Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 22 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 22 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Novo aquário FVM novo membro
+3
Mauricio Molina
Beto Lemos
PabloBOliveira
7 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Novo aquário FVM novo membro
Olá aquariofilistas!
Meu nome é Pablo, e encontrei este fórum que já me ajudou bastane. Antes eu era um aquariofilista anônimo. Dependia do dinheiro do papai e da mamãe para montar um e, é claro, eles não queriam nem saber disso. Poréééem agora, que sou um rapazinho independente financeiramente há alguns anos vou fazer o meu aquário que tanto quero. Viva!
Como aluno de engenharia que sou, grande parte da graça para mim é projetar montar o aquário (inclusive um canister) com as próprias mãos. Gostaria da opinião de vocês quanto à estrutura do aquário. Se ficaria sólido com a descrição que segue.
Aquário 90L x 45A x 33P parede 6mm
trava francesa dupla (duas barras de vidro) no fundo e uma simples (só um vidro) em cima. Nível da água: 40cm de altura.
Tenho dúvidas quanto ás travas francesas: qual seria a largura ideal para estas travas?
Eu sei que o aquário é meio estreito, mas é o espaço que tenho disponível agora. Quero fazer um plantado comunitário nele, com umas 3 ou 4 espécies diferentes de peixes. Alguns neon tetras, um limpa vidro alguns corydoras, e cogito até alguns acarás bandeira, mas isto é para decidir mais tarde um pouco, tenho todo o tempo de ciclagem antes.
Enfim, por favor, críticas serão extremamente bem vindas! Critiquem-me!
Meu nome é Pablo, e encontrei este fórum que já me ajudou bastane. Antes eu era um aquariofilista anônimo. Dependia do dinheiro do papai e da mamãe para montar um e, é claro, eles não queriam nem saber disso. Poréééem agora, que sou um rapazinho independente financeiramente há alguns anos vou fazer o meu aquário que tanto quero. Viva!
Como aluno de engenharia que sou, grande parte da graça para mim é projetar montar o aquário (inclusive um canister) com as próprias mãos. Gostaria da opinião de vocês quanto à estrutura do aquário. Se ficaria sólido com a descrição que segue.
Aquário 90L x 45A x 33P parede 6mm
trava francesa dupla (duas barras de vidro) no fundo e uma simples (só um vidro) em cima. Nível da água: 40cm de altura.
Tenho dúvidas quanto ás travas francesas: qual seria a largura ideal para estas travas?
Eu sei que o aquário é meio estreito, mas é o espaço que tenho disponível agora. Quero fazer um plantado comunitário nele, com umas 3 ou 4 espécies diferentes de peixes. Alguns neon tetras, um limpa vidro alguns corydoras, e cogito até alguns acarás bandeira, mas isto é para decidir mais tarde um pouco, tenho todo o tempo de ciclagem antes.
Enfim, por favor, críticas serão extremamente bem vindas! Critiquem-me!
PabloBOliveira- Experiente
-
Pontos : 668
Reputação : 29
Re: Novo aquário FVM novo membro
Seja Bem Vindo ao AQP !
Quanto ao aquario nao vejo necessidade de se colocar travas francesas no fundo,somente as travas em cima sera suficiente.Porem se pretende utiliza-las 5 cm de largura esta bom.
Canister fvm:
https://aquapeixes.forumeiros.com/t167-filtro-canister-caseiro
http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=12208
dois projetos excelentes.
Quanto ao aquario nao vejo necessidade de se colocar travas francesas no fundo,somente as travas em cima sera suficiente.Porem se pretende utiliza-las 5 cm de largura esta bom.
Canister fvm:
https://aquapeixes.forumeiros.com/t167-filtro-canister-caseiro
http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=12208
dois projetos excelentes.
Beto Lemos- Moderador
-
Pontos : 5179
Reputação : 202
Seja bem vindo ao AQP!
Que bom que se juntou a nós...
Nessas dimensões com 6mm nem precisaria colocar travas, agora se quiser 100% de segurança faça com as travas, mas não vejo necessidade de colocar trava dupla em baixo basta uma, pode colocar uma trava transversal no meio para poder colocar as tampas...
Com 6mm ja da pra fazer sem travas, pode fazer de 8mm se não as quiser...
O meu tem 100 x 50 x 35 de 6mm e apenas uma trava transversal (dupla) no meio para as tampas...
Ótimos projetos de fvm estes que o Beto passou...
Abraços!
Que bom que se juntou a nós...
Nessas dimensões com 6mm nem precisaria colocar travas, agora se quiser 100% de segurança faça com as travas, mas não vejo necessidade de colocar trava dupla em baixo basta uma, pode colocar uma trava transversal no meio para poder colocar as tampas...
Com 6mm ja da pra fazer sem travas, pode fazer de 8mm se não as quiser...
O meu tem 100 x 50 x 35 de 6mm e apenas uma trava transversal (dupla) no meio para as tampas...
Ótimos projetos de fvm estes que o Beto passou...
Abraços!
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Olá pessoal!
Ótimos projetos Beto, me fizeram reconsiderar algumas idéias iniciais... Obrigadão cara. Depois também vou fazer um tópico passo a passo do meu. Se funcionar bem, claro. Espero servir de inspiração pro pessoal.
Maurício, na verdade eu pensei em colocar a dupla no fundo porque queria dispensar a trava transversal em cima que, na minha opinião, atrapalha e fica meio feio. Mas acho que vou colocar a francesa em cima então, e uma transversal no fundo (ou não?). Em cima já ajuda a apoiar a tampa. Na verdade eu estou meio apreensivo porque um cara de uma loja de aquários daqui (eu sei, não confie no cara da loja, ele só quer o seu maldito dinheiro) me disse que é loucura fazer com 6mm, mesmo com "intertravamento".
Obrigado pela ajuda pessoal, é fantástico o modo caloroso e atencioso com que vocês tratam todos. É realmente um fórum que faz a gente se sentir acolhido e com amigos. Só lendo os tópicos e respostas do Maurício me sinto amigo dele, hehe.
Ótimos projetos Beto, me fizeram reconsiderar algumas idéias iniciais... Obrigadão cara. Depois também vou fazer um tópico passo a passo do meu. Se funcionar bem, claro. Espero servir de inspiração pro pessoal.
Maurício, na verdade eu pensei em colocar a dupla no fundo porque queria dispensar a trava transversal em cima que, na minha opinião, atrapalha e fica meio feio. Mas acho que vou colocar a francesa em cima então, e uma transversal no fundo (ou não?). Em cima já ajuda a apoiar a tampa. Na verdade eu estou meio apreensivo porque um cara de uma loja de aquários daqui (eu sei, não confie no cara da loja, ele só quer o seu maldito dinheiro) me disse que é loucura fazer com 6mm, mesmo com "intertravamento".
Obrigado pela ajuda pessoal, é fantástico o modo caloroso e atencioso com que vocês tratam todos. É realmente um fórum que faz a gente se sentir acolhido e com amigos. Só lendo os tópicos e respostas do Maurício me sinto amigo dele, hehe.
-
Qual o motivo do comentario dele acha insuficiente?
Ja montei varios aquarios,para mim, amigos,e lojas.no momento estou com mais 4 para montar, 6mm esta mais do que suficiente,no fundo nao há necessidade de travas pode ficar sossegado ,agora se quiser optar por um sem travas estilo ADA ai pode usar um 8mm.
Agora o filtro quando fizer poste as fotos para mostrar como ficou,logo postarei fotos do meu , porem estou devagar mas ja fiz o aquário ,o movel ,o filtro ,falta iluminaçao.
Abraços
Ja montei varios aquarios,para mim, amigos,e lojas.no momento estou com mais 4 para montar, 6mm esta mais do que suficiente,no fundo nao há necessidade de travas pode ficar sossegado ,agora se quiser optar por um sem travas estilo ADA ai pode usar um 8mm.
Agora o filtro quando fizer poste as fotos para mostrar como ficou,logo postarei fotos do meu , porem estou devagar mas ja fiz o aquário ,o movel ,o filtro ,falta iluminaçao.
Abraços
Beto Lemos- Moderador
-
O motivo é que ele tem a única loja de aquários da cidade (que é uma cidade vizinha, por eu morar em uma cidade bem pequena, tranquila e parada) e estar interessado apenas no meu dinheiro. Toda a pesquisa que eu fiz, os dados que coletei, etc, nada servia por ser da internet. Já entendi qual é a jogada desse cara e desisti dele. Ele disse que pra mim um aquário assim com o "intertravamento" (adorei o termo dele) ele faz por apenas R$ 400,00. Que tal? E canisters feitos não prestam pois a gente não sabe fazer os cálculos necessários. Enfim, entendeu a idéia, não?
-
baratinho hein rsrsreu faria para voce por 180,00 e com lucro hein.por isso é bom participar de foruns pois se consegue aprender bastante e compartilhar tambem.
Beto Lemos- Moderador
-
Primeiramente obrigado pelas palavras...
Realmente esta bem carinho hein, pode optar sim por travas francesas em cima, o visual é bem melhor. Mas com 6mm da tranquilo sem travas...
Só uma pergunta onde esse aquário ficara apoiado?
E sobre o lojista sem comentários, só querem vender mesmo e é por isso que muitos iniciantes desistem rapidamente deste hobby tão maravilhoso, devido as frustrações...
Abraços!
Realmente esta bem carinho hein, pode optar sim por travas francesas em cima, o visual é bem melhor. Mas com 6mm da tranquilo sem travas...
Só uma pergunta onde esse aquário ficara apoiado?
E sobre o lojista sem comentários, só querem vender mesmo e é por isso que muitos iniciantes desistem rapidamente deste hobby tão maravilhoso, devido as frustrações...
Abraços!
-
É, e os 400 reais é só do vidro, montado. Fora o resto. Queria fazer com 8 ou até 9mm, cheio de frescuras. Enfim, desisti. O vidraceiro que sempre fez os serviços pra mim cobra R$ 120,00 só pelos vidros, cortados e lixados.
Maurício, qunato ao móvel não se preocupe, eu vou colocar em cima duma escrivaninha feita sob medida no meu quarto que é bem resistente, ela tem várias colunas de madeira embaixo, e o tampo tem 4cm de espessura. Vai aguentar numa boa o peso do aquário. E, claro, em cima de uma folha de isopor. Bom, é isso, amanhã eu vou buscar os vidros e começar a sessão colagem hehehe. Fiquem ligados.
Maurício, qunato ao móvel não se preocupe, eu vou colocar em cima duma escrivaninha feita sob medida no meu quarto que é bem resistente, ela tem várias colunas de madeira embaixo, e o tampo tem 4cm de espessura. Vai aguentar numa boa o peso do aquário. E, claro, em cima de uma folha de isopor. Bom, é isso, amanhã eu vou buscar os vidros e começar a sessão colagem hehehe. Fiquem ligados.
-
Bom que consegue os vidros mais em conta,só fique atento as medidas corretas, e use um bom silicone , vamos acompanhar a montagem .
Beto Lemos- Moderador
-
concordo com o Beto , 6mm nessas medidas eh mais que o suficiente !
Aqui em PG , gastei R$ 100,00 pra montar o meu aquário
100x50x40
Aqui em PG , gastei R$ 100,00 pra montar o meu aquário
100x50x40
andreorasec- Iniciante
-
Pontos : 62
Reputação : 0
Bom, o vidraceiro esqueceu da minha encomenda, aquela carniça, e atrasou mais um dia. Hoje pensei em começar o canister, mas esqueci de perguntar: 14 litros de volume interno é absurdamente pouco? A largura do cilindro é grande, então a água passaria com pouca velocidade, 250mm p bomba sarlo better de 600l/h. O que acham?
-
nao sei te dizer o calculo para o canister, porem nao acho pouco,eu optaria por uma bomba 1000 l\h considerando a perda de vazao,e a diferença de valor nao ser alta.
Beto Lemos- Moderador
-
Tem uma bomba da atman de 1200l/h que uso aqui em casa e é muito boa.
Eduardo Togoro- Iniciante Jr
-
Pontos : 318
Só tenha em mente uma coisa, se for usar bomba de até 1000 l/h cano de 100 mm, acima disso use de 150 mm...
Qual altura esta pensando para seu canister?
Quanto maior mais espaço para as mídias, por outro lado quanto mais mídia menos vazão dai tera que usar uma bomba mais forte...
Abraços!
Qual altura esta pensando para seu canister?
Quanto maior mais espaço para as mídias, por outro lado quanto mais mídia menos vazão dai tera que usar uma bomba mais forte...
Abraços!
-
Na verdade não é muito alto, uns 30cm de altura, pq ia usar um pote e
não pvc. Mas se for pouco, vou adaptar pra pvc mesmo. Mas quanto ao
volume, 14 litros é suficiente? Essa é só minha dúvida para começar.
Eu ach que vou colocar uma bomba de 800 l/h mais ou menos.
Abraços!
não pvc. Mas se for pouco, vou adaptar pra pvc mesmo. Mas quanto ao
volume, 14 litros é suficiente? Essa é só minha dúvida para começar.
Eu ach que vou colocar uma bomba de 800 l/h mais ou menos.
Abraços!
-
Seria 14 litros sem as mídias, ou ja com elas?
Acredito que seja o suficiente...
Olha aqui também tenho um canister industrial, nunca fiz as contas, mas a litragem não é muita não...
Na próxima manutenção verifico quanto é...
Abraços!
Acredito que seja o suficiente...
Olha aqui também tenho um canister industrial, nunca fiz as contas, mas a litragem não é muita não...
Na próxima manutenção verifico quanto é...
Abraços!
-
Olá amigos
Estive pensando na iluminação...
4 fluorescentes t5 de 21W estão de bom tamanho? pretendo fazer ele bem plantadinho, meio denso. Qual a opinião de vcs quanto a essas Lâmpadas?
Abraços!
Estive pensando na iluminação...
4 fluorescentes t5 de 21W estão de bom tamanho? pretendo fazer ele bem plantadinho, meio denso. Qual a opinião de vcs quanto a essas Lâmpadas?
Abraços!
-
eu optaria por uma iluminaçao forte a intensa, trocando as de 21 w pelas de 39w ,mesclando em branca ,azul e rosa.
Beto Lemos- Moderador
-
e quanto à qualidade das t5, são boas? pelo que analisei são a melhor opção...
-
Dependendo das espécies, precisará de mais luz. Melhor adicionar mais uma t5 ou usar a de 39w como o beto recomendou.
-
Na verdade agora não me interessa a potência, estou interessado em informações sobre as lâmpadas em si. Se este tipo de lâmpada vale o custo/benefício, se algiuém tem experiência com elas.
-
Não entendi o que vc quer... Quer o custo benefício de lampadas t5? Comparado com o que? T8, T10? quais marcas, preços?
-
Comparado com o quadro geral das lâmpadas, afinal, lâmpadas para aquários podem ser beem salgadas no que se refere a preço. Só gostaria de saber se é uma boa ou ótima escolha, se há alguma escolha que vocês acham que vale mais a pena, etc.
-
Sim, saem bem caras as lampadas. As t5 costumam ser mais caras se comparadas com as lampadas t8, t10. Elas tem a vantagem se serem mais estreitas podendo colocar mais lampadas em um mesmo espaço.
Muitas pessoas associam lampadas luz do dia com lampadas de aquarismo. Em um dos meus aquários faço isso. Em outro tenho luminaria com lampadas 4 lampadas t5 2 brancas e 2 azuis.
Muitas pessoas associam lampadas luz do dia com lampadas de aquarismo. Em um dos meus aquários faço isso. Em outro tenho luminaria com lampadas 4 lampadas t5 2 brancas e 2 azuis.
-
Página 1 de 2 • 1, 2