Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Lago redondo em alvenaria para criar carpas 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Lago redondo em alvenaria para criar carpas 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Lago redondo em alvenaria para criar carpas 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Lago redondo em alvenaria para criar carpas 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Lago redondo em alvenaria para criar carpas 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Lago redondo em alvenaria para criar carpas 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Lago redondo em alvenaria para criar carpas 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Lago redondo em alvenaria para criar carpas 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

» Teste de Amônia é realmente preciso ?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:49 am

» Betta doente?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:48 am

» Dica de Ração para peixes ornamentais.
por fabianobarcellos Qui Out 12, 2023 4:22 pm

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Lago redondo em alvenaria para criar carpas Left_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Full_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Lago redondo em alvenaria para criar carpas Left_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Full_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Right_bar_bleue 
Wladimyr (6189)
Lago redondo em alvenaria para criar carpas Left_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Full_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Lago redondo em alvenaria para criar carpas Left_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Full_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Lago redondo em alvenaria para criar carpas Left_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Full_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
Lago redondo em alvenaria para criar carpas Left_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Full_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
Lago redondo em alvenaria para criar carpas Left_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Full_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Lago redondo em alvenaria para criar carpas Left_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Full_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Lago redondo em alvenaria para criar carpas Left_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Full_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Lago redondo em alvenaria para criar carpas Left_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Full_bar_bleueLago redondo em alvenaria para criar carpas Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
17 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 17 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Lago redondo em alvenaria para criar carpas

5 participantes

Ir para baixo

Em curso Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por Lftbh Qua Set 16, 2020 10:12 pm

Boa noite a todos.
Acabei de me inscrever neste forum. Moro num sitio e construi um lago de alvenaria redondo com 8m de diametro e 50cm de profundidade (aprox 30mil litros) para acumular água para irrigar meu jardim (tenho um poço semi artesiano) e criar carpas Koi.
Hoje tenho 15 carpas de 25cm e uns 50 alevinos.
Como uso a água deste lago para irrigar o jardim, faço uma troca de água de 70% do volume por dia.
Como a troca diaria é considerável, queria tentar evitar instalar filtros e bombas de circulaçao no lago.
A água está bem limpida e frequentemente aspiro o fundo do lago.
Qual é a opiniao de vcs? Conseguirei criar as carpas adequadamente? Meu projeto tem futuro?
Obrigado.

Informações gerais:

Data da montagem: 2010

Dimensões do Aquário: Lago com 8m de diametro e 50cm de profundidade

Volume: 30mil litros

Filtro: nao tem

Vazão do filtro: nao tem

Mídias filtrantes: nao tem

Temperatura: sem controle

Informações específicas:

PH: 6,3

Amônia: sem medicao

Nitrito: sem mediçao mas com taxa de renovacao de água dia de 70%

KH:

GH:

Iluminação: sem iluminação artificial

Fotoperíodo: insolação durante todo o dia

Substrato: nao

Injeção de Co2: nao

Difusão Co2: nao

Níveis de Co2: nao

Fauna: carpas Koi

Flora: nao tem

Fertilização: nao tem

TPA: 70% por dia



Lago redondo em alvenaria para criar carpas IMG-20200917-073146


Luis
Lftbh
Lftbh
Novo no fórum
Novo no fórum

Brasil
Mensagens : 5
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/09/2020
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por marcosgyn Sex Set 18, 2020 5:18 pm

Boa tarde Amigo
Há quanto tempo você cria as carpas neste lago?
Normalmente água vinda de poço tende a ser acida, carpas vivem melhor em pH neutro ou alcalino (7 até 7.5).

Realizando essa TPA todos os dias acredito que não terá problema com amônia ou nitrito, mas como vem sendo realizada a oxigenação do lago?
marcosgyn
marcosgyn
Iniciante
Iniciante

Lago redondo em alvenaria para criar carpas Empty
Lago redondo em alvenaria para criar carpas Empty
Brasil
Mensagens : 124
Pontos : 124
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/05/2019
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por Lftbh Sex Set 18, 2020 6:49 pm

marcosgyn escreveu:Boa tarde Amigo
Há quanto tempo você cria as carpas neste lago?
Normalmente água vinda de poço tende a ser acida, carpas vivem melhor em pH neutro ou alcalino (7 até 7.5).

Realizando essa TPA todos os dias acredito que não terá problema com amônia ou nitrito, mas como vem sendo realizada a oxigenação do lago?
Boa noite Marcos,

Obrigado pelos comentários.
Tenho estas carpas no lago há apenas 6 meses.
Fiz analise fisico quimica na água, realmente a água é um pouco ácida, o PH medido foi 6,36.
Meu lago tem aproximadamente 27mil litros. Tenho trocado a água neste período de seca (por causa da irrigacao) entre 15 e 18mil litros. Quando as chuvas chegarem, precisarei arrumar uma outra solução. Acabei de adquirir uma bomba de 20mil litros/hora que usarei para circular a água do lago. Estou estudando para fazer um filtro que ajudará um pouco.
A oxigenacao está sendo feita através de um venturi caseiro alimentado pela água do poço. Vou usar a bomba de 20mil litros para complementar esta oxigenação.
Hoje comprei uns aguapes e alfaces dagua para melhor a limpeza do lago. Não sei se prosperarão.
um abraço,

Luis
Lftbh
Lftbh
Novo no fórum
Novo no fórum

Brasil
Mensagens : 5
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/09/2020
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por SJorge Sáb Set 19, 2020 1:11 pm

Boa tarde, vou começar pelo fim.

-As plantas ajudam, mas não sei se terá sucesso com carpas.
- 70% de mudança de água tem o seu lado positivo pois mantém a qualidade da mesma, mas os peixes poderão recentir as constantes mudanças de temperatura e parâmetros.
- Terá que arranjar um alcalinizador natural para aumentar o pH da água.
- Poderá fazer um filtro com uma caixa d’água e será de grande ajuda para manter a qualidade da água.
- Só mais uma indicação, para cada carpa adulta deve calcular 1000 litros de água, logo no seu caso o lago já está no limite.
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Lago redondo em alvenaria para criar carpas Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por Lftbh Sáb Set 19, 2020 2:35 pm

SJorge escreveu:Boa tarde, vou começar pelo fim.

-As plantas ajudam, mas não sei se terá sucesso com carpas.
- 70% de mudança de água tem o seu lado positivo pois mantém a qualidade da mesma, mas os peixes poderão recentir as constantes mudanças de temperatura e parâmetros.
- Terá que arranjar um alcalinizador natural para aumentar o pH da água.
- Poderá fazer um filtro com uma caixa d’água e será de grande ajuda para manter a qualidade da água.
- Só mais uma indicação, para cada carpa adulta deve calcular 1000 litros de água, logo no seu caso o lago já está no limite.
Boa tarde SJorge,

Obrigado pelas dicas e informações.
Hoje já peguei as carpas almoçando as plantas, vamos o qto durarão.
Vou programar para que a troca de água seja feita aos poucos para evitar algum trauma nos peixes. A alimentação do lago é com uma fonte de 2mil litros/h e consumo uns 15mil dia. Gasto portanto, quase 8 h para completar o lago. Vou dividir o consumo ao longo do dia.
Qual seria um alcalinizador natural? Como troco a água constantemente, ele teria que ser muito eficiente.
Ontem chegou aqui uma bomba de 20.000 litros que usarei para circular a água do lago. Construirei um filtro. Vc saberia me informar quais seriam as dimensões de um filtro para meu lago? Acha q devo fazer com alvenaria ou caixas dagua? Com o filtro pronto, vou usar o sump para coletar a água para irrigação e para voltar ao lago.
Sim, eu vi esta informação sobre q qtde de carpas adultas por m3. Pretendo respeitar este numero. Hoje tenho 13 carpas com uns 25cm, 2 com 10cm e varios alevinos. Vou esperar crescer para poder escolher as que ficarão no lago.
Um abraço,

Luis
Lftbh
Lftbh
Novo no fórum
Novo no fórum

Brasil
Mensagens : 5
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/09/2020
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por SJorge Sáb Set 19, 2020 3:41 pm

O filtro ficará ao seu gosto... talvez em alvenaria fique melhor.
Faça um Sump, onde poderá colocar em uma das secções as plantas fazendo assim um pré-filtro. Quanto maior o fizer melhor ficará pois terá mais opções de filtragem.
Carpas sujam muito, por isso filtragem eficiente é bem-vinda.
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Lago redondo em alvenaria para criar carpas Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por Lftbh Sáb Set 19, 2020 4:14 pm

SJorge escreveu:O filtro ficará ao seu gosto... talvez em alvenaria fique melhor.
Faça um Sump, onde poderá colocar em uma das secções as plantas fazendo assim um pré-filtro. Quanto maior o fizer melhor ficará pois terá mais opções de filtragem.
Carpas sujam muito, por isso filtragem eficiente é bem-vinda.
Vou fazê-lo de alvenaria então. Vou tentar estimar um tamanho. Penso em fazer 3 repartições e colocar as divisórias removíveis.
A primeira com uma peneira antes da manta pq aqui caem muitas folhas no lago, a segunda para o filtro biológico e o ultimo o samp, correto? Estou pensando em colocar o filtro a 10m do lago, interligados por um tubo de 100. Acha que teria algum problema,
Obrigado.
Lftbh
Lftbh
Novo no fórum
Novo no fórum

Brasil
Mensagens : 5
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/09/2020
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por SJorge Sáb Set 19, 2020 4:46 pm

Você pode fazer o filtro aonde quiser, mas deixe sempre ao nível do lago para facilitar.

Aqui tem um exemplo SUMP.
Se quiser pode colocar num desses compartimentos as plantas que servirão para ajudar na filtragem.

A sequência é a seguinte...

1. Filtragem mecânica (sacos de cebola, esponja, perlon)
2. Filtragem de plantas (se utilizar)
3. Filtragem biológica (muito importante... cerâmica biológica, argila expandida, cacos de telha, pedras calcárias para alcalinizar a água ou concha triturada)
4. o último compartimento deverá ficar livre para a bomba de retorno puxar a água para o lago
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Lago redondo em alvenaria para criar carpas Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por Lftbh Ter Out 06, 2020 9:39 pm

SJorge escreveu:Você pode fazer o filtro aonde quiser, mas deixe sempre ao nível do lago para facilitar.

Aqui tem um exemplo SUMP.
Se quiser pode colocar num desses compartimentos as plantas que servirão para ajudar na filtragem.

A sequência é a seguinte...

1. Filtragem mecânica (sacos de cebola, esponja, perlon)
2. Filtragem de plantas (se utilizar)
3. Filtragem biológica (muito importante... cerâmica biológica, argila expandida, cacos de telha, pedras calcárias para alcalinizar a água ou concha triturada)
4. o último compartimento deverá ficar livre para a bomba de retorno puxar a água para o lago
Boa noite Sjorge,

Arrumei umas manilhas de concreto de 80cm de diametro e 90cm de altura que estou querendo usar para confeccionar o filtro. Pela sua sugestão, precisaria de 4 manilhas, uma para cada etapa acima. Voce acredita que o volume delas atenderia ao meu lago que tem 27mil litros de água? 
Obrigado

Luis
Lftbh
Lftbh
Novo no fórum
Novo no fórum

Brasil
Mensagens : 5
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/09/2020
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por SJorge Sex Out 09, 2020 8:36 pm

O tamanho é bom, mas necessitará de uma boa bomba e mídias filtrantes de qualidade.
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Lago redondo em alvenaria para criar carpas Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por maciel.luz Qua Nov 11, 2020 12:20 pm

Acabei de ver toda a discussão de vocês, muito boa. 
Realmente TPAs diárias de 70% é muita coisa.
Se o clima aí for sempre quente, minha sugestão seria trocar as espécies de peixes, pois carpas realmente preferem pH mais elevado.

Se desejar mesmo mantê-las, talvez uma saída mais fácil seja deixar materiais alcalinizantes no poço de onde você retira a água, pois assim o pH ficaria mais equilibrado. Eu usaria dolomita e aragonita.

Se você manter essa condição acho que dá para abrir mão do filtro. Mas claro que você precisa acompanhar os parâmetros da água para ter certeza disso.
maciel.luz
maciel.luz
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
3º Colocado
Brasil
Mensagens : 2621
Pontos : 2535
Reputação : 125
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por Wladimyr Sex Fev 10, 2023 12:19 pm

Olá

Esse tópico está parado a muito tempo mas estou realmente curioso pra saber como anda esse projeto, a minha curiosidade maior é entender a logística dessa troca de água, estamos falando de 21000 litros de água por dia mesmo com sistemas de irrigação é muita água mesmo

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6189
Pontos : 6327
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por maciel.luz Sex Fev 10, 2023 9:08 pm

Wladimyr escreveu:Olá

Esse tópico está parado a muito tempo mas estou realmente curioso pra saber como anda esse projeto, a minha curiosidade maior é entender a logística dessa troca de água, estamos falando de 21000 litros de água por dia mesmo com sistemas de irrigação é muita água mesmo

[]s
Verdade.
Esperamos por um feedback.
maciel.luz
maciel.luz
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
3º Colocado
Brasil
Mensagens : 2621
Pontos : 2535
Reputação : 125
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago redondo em alvenaria para criar carpas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos