Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 10 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 10 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Sump + uv caseiro se completam?
4 participantes
Fórum AquaPeixes :: Seções AquaPeixes :: :: Aquarismo :: Assuntos Gerais
Página 1 de 1
Sump + uv caseiro se completam?
Amigos boa tarde,
Como disse em minha apresentação tenho muitas duvidas, aquarismo mudou muito nesse meu tempo distante, rsss
Minha obra termina no final do mes, e finalmente vou poder montar meu aquário, seu tamanho é :1.50c x0.40l x0.50a
bom vou começar com minhas primeiras duvidas:
A filtragem sera feita por um sump , queria combina lo com um filtro uv caseiro, eles podem se completar? de que maneira?
O cascalho seria esses de rio medio...
Tendo em vista que terei no aquario discus, bandeiras, alguns tetras que admiro muito, e penso tbm em peixes de fundo, fora alguns paulistinhas desses coloridos que achei fantastico e neons...
Como puderam perceber o Ph seria mais pra acido...
Queria por algumas plantas naturais....
Preciso de ajuda em todos esses aspectos...hehehhe muitos como vcs leram...
Todas opinioes serao bem vindas....
Por hora e só isso tudo....
obrigado....
Como disse em minha apresentação tenho muitas duvidas, aquarismo mudou muito nesse meu tempo distante, rsss
Minha obra termina no final do mes, e finalmente vou poder montar meu aquário, seu tamanho é :1.50c x0.40l x0.50a
bom vou começar com minhas primeiras duvidas:
A filtragem sera feita por um sump , queria combina lo com um filtro uv caseiro, eles podem se completar? de que maneira?
O cascalho seria esses de rio medio...
Tendo em vista que terei no aquario discus, bandeiras, alguns tetras que admiro muito, e penso tbm em peixes de fundo, fora alguns paulistinhas desses coloridos que achei fantastico e neons...
Como puderam perceber o Ph seria mais pra acido...
Queria por algumas plantas naturais....
Preciso de ajuda em todos esses aspectos...hehehhe muitos como vcs leram...
Todas opinioes serao bem vindas....
Por hora e só isso tudo....
obrigado....
Thidaiza- Iniciante Jr
-
Pontos : 334
Reputação : 10
Re: Sump + uv caseiro se completam?
Ola...
O UV não é necessário, ele ajuda muito, mas ainda é dispensável, se tiver o aquário bem equilibrado não terá problemas, mas se quiser fazer não tem problemas também, pode seguir este passo a passo se preferir:
https://aquapeixes.forumeiros.com/t154-
Pode fazer o UV, puxando água do aquário e mandando a água esterilizada para o sump, além do cano de entrada de água que vem do aquário, ou puxando água do sump e mandando para o aquário...
Ficara um sistema muito bom...
Ja pensou nas mídias que usara?
O UV não é necessário, ele ajuda muito, mas ainda é dispensável, se tiver o aquário bem equilibrado não terá problemas, mas se quiser fazer não tem problemas também, pode seguir este passo a passo se preferir:
https://aquapeixes.forumeiros.com/t154-
Pode fazer o UV, puxando água do aquário e mandando a água esterilizada para o sump, além do cano de entrada de água que vem do aquário, ou puxando água do sump e mandando para o aquário...
Ficara um sistema muito bom...
Ja pensou nas mídias que usara?
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
midias do sump
ainda nao sei ao certo,
estava pensando em lã de vidro(acho que hoje se chama pelon?),carvao ativado,ceramica,bioballs.
mudaria ou acrescentaria alguma coisa?
ah , se eu tiver fazendo algo errado qto as regras do forum me avise ok....
estava pensando em lã de vidro(acho que hoje se chama pelon?),carvao ativado,ceramica,bioballs.
mudaria ou acrescentaria alguma coisa?
ah , se eu tiver fazendo algo errado qto as regras do forum me avise ok....
Thidaiza- Iniciante Jr
-
As bioballs,nao devem ficar submersas,o ideal é um sistema de gotajamento sobre elas,prefiro o uso de ceramicas.
Beto Lemos- Moderador
-
Pontos : 5179
Reputação : 202
Olá!
Estou com o Molina, UV tem muita utilidade nos problemas de algas e parasitas, porém com o aquário bem equilibrado não terá esse tipo de prolema o SUMP é uma excelente forma de filtragem, no meu aquário eu dispenso o uso do Carvão ativado, porém se for para utilizar, dê preferência ao Purigen, que dura mais tempo e pode ser reciclado.
O Beto está correto também, se puder fazer da forma correta usando as bioballs ficará uma filtragem show! para a perfeição só faltará colocar umas plantas flutuantes no SUMP. então ficaria: lã acrilica (perlon) > goteja nas bioballs emersas > passa pelas cerâmicas submersas > passa pelas plantas flutuantes > volta ao aquário.
A lã é acrílica, descobriu-se que a lã de vidro é tóxica e cancerígena mas uso manta de polipropileno na filtragem mecânica do meu aquário ela satura mais rápido mas retem particulas beeeem menores. Filtragem nunca é demais! o indicado para o Sump é que tenha entre 20 a 40% do volume total do aquário, faça o maior que puder!
[]s
Estou com o Molina, UV tem muita utilidade nos problemas de algas e parasitas, porém com o aquário bem equilibrado não terá esse tipo de prolema o SUMP é uma excelente forma de filtragem, no meu aquário eu dispenso o uso do Carvão ativado, porém se for para utilizar, dê preferência ao Purigen, que dura mais tempo e pode ser reciclado.
O Beto está correto também, se puder fazer da forma correta usando as bioballs ficará uma filtragem show! para a perfeição só faltará colocar umas plantas flutuantes no SUMP. então ficaria: lã acrilica (perlon) > goteja nas bioballs emersas > passa pelas cerâmicas submersas > passa pelas plantas flutuantes > volta ao aquário.
A lã é acrílica, descobriu-se que a lã de vidro é tóxica e cancerígena mas uso manta de polipropileno na filtragem mecânica do meu aquário ela satura mais rápido mas retem particulas beeeem menores. Filtragem nunca é demais! o indicado para o Sump é que tenha entre 20 a 40% do volume total do aquário, faça o maior que puder!
[]s
Thidaiza escreveu:estava pensando em lã de vidro(acho que hoje se chama pelon?).
Só uma correção, perlon ou manta acrílica.
Lã de vidro não se usa em aquários, é cancerígena, além de dar uma coceira tremenda, elas são usadas geralmente em fogões antigos (não sei se os novos vem), para bloquear o calor...
Siga as dicas dos amigos, embora para o sump eu prefiro as cerâmicas, se for usar as bioballs, faça o alojamento correto para maior eficiência.
Abraços!
-
plantas flutuantes?
Primeiramente obrigado...
O aquário ainda não chegou mais segundo o fabricante o sump terá 70x30x40 com 1 parte para midias com 5 tempos outra parte para o hospital e outra para por a bomba de devolução.
Beto quanto as bioballs,não usaria nem emersas ou sendo assim acha legal usalas...
Wladimyr a planta flutuante ficaria onde no hospital ou na terceira parte ,onde fica a bomba? qual planta usaria?
tem algum lugar onde vejo as minhas mensagens? postei uma ela sumiu...rs , fou uma resposta nesse topico...
O aquário ainda não chegou mais segundo o fabricante o sump terá 70x30x40 com 1 parte para midias com 5 tempos outra parte para o hospital e outra para por a bomba de devolução.
Beto quanto as bioballs,não usaria nem emersas ou sendo assim acha legal usalas...
Wladimyr a planta flutuante ficaria onde no hospital ou na terceira parte ,onde fica a bomba? qual planta usaria?
tem algum lugar onde vejo as minhas mensagens? postei uma ela sumiu...rs , fou uma resposta nesse topico...
Última edição por Thidaiza em Ter Out 23, 2012 4:10 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro de escrita, ficaria meio dificil de interpretar)
Thidaiza- Iniciante Jr
-
Nao entendi a colocaçao das bioballs.
Suas respostas pode visualizar ,no botao no topo da pagina,perfil e depois em estatisticas.
Suas respostas pode visualizar ,no botao no topo da pagina,perfil e depois em estatisticas.
Beto Lemos- Moderador
-
Ola...
Talvez não tenha sido concluído o envio, se foi isso, sinto muito perdeu a mensagem, isso não costuma acontecer, se voltar a ocorrer por favor nos avise...
Sobre as mensagens o Beto ja lhe explicou...
Ele falou aquário hospital? não seria refugio?
Pois se tratar os peixes dentro do próprio sump, caso exista alguma doença, é como estivesse dentro do aquário principal, os outros peixes podem contraí-la da mesma forma...
Abraços!
Talvez não tenha sido concluído o envio, se foi isso, sinto muito perdeu a mensagem, isso não costuma acontecer, se voltar a ocorrer por favor nos avise...
Sobre as mensagens o Beto ja lhe explicou...
Ele falou aquário hospital? não seria refugio?
Pois se tratar os peixes dentro do próprio sump, caso exista alguma doença, é como estivesse dentro do aquário principal, os outros peixes podem contraí-la da mesma forma...
Abraços!
-
Olá.
Se o seu Sump vai ter espaço hospital? o sump não serve como hospital como o amigo Molina já bem explicou, pois se a doença for infecciosa transmitirá da mesma forma aos peixes do aquário, assim como certas medicações detonam com as colonias de bactérias. plantas que cabem bem no Sump são os Alfaces d'água podem ser colocados em qualquer divisória inclusive junto as mídias biológicas (não coloque junto da bomba pois pode emaranhar com as raízes), a iluminação do Sump pode ser usando uma lampada econômica de 8 a 10h por dia.
[]s
Se o seu Sump vai ter espaço hospital? o sump não serve como hospital como o amigo Molina já bem explicou, pois se a doença for infecciosa transmitirá da mesma forma aos peixes do aquário, assim como certas medicações detonam com as colonias de bactérias. plantas que cabem bem no Sump são os Alfaces d'água podem ser colocados em qualquer divisória inclusive junto as mídias biológicas (não coloque junto da bomba pois pode emaranhar com as raízes), a iluminação do Sump pode ser usando uma lampada econômica de 8 a 10h por dia.
[]s
refugio ou hospital
amigos como seria um refugio ?
Pelo que o fabricante me disse seria um hospital... Mais realmente , nao tinha pensado nisso...se a água passa no hospital logo fica contaminada e retorna ao aquario contaminada...
hospital entao teria que ser como um aquario extra ne?
refugio seria para o peixe se adaptar a água do aquario certo...e nao ser tratado nela !?
qto a eprgunta dos bioballs tinha pensado em usar assim:
1 caida de água no pelon...em seguida passaria pelo bioballs ...dai pra baixo estaria submersa so as ceramicas...
Pelo que o fabricante me disse seria um hospital... Mais realmente , nao tinha pensado nisso...se a água passa no hospital logo fica contaminada e retorna ao aquario contaminada...
hospital entao teria que ser como um aquario extra ne?
refugio seria para o peixe se adaptar a água do aquario certo...e nao ser tratado nela !?
qto a eprgunta dos bioballs tinha pensado em usar assim:
1 caida de água no pelon...em seguida passaria pelo bioballs ...dai pra baixo estaria submersa so as ceramicas...
Thidaiza- Iniciante Jr
-
Entendi as bioballs,o refugio ,pode utilizar para uma eventual queda de energia,assim evita o transbordamento,ou caso necessite isolar um peixe brigao ou que esa apanhando.
Sim o hospital deve ser um aquario separado.
Sim o hospital deve ser um aquario separado.
Beto Lemos- Moderador
-
O Beto esta correto, em sua colocação...
Se montar o sump com estas caracteristicas das mídias ficara muito bom...
Abraços!
Se montar o sump com estas caracteristicas das mídias ficara muito bom...
Abraços!
-
Transbordamento
O Beto disse pra usar o refugio na eventual falta de energia para evitar transbordamento....
essa e uma questão que queria levantar, o do meu primo sempre transborda quando falta luz...
oq fazer para evitar isso...
achei que fosse erro de projeção do sump...
Meu aquário vai ficar no meu quarto, se transbordar minha mulher me mata...hehehehe
essa e uma questão que queria levantar, o do meu primo sempre transborda quando falta luz...
oq fazer para evitar isso...
achei que fosse erro de projeção do sump...
Meu aquário vai ficar no meu quarto, se transbordar minha mulher me mata...hehehehe
Thidaiza- Iniciante Jr
-
Olá amigo Funciona da seguinte forma, normalmente quando falta luz uma porção da água do aquário retorna para o Sump, o Sump deve funcionar com uma margem de folga suficiente para comportar esse retorno sem transbordar, por esse motivo tanto o retorno de água para o aquário quanto a bota de descida para o Sump ficam próximos à superfície d'água, quanto mais próximos do limite menos água desce na falta de luz, porém devemos estar sempre muito atentos nas reposições de água para manter o nível correto tanto do Sump quanto do Aquário durante as TPA's e por causa da evaporação.
[]s
[]s
transbordamento.
A ta entendi, meu primo até deixa uma margem...mais pelo visto e insuficiente...o jeito é ir testando com o desligamento da bomba , ate achar o ponto certo...
o bom é que como nunca tinha feito filtragem com sump, tenho vcs para me orientarem e ele(primo) para fazer os teste antes do meu chegar...rs
obrigado a todos...
Queria colocar 2 termostatos de 150w um em cada extremidade do aquário, mais como aqui no Rio e muito quente, tenho que ligar o ar codicionado todos os dias, acha que os termostatos vao dar conta?
Ps: normalmente o ar fica ligado 8 horas por dia,mais ou menos.
o bom é que como nunca tinha feito filtragem com sump, tenho vcs para me orientarem e ele(primo) para fazer os teste antes do meu chegar...rs
obrigado a todos...
Queria colocar 2 termostatos de 150w um em cada extremidade do aquário, mais como aqui no Rio e muito quente, tenho que ligar o ar codicionado todos os dias, acha que os termostatos vao dar conta?
Ps: normalmente o ar fica ligado 8 horas por dia,mais ou menos.
Thidaiza- Iniciante Jr
-
Fórum AquaPeixes :: Seções AquaPeixes :: :: Aquarismo :: Assuntos Gerais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos