Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 8 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 8 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Aquário Plantado de Discus e Tetras (375L, 150x50x50)
+5
Pedrotavares
Biologiaqua
Mauricio Molina
pp.amorim
virgiliofornazin
9 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Pessoal
Decidi me aventurar com discos esse ano, e meu antigo aquário de 100L não daria pra comportar um cardume razoável de discos, portanto decidi montar um grande e acabei comprando um de 375L.
Setup:
Display: 150x50x50 8mm, travas francesas inferiores e travas transversais superiores;
Móvel: estrutura em caibros com acabamento em MDF, tampo em MDF com abertura frontal;
Iluminação: 4 calhas T5 'Andretti' de 120cm, 1 Philips Activiva 17000K 54W, 3 OSRAM Sykwhite 8000K 54W, 2 reatores Philips 2x 54W, 2 Timers controlado o foto período (12h as 21h, com 7 horas de foto período a 100%);
Aquecimento: termostato 300W (regulado em 29 graus);
Termometro: digital;
Filtragem: 1 ATMAN AT 3338 1200L/H, 1 JEBO 838 1200L (tem 2 anos ja sem nenhum problema, apenas os O-Rings das cestas desgastados), 1 UV 13W Atman (ligado na saida do JEBO), ATMAN surface skimmer, retorno dos filtros ligados em cada canto superior do aquário pelas flautas de retorno (fiz mais furos para diminuir a força do jato de água);
Midias filtrantes: 6L de Ista Quartzite Glass; 500g de cêramica comum (que veio no Jebo), 700g de Zeolite da PRODAC, 250ML de Purigen, e Perlon;
CO2: 2 cilindros de extintor (1 de reserva) de 2KG, valvula Dymax de ajuste fino, ISTA check-valve e blubble counter (uso só como check-valve), Dymax CO2 Bubble Counter (mais preciso), reator de CO2 ISTA
Mix Max CO2 Reactor (ligado na saida do Jebo, após o filtro UV), regulado a 2 bolhas a cada 3 segundos por 24hs;
Substrato: 5KG de humus tratato, 2KG de laterita em cascalho, 75KG de areia de filtro de piscina, fertilizante em bolas da JBL para auxiliar em lugares com muitas plantas;
Flora Atual: Nuphar japonica, Bananinha (Nymphoides aquatica), Musgo de Java (Taxiphyllum barbieri), Bacopa Caroliniana, Higrophyla Polysperma, Higrophyla Polysperma Sunset, Rotala Rotundifolia, Valisneria Americana, Bacopa myriophylloides, Sinemá (Hygrophila difformis), Echinodorus Tenellus Tenellus, Anubia Lanceolata, Mayaca Fluviatilis, Lilacina (Alternanthera reineckii);
Fauna Atual: 6 Acara-Disco, 3 Ramirezi, 5 Corydoras, 7 Ottos, 30 Neon Cardinal, 14 Neon Negro, 10 Neon Verde, 14 Rodostomus, 2 Tetra Fortuna, 2 Tetra Columbiano, 15 Mato Grosso;
PH: 6,5
GH: < 3
KH: 2~3
Amonia: 0
Nitrito: 0
Temperatura: 28 ~ 29 graus (varia um pouco dependendo do dia);
Alimentação: os peixes por aqui comem Tetra Tropical Flakes, Tetra Color Bits, Sera Discus Granulat, Blood worms congelado misturado com Azoo Vitamins e Seachem Garlic Guard, Artemias vivas (quando encontro), e estou com uma cultura de Besouro de Amendoim se formando, assim posso variar a alimentação o máximo possivel.
Esse aquário foi montado no início de setembro, ja tive surto de petecas (tive que apelar com os troncos e pedras na agua sanitária para acabar com elas, e podas das plantas afetadas) e de filamentosas, que hoje estão sob controle. So há as green spots no vidro, que sempre são raspadas quando da tempo. Algumas poucas filamentosas também, mas nada que não seja além do normal.
Geral do aquário
Alguns discus no canto direito
Neons
Tetras
Ramirezi
Disco selvagem brown
Disco pigeon (é o mais atrevido, ja esta beliscando na mão)
Disco snakeskin
Disco cobalt blue
Disco blue diamond
Disco red turquesa
Disco blue turquesa
Corydoras
Mato grosso
Rodóstomus
Decidi me aventurar com discos esse ano, e meu antigo aquário de 100L não daria pra comportar um cardume razoável de discos, portanto decidi montar um grande e acabei comprando um de 375L.
Setup:
Display: 150x50x50 8mm, travas francesas inferiores e travas transversais superiores;
Móvel: estrutura em caibros com acabamento em MDF, tampo em MDF com abertura frontal;
Iluminação: 4 calhas T5 'Andretti' de 120cm, 1 Philips Activiva 17000K 54W, 3 OSRAM Sykwhite 8000K 54W, 2 reatores Philips 2x 54W, 2 Timers controlado o foto período (12h as 21h, com 7 horas de foto período a 100%);
Aquecimento: termostato 300W (regulado em 29 graus);
Termometro: digital;
Filtragem: 1 ATMAN AT 3338 1200L/H, 1 JEBO 838 1200L (tem 2 anos ja sem nenhum problema, apenas os O-Rings das cestas desgastados), 1 UV 13W Atman (ligado na saida do JEBO), ATMAN surface skimmer, retorno dos filtros ligados em cada canto superior do aquário pelas flautas de retorno (fiz mais furos para diminuir a força do jato de água);
Midias filtrantes: 6L de Ista Quartzite Glass; 500g de cêramica comum (que veio no Jebo), 700g de Zeolite da PRODAC, 250ML de Purigen, e Perlon;
CO2: 2 cilindros de extintor (1 de reserva) de 2KG, valvula Dymax de ajuste fino, ISTA check-valve e blubble counter (uso só como check-valve), Dymax CO2 Bubble Counter (mais preciso), reator de CO2 ISTA
Mix Max CO2 Reactor (ligado na saida do Jebo, após o filtro UV), regulado a 2 bolhas a cada 3 segundos por 24hs;
Substrato: 5KG de humus tratato, 2KG de laterita em cascalho, 75KG de areia de filtro de piscina, fertilizante em bolas da JBL para auxiliar em lugares com muitas plantas;
Flora Atual: Nuphar japonica, Bananinha (Nymphoides aquatica), Musgo de Java (Taxiphyllum barbieri), Bacopa Caroliniana, Higrophyla Polysperma, Higrophyla Polysperma Sunset, Rotala Rotundifolia, Valisneria Americana, Bacopa myriophylloides, Sinemá (Hygrophila difformis), Echinodorus Tenellus Tenellus, Anubia Lanceolata, Mayaca Fluviatilis, Lilacina (Alternanthera reineckii);
Fauna Atual: 6 Acara-Disco, 3 Ramirezi, 5 Corydoras, 7 Ottos, 30 Neon Cardinal, 14 Neon Negro, 10 Neon Verde, 14 Rodostomus, 2 Tetra Fortuna, 2 Tetra Columbiano, 15 Mato Grosso;
PH: 6,5
GH: < 3
KH: 2~3
Amonia: 0
Nitrito: 0
Temperatura: 28 ~ 29 graus (varia um pouco dependendo do dia);
Alimentação: os peixes por aqui comem Tetra Tropical Flakes, Tetra Color Bits, Sera Discus Granulat, Blood worms congelado misturado com Azoo Vitamins e Seachem Garlic Guard, Artemias vivas (quando encontro), e estou com uma cultura de Besouro de Amendoim se formando, assim posso variar a alimentação o máximo possivel.
Esse aquário foi montado no início de setembro, ja tive surto de petecas (tive que apelar com os troncos e pedras na agua sanitária para acabar com elas, e podas das plantas afetadas) e de filamentosas, que hoje estão sob controle. So há as green spots no vidro, que sempre são raspadas quando da tempo. Algumas poucas filamentosas também, mas nada que não seja além do normal.
Geral do aquário
Alguns discus no canto direito
Neons
Tetras
Ramirezi
Disco selvagem brown
Disco pigeon (é o mais atrevido, ja esta beliscando na mão)
Disco snakeskin
Disco cobalt blue
Disco blue diamond
Disco red turquesa
Disco blue turquesa
Corydoras
Mato grosso
Rodóstomus
Ai vai uma foto do meu aquário como está hoje:
Criei um tópico para ir postando a evolução dele aqui.
Criei um tópico para ir postando a evolução dele aqui.
Re: Aquário Plantado de Discus e Tetras (375L, 150x50x50)
Muito lindo o seu aquário!
Acho muito engraçado o Ramirezi!
Acho muito engraçado o Ramirezi!
pp.amorim- ViPs
-
Pontos : 532
Reputação : 6
Belo aquário!!
Parabéns!!!
Parabéns!!!
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
É impressão minha ou o vidro traseiro esta sem contact, ficaria legal se colocasse heim!!!
Abraços!!!
Abraços!!!
-
Muito bonito!
Seus Discos tão show!!!
Muito sapecas, as suas Coridoras.
Em resumo: seu aqua tá muito bonito, muito bem administrado. Dá para saber pela coloração dos peixes, muito viva e, pelo visto, estão bastante ativos !!!
abraços.
Seus Discos tão show!!!
Muito sapecas, as suas Coridoras.
Em resumo: seu aqua tá muito bonito, muito bem administrado. Dá para saber pela coloração dos peixes, muito viva e, pelo visto, estão bastante ativos !!!
abraços.
Bonito aquário, o meu é do mesmo tamanho com vidro de 10mm, seu gasto ( R$ ) com energia elétrica aumentou quanto ???
Convidad- Convidado
Mauricio
O vidro traseiro tem contact preto sim hehehehe, olhe bem
Valdir
Acho que esse aquário, pelas contas que fiz, é mais ou menos
isso:
216W * 8h / dia iluminação (a 100% são 7h/dia, total de foto periodo
9h) = 1728 watts / dia
300W termostato (deve ficar ligado no máximo umas 4h / dia) = 1200W
35W filtro Atman 3338 * 24h = 840W
28W filtro Jebo 3338 * 24h = 672W
13W UV * 24h = 312W
4752W / dia, se considerar média de 30 dias, 142KW/mes (bastante!)
Agora como moro em uma chacara, tem piscina corte de grama e essas
coisas, nunca gastei menos de 500KW / mes aqui, e como ja tinha o outro
aquario menor funcionando, acho q aumentei uns 70Kw/mes.
O vidro traseiro tem contact preto sim hehehehe, olhe bem
Valdir
Acho que esse aquário, pelas contas que fiz, é mais ou menos
isso:
216W * 8h / dia iluminação (a 100% são 7h/dia, total de foto periodo
9h) = 1728 watts / dia
300W termostato (deve ficar ligado no máximo umas 4h / dia) = 1200W
35W filtro Atman 3338 * 24h = 840W
28W filtro Jebo 3338 * 24h = 672W
13W UV * 24h = 312W
4752W / dia, se considerar média de 30 dias, 142KW/mes (bastante!)
Agora como moro em uma chacara, tem piscina corte de grama e essas
coisas, nunca gastei menos de 500KW / mes aqui, e como ja tinha o outro
aquario menor funcionando, acho q aumentei uns 70Kw/mes.
Legal é realmente não consigo ver não, mas ja que tem parabéns, seu aquário esta lindão!!!!
O contact destaca bastante com a luz acessa!!!!
Abraços!!!
O contact destaca bastante com a luz acessa!!!!
Abraços!!!
-
Atualizando...
15 dias sem fazer TPA ja, algas totalmente controladas, plantas crescendo D+ (tive que podar as higrophylas hoje dos dois cantos), peixes bem coloridos, enfim, estou gostando da filtragem que os 6 litros de ISTA Quartzite Glass estão me proporcionando.
Alimentação de 4x por dia, nenhuma sifonagem no período, e parâmetros medidos hoje:
PH - 6.4
KH - 3
GH < 3
Amonia total - 0
Nitrito - 0
Nitrato - Não tenho teste, mas como as plantas estão crescendo bem, acho que está num nivel bom.
Pretendo fazer a TPA durante a semana, quando chegarem os extratores de superfície novos (o meu ja tem uns 3 anos aproximadamente, tem um 'remendo' de cola no tubinho de sucção, nada que impeça o funcionamento, é so estética, como achei 2 iguais, comprei, afinal, nunca mais achei esses ATMAN S-150 pra vender).
Hoje sem fotos, a camera ta meio zicada, nao ta ligando direito, então não dá
15 dias sem fazer TPA ja, algas totalmente controladas, plantas crescendo D+ (tive que podar as higrophylas hoje dos dois cantos), peixes bem coloridos, enfim, estou gostando da filtragem que os 6 litros de ISTA Quartzite Glass estão me proporcionando.
Alimentação de 4x por dia, nenhuma sifonagem no período, e parâmetros medidos hoje:
PH - 6.4
KH - 3
GH < 3
Amonia total - 0
Nitrito - 0
Nitrato - Não tenho teste, mas como as plantas estão crescendo bem, acho que está num nivel bom.
Pretendo fazer a TPA durante a semana, quando chegarem os extratores de superfície novos (o meu ja tem uns 3 anos aproximadamente, tem um 'remendo' de cola no tubinho de sucção, nada que impeça o funcionamento, é so estética, como achei 2 iguais, comprei, afinal, nunca mais achei esses ATMAN S-150 pra vender).
Hoje sem fotos, a camera ta meio zicada, nao ta ligando direito, então não dá
Belo aquário!
e belo setup!
Uso os da Ista surface skkimer, mais barato e melhores que os ATMAN.
Realmente é um ótimo custo benefício!
Obs: Estou movendo o tópico para a sala correta, como já tinha outro tópico com o mesmo nome, para não ficar 2 abertos fundi os 2...
Abraço!
e belo setup!
Pretendo fazer a TPA durante a semana, quando chegarem os extratores de
superfície novos (o meu ja tem uns 3 anos aproximadamente, tem um
'remendo' de cola no tubinho de sucção, nada que impeça o
funcionamento, é so estética, como achei 2 iguais, comprei, afinal,
nunca mais achei esses ATMAN S-150 pra vender).
Uso os da Ista surface skkimer, mais barato e melhores que os ATMAN.
15 dias sem fazer TPA ja, algas totalmente controladas, plantas
crescendo D+ (tive que podar as higrophylas hoje dos dois cantos),
peixes bem coloridos, enfim, estou gostando da filtragem que os 6
litros de ISTA Quartzite Glass estão me proporcionando.
Realmente é um ótimo custo benefício!
Obs: Estou movendo o tópico para a sala correta, como já tinha outro tópico com o mesmo nome, para não ficar 2 abertos fundi os 2...
Abraço!
Pedrotavares- Iniciante Jr
-
Pontos : 583
Muito Bonito seu aquário, realmente caprichou na montagem!
Parabéns!
Parabéns!
Felipe Alves- ViPs
-
Pontos : 661
Reputação : 12
Olá , Virgilio!
Foço minhas as palavras dos amigos acima! Belo aquário e belo sistema de filtragem que resultou em belíssimos peixes. Parabéns!
Abraço!
Foço minhas as palavras dos amigos acima! Belo aquário e belo sistema de filtragem que resultou em belíssimos peixes. Parabéns!
Abraço!
Vany- Experiente
-
Pontos : 784
Galera nova
Red Pigeon
Blue White Diamond
Blue Snakeskin
Blue Turqueza Brilhante
Meu aqua ta começando a ficar com um nível de filamentosas num tronco que eu não to gostando... vamos as TPA´s... fazer o quê hehehe
Abraços
Red Pigeon
Blue White Diamond
Blue Snakeskin
Blue Turqueza Brilhante
Meu aqua ta começando a ficar com um nível de filamentosas num tronco que eu não to gostando... vamos as TPA´s... fazer o quê hehehe
Abraços
é verdade..
tá ficando com muitos peixes, é normal subir o nível de algas, só cuidado com a amônia
abraços.
muito bonitos esses discos.
tá ficando com muitos peixes, é normal subir o nível de algas, só cuidado com a amônia
abraços.
muito bonitos esses discos.
Mais peixes, mais comida, mais sujeira, mais decomposição...
Deve-se tomar cuidado com muitos peixes, mas se fizer TPAs frequentes não vejo tantos problemas!!!
Abraços!!!
Deve-se tomar cuidado com muitos peixes, mas se fizer TPAs frequentes não vejo tantos problemas!!!
Abraços!!!
-
Depois de um bom tempo viajando a trabalho, sem tempo para entrar sequer no forum, algumas atualizações:
- Peixes crescendo muito bem, por volta de 9 a 10 cm a maioria dos discos (exceto um blue turqueza da primeira compra e o snakeskin da segunda,
pequenos porém saudáveis, o selvagem com mais ou menos 17-18 cm, bem grande, e está ficando bem manso agora, esta se habituando;
- Plantas crescendo muito (estou podando quando dá, o trabalho não tem dado muito tempo, ja está na hora de podar novamente);
- Tive que tirar as tenellus porque eslas estao com petecas (estão em um pote separado onde estou 'tratando' com Fluorish Excel fora do aquário, para
evitar infestação;
No resto, tudo na mais perfeita ordem até agora. Seguem duas fotos de hoje cedo:
Abraços
- Peixes crescendo muito bem, por volta de 9 a 10 cm a maioria dos discos (exceto um blue turqueza da primeira compra e o snakeskin da segunda,
pequenos porém saudáveis, o selvagem com mais ou menos 17-18 cm, bem grande, e está ficando bem manso agora, esta se habituando;
- Plantas crescendo muito (estou podando quando dá, o trabalho não tem dado muito tempo, ja está na hora de podar novamente);
- Tive que tirar as tenellus porque eslas estao com petecas (estão em um pote separado onde estou 'tratando' com Fluorish Excel fora do aquário, para
evitar infestação;
No resto, tudo na mais perfeita ordem até agora. Seguem duas fotos de hoje cedo:
Abraços
É bom vê-lo de volta!!!
Esta muito bonito seu aquário!!!
Quem cuidou do seu aquário neste tempo?
Abraços!!!
Esta muito bonito seu aquário!!!
Quem cuidou do seu aquário neste tempo?
Abraços!!!
-
Eu estava vindo nos finais de semanas, fazia TPA de 100L semana sim semana nao, os filtros estão dando conta do recado, so uma semana que a amonia chegou a 0,50, mas nitrito 0.
Porem, 15 dias sem TPA ja viu né, mesmo o filtro não da muita conta, até porque o PH caiu um pouco, está ficando entre 6.2 mais ou menos, devido as poucas TPA´s feitas no período, e alem disso, em PH mais baixo, o ciclo do nitrogenio tende a diminuir, mas com 6.2, amonia total 0,50 é inofensiva.
As podas eu fiz somente nas higrófilas nesse tempo, que crescem que não da conta de podar, ja precisam de poda, a ultima foi feita semana passada.
Porem, 15 dias sem TPA ja viu né, mesmo o filtro não da muita conta, até porque o PH caiu um pouco, está ficando entre 6.2 mais ou menos, devido as poucas TPA´s feitas no período, e alem disso, em PH mais baixo, o ciclo do nitrogenio tende a diminuir, mas com 6.2, amonia total 0,50 é inofensiva.
As podas eu fiz somente nas higrófilas nesse tempo, que crescem que não da conta de podar, ja precisam de poda, a ultima foi feita semana passada.
Que bacana, ainda bem que pelo menos deu pra ir fazer alguma manutenção, porque se não ja pensou, deixar nosso aquários nas mãos dos outros não da né!!!
Abraços!!!
Abraços!!!
-
Atualizando...
Plantas crescendo D+ (esses fertilizantes da JBL em bolas realmente são surpreendentes), peixes também estão crescendo bem.
Fiz uma poda há uns 15 dias atras, mas ja está na hora de outra.
Alguns focos de petecas no tronco, tirei e esfreguei, mas ainda tem algumas, vou tentar limpar novamente, e vi algumas numa folha
da amazonense, vou ter que cortar as folhas.
Adicionei também mais 250ml de purigen (500ml no total), a água está cristalina d+.
No mais, tudo perfeito.
Segue uma foto de hoje:
Plantas crescendo D+ (esses fertilizantes da JBL em bolas realmente são surpreendentes), peixes também estão crescendo bem.
Fiz uma poda há uns 15 dias atras, mas ja está na hora de outra.
Alguns focos de petecas no tronco, tirei e esfreguei, mas ainda tem algumas, vou tentar limpar novamente, e vi algumas numa folha
da amazonense, vou ter que cortar as folhas.
Adicionei também mais 250ml de purigen (500ml no total), a água está cristalina d+.
No mais, tudo perfeito.
Segue uma foto de hoje:
Nossa lindo aquário.
marqui- Parceiros
-
Pontos : 399
Reputação : 0
Ta ficando show heim!!!
Parabéns!!!
Abraços!!!
Parabéns!!!
Abraços!!!
-
Parabéns virgilio!
O Seu Aquario está uma beleza de aquariio
Continu assim
e posta mais atualizações hein
O Seu Aquario está uma beleza de aquariio
Continu assim
e posta mais atualizações hein
Daque- Iniciante
-
Pontos : 43
Reputação : 0
Página 1 de 3 • 1, 2, 3