a idade adulta, e como o amigo disse, agr ja esta mt bom, mais vou pegar a cx d´água justamente pra ficar ainda melhor.
-
Rhuan, quanto tempo costuma levar pra "engordar" os alevinos a ponto de voltá-los ao aquário original?
Elyezer- Moderador
-
Cara sinceramente eu não sei ...
são varias crias diferente e não acompanho cada cria, so na base do olhometro mesmo, quando vejo que ta num tamanho razoavel eu ja levo pro aquario ... pra verdade, nao custumo nem conta qnts alevinso cada femea cria, pois pra mim o interessante é servir ao oscar ...
mas não custuma ser mt tempo pois a totatividade é grande...so agr que to manerando nos platis e tentando introduzir a ração, pra ter ideia até oa camarões que comprei ta congelado e dei uma parada de oferecer ao oscar, to mesmo tentando a ração agr..
são varias crias diferente e não acompanho cada cria, so na base do olhometro mesmo, quando vejo que ta num tamanho razoavel eu ja levo pro aquario ... pra verdade, nao custumo nem conta qnts alevinso cada femea cria, pois pra mim o interessante é servir ao oscar ...
mas não custuma ser mt tempo pois a totatividade é grande...so agr que to manerando nos platis e tentando introduzir a ração, pra ter ideia até oa camarões que comprei ta congelado e dei uma parada de oferecer ao oscar, to mesmo tentando a ração agr..
-
Ah blz... entao aqui vai no olhômetro tambem! rsrsrs
Elyezer- Moderador
-
O mais importante é que ta rodando tudo muito bem, e faz muito tempo que nenhum plati morre a não ser pela boca do oscar
-
Hahahaha, esse Oscar não é mole...
To meio preocupado, será que depois q eu terminar o tratamento do Jack o apetite dele vai abrir?! rsrsrs
Acho que vou ter que providenciar outro aquário para meus pequenos....
To meio preocupado, será que depois q eu terminar o tratamento do Jack o apetite dele vai abrir?! rsrsrs
Acho que vou ter que providenciar outro aquário para meus pequenos....
Elyezer- Moderador
-
É bom vc não arriscar mesmo não, separe os pequenos dele pq vc pode ter uma surpresa bem chata...rs
-