Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 11 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 11 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
canister de 70cm p/ aquário de 230L
+3
Beto Lemos
Eduardo Togoro
Luiz
7 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
canister de 70cm p/ aquário de 230L
estou terminando meu canister de 70cm ñ sei se é d + ou o suficiente, estou com uma duvida sobre quais elementos filtrante utilizar e qual a ordem correta dos elementos p/ uma filtragem excelente?
desde já agradeço a todos.
desde já agradeço a todos.
Luiz- Iniciante
-
Pontos : 41
Reputação : 0
Re: canister de 70cm p/ aquário de 230L
Do início para o final (saída) seria:
- Perlon
- Mídias filtrantes (ceramica, argila, bio balls, etc)
- Purigen, carvão, etc
Vc está fazendo com tubo de pvc? gostaria de saber como está fazendo a vedação dele.
Abraços
- Perlon
- Mídias filtrantes (ceramica, argila, bio balls, etc)
- Purigen, carvão, etc
Vc está fazendo com tubo de pvc? gostaria de saber como está fazendo a vedação dele.
Abraços
Eduardo Togoro- Iniciante Jr
-
Pontos : 318
Luis
Me desculpa me meter na resposta sua, Eduardo vi alguns comentarios sobre a vedaçao,segui um projeto que peguei na net montei,testei e nao vazou nada,eu peguei a borracha de vedaçao do cap cortei e colei no fundo do cap com silicone ,a boca do canister tem que estar bem plana,e pra reforçar cortei uma argola do cano 150 mm , colei a mesma por dentro do canister rente a borda e lixei para dar um bom acabamento
Me desculpa me meter na resposta sua, Eduardo vi alguns comentarios sobre a vedaçao,segui um projeto que peguei na net montei,testei e nao vazou nada,eu peguei a borracha de vedaçao do cap cortei e colei no fundo do cap com silicone ,a boca do canister tem que estar bem plana,e pra reforçar cortei uma argola do cano 150 mm , colei a mesma por dentro do canister rente a borda e lixei para dar um bom acabamento
Beto Lemos- Moderador
-
Pontos : 5179
Reputação : 202
Este reforço eu fiz. Vc pode passar o link? Eu tenho a borracha, mas pro tubo de 100mm.
-
Fiz exatamente igual,é igual ao do vani tb com exceçao do fecho rapido ,que esta em lugar diferente.
http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=12208
http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=12208
Beto Lemos- Moderador
-
70 cm é um bom espaço para mídias, coloque bastante midias biológicas ai.
Sugestão:
1º - Cerâmica/Argila
2º - Perlon
3º - Carvão
4º - Perlon
5º - Cerâmica
6º - Perlon
Abraços!
Sugestão:
1º - Cerâmica/Argila
2º - Perlon
3º - Carvão
4º - Perlon
5º - Cerâmica
6º - Perlon
Abraços!
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
+ uma duvida, minha intenção é montar um plantado e estive lendo que carvão ñ é muito bom para plantado. esta informação é verdadeira?
Muito obrigado a todos pela ajuda. abraços!
Muito obrigado a todos pela ajuda. abraços!
Luiz- Iniciante
-
Ola Luiz este assunto ainda é um tanto que polemico, uns dizem que não é bom utilizar outras ja dizem não ter problemas, por experiencia própria uso e não vejo problema algum.
De uma olhada nesta discussão.
https://aquapeixes.forumeiros.com/produtos-e-equipamentos-f37/carvao-ativado-t334.htm
Abraços!
De uma olhada nesta discussão.
https://aquapeixes.forumeiros.com/produtos-e-equipamentos-f37/carvao-ativado-t334.htm
Abraços!
-
Formidável esse canister que o betolemos postou. Qual a freqüência da manutenção? Quando a manutenção é feita há eliminação de água. Faz a reposição na hora? Qual a freqüencia da TPA. e da limpeza do vidros do aquário?
Observei também que na manutenção foi retirado do filtro apenas cerâmica e perlon? E o carvão ativado?
Observei também que na manutenção foi retirado do filtro apenas cerâmica e perlon? E o carvão ativado?
Luiz Fernando- Experiente
-
Pontos : 763
Reputação : 3
Costumo fazer a limpeza no meu a cada duas semanas, deixo rodar uma semana pra fixação das bactérias e só assim faço uma tpa, as tpas faço toda semana 50%, toda vez que faço a tpa limpo os vidros com um buchinha de cozinha, que tenho só pra isso.
O perlon satura com o tempo, então pode jogar fora, as cerâmicas é só lavar, de preferencia com a própria água do aquário, água clorada mata as bactérias benéficas ao sistema, o carvão tem uma duração de uns 30 dias, depois disso pode jogar fora, sugiro o Purigem, que da pra regenerar.
Abraços!
O perlon satura com o tempo, então pode jogar fora, as cerâmicas é só lavar, de preferencia com a própria água do aquário, água clorada mata as bactérias benéficas ao sistema, o carvão tem uma duração de uns 30 dias, depois disso pode jogar fora, sugiro o Purigem, que da pra regenerar.
Abraços!
-
Maurício
Valeu sua resposta. Obrigado. Continuo sendo solicitado a informar se a resposta ajudou ou não a resolver o problema. de hoje (30/11) às 9:42 am
Que devo fazer?
Valeu sua resposta. Obrigado. Continuo sendo solicitado a informar se a resposta ajudou ou não a resolver o problema. de hoje (30/11) às 9:42 am
Que devo fazer?
-
Luiz agora entendi o seu recado.
Esta minha assinatura é só pra alertar os usuários a dizer se a resposta de qualquer usuário ajudou a resolver o problema. O nome que aparece depende de quem a le, pra mim aparece o meu nome, entendeu?
Abraços!
Esta minha assinatura é só pra alertar os usuários a dizer se a resposta de qualquer usuário ajudou a resolver o problema. O nome que aparece depende de quem a le, pra mim aparece o meu nome, entendeu?
Abraços!
-
Depois vou tentar colocar a foto do meu pra verem como ficou .
Na minha opiniao a limpeza de vai de cada um, o meu antigo limpava uma vez por mês,e nunca tive problemas,tem gente que limpa a cada tres meses,e como o Mauricio citou a cada duas semanas.o mais chato é limpar as mangueiras.
Sim voce tera que repor água pois ira descartar a água do filtro,mas como o citado anteriormente deixe para fazer a tpa apos uma semana para as bacterias do filtro se recuperarem.
A limpeza dos vidros a cada uma ou duas semanas, use uma bucha de limpeza somente para isso.
Quanto ao carvao nem todos usam,ainda mais se for aquário plantado , pois tem muita controversia, uns falam que é legal usar ,outros falam que é ruin.
Luiz Fernando escreveu:Formidável esse canister que o betolemos postou. Qual a freqüência da manutenção? Quando a manutenção é feita há eliminação de água. Faz a reposição na hora? Qual a freqüencia da TPA. e da limpeza do vidros do aquário?
Na minha opiniao a limpeza de vai de cada um, o meu antigo limpava uma vez por mês,e nunca tive problemas,tem gente que limpa a cada tres meses,e como o Mauricio citou a cada duas semanas.o mais chato é limpar as mangueiras.
Sim voce tera que repor água pois ira descartar a água do filtro,mas como o citado anteriormente deixe para fazer a tpa apos uma semana para as bacterias do filtro se recuperarem.
A limpeza dos vidros a cada uma ou duas semanas, use uma bucha de limpeza somente para isso.
Quanto ao carvao nem todos usam,ainda mais se for aquário plantado , pois tem muita controversia, uns falam que é legal usar ,outros falam que é ruin.
Beto Lemos- Moderador
-
Eu uso purigem. Não faço a limpeza das mangueiras e limpo a cada 1-2 meses... O certo seria limpar com mais freqüência, mas a preguiça não deixa. kkkk
O único problema da limpeza é para limpar o perlon pq de resto está tudo tranquilo. Tb tem a regeneração do purigem, mas isso não acho mto necessário. A cada 2 limpezas, faz-se a regeneração do purigem é tá blz.
Lembrando que esta frequencia não é regra. Meu filtro está super-hiper-mega dimensionado pro meu aquário....
Meu aquário está batendo quase nos 32°...
Vou ter que colocar gelo nele kkkk
Vou me mudar pra Campos do Jordão... lá não tem este tipo de problema
Abraços
O único problema da limpeza é para limpar o perlon pq de resto está tudo tranquilo. Tb tem a regeneração do purigem, mas isso não acho mto necessário. A cada 2 limpezas, faz-se a regeneração do purigem é tá blz.
Lembrando que esta frequencia não é regra. Meu filtro está super-hiper-mega dimensionado pro meu aquário....
Meu aquário está batendo quase nos 32°...
Vou ter que colocar gelo nele kkkk
Vou me mudar pra Campos do Jordão... lá não tem este tipo de problema
Abraços
-
Mauricio
Valeu a informação
Pelo que entendi o Perlon pode ser usado mais de uma vez, é isso???Quantas vezes???
A esponja pode ser lavada com água comum ou tem que ser do áqua também???
Como regenerar o Purigem???
Posso continuar a usar o carvão vegetal ao invés de ativado ou Purigem???
Quero também expressar meus agradecimentos ao betolemos e ao Eduardo Togoro.
Suas informações também foram muito valiosas para mim
Observo que todos são muito gentis e prestativos.
Passo algum tempo diariamente navegando pelo Forum e tenho aprendido muito com vocês. Obrigado a todos.
Valeu a informação
Pelo que entendi o Perlon pode ser usado mais de uma vez, é isso???Quantas vezes???
A esponja pode ser lavada com água comum ou tem que ser do áqua também???
Como regenerar o Purigem???
Posso continuar a usar o carvão vegetal ao invés de ativado ou Purigem???
Passo algum tempo diariamente navegando pelo Forum e tenho aprendido muito com vocês. Obrigado a todos.
-
A questão da limpeza realmente não é regra, cada aquarista deve verificar o seu sistema...
Só devemos lembrar que com a saturação do perlon, e acumulo de sujeira aumenta a quantidade de amônia no aquário...
Luiz...
Sim o perlon pode ser usado mais de uma vez, se bem que não costumo fazer isso, pois compro um metro de perlon/manta acrílica, vendida em lojas de tecidos, da pra usar muito tempo, sempre que faço a manutenção jogo fora e coloco um novo em folha.
A esponja de limpeza pode ser lavada com água da torneira mesmo, só com água não utilize produtos.
Bom sobre o carvão, pelo que sei só o ativado que faz a função de retirar químicos da água, pelo seu processo de fabricação...
Como regenerar o purigem:
https://aquapeixes.forumeiros.com/produtos-e-equipamentos-f37/purigem-t673.htm
Abraços!
Só devemos lembrar que com a saturação do perlon, e acumulo de sujeira aumenta a quantidade de amônia no aquário...
Luiz...
Sim o perlon pode ser usado mais de uma vez, se bem que não costumo fazer isso, pois compro um metro de perlon/manta acrílica, vendida em lojas de tecidos, da pra usar muito tempo, sempre que faço a manutenção jogo fora e coloco um novo em folha.
A esponja de limpeza pode ser lavada com água da torneira mesmo, só com água não utilize produtos.
Bom sobre o carvão, pelo que sei só o ativado que faz a função de retirar químicos da água, pelo seu processo de fabricação...
Como regenerar o purigem:
https://aquapeixes.forumeiros.com/produtos-e-equipamentos-f37/purigem-t673.htm
Abraços!
-
Me desculpem tive um problema com minha maquina gastei um dinheiro + fazer o'que o + importante é que terminei de montar meu filtro quase todo pelo projeto do vany, só mudei o fechamento porque ñ achava de jeito algum ao tal fecho rápido e o anel de vedação da tampa que fiz com borracho de panela de pressão ele ñ apresentou vazamentos no teste s/ elemento filtrante.
Luiz- Iniciante
-
Legal que terminou,funcionou bem?
A borracha de vedaçao voce encontra em loja de materiais de construçao ( borracha de vedaçao para cap 150mm) , o fecho rapido em madeireiras e artigos para macenaria
A borracha de vedaçao voce encontra em loja de materiais de construçao ( borracha de vedaçao para cap 150mm) , o fecho rapido em madeireiras e artigos para macenaria
Beto Lemos- Moderador
-
É amigo a borracha p/ o cape 150mm até achei mais o fecho ñ , rodei praticamente todas as lojas de minha cidade e ñ encontrei
Luiz- Iniciante
-
O fechamento assim tambem fica bom ,e funcional.
Beto Lemos- Moderador
-
valeu betolemos, realmente o fechamento ficou muito bom.
grande tire uma duvida por favor o filtro deve fica ligado 24hs ou tem um período certo. abraços!
grande tire uma duvida por favor o filtro deve fica ligado 24hs ou tem um período certo. abraços!
Luiz- Iniciante
-
Ola Luiz!
Sim deve ficar sempre ligado, fora os peixes as bactérias benéficas ao aquário também precisam de uma boa oxigenação...
E assim mantem uma boa saúde de todo o sistema...
Abraços!
Sim deve ficar sempre ligado, fora os peixes as bactérias benéficas ao aquário também precisam de uma boa oxigenação...
E assim mantem uma boa saúde de todo o sistema...
Abraços!
-
Como o Mauricio citou ,deve ficar ligado 24hs ,pois assim mantem a oxigenaçao para peixes e bacterias beneficas,nao esqueça de fazer a limpeza periodicamente.
Beto Lemos- Moderador
-
Luiz Fernando escreveu:
Luiz, é um prazer tentar ajudar a todos nesse maravilhoso hobby! Qualquer dúvida ou mesmo um bate papo rápido pelo fórum com certeza sempre terá alguém para ajudar ou trocar idéias.
Com relação ao perlon, eu costumo dar uma "lavada" acho um pouco desperdício jogar fora.... mesmo sendo tão barato, mais mesmo pelo sentido de se desperdiçar um material que ainda pode ser utilizado... no caso eu estaria desperdiçando água... mas... não dá pra salvar o mundo eu sei, mas pelo menos a água não é um "resíduo sólido". Isto é apenas uma observação. O mesmo se faz pelo carvão ativado. Acho um grande desperdício de 15 em 15 dias jogar fora o carvão. Este hobby tem algumas coisas que vão de encontro a uma política sustentável.
Nem tudo é perfeito não é mesmo?
-
Olha o perlon realmente não reutilizo não...
Agora na questão do carvão também acho desperdício, é difícil saber quando esta saturado, mas a troca deve ser pelo menos a cada 30 dias...
Abraços!
Agora na questão do carvão também acho desperdício, é difícil saber quando esta saturado, mas a troca deve ser pelo menos a cada 30 dias...
Abraços!
-
Página 1 de 2 • 1, 2