Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

áquario - O meu aquário comunitário 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

áquario - O meu aquário comunitário 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

áquario - O meu aquário comunitário 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

áquario - O meu aquário comunitário 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

áquario - O meu aquário comunitário 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

áquario - O meu aquário comunitário 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

áquario - O meu aquário comunitário 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

áquario - O meu aquário comunitário 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Água Turva no meu aquário
por lucasmachadobhz Ontem à(s) 8:23 pm

» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
áquario - O meu aquário comunitário Left_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Full_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
áquario - O meu aquário comunitário Left_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Full_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Right_bar_bleue 
Wladimyr (6191)
áquario - O meu aquário comunitário Left_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Full_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
áquario - O meu aquário comunitário Left_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Full_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
áquario - O meu aquário comunitário Left_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Full_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
áquario - O meu aquário comunitário Left_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Full_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
áquario - O meu aquário comunitário Left_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Full_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
áquario - O meu aquário comunitário Left_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Full_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
áquario - O meu aquário comunitário Left_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Full_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
áquario - O meu aquário comunitário Left_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Full_bar_bleueáquario - O meu aquário comunitário Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
26 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 26 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

O meu aquário comunitário

3 participantes

Ir para baixo

Em curso O meu aquário comunitário

Mensagem por Glauce Qui Jan 18, 2018 7:54 pm

Olá, sou nova no fórum, eu e meu filho estamos com um aquário de 50 litros, há 11 dias. Pois, temos um problema com um aquário ciclando com peixes.

Em primeiro lugar, a loja que vendeu o aquário, especializada em venda de aquários, não falou absolutamente nada sobre ciclagem da água. Meu filho comprou o aquário dizendo que nunca teve aquário e pedindo informação. Foi-lhe dito para botar o anti-cloro na água e para comprar um filtro, e que poderia botar os peixes. Enfim... foi o que foi feito...

Rapidamente o aquário foi populado com 20 peixes. Ou seja, superpopulado, além de não ciclado. Erro nosso, empolgados com os bichinhos. :s

Mas, nós descobrimos rapidamente o problema. Na noite do segundo dia, pesquisando na internet, nos demos conta da ciclagem. Ou da falta dela. E os peixes estavam todos bem. Não tinha como devolver pra loja, vieram de 6 lojas diferentes. Não temos conhecido com aquário ciclado. Ok, vamos ficar com eles e lidar com isso da melhor forma possível. Neste momento foi adicionada à água do aquário, pois todo o comércio já estava fechado, a água do copinho das nossas bromélias, fazendo o papel de colônia de bactérias e também muitas plantas aquáticas.

No terceiro dia, já seguindo vários tutoriais, entraram para o tratamento do aquário: compressor de ar, mídia de cerâmica, testes de ph e amônia, Stability. E nesse ponto, passo o setup da fauna do aquário. Mais da metade deles são de fundo e detritívoros de alguma forma:
2 Corydora adolfoi
3 Corydora swartzi
2 Dojos - casal
2 Otocinclos
1 Cascudo
1 Colisa
1 Mexerica
1 Ramirezi
5 Platys - 1 macho e 4 fêmeas
1 Molinésia
1 Betta fêmea
+ 1 caramujo ampulária e 5 biomphalaria

Fundo de areia e cascalho, 2 decorações/esconderijos, plantado no fundo e no topo com muitas plantas.

Os testes começaram no terceiro dia da montagem, com ph 7,1 e amônia a 1 ppm. Estávamos sem termômetro, nem termostato. Na correria por tanta coisa, optamos por ficar com a água ambiente mesmo. Apesar da água mais quente ser boa pras colônias de bactérias, faria com que os níveis de amônia tóxica ficassem mais altos. Imaginamos que estando mais fria seria melhor para os animais.

Não temos problemas com o ph, que está controlado em 7,0. Fizemos uma tabela com características das nossas espécies, e ph 7,0 é o mais baixo possível que fica bom para todas elas. A intenção de novo era reduzir o potencial de amônia tóxica escolhendo o ph mais baixo possível.

Os problemas com a amônia começaram no quarto dia do aquário. O teste deu 2 ppm, fizemos uma tpa. No quinto dia o mexerica começou a passar mal, com tremores e pontos pretos no corpo. O teste deu 2 ppm de novo, fizemos outra tpa. Mesmo assim, poucas horas depois o mexerica piorou mais, e 2 platys começaram com a tremedeira também. Passamos a noite pesquisando o que fazer. Escolhemos salvar os bichos, mas entendemos que uma tpa atrás da outra não vai deixar a água ciclar nunca. Chegamos à zeolita, nossa amada pedrinha mágica. Smile

Às 8 da manhã iniciamos uma cômica peregrinação por "areia de gato pra salvar meu peixe". No fim conseguimos achar a zeolita de aquário mesmo, da aquaclear. Nosso filtro é pequeno, e a quantidade do pacote era pra um aquário 3 vezes maior, tiramos algumas mídias do filtro e botamos um saquinho com a zeolita lá. Em 4 horas o estado do mexerica melhorou muito, e o dos outros também.

Apesar disso, pra nossa surpresa, a medição de amônia não baixa, só sobe. O teste de amônia dá um verde terror. Pegamos todo o resto da zeolita e botamos dentro do aquário, embalada, tentando baixar a amônia no desespero. Não funciona, todas as medições são altíssimas.

No sétimo dia tivemos uma pequena epidemia de ictio, que foi imediatamente tratada, todos estão bem. E o colisa estava com a doença do tufo, também sendo tratado. Imaginamos que o excesso de amônia esteja baixando a imunidade deles. Pensamos em mudar para alguma ração que possa ajudar. Eles estão com flocos alconkoi, shrimp, spirulina (cada dia só um deles) e ração de fundo bottom fish, e colocamos legumes à noite pro cascudo. Mas só pouquinho mesmo, a amônia nos persegue. Aceitamos sugestões de ração para dar um up nos peixes. Smile

No dia 8 fizemos uma tpa preventiva, pois o teste só dá verde terror, apesar dos animais estarem bem.

Morreu um corydora adolfoi, no décimo dia, de depressão. Foi comprado sozinho e ficou 24 horas sem amigo da mesma espécie. Quando trouxemos o amigo, já estava tão depressivo que não adiantou, ficou dias se deprimindo pelos cantos do aquário. Mas não morreu pra amônia. Ao menos o segundo está bem com a outra espécie. :/
O Colisa, mesmo tratado da doença do tufo, não resistiu e faleceu no dia 11. Esse colocamos na conta da amônia, que provavelmente o deixou mais frágil.

Nossa questão é que os tutoriais da zeolita falam em "zerar a amônia com zeolita". Nós nem queremos zerar a amônia, ela é necessária no ciclo, mas queremos baixar pra níveis mais seguros. Mas não entendemos o que a zeolita está fazendo, e ficamos perdidos. As descrições das propriedades do mineral falam em reter a amônia e não em ionizá-la para a forma não tóxica. Então a amônia deveria mesmo sumir do teste. Entendemos mal? Porque no nosso aquário a amônia não reduz e os animais estão bem? Entendemos que o ph e temperatura baixos estejam minimizando a fração tóxica da amônia, mas já estavam baixos quando os animais passaram mal no quinto dia. A inserção da zeolita no aquário foi claramente responsável pela desintoxicação do sistema, e rápido. Mas em que ponto da ciclagem estamos agora? Quando vamos poder retirar a zeolita do aquário?

No dia 11 foi comprado o termômetro. Para nossa surpresa, a água ambiente do Rio de Janeiro, dentro de casa e longe do sol, está a 31,5ºC. Muito acima do recomendável. Muito acima de todos os valores do teste de amônia. As bactérias devem estar felizes.

Não sabemos bem o que fazer. Por hora, nem uma pedrinha de zeolita sai do aquário, o Stability continua a ser usado e toda a mídia de cerâmica que não coube no filtro foi jogada dentro do aquário. Os testes são frequentes e continuam com valores muito altos de amônia. Não sabemos qual é o sinal de que tem que ser feita uma tpa nesse caso, o valor 1 ppm que está indicado para tpa é um sonho distante, nossos valores estão quase no 6,5 ppm no teste da alcon, e praticamente nem baixaram muito após as tpas. Simplesmente continuamos assim e o valor do teste de amônia vai baixar em algum momento? Qual é o efeito do uso da zeolita numa solução com amônia livre? Devemos baixar a temperatura da água? Como?

Antes de se limitar a me responder que não é pra ciclar o aquário com peixes, volte ao meu segundo parágrafo. Nós não sabíamos mesmo. Mas estamos nos desdobrando pra salvar os bichos, que estão cada vez melhor desde a entrada da zeolita. Faremos em breve um aquário grande, para abrigar o cascudo e os dojos quando crescerem, e este será ciclado da forma apropriada. Mas, no momento, precisamos de orientação sobre este trem descarrilhado com vidas dentro. Agradecemos desde já!
Glauce
Glauce
Novo no fórum
Novo no fórum

Brasil
Mensagens : 2
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/01/2018
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: O meu aquário comunitário

Mensagem por SJorge Sex Jan 19, 2018 1:54 pm

Vamos a isso.
1. Vendedores não entendem ou não lhe interessa ensinar, o que eles querem é vender e de preferência que uns dias depois você vá comprar mais peixes.

2. Aquário de 50 litros comporta 4 ou 5 peixes desses e tem que ser bem escolhidos porque são incompatíveis.

3. Se você não tirar os peixes dentro desse aquário eles vão morrer intoxicados pela amônia, e no vai demorar muito.

4. Zeolita não resolve nada, o que resolve é colocar as cerâmicas no filtro, adicionar stability e esperar que a ciclagem termine (ca. de 28 dias).

Só tem uma solução, doar os peixes, trocar na loja, ou esperar que eles morram.
Se por acaso você tiver caixa d'água em casa coloque eles lá dentro, pode ser a única solução, a não ser que você tenha alguma pessoa que tenha um aquário ou lago e possa ficar com eles até o seu aquário estiver ciclado.
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

áquario - O meu aquário comunitário Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: O meu aquário comunitário

Mensagem por maciel.luz Seg Jan 22, 2018 11:36 am

Infelizmente não temos uma resposta agradável pra você.
Como o SJorge lhe disse, há excesso de peixes incompatíveis entre si.
Se você ainda assim insistir em manter os peixes, coisa que não recomendo, minhas últimas dicas são:

- reduzir drasticamente a alimentação dos peixes, pois assim você irá reduzir a produção de amônia.
- fazer TPAs contantes, 20% todos os dias.
- abuse do stability - reponha-o a cada TPA.
- se conhecer alguém que tenha um aquário estabilizado peça um pouco das cerâmicas dele, pois elas já estarão    maturadas. Não se esqueça de mantê-las em água e oxigenada para que as bactérias não morram.

De resto percebi que você tem lido bastante a respeito do nosso hobby. Continue assim, informação é tudo!
maciel.luz
maciel.luz
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
3º Colocado
Brasil
Mensagens : 2621
Pontos : 2535
Reputação : 125
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: O meu aquário comunitário

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos