Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 26 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 26 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Ajuda para montar aquario 72L
4 participantes
Página 1 de 1
Ajuda para montar aquario 72L
Olá pessoal, bom dia!
Estou montando um aquario plantado, e de tanta ansiedade já iniciei sem plantas mesmo, estou deixando a água ciclar antes de começar a colocar a flora (não sei se fiz certo).
Bom, o setup do meu aquário será o seguinte:
Dimensões 60Cx30Lx40A
Gostaria de saber quais plantas colocar? Que tipo de fauna? Qual planta é indicada para fixar em troncos e pedras? Tapete com glosso fica legal?
Toda informação será muito bem vinda.
Desde já agradeço.
Estou montando um aquario plantado, e de tanta ansiedade já iniciei sem plantas mesmo, estou deixando a água ciclar antes de começar a colocar a flora (não sei se fiz certo).
Bom, o setup do meu aquário será o seguinte:
Dimensões 60Cx30Lx40A
- Camada fértil com terra vegetal
- Camada inérti com areia sílica
- 1 tronco de aroeira (não sei se foi tratado, mas na loja que comprei ele já estava dentro de um aquário)
- Para fornecimento de fósforo irei utilizar adubo liquido para aquário
- 1 filtro externo Atman HF 400
- 1 termostato
- 1 filtro UV
- Iluminação com 2 lâmpadas fluorescentes de 30w
- CO2 caseiro
- Algumas pedras (não sei quais utilizar)
Gostaria de saber quais plantas colocar? Que tipo de fauna? Qual planta é indicada para fixar em troncos e pedras? Tapete com glosso fica legal?
Toda informação será muito bem vinda.
Desde já agradeço.
Jean Maciel- Novo no fórum
-
Pontos : 14
Reputação : 0
Re: Ajuda para montar aquario 72L
O ideal é sempre ciclar ja com tudo dentro, pois sempre que mexemo alteramos a colonização das bactérias benéficas...
Mas vamos la:
1- pode até usar a terra vegetal, mas deve ser bem adubada, e precisara utilizar alguma fonte de ferro, como por exemplo pedaços de bombril, antes da terra...
2- Eu colocaria areia de filtro de piscina, que é feita de quartzo, e acho mais bonito, mas vai do seu gosto...
3- O ideal é sempre tratarmos antes, pois introduzindo direto pode colocar seu aquário em risco, trazendo algum patogênico da loja, mas como esta em faze de ciclagem da pra controlar...
4- Fertilizante liquido precisa ser usado com muita cautela, por conta das algas, e só quando precisar...
5- Eu colocaria o HF 600 é maior e cabe mais mídia dentro, principalmente as biológicas...
6- OK, qual potencia?
7- OK
8- Aqui respondo pela iluminação e flora, se quiser manter carpetes necessitara de mais iluminação, pois não é medida nos Watts da lampada e sim na quantidade de lúmens que ela fornece, o ideal são lampadas que tenham pelo menos 62 lúmens, vamos as contas, seu aquário tem 72 l, então 72 l x 62 lúmens = 4464 lúmens...
9- Ok, ja sabe como fazer a mistura?
10- Procure usar pedras que não alteram o ph, ou seja, que sejam neutras...
Plantas como disse dependera da sua iluminação e substrato, tem várias opções, de uma olhada em nosso site:
http://www.aquapeixes.com/catalogodeplantaspag1.html
A fauna precisa de espécies pequenas, se colocar espécies cardumeiras ficara muito bonito, como tetras, barbos, colisas, ampulária, camarões, rasboras, etc...
Bom acho que englobei tudo, caso esqueci de algo os amigos completam...
Abraços!
Mas vamos la:
1- pode até usar a terra vegetal, mas deve ser bem adubada, e precisara utilizar alguma fonte de ferro, como por exemplo pedaços de bombril, antes da terra...
2- Eu colocaria areia de filtro de piscina, que é feita de quartzo, e acho mais bonito, mas vai do seu gosto...
3- O ideal é sempre tratarmos antes, pois introduzindo direto pode colocar seu aquário em risco, trazendo algum patogênico da loja, mas como esta em faze de ciclagem da pra controlar...
4- Fertilizante liquido precisa ser usado com muita cautela, por conta das algas, e só quando precisar...
5- Eu colocaria o HF 600 é maior e cabe mais mídia dentro, principalmente as biológicas...
6- OK, qual potencia?
7- OK
8- Aqui respondo pela iluminação e flora, se quiser manter carpetes necessitara de mais iluminação, pois não é medida nos Watts da lampada e sim na quantidade de lúmens que ela fornece, o ideal são lampadas que tenham pelo menos 62 lúmens, vamos as contas, seu aquário tem 72 l, então 72 l x 62 lúmens = 4464 lúmens...
9- Ok, ja sabe como fazer a mistura?
10- Procure usar pedras que não alteram o ph, ou seja, que sejam neutras...
Plantas como disse dependera da sua iluminação e substrato, tem várias opções, de uma olhada em nosso site:
http://www.aquapeixes.com/catalogodeplantaspag1.html
A fauna precisa de espécies pequenas, se colocar espécies cardumeiras ficara muito bonito, como tetras, barbos, colisas, ampulária, camarões, rasboras, etc...
Bom acho que englobei tudo, caso esqueci de algo os amigos completam...
Abraços!
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Qual seria a potencia ideal para o termostato em um aquario com essas dimensões?
A mistura para o CO2 aprendi aqui mesmo no fórum.
Quanto a iluminação, com essas informações você teria como me indicar quais as escificações para a lâmpada? Como vc acha que deveria ficar o layout para a iluminação? Estou fazendo uma tampa de madeira com 10 cm de altura para colocar o reator e as lampadas. Quantos e quais lampadas colocar?
Obrigado
A mistura para o CO2 aprendi aqui mesmo no fórum.
Quanto a iluminação, com essas informações você teria como me indicar quais as escificações para a lâmpada? Como vc acha que deveria ficar o layout para a iluminação? Estou fazendo uma tampa de madeira com 10 cm de altura para colocar o reator e as lampadas. Quantos e quais lampadas colocar?
Obrigado
-
Olá amigo,
Estou 100% de acordo com as propostas do amigo Molina, quanto ao termostato, um de 100W já supre bem suas necessidades. já a iluminação vou deixar para alguém mais experiente
[]s
Estou 100% de acordo com as propostas do amigo Molina, quanto ao termostato, um de 100W já supre bem suas necessidades. já a iluminação vou deixar para alguém mais experiente
[]s
Na questão das lâmpadas, geralmente as de 25W possuem em média 1000 lúmens (dependendo da marca), creio que umas 4~5 lâmpadas compactas atenderiam bem, podendo colocar Brancas/Azuis/Vermelhas e Amarelas.
juniorfn- Amigo AQP
-
Pontos : 2223
Reputação : 29
juniorfn escreveu:Na questão das lâmpadas, geralmente as de 25W possuem em média 1000 lúmens (dependendo da marca), creio que umas 4~5 lâmpadas compactas atenderiam bem, podendo colocar Brancas/Azuis/Vermelhas e Amarelas.
A potencia das lampadas não influenciam muito, o que realmente manda é a eficiência luminosa, e o IRC que deve ser próximo ao 100, isso é uma luz mais natural...
Quanto mais potente a lampada, menos lúmens tem, então eu optaria por uma de 20W, olha a que postei neste tópico:
https://aquapeixes.forumeiros.com/t2953-lampada-economica-para-aquarios-plantados#40963
As plantas aproveitam mais as cores vermelhas e azuis, então mescle com lampadas brancas...
Se fizer uma conta básica chegara na quantidade de lúmens que precisara, vamos la:
72l x 69,37 lúmens desta lampada, terá um total de 4994 lúmens necessário ao seu aquário, o que da cerca de 4 a 5 lampadas como o Júnior citou...
Abraços!
-
Obrigado pela correção Molina.
juniorfn- Amigo AQP
-
Ah legal.
Vocês acham que 4 lâmpadas de 20W como citaram é o suficiente para conduzir um carpete de Glosso? Ou vocês têm sugestão de outro tipo de carpete?
Vocês acham que 4 lâmpadas de 20W como citaram é o suficiente para conduzir um carpete de Glosso? Ou vocês têm sugestão de outro tipo de carpete?
-
Eu acho as glossos e as HC Cuba bem exigentes, então colocaria no mínimo 5x20W.
Estou falando baseado na minha experiência, que não foi muito boa com essas plantas, mas devemos considerar que fiz um plantio não muito bom delas, o que ajudou a perdê-las bem rápido.
Mas acho que vale a pena tentar com as 5 lâmpadas e um bom substrato.
Estou falando baseado na minha experiência, que não foi muito boa com essas plantas, mas devemos considerar que fiz um plantio não muito bom delas, o que ajudou a perdê-las bem rápido.
Mas acho que vale a pena tentar com as 5 lâmpadas e um bom substrato.
juniorfn- Amigo AQP
-
Ola...
Estou com o Junior, 5 lampadas com pelo menos 62 lúmens mais 2 lampadas vermelhas e azuis, assim os carpetes se desenvolveram melhor...
Abraços!
Estou com o Junior, 5 lampadas com pelo menos 62 lúmens mais 2 lampadas vermelhas e azuis, assim os carpetes se desenvolveram melhor...
Abraços!
-
Obrigado pela ajuda quanto as lampadas, vou seguir o conselho de vocês.
Quanto ao CO2 caseiro, quanto tempo demora para começar a liberar?
Quanto ao CO2 caseiro, quanto tempo demora para começar a liberar?
-
Da primeira vez que montei a garrafada de CO² demorou quase 3hrs pra começar a liberar o gás. Mas depois que peguei o jeito da fórmula, em no máximo 1hr já estava funcionando.
Geralmente dura 30 dias certinho.
Geralmente dura 30 dias certinho.
juniorfn- Amigo AQP
-
Aqui demora cerca de 1 horas, faço com água morna para acelerar a produção, dura em torno de 30 dias mesmo...
Abraços!
Abraços!
-
Aproveitando o tópico.
O meu aquario já está com duas semanas de ciclagem e durante esse período começou aparecer uma coisa estranha branca. Primeiramente ela estava aderida somente a mangueira do CO2 e a pedra porosa do CO2. Retirei para limpar. Depois de alguns dias começou aparecer nas ventosas do termômetro e termostato e agora está grudando em plantas.
Alguém pode me ajudar?
[img:cf22]https://aquapeixes.forumeiros.com/[/img]
O meu aquario já está com duas semanas de ciclagem e durante esse período começou aparecer uma coisa estranha branca. Primeiramente ela estava aderida somente a mangueira do CO2 e a pedra porosa do CO2. Retirei para limpar. Depois de alguns dias começou aparecer nas ventosas do termômetro e termostato e agora está grudando em plantas.
Alguém pode me ajudar?
[img:cf22]https://aquapeixes.forumeiros.com/[/img]
-
Jean, não consigo ver fotos por aqui, mas se for o que estou pensando (gosma branquicenta), não precisa se preocupar, pois é normal em todo início de montagem.
juniorfn- Amigo AQP
-
Junior, isso mesmo. É uma gosma branquicenta mesmo. Está grudando em tudo, planta, areia, pedra, substrato, tronco e etc.
Isso demora para sumir? Entao é normal?
Isso demora para sumir? Entao é normal?
-
Ola...
Como foi dito é normal em montagens novas, isto é um fungo que se alimenta de CO2, fique tranquilo que é inofensivo, alguns peixes até costumam comê-los...
Nas TPAs, sifone que ele sai fácil, e também vai sumindo aos poucos...
Abraços!
Como foi dito é normal em montagens novas, isto é um fungo que se alimenta de CO2, fique tranquilo que é inofensivo, alguns peixes até costumam comê-los...
Nas TPAs, sifone que ele sai fácil, e também vai sumindo aos poucos...
Abraços!
-