Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 22 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 22 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Filtro Canister Caseiro.
+107
erickbittencourt
rubens.lopes
robertb
Lucas Duarte
Acacio Junio
jhonatan
teagons
Rhuan Barboza
aloisio2012
Elyezer
Camilo
Odran-BH
glauber
sergio_moraes
CarlosEduardo
Luiz Fernando
rafartave
James1234
Wellington Serpa
Hermesbm
uatyla
Luciano
Fabiano Marques
julinho
almir junior
coosmond
Gersonkoppe
Rafael-35
Wladimyr
FehCrespo
david rafael dieter
amaurijd
fabio andrei
brener
Anderson Luiz
Tiago Malagueta
juniorfn
SAVIO JANNUZZI FELIX
sabino junior
RENATOleonel
Luciano Calado
crisdlira
Toneto
Ligeiro
RonaldoRodrigues
billy
Thiago Arai
Rodrigues_69
joão victor
Batata
Zanatto
Robson Bonini
eduxD
guidybm
Raphael
Juan
gustavo marinho
SAWYER
azevedoaline
anderson scolari
pezao2011
CARLOS PEREZ
yaco23
frazao
imbananaloka
Fabrícia
dos santos
Ge
Beto Lemos
Anderson Bah
Luiz
Adilson
rickremers
tuchodomato
Fernando Santos
elvis
Bruno Chiquetto
cristina
Eduardo Togoro
mauro duca
Miyagawa
vitinho
Alex
jamilson
wemerson pinheiro da cost
jonasmm
Biologiaqua
Paulo Cesar
Rena_TO
BONTEMPO
bellis
pezao
Keen Cruz
BrunoRS
Felipe Alves
Gustavo88
Wanderlei André
marquinhos
Elton
limaanderson
valmor
Bruno stain
Felippe
Mauricio Molina
dudu
Edson Balotta
Vany
111 participantes
Página 39 de 41
Página 39 de 41 • 1 ... 21 ... 38, 39, 40, 41
Re: Filtro Canister Caseiro.
muito legal estes filtros;hoje fiz um que saiu quase degraça rsrsrsrsrs,
usei apenas ;
1 vidro de plastico , aqueles de suplemento que vendem na farmacia pega uns 2 litros
2 mangueiras de aquario 1 para entrada e outra para saida
2 saguinho de espuma perlon
1 bombinha sarlo 90
1 saquinho de carvao vegetal activado
pedaços de argila
vamos la , com o vidro deitado fiz um furinho no fundo por onde a água vai sair, e outro na tampa , na parte descima , por onde a água vai entrar ,
tampei com um preguinho aquele buraquinha da bomba , por onde era a entrada de ar , e adaptei na saida da bomba uma manguerinha que leva a água ate a parte descima da tampa do vidro, a água entra , passa pelos filtrantes e sai no outro lado filtrada e ainda com um barrulhinho de água caindo ,axei o maximo o barulhinho .que a água faz.
usei apenas ;
1 vidro de plastico , aqueles de suplemento que vendem na farmacia pega uns 2 litros
2 mangueiras de aquario 1 para entrada e outra para saida
2 saguinho de espuma perlon
1 bombinha sarlo 90
1 saquinho de carvao vegetal activado
pedaços de argila
vamos la , com o vidro deitado fiz um furinho no fundo por onde a água vai sair, e outro na tampa , na parte descima , por onde a água vai entrar ,
tampei com um preguinho aquele buraquinha da bomba , por onde era a entrada de ar , e adaptei na saida da bomba uma manguerinha que leva a água ate a parte descima da tampa do vidro, a água entra , passa pelos filtrantes e sai no outro lado filtrada e ainda com um barrulhinho de água caindo ,axei o maximo o barulhinho .que a água faz.
jhonatan- Iniciante
-
Pontos : 117
Reputação : 3
Legal Jhonatan, depois coloca uma foto do seu projeto para podermos admirar.
[]s
[]s
nao consigo postar fotos , ja me cadastei en todos estas opcoes e nao da certo , ja desisti de tentar so passo raiva .
jhonatan- Iniciante
-
Pontos : 117
não consegue postar fotos? tente isso...
Comece clicando nesse icone aqui
depois copie o endereço da imagem e clique em ok
Em seguida veja a magica acontecer
Comece clicando nesse icone aqui
depois copie o endereço da imagem e clique em ok
Em seguida veja a magica acontecer
Wellington Serpa- Experiente
-
Pontos : 783
Reputação : 52
Boa noite, vc esta com problema para postar fotos, utileze esse link que nosso amigo Adilson passou, que vai explicar passo a passo como postar as fotos.
eu estava com o mesmo problema
https://aquapeixes.forumeiros.com/t15-como-postar-fotos-passo-a-passo
Espero ter te ajudado
Abraços
eu estava com o mesmo problema
https://aquapeixes.forumeiros.com/t15-como-postar-fotos-passo-a-passo
Espero ter te ajudado
Abraços
Acacio Junio- Iniciante
-
Pontos : 136
jhonatan escreveu:nao consigo postar fotos , ja me cadastei en todos estas opcoes e nao da certo , ja desisti de tentar so passo raiva .
Olá amigo.
caso ainda tenha dificuldade em posta as fotos tente esse comando.
- Código:
[img]URL da imagem aqui[/img]
Acho que a dificuldade dele é upar a img, não postar...
Elyezer- Moderador
-
Pontos : 1909
Reputação : 102
Duvida no sentido de filtragem Canister Caseiro VS Canister Industrial
Ola,
Visto que ja cansei de tentar entender por mim mesmo algumas coisas, estou perguntando aos amigos que entendem mais do assunto.
Ja montei 3 canisters caseiros, e todos funcionam perfeitamente, inclusive montei resentemente um Double-Canister, com compartimento para filtragem fisica em "cano" separado que funciona na minha humilde opinião melhor que muito canister comprado, pois mudei alguns conceitos, sendo assim conheço um pouco do assunto.
Mas vamos a minha duvida:
Eu tenho um Canister Atman modelo 3338 em um aquario, e para minha surpresa, a água entra, vai para baixo e sobe filtrando, porem seguindo recomendação do fabricante, as esponjas e midias para filtragem mecanica são as ultimas no processo, isto é ; ficam em cima.
Será que o fabricante comeu bola ?, pois em todo lugar vejo que o ideal é passar primeiro pela filtragem mecanica, inclusive meus canisters artesanais estão montados seguindo este principio.
Se puderem me ajudar a entender fico grato.
Abs
RB
Visto que ja cansei de tentar entender por mim mesmo algumas coisas, estou perguntando aos amigos que entendem mais do assunto.
Ja montei 3 canisters caseiros, e todos funcionam perfeitamente, inclusive montei resentemente um Double-Canister, com compartimento para filtragem fisica em "cano" separado que funciona na minha humilde opinião melhor que muito canister comprado, pois mudei alguns conceitos, sendo assim conheço um pouco do assunto.
Mas vamos a minha duvida:
Eu tenho um Canister Atman modelo 3338 em um aquario, e para minha surpresa, a água entra, vai para baixo e sobe filtrando, porem seguindo recomendação do fabricante, as esponjas e midias para filtragem mecanica são as ultimas no processo, isto é ; ficam em cima.
Será que o fabricante comeu bola ?, pois em todo lugar vejo que o ideal é passar primeiro pela filtragem mecanica, inclusive meus canisters artesanais estão montados seguindo este principio.
Se puderem me ajudar a entender fico grato.
Abs
RB
robertb- Novo no fórum
-
Pontos : 21
Reputação : 0
Com certeza a mecânica vem primeiro, esse fabricante aí, não sei não hein...
Principalmente se vc usa Siporax, imagina a qt de sujeira q gruda nele....
Principalmente se vc usa Siporax, imagina a qt de sujeira q gruda nele....
Elyezer- Moderador
-
Será que o fabricante não interpretou as últimas como as de baixo?
Acho difícil isso acontecer pois todos sabemos a sequência lógica de filtragem e no caso dos canister a bomba de recalque fica na tampa onde a filtragem vem de baixo para cima fazendo com que a gravidade também ajude no processo, sendo assim a água da superfície deve ser sempre a mais limpa (filtrada).
Acho difícil isso acontecer pois todos sabemos a sequência lógica de filtragem e no caso dos canister a bomba de recalque fica na tampa onde a filtragem vem de baixo para cima fazendo com que a gravidade também ajude no processo, sendo assim a água da superfície deve ser sempre a mais limpa (filtrada).
Fato
Pois é, eu concordo em genero numero e grau com os amigos, e vou deixar essa duvida pra la, porem no manual e na caixa esta indicando invertido, nao ha duvida.
Mas vou montar do meu jeito. ou melhor do jeito certo, o nosso.
PS. Foto da caixa e manual anexa.
Para nao dizer que só trouxe problema, fica aqui uma dica para o pessoal que vai montar canister, pois vi varios projetos que tem cotovelos onde nao precisa, ai a pessoa nao entende porque tem pouca vazão: "usem o minimo possivel de cotovelos e desvios (principalmente no retorno da água para o aquario), fiz varios testes e com uso de cotovelos diminui absurdamente a vazão (nome tecnico do problema = Perda de carga localizada), pois nao é só coluna dágua que interfere.
para quem quiser aqui esta a explicação "cientifica",
www.bombasking.com.br/nocoes_de_hidraulica.pdf
Só aprendi depois que tive que refazer toda a tubulaçao de retorno do meu laguinho, pois de 12000l/h caiu para menos de 8.000l/h pois haviam 4 cotovelos e duas pequenas colunas no caminho.
Abs e grato pelas contribuições.
RB
Mas vou montar do meu jeito. ou melhor do jeito certo, o nosso.
PS. Foto da caixa e manual anexa.
Para nao dizer que só trouxe problema, fica aqui uma dica para o pessoal que vai montar canister, pois vi varios projetos que tem cotovelos onde nao precisa, ai a pessoa nao entende porque tem pouca vazão: "usem o minimo possivel de cotovelos e desvios (principalmente no retorno da água para o aquario), fiz varios testes e com uso de cotovelos diminui absurdamente a vazão (nome tecnico do problema = Perda de carga localizada), pois nao é só coluna dágua que interfere.
para quem quiser aqui esta a explicação "cientifica",
www.bombasking.com.br/nocoes_de_hidraulica.pdf
Só aprendi depois que tive que refazer toda a tubulaçao de retorno do meu laguinho, pois de 12000l/h caiu para menos de 8.000l/h pois haviam 4 cotovelos e duas pequenas colunas no caminho.
Abs e grato pelas contribuições.
RB
- Anexos
robertb- Novo no fórum
-
Olha, não conheço esse canister ( alias, não conheço nenhum industrializado) mas atman não é uma marca confiavel? talvez não esteja tão errado assim, a água desce e depois sobe correto? Sera que o processo não é justamente esse? desce filtrando e sobe ja filtrada? pra uma marca tão conhecida como a Atman acho pouco provavel que acontecesse um erro gritante desses. O que acham?
-
Ola,
A água desce por um cano lateral, NADA de filtragem na descida, só filtra na subida, tenho 2 destes ja abri os dois para certificar.
Ja vi posts em outros sites, é isso mesmo, as recomendações do fabricante nao batem com o que todos pregam.
Abs
RB
A água desce por um cano lateral, NADA de filtragem na descida, só filtra na subida, tenho 2 destes ja abri os dois para certificar.
Ja vi posts em outros sites, é isso mesmo, as recomendações do fabricante nao batem com o que todos pregam.
Abs
RB
robertb- Novo no fórum
-
Os meus também são assim, a verdade é que alguns fabricantes não reconhecem a sequência de filtragem como sendo mecânica, química e biológica, para muitos fabricantes a ordem dos fatores não altera o resultado. Errados não estão, usamos essa sequência apenas para poupar a manutenção nas mídias biológicas, pois a carga orgânica acabaria entupindo as mesmas e teriamos que fazer uma limpeza semanalmente nas mesmas, por isso usamos uma sequência contrária ao do fabricante.
É verdade Lucas, isso acaba confundindo muita gente. Concordo com o objetivo de manter a filtragem mecânica no primeiro estágio, seria um saco ter que limpar as mídias toda semana, sem contar que mataria metade da biologia...
Elyezer- Moderador
-
Se "limpar" de forma correta não ter perda alguma amigo, é só mantê-las submersa para a oxigenação e lavar com a própria água do aquário para que a colônia não tenha contato com Cloro/Cloramina (de água de torneira) e não morra de choque térmico.
Mas fazer isso toda semana é meio chato mesmo, por isso usamos essa aequência de filtragem.
Mas fazer isso toda semana é meio chato mesmo, por isso usamos essa aequência de filtragem.
Salve pessoal… Meu nome é Rubens sou novato aqui. Estou no esquema do fvm epretendo fazer um aquario completo com móvel e tudo! Mas vamos la por partes…
Tenho ainda, depois de ler quase 98 páginas do forum sobre o canister, algumas dúvidas:
O aquario que eu estou projetando tem as seguintes dimensões 150x60x50(essse último valor é a altura), plantado com peixes. A flora e fauna não defini ainda, mas de antemão sei que vai ser densamente plantado. Terá dois canister (fvm da primeira página deste fórum) ligados em sequencia. O primeiro com cerca de 35cm .sequência abaixo:
Saída da água
perlon
purigen
Perlon
Argla expandida (cerca de 15cm para a primeira filtragem)
Entrada da água
E o segundo com cerca de 70cm com:
Saída da água
Perlon
Argila expandida(filtragem biológica)
Perlon
Entrada da água
Volume total bruto do aquário: 450L. Para um aquário assim eu pensei inicialmente somente uma bomba Submersa Sarlobetter 1000 L/h em um dos canisters para não movimentar muito a água e não perder CO2 (mesmo com a flauta)Mas acho que será pouca coisa… O que acham? Coloco duas(uma em cada canister)? Meu esquema está bom?
E quanto a coluna de água da bomba.. vai em servir?
Entre um canister e outro tera o filtro UV (pode ser assim?)
Obrigadão pessoal pela atenção !
esqueci de mencionar canister de 150mm
Tenho ainda, depois de ler quase 98 páginas do forum sobre o canister, algumas dúvidas:
O aquario que eu estou projetando tem as seguintes dimensões 150x60x50(essse último valor é a altura), plantado com peixes. A flora e fauna não defini ainda, mas de antemão sei que vai ser densamente plantado. Terá dois canister (fvm da primeira página deste fórum) ligados em sequencia. O primeiro com cerca de 35cm .sequência abaixo:
Saída da água
perlon
purigen
Perlon
Argla expandida (cerca de 15cm para a primeira filtragem)
Entrada da água
E o segundo com cerca de 70cm com:
Saída da água
Perlon
Argila expandida(filtragem biológica)
Perlon
Entrada da água
Volume total bruto do aquário: 450L. Para um aquário assim eu pensei inicialmente somente uma bomba Submersa Sarlobetter 1000 L/h em um dos canisters para não movimentar muito a água e não perder CO2 (mesmo com a flauta)Mas acho que será pouca coisa… O que acham? Coloco duas(uma em cada canister)? Meu esquema está bom?
E quanto a coluna de água da bomba.. vai em servir?
Entre um canister e outro tera o filtro UV (pode ser assim?)
Obrigadão pessoal pela atenção !
esqueci de mencionar canister de 150mm
rubens.lopes- Novo no fórum
-
Pontos : 16
Amigo, acho legal usar argila pra economizar um pouco nas ceramicas mas não fique dependente somente da argila não, ou você pode ter problêmas! uma ótima ceramica que eu te recomendo é a HOPPAR 1l custa 30 reais aqui em brasilia e trata 200l compre 4l e sua filtragem estara muito boa, ai sobrando espaço adicione a argila pra reforçar a colonização das bactérias.
Lembre-se que o filtro é o coração do aquario.
Se eu entendi vai ser no total 2000l as bombas correto? se você pretente te especies de pouca exigência e que não suje muito como os kinguios ou oscars, acho que está de bom tamanho. Mas se pretende ter peixes mais exigentes tenha pelomenos uma bomba com 1500l/h e uma com 1000l/h totalizando os 2500. Ai sim vai ficar show
Lembre-se que o filtro é o coração do aquario.
Se eu entendi vai ser no total 2000l as bombas correto? se você pretente te especies de pouca exigência e que não suje muito como os kinguios ou oscars, acho que está de bom tamanho. Mas se pretende ter peixes mais exigentes tenha pelomenos uma bomba com 1500l/h e uma com 1000l/h totalizando os 2500. Ai sim vai ficar show
-
wellington muito obrigado pela resposta, mas uma dúvida: e quanto ao co2 nao movimentaria muito a água essas duas bombas? meu medo é perder co2... rs
-
Cara não se preocupe muito com isso. 2500l/h contando com as midias vai cair pra 2000 facil, então temos uma filtragem de 5x o volume do seu aquario, 5x ta legal.
Colocando as flautas de retorno a +- 4 dedos da superficie da água seu aquario vai estar bem oxigênado. Mas e o co2? bom, a perca não vai ser muito significativa aponto de ser prejudicial. Vai depender da quantidade de bolhar/segundo que você vai injetar, vai depender muito se você pretende deixar o co2 24h/dia ( eu uso 24hrs por dia)
Enfim, o que você deve ter em mente é o seguinte:
no meu aquario de 90l eu injeto +- 1,5b/s mas somente metade disso é dissolvido ate chegar na superficie, o resto se perde na atmosfera. Em aquarios grandes como o seu é ALTAMENTE RECOMENDADO o uso de reatores de co2 que permitem um aproveitamento de 100% do co2 injetado, isso faz com que o co2 esteja sempre presente em boa quantidade e a perca na superficie da água não é significativa aponto de ser prejudicial.
Mas e se por ex, a perca de co2 for grande? paciência, a filtragem tem que ser essa!! você pode simplesmetne injetar uma quantidade maior de co2 pra compensar e tudo fica certo!
Desculpe o texto grande rsrs
Colocando as flautas de retorno a +- 4 dedos da superficie da água seu aquario vai estar bem oxigênado. Mas e o co2? bom, a perca não vai ser muito significativa aponto de ser prejudicial. Vai depender da quantidade de bolhar/segundo que você vai injetar, vai depender muito se você pretende deixar o co2 24h/dia ( eu uso 24hrs por dia)
Enfim, o que você deve ter em mente é o seguinte:
no meu aquario de 90l eu injeto +- 1,5b/s mas somente metade disso é dissolvido ate chegar na superficie, o resto se perde na atmosfera. Em aquarios grandes como o seu é ALTAMENTE RECOMENDADO o uso de reatores de co2 que permitem um aproveitamento de 100% do co2 injetado, isso faz com que o co2 esteja sempre presente em boa quantidade e a perca na superficie da água não é significativa aponto de ser prejudicial.
Mas e se por ex, a perca de co2 for grande? paciência, a filtragem tem que ser essa!! você pode simplesmetne injetar uma quantidade maior de co2 pra compensar e tudo fica certo!
Desculpe o texto grande rsrs
-
Já adianto também que com essa altura na coluna d'água pode vir a ter dificuldades em manter plantas muito exigentes como carpetes por exemplo, ou pode optar por espécies low-tec em que por menos que dissolva CO2 será suficiente, como será o substrato? como colocará as camadas e com quantos cm cada uma? também acho que esses canisters estarão de bom tamanho, e aconselho fortemente que utilize midias de alta porosidade nesses filtros, é um investimento compensador.
[]s
[]s
outra coisa sobre o co2, vi no se outro topico que pretende usar garrafada, então pode deixar 24hrs por dia que não tem problemas pois os 2 canister se encarregaram de oxigenar muito bem sua água.
-
wellingtong e wladimyr muitissimo obrigado! sanaram minhas duvidas!!! e segue a pesquisa para um aquario todo no estilo fvm! rs
-
Página 39 de 41 • 1 ... 21 ... 38, 39, 40, 41