Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Meus peixes parecem estar com diarréia, como tratar?
+2
Beto Lemos
thijuca
6 participantes
Fórum AquaPeixes :: Seções AquaPeixes :: :: Aquarismo :: Doenças em Geral
Página 1 de 1
Meus peixes parecem estar com diarréia, como tratar?
Boa tarde,
Tenho um aquário comunitário com alguns platis, espadas e uma fêmea de betta. Parece que alguns desses peixes não estão defecando normalmente. O que eu faço? Isto pode levá-los a alguma doença mais grave?
Fora o problema de diarréia, aparentemente estão estão bem, comendo e ativos, todos...
PH da água 7,2
Temperatura 30 graus (eu coloquei um aquecedor e estou subindo gradativamente por conta de uma mancha branca que vi na fêmea de Betta).
Desde já agradeço a ajuda!
Tenho um aquário comunitário com alguns platis, espadas e uma fêmea de betta. Parece que alguns desses peixes não estão defecando normalmente. O que eu faço? Isto pode levá-los a alguma doença mais grave?
Fora o problema de diarréia, aparentemente estão estão bem, comendo e ativos, todos...
PH da água 7,2
Temperatura 30 graus (eu coloquei um aquecedor e estou subindo gradativamente por conta de uma mancha branca que vi na fêmea de Betta).
Desde já agradeço a ajuda!
thijuca- Iniciante
-
Pontos : 88
Reputação : 0
Re: Meus peixes parecem estar com diarréia, como tratar?
Ola
Dificil falar sem ver ,podem ser parasitas ,alimentaçao ,passe o setup do aquário e se possivel fotos.
Abraços
Dificil falar sem ver ,podem ser parasitas ,alimentaçao ,passe o setup do aquário e se possivel fotos.
Abraços
Beto Lemos- Moderador
-
Pontos : 5179
Reputação : 202
Bom, vamos lá.
Aquário de 20L
Cascalho no fundo.
PH: 7,2.
Temperatura: 28 a 30 graus.
1 casal de espadas.
3 fêmeas e 1 macho Plati.
1 fêmea betta.
1 vez por semana troco 30% da água.
1 vez por mês retiro tudo, coloco os peixes em outro recipiente com 50% da água do aquário lavo as pedras com água e o aquário com uma esponja que utilizo só para isso e água. Remonto tudo, coloco 50% de água da torneira tratada com protect Plus da Labcon, espero 1 hora e coloco a água do aquário com os peixes. Eu sempre fiz isso com os antigos peixes, é que eu morava em SC e quando me mudei para o PA não consegui trazer meus peixes de lá. Lá eu tinha 2 barbos gema, um barbo rosa, um barbo cereja, 2 espadas fêmea e um cruzeiro do sul, já a mais de seis meses sem nenhum problema. Tá certo esse procedimento? É que na cidadezinha que eu morava comprava-se peixes em uma agropecuária, não tinha ninguém para instruir como fazer. Tudo que faço é por experiências próprias, depois de perder alguns peixinhos por não saber como proceder.
Acho que é isso... Quanto a fotos eu não tenho, mas posso tirá-las... Abraço
Aquário de 20L
Cascalho no fundo.
PH: 7,2.
Temperatura: 28 a 30 graus.
1 casal de espadas.
3 fêmeas e 1 macho Plati.
1 fêmea betta.
1 vez por semana troco 30% da água.
1 vez por mês retiro tudo, coloco os peixes em outro recipiente com 50% da água do aquário lavo as pedras com água e o aquário com uma esponja que utilizo só para isso e água. Remonto tudo, coloco 50% de água da torneira tratada com protect Plus da Labcon, espero 1 hora e coloco a água do aquário com os peixes. Eu sempre fiz isso com os antigos peixes, é que eu morava em SC e quando me mudei para o PA não consegui trazer meus peixes de lá. Lá eu tinha 2 barbos gema, um barbo rosa, um barbo cereja, 2 espadas fêmea e um cruzeiro do sul, já a mais de seis meses sem nenhum problema. Tá certo esse procedimento? É que na cidadezinha que eu morava comprava-se peixes em uma agropecuária, não tinha ninguém para instruir como fazer. Tudo que faço é por experiências próprias, depois de perder alguns peixinhos por não saber como proceder.
Acho que é isso... Quanto a fotos eu não tenho, mas posso tirá-las... Abraço
thijuca- Iniciante
-
olha a tpa esta correta ,
mas quanto a trocar tudo e lavar as pedras................
acho q o intervalo esta curto d mais
e natural que o fundo acumule um pouco d sujeira mesmo, mas isso nao e motivo pra lavar tudo ( a sujeira faz parte e ate ajuda o ciclo )
passe o setup do seu aquário. (tamano e filtragem )
mas quanto a trocar tudo e lavar as pedras................
acho q o intervalo esta curto d mais
e natural que o fundo acumule um pouco d sujeira mesmo, mas isso nao e motivo pra lavar tudo ( a sujeira faz parte e ate ajuda o ciclo )
passe o setup do seu aquário. (tamano e filtragem )
gustavo marinho- Avançado
-
Pontos : 1951
Reputação : 84
Aí é que tá, não tem filtro, não. Nem sei como fazer, qual usar... O aquário é pequeno, 20 litros. Tamanho: 40x35x20cm
thijuca- Iniciante
-
entao
por menor q seja, toda vez q vc desmonta tudo e lava, vc desfaz
o ciclo todo
faça um filtro pequeno, tem um monte de opçao no fvm, e so fazer em escala menor ou entao troque a água mas nao desmonte tudo (troque ate 50%) mas nao tire os peixes e nao meixa com o resto
e verifque c nao esta dando comida d+
por menor q seja, toda vez q vc desmonta tudo e lava, vc desfaz
o ciclo todo
faça um filtro pequeno, tem um monte de opçao no fvm, e so fazer em escala menor ou entao troque a água mas nao desmonte tudo (troque ate 50%) mas nao tire os peixes e nao meixa com o resto
e verifque c nao esta dando comida d+
-
O Gustavo tem tudo razao um filtro é essencial e siga as orientaçoes dele .
link de filtro fvm:
Clique aqui
link de filtro fvm:
Clique aqui
Beto Lemos- Moderador
-
Não ha necessidade de lavar todo o aquário, isso é muito prejudicial ao sistema...
Faça as tpas com sifonamento semanalmente que ja é o suficiente...
Como os amigos falaram filtro é essencial...
Abraços!
Faça as tpas com sifonamento semanalmente que ja é o suficiente...
Como os amigos falaram filtro é essencial...
Abraços!
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
thijuca escreveu
PH da água 7,2
thijuca
as manchas brancas geralmente sao fungos o mais conhecido eo ictio
um dos fatores do aparecimento seja porque vc esta desmontando tudo com um intervalo muito curto
elevar a temperatura da água nao resolve e melhor vc comprar um fungicida (nao e caro) pois elevar a temperatura alem de nao curar incomoda os peixinhos, principalmente os platys que gostam da água em torno dos 25 graus
caso vc nao encontre nenhum fungisida pegue o peixinho na mao e com um cotonete passe mercurio (aquele usado em machucado) assopre um pouquinho e volte ele para o aquário. mas mercurio e nao mentiolate hem
o ideal seria vc separar esse peixinho pois o fungo e altamente transmisivel
boa sorte
PH da água 7,2
thijuca
as manchas brancas geralmente sao fungos o mais conhecido eo ictio
um dos fatores do aparecimento seja porque vc esta desmontando tudo com um intervalo muito curto
elevar a temperatura da água nao resolve e melhor vc comprar um fungicida (nao e caro) pois elevar a temperatura alem de nao curar incomoda os peixinhos, principalmente os platys que gostam da água em torno dos 25 graus
caso vc nao encontre nenhum fungisida pegue o peixinho na mao e com um cotonete passe mercurio (aquele usado em machucado) assopre um pouquinho e volte ele para o aquário. mas mercurio e nao mentiolate hem
o ideal seria vc separar esse peixinho pois o fungo e altamente transmisivel
boa sorte
-
Contra ictio alta temperatura resolve sim, o protozoário não resiste...
Remédios são indicados caso a doença persistir...
Este procedimento citado acima, é bem eficaz...
abraços!
Remédios são indicados caso a doença persistir...
Este procedimento citado acima, é bem eficaz...
abraços!
-
A elevaçao da temperatura acelera o ciclo do protozoario,o que torna o combate com remedios mais eficaz, e consequentemente o peixe fica mais ativo se alimentanto melhor,associaçao com alimentaçao medicamentosa ou alimentos vivos tambem ajuda.
Abraços
Abraços
Beto Lemos- Moderador
-
Boa tarde,
Eu elevei a temperatura para 31 graus e comprei a ração alcon cure. Estou dando a todos os peixes. Quanto tempo eu deixo assim? Outra coisa, notei uma mancha branca na calda de uma das platis, tipo um tufo de algodão, separei ela e tô tratando com labcon ictio + a ração acima. A mancha na calda da fêmea de betta sumiu, mas hoje pela manhã percebi que ela está com a barriga inchada e dificuldade pra ir para baixo no aquário, como se boiasse, ontem não tava assim. Também separei ela e coloquei no mesmo aquário que a plati e adicionei labcon bacter + a mesma ração. As duas estão comendo ainda, o que acredito ser uma boa notícia. Tem problema deixar as duas juntas? É que não tenho outro lugar pra separá-las...
Ah! Comprei um filtro externo da marca aquatech, modelo FE50. Era o único que tinha na loja que fazia tripla filtragem e servia para aquas pequenos, até 50 litros. Eu ia fazer um, mas a pressa me fez comprar logo. Será que é bom? Alguém conhece?
Muito obrigado mesmo pela ajuda, estou realmente aprendendo a tratar os peixinhos como se deve!
Eu elevei a temperatura para 31 graus e comprei a ração alcon cure. Estou dando a todos os peixes. Quanto tempo eu deixo assim? Outra coisa, notei uma mancha branca na calda de uma das platis, tipo um tufo de algodão, separei ela e tô tratando com labcon ictio + a ração acima. A mancha na calda da fêmea de betta sumiu, mas hoje pela manhã percebi que ela está com a barriga inchada e dificuldade pra ir para baixo no aquário, como se boiasse, ontem não tava assim. Também separei ela e coloquei no mesmo aquário que a plati e adicionei labcon bacter + a mesma ração. As duas estão comendo ainda, o que acredito ser uma boa notícia. Tem problema deixar as duas juntas? É que não tenho outro lugar pra separá-las...
Ah! Comprei um filtro externo da marca aquatech, modelo FE50. Era o único que tinha na loja que fazia tripla filtragem e servia para aquas pequenos, até 50 litros. Eu ia fazer um, mas a pressa me fez comprar logo. Será que é bom? Alguém conhece?
Muito obrigado mesmo pela ajuda, estou realmente aprendendo a tratar os peixinhos como se deve!
thijuca- Iniciante
-
Nos passe o setup completo do aquário...
Abraços!
Abraços!
-
É um aquário pequeno, sem nada no fundo, só compressor de ar do maior que eu divido com ele. O ph é o mesmo do maior. Mas olha, os dois peixinhos doentes amanheceram bem melhor. A plati tá sem manchas nenhumas e com comportamento normal e a betta tá normal com o abdomen sem aquele volume e nadando normal. Mas na embalagem do labcon bacter diz pra tratar por 7 dias. Acham que devo seguir isso?
Olhem as fotos de alguns dos meus peixinhos:
https://2img.net/r/ihimizer/i/21042011099.jpg/
https://2img.net/r/ihimizer/i/21042011094.jpg/
https://2img.net/r/ihimizer/i/21042011096.jpg/
E essa é a betta doente:
https://2img.net/r/ihimizer/i/21042011104.jpg/
Abraços!
Olhem as fotos de alguns dos meus peixinhos:
https://2img.net/r/ihimizer/i/21042011099.jpg/
https://2img.net/r/ihimizer/i/21042011094.jpg/
https://2img.net/r/ihimizer/i/21042011096.jpg/
E essa é a betta doente:
https://2img.net/r/ihimizer/i/21042011104.jpg/
Abraços!
thijuca- Iniciante
-
Com certeza siga o tratamento completo pois a aparência de melhora não significa cura ok, mas com certeza está funcionando, então vá até o final.
Abrçs!
Abrçs!
Última edição por Adilson em Sex Abr 22, 2011 10:14 am, editado 1 vez(es)
Adilson- Moderador Geral
-
Pontos : 7828
Reputação : 340
Obrigado a todos!!
thijuca- Iniciante
-
Olá thijuca
Também sou de Belém e tenho dificuldades de adquirir alguns produtos e talvez você possa me ajudar.
Vou abrir um tópico em Aquarismo - Dificuldade de compras.
Também sou de Belém e tenho dificuldades de adquirir alguns produtos e talvez você possa me ajudar.
Vou abrir um tópico em Aquarismo - Dificuldade de compras.
Luiz Fernando- Experiente
-
Pontos : 763
Reputação : 3
thijuca escreveu:Boa tarde,
Olá thijuca, esqueci de comentar sobre o filtro, olha se ele está funcionando direitinho e tem todos os compartimentos necessários para se colocar os refis de carvão, perlon e ainda sobrar um espaço que de para colocar umas mídias de fixação de bactérias, está ótimo, pois o motorzinho dos filtros externos difícilmente dão problemas qualquer que seja a marca, se hover problemas será mais na parte de vedação do filtro que pode vazar, mas se for bem vedado este está ótimo.
Abrçs!
Adilson- Moderador Geral
-
Olá Tihjuca
Acho que você fez uma boa aquisição. Eu tenho 1 aquatech, vazão de 650 lts/h há mais de um ano e ainda não me deu decepção até hoje, tanto que comprei mais 2 de 450 lts/h
Acho que você fez uma boa aquisição. Eu tenho 1 aquatech, vazão de 650 lts/h há mais de um ano e ainda não me deu decepção até hoje, tanto que comprei mais 2 de 450 lts/h
Luiz Fernando- Experiente
-
Pontos : 763
Reputação : 3
Adilson, Ele tem sim o refil com carvão e perlon, e tem também uma esponja que na embalagem chama de "bio esponja" e promete fazer essa parte da flitragem biológica. Será que funciona? Ou você me aconselha colocar outra coisa, o que colocar? Abraço.
thijuca- Iniciante
-
havendo espaço pode ser adcionado argila expandida triturada ou ceramica
Beto Lemos- Moderador
-
A esponja funciona sim e bem, algumas até possuem capacidade maior de alojar as bactérias que as cerâmicas, mas com um tempo elas se desgastam e como o Betto citou acima é bom você colocar a argila espandida ou a cerâmica para aumentar a capacidade de alojar as bactérias pois uma hora terá de substituir a esponja por outra e se não quiser ficar gastando com a ela basta substituir pela argila ou a cerâmica, que são duráveis.
Abrçs!
Abrçs!
Adilson- Moderador Geral
-
Obrigado a todos pelas dicas! Meus peixinhos terminaram o tratamento e estão bem, se alimentando e com comportamento normal. Hoje devolvi eles ao aquário junto dos outros e está tudo bem.
thijuca- Iniciante
-