Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Limpeza da Água 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Limpeza da Água 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Limpeza da Água 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Limpeza da Água 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Limpeza da Água 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Limpeza da Água 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Limpeza da Água 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Limpeza da Água 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

» Teste de Amônia é realmente preciso ?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:49 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Limpeza da Água Left_bar_bleueLimpeza da Água Full_bar_bleueLimpeza da Água Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Limpeza da Água Left_bar_bleueLimpeza da Água Full_bar_bleueLimpeza da Água Right_bar_bleue 
Wladimyr (6191)
Limpeza da Água Left_bar_bleueLimpeza da Água Full_bar_bleueLimpeza da Água Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Limpeza da Água Left_bar_bleueLimpeza da Água Full_bar_bleueLimpeza da Água Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Limpeza da Água Left_bar_bleueLimpeza da Água Full_bar_bleueLimpeza da Água Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
Limpeza da Água Left_bar_bleueLimpeza da Água Full_bar_bleueLimpeza da Água Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
Limpeza da Água Left_bar_bleueLimpeza da Água Full_bar_bleueLimpeza da Água Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Limpeza da Água Left_bar_bleueLimpeza da Água Full_bar_bleueLimpeza da Água Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Limpeza da Água Left_bar_bleueLimpeza da Água Full_bar_bleueLimpeza da Água Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Limpeza da Água Left_bar_bleueLimpeza da Água Full_bar_bleueLimpeza da Água Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
26 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 26 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Limpeza da Água

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Em curso Limpeza da Água

Mensagem por alexhummes Qui Jun 07, 2018 1:29 pm

Olá, sou novo por aqui e principiante no que diz respeito a lagos ornamentais.
Estou ajudando meu pai a fazer um lago para carpa colorida na chácara dele.
Estamos aproveitando um desnível já existente como leito "buraco" para o lago e cobrimos com a manta.
Ainda estamos fazendo experimentos e testes, mas já enchemos o mesmo de água.
A água que estamos utilizando é de um vertente natural que já existe no local e esta sempre jogando água e renovando dentro do nosso lago. A vertente é sempre bem abundante, então a troca de água é constante. O lago esta sempre despejando um forte fio de água pelo ladrão.
A água é bem limpa e cristalina. Porém por esses dias tem juntado um tipo de limo, não sei se é bem isso, uma fuligem verde escuro que poderão ver na fotos do link abaixo:
photos.google.com/share/AF1QipNz-VNri3ig-9j4BiWchWRvyyemoxIatYkhxr72i8VRtT5gsc6XKqbvTNzOny3p2A?key=Rkt4dHBDN1g5QUxaQlZZc3dpTmRtcDhUSGQ2WmdB
Além de se acumular no fundo do lago, agora tem boiando na superfície do lago em vários pontos. Poderão ver nas fotos, que há muitas folhas no fundo do lago. Ainda não fiz a limpeza, mas há arvores proximas que deixam cair folhas no lago.
Não sei se é as folhas, o sol, a sombra ou a água. Então se puderem me ajudar neste caso, com algum dica. Não sei se devo usar filtros e quais filtros ou se alguma planta ou especie de peixe se encarregaria da limpeza deste limo. Ou se apenas eu removendo as folhas do fundo do lago com o tempo voltaria a ter água cristalina.
Me ajudem. Obrigado.


Última edição por alexhummes em Sex Jun 08, 2018 8:59 am, editado 1 vez(es)
alexhummes
alexhummes
Novo no fórum
Novo no fórum

Limpeza da Água Empty
Limpeza da Água Empty
Brasil
Mensagens : 17
Pontos : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/06/2018
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por SJorge Sex Jun 08, 2018 5:04 am

1. Não consigo ver as fotos
2. Quais as medidas do lago?
3. Se quer colocar peixes vai precisar de um filtro biológico
4. Poderá também acrescentar um filtro de plantas para ajudarem a consumir os nutrientes.
5. Quanto ao musgo (eu penso ser algas), deverá utilizar um filtro UV, pois isso é derivado ao acúmulo de sujeira no fundo do lago e do excesso de luz solar que o lago apanha.
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Limpeza da Água Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por Wladimyr Sex Jun 08, 2018 2:37 pm

Olá amigo

Esse limo que mostra nas fotos é simplesmente matéria orgânica em decomposição como a unica movimentação de água do lago provém de mina de água natural aconselho que teste seus parâmetros (PH, Amônia, Nitrito) aí poderemos dizer se é uma água segura para manter os peixes, da necessidade de ter filtragem para o lago certamente precisará, pois este filtro irá garantir a remoção dessa matéria orgânica principalmente depois que adicionar os peixes já que aumentará bastante a carga orgânica 

Seria necessário calcular o volume total/médio de água do lago e também a vasão da fonte, pois além de filtro ou filtros provavelmente precisará também de alguma bomba de circulação para que a sujeira não fique concentrada em algumas áreas.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por alexhummes Sex Jun 08, 2018 3:06 pm

Wladimyr escreveu:Olá amigo

Esse limo que mostra nas fotos é simplesmente matéria orgânica em decomposição como a unica movimentação de água do lago provém de mina de água natural aconselho que teste seus parâmetros (PH, Amônia, Nitrito) aí poderemos dizer se é uma água segura para manter os peixes, da necessidade de ter filtragem para o lago certamente precisará, pois este filtro irá garantir a remoção dessa matéria orgânica principalmente depois que adicionar os peixes já que aumentará bastante a carga orgânica 

Seria necessário calcular o volume total/médio de água do lago e também a vasão da fonte, pois além de filtro ou filtros provavelmente precisará também de alguma bomba de circulação para que a sujeira não fique concentrada em algumas áreas.

[]s
Wladimyr,
Obrigado pela ajuda. Poderia me auxiliar nesta calculo do volume de água e de vasão da fonte?
O que preciso obter de dados para fazer estes cálculos?
Tendo isso calculado, como saberia em cima dos resultados saber se preciso da bomba de quantidades e tipos de filtros?
alexhummes
alexhummes
Novo no fórum
Novo no fórum

Limpeza da Água Empty
Limpeza da Água Empty
Brasil
Mensagens : 17
Pontos : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/06/2018
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por Wladimyr Sex Jun 08, 2018 7:49 pm

Olá amigo,

Para calcular a vasão você calcula quanto tempo demora pra encher 1 litro de água, a partir daí  com esse tempo você consegue determinar quanto de água terá passado em 1 hora e pronto será a quantidade de litros por hora a sua vasão.

Quanto ao volume caso o lago seja irregular é mais complicado porém dará pra ter uma estimativa média, mas caso seja retangular ou quadrado você multiplica as medidas em centímetros de altura, largura e comprimento e divide o resultado por 1000, e será o seu volume total em litros.

Dependendo dos resultados calcularemos o tamanho do filtro e quantidade de biomídias, potência da(s) bomba(s) e alguma outra variável.

Já com os resultados dos testes saberemos se poderá continuar usando essa fonte natural ou se precisará isolar o lago dela.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por SJorge Seg Jun 11, 2018 2:50 pm

alexhummes escreveu:
1.Com relação as fotos, o fórum não esta me permitindo colocar links, então eu separei prefixo "h t t p s", mas bastaria você copiar e colar

Para colocar fotos no fórum poderá utilizar o ícone marcado na foto abaixo.

Limpeza da Água Sem_ty10

alexhummes escreveu:

2. O lago tem em torno 80 m2 e uma profundidade máxima de 70cm
Para fazer o cálculo da litragem deve multiplicar CxAxL e dividir por 1000

alexhummes escreveu:3. Para o uso do filtro biológico, eu precisaria fazer uso de uma bomba que faria a água circular por este filtro?
Sim, precisará de uma bomba que puxará a água do lago para dentro do filtro. Precisará também de 2 ou 3 bombas de circulação, que não deixarão a sujeira acumular no fundo do lago.
A bomba do filtro terá que ser em torno de 8 a 10x quantidade de água do lago. As bombas de circulação devem ser menos potentes.

alexhummes escreveu:Ou no meu caso, onde a água é fornecida por um vertente interruptamente e também despejando pelo ladrão interruptamente, não bastaria colocar o filtro biológico na entrada de água no lago?
Você poderá fazer uma caixa em cimento ou com uma caixa d'água mantendo nela as plantas que consumirão amônia e ajudarão na filtragem do lago.
Aqui tem um exemplo de filtro de plantas https://aquapeixes.forumeiros.com/t1402-filtragem-com-plantas?highlight=plantas

alexhummes escreveu:4. Quando vc diz filtro de plantas, seriam plantas mesmo? Se sim, quais plantas eu poderia colocar no meu lago?
Sim, são plantas verdadeiras. Existem muitas desde alfaces d'água, aguapés e outras. Mas se você tiver carpas não vai ter sucesso com elas, pois vão servir de alimento. Por isso o melhor é manter dentro da caixa de cimento que recomendei acima.


alexhummes escreveu:5. O filtro UV, como dimensiono para o meu lago. Devo espalhar vários filtros em posições diferentes do lago? Alguma espécie de peixe poderia me ajudar nesta limpeza do musgo, tipo o cascuco?

Não, normalmente o filtro UV é colocado a seguir o filtro de bactérias. Primeiro a água passa no filtro de bactérias e a seguir ela é esterelizada no filtro UV. Bastando assim 1 filtro. Cascudos comem algas, mas não comem lixo nem dejetos de outros animais.

Você tem a opção de fazer o filtro todo junto, ou seja...

1. Entrada da água passando na filtragem mecânica, depois passando no filtro de plantas, depois passando nas mídias biológicas, depois passando no UV e a água retornando para o lago.

Mais ou menos como a foto.

Limpeza da Água LAGO028

SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Limpeza da Água Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por alexhummes Ter Jun 12, 2018 4:54 pm

Wladimyr escreveu:Olá amigo,

Para calcular a vasão você calcula quanto tempo demora pra encher 1 litro de água, a partir daí  com esse tempo você consegue determinar quanto de água terá passado em 1 hora e pronto será a quantidade de litros por hora a sua vasão.

Quanto ao volume caso o lago seja irregular é mais complicado porém dará pra ter uma estimativa média, mas caso seja retangular ou quadrado você multiplica as medidas em centímetros de altura, largura e comprimento e divide o resultado por 1000, e será o seu volume total em litros.

Dependendo dos resultados calcularemos o tamanho do filtro e quantidade de biomídias, potência da(s) bomba(s) e alguma outra variável.

Já com os resultados dos testes saberemos se poderá continuar usando essa fonte natural ou se precisará isolar o lago dela.

[]s
Wladimyr,
Fiz o teste de vazão. A vertente enche 1L de água em 12s. Ou seja tenho uma vazão de 300L por hora.
O volume complica um pouco. Pois o lago tem 10x8, mas a profundidade é irregular, na parte mais funda em torno de 0,70 cm até morrer em 0 nas margens. A conta daria 56.000 Litros, mas creio que não tenha a metade deste volume de água.

Consegue me auxiliar, com base nisso, dimensionar a potencia das bombas e a quantidade/tamanho dos filtros?
alexhummes
alexhummes
Novo no fórum
Novo no fórum

Limpeza da Água Empty
Limpeza da Água Empty
Brasil
Mensagens : 17
Pontos : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/06/2018
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por alexhummes Ter Jun 12, 2018 5:09 pm

SJorge,
Muito obrigado pelas suas informações. Foram bem claras.
Como respondi a pouco, fiz o calculo da vazão e obtive 300L/Hora.
Ainda sobre o filtro, neste meu caso de sempre ter vazão de água da vertente, vale a pena eu bombear a água suja (do fundo ou do local onde a sujeira costuma acumular) para um filtro e reutilizar ela? Eu não poderia simplesmente bombear para fora do lago, pelo ladrão?
Se sim, eu não poderia fazer esta sucção apenas esporadicamente. Tipo uma manutenção, quando eu ver que o lago esta acumulando sujeira eu simplesmente sugar ela pra fora com a bomba?
E neste caso, de não reaproveitar a água, onde colocaria o filtro UV na entrada de água no lago?
E pensando nas opções que você me falou, eu não poderia aproveitar os filtros ou construir algo que pudesse de alguma forma retirar as folhas das árvores que caem na água? Pensei em algo que pudesse sugar elas da superfície antes de afundar no lago.
alexhummes
alexhummes
Novo no fórum
Novo no fórum

Limpeza da Água Empty
Limpeza da Água Empty
Brasil
Mensagens : 17
Pontos : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/06/2018
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por SJorge Qua Jun 13, 2018 6:45 am

alexhummes escreveu:SJorge,
Muito obrigado pelas suas informações. Foram bem claras.
Como respondi a pouco, fiz o calculo da vazão e obtive 300L/Hora.
Ainda sobre o filtro, neste meu caso de sempre ter vazão de água da vertente, vale a pena eu bombear a água suja (do fundo ou do local onde a sujeira costuma acumular) para um filtro e reutilizar ela? Eu não poderia simplesmente bombear para fora do lago, pelo ladrão?
Se sim, eu não poderia fazer esta sucção apenas esporadicamente. Tipo uma manutenção, quando eu ver que o lago esta acumulando sujeira eu simplesmente sugar ela pra fora com a bomba?
E neste caso, de não reaproveitar a água, onde colocaria o filtro UV na entrada de água no lago?
E pensando nas opções que você me falou, eu não poderia aproveitar os filtros ou construir algo que pudesse de alguma forma retirar as folhas das árvores que caem na água? Pensei em algo que pudesse sugar elas da superfície antes de afundar no lago.

Eu fiz um cálculo para a vazão do lago assim: 1000cm (comprimento) x 800cm (largura) x 45cm (profundidade média). O lago não deve ter mais de 40000L de água.
Com relação a vazão da vertente (300l/h) ou 7200 l/h por dia.

Vamos as respostas.

Ainda sobre o filtro, neste meu caso de sempre ter vazão de água da vertente, vale a pena eu bombear a água suja (do fundo ou do local onde a sujeira costuma acumular) para um filtro e reutilizar ela? Eu não poderia simplesmente bombear para fora do lago, pelo ladrão?

Essa constante mudança da água é bom para manter a qualidade da mesma, você poderá bombear a água pelo ladrão. Mas essa água não está suja, mas está com amônia e nitrito e nitrato produzido pela carga orgânica (resto de comida, escrementos dos peixes, folhas em decomposição).

Se sim, eu não poderia fazer esta sucção apenas esporadicamente. Tipo uma manutenção, quando eu ver que o lago esta acumulando sujeira eu simplesmente sugar ela pra fora com a bomba?

A sujeira vai ficar no fundo do lago e você vai ter que encontrar uma solução para fazer a sinfonagem do mesmo. As bombas de circulação mandam a sujeira para o filtro biológico que eu referi facilitando a manutenção.

E neste caso, de não reaproveitar a água, onde colocaria o filtro UV na entrada de água no lago?

Acho que você deve reaproveitar pelo menos 50% da quantidade de água do lago. Essa água deve passar no filtro, pois ele fará a purificação da água, retirando os compostos hidrogenados que prejudicam os peixes. O filtro UV é colocado a seguir a esse estágio.
Aqui tem 2 tópicos de grande valor que servem para você entender sobre o que me refiro.

ciclo do nitrogênio
ciclagem sem peixes

E pensando nas opções que você me falou, eu não poderia aproveitar os filtros ou construir algo que pudesse de alguma forma retirar as folhas das árvores que caem na água? Pensei em algo que pudesse sugar elas da superfície antes de afundar no lago.

Essa pergunta não entendi. Aproveitar os filtros? Quais filtros? Você já tem algum?
Se o lago fosse coberto seria muito mais fácil, talvez um pergolado. Facilitaria muito a sua vida, não cairíam folhas e a incidência de luz direta seria menos, evitando as algas.
Essa alguma coisa para sugar as folhas poderá também sugar os peixes Laughing.
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Limpeza da Água Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por alexhummes Qua Jun 13, 2018 7:33 am

SJorge,
Mais uma vez suas respostas foram muito esclarecedores.
Com relação ao sugar as folhas. Me referi aos filtros que você sugeriu que eu colocasse no lago, aproveitando os mesmos para fazer algo como um skinner faz. As folhas que estão boiando na lamina da água seriam "despejadas" dentro deste separador de folhas. Só que aí que vem minha dúvida, alguma bomba teria que conduzir as folhas (talvez a bomba de circulação faça isso) ou eu deveria construir isso no local onde o próprio fluxo da água tende a levar elas?
Com relação a sinfonagem que me orientou. A fundo do lago, ainda não tem nada (só folhas e essas micros algas Laughing ). O fundo inclusive é branco, o que pelo que andei lendo, causa mais reflexo da luz solar contribuindo pro surgimento das algas. Vou colocar algum substrato no fundo, mas para fazer a sinfonagem posteriormente o que recomendaria? A areia não acabaria atrapalhando o processo e sendo sugada junto?
alexhummes
alexhummes
Novo no fórum
Novo no fórum

Limpeza da Água Empty
Limpeza da Água Empty
Brasil
Mensagens : 17
Pontos : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/06/2018
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por Wladimyr Qua Jun 13, 2018 10:26 am

Ainda me pergunto sobre a qualidade e parâmetros dessa água que alimenta o lago, bem como sua origem, isso pode mudar tudo...

O próprio ladrão do lago já é como um skimmer que retira a água da superfície, o fato das folhas não chegarem lá é só mais uma comprovação de que o lago não possui movimentação de água suficientes, que com a adição de bombas de circulação mesmo que não remova todas as folhas, já vai diminuir muito o acúmulo que poderá ser removido semanalmente através da utilização de mesmo uma rede, já que folhas são detritos grandes demais para passar pela bomba sem prejudicá-la.

Quanto a filtragem:
* o filtro poderá ser construído em alvenaria ou utilizado uma caixa d'água conforme já indicado, poderá ficar no mesmo nível do lago (captação por gravidade e reposição ao lago por bombeamento) ou em um nível mais alto que o lago (captação por bombeamento e reposição ao lago por gravidade) a filtragem é de extrema importância já que a quantidade de água que alimenta o lago é insuficiente para manter sua qualidade.

O fluxo de água no lago é comandado por você na medida que escolhe a posição e o direcionamento das bombas de circulação (em geral em lagos opta-se por manter um fluxo circular para facilitar a retirada dos acúmulos de detritos)

A camada de substrato não se aconselha que seja muito alta para evitar acumulo de matéria orgânica mais fina

Quanto ao filtro UV como terá uma reposição de água constante não sei se haverá acumulo de nitratos suficientes para provocar água verde mesmo com sol direto, então aconselho focar no que é essencial já que água verde mesmo que apareça não será prejudicial aos peixes um filtro UV fará seu papel mesmo depois do aparecimento das algas

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por alexhummes Qua Jun 13, 2018 11:19 am

Wladimyr,
Então vou realizar o seguinte plano de ação no meu lago:
Obs.: Favor me corrigir ou complementar com as informações que considerar pertinentes:

1. Verificar a qualidade da fonte de água: Não cheguei a citar, mas utilizo esta fonte de água para abastecer um tanque onde mantenho os peixes. Creio que se fosse de má qualidade eu já teria tido problemas com eles, certo?
2. Realizar a limpeza do lago: É indicado utilizar algum destes tipos de argilas que se vende para decantar o lago, ou não precisa. Basta limpar?
3. Colocar camada de substrato: Posso usar qualquer tipo de areia?
4. Colocar bomba de circulação: Qual potencias/quantidades de bombas poderia indicar para o volume do meu lago?
5. Fazer Filtragem Orgânica:

Seria isso?
alexhummes
alexhummes
Novo no fórum
Novo no fórum

Limpeza da Água Empty
Limpeza da Água Empty
Brasil
Mensagens : 17
Pontos : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/06/2018
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por SJorge Qua Jun 13, 2018 1:40 pm

alexhummes escreveu:Wladimyr,
Então vou realizar o seguinte plano de ação no meu lago:
Obs.: Favor me corrigir ou complementar com as informações que considerar pertinentes:

1. Verificar a qualidade da fonte de água: Não cheguei a citar, mas utilizo esta fonte de água para abastecer um tanque onde mantenho os peixes. Creio que se fosse de má qualidade eu já teria tido problemas com eles, certo?

Sim, isso é primordial.

2. Realizar a limpeza do lago: É indicado utilizar algum destes tipos de argilas que se vende para decantar o lago, ou não precisa. Basta limpar?

Basta limpar, não precisa nada em especial.

3. Colocar camada de substrato: Posso usar qualquer tipo de areia?

Areia de filtro de piscina é muito boa, mas no seu caso vai precisar bastante, não sei, mas pelo menos 500 kg. Se tiver possibilidade de arranjar areia de praia ela também é muito boa. Outra hipótese é areia de construção, mas ela é suja, vai dar uma trabalheira danada por ser muita quantidade.

4. Colocar bomba de circulação: Qual potencias/quantidades de bombas poderia indicar para o volume do meu lago?

Essa parte você vai acrescentando conforme a disponibilidade financeira, mas de início umas 2 ou 3

5. Fazer Filtragem Orgânica:

A filtragem deve ser por essa ordem: filtragem mecânica, onde ficam retidos os resíduos que vem na água e filtragem biológica, por onde passa a água e é consumida a amônia e nitrito.
Seria isso?

SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Limpeza da Água Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por alexhummes Qua Jun 13, 2018 1:56 pm

Ok, vou dar inicio e posto os resultados.
Obrigado a todos.
alexhummes
alexhummes
Novo no fórum
Novo no fórum

Limpeza da Água Empty
Limpeza da Água Empty
Brasil
Mensagens : 17
Pontos : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/06/2018
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por Wladimyr Qui Jun 14, 2018 9:49 am

Não sabia que já tinha peixes no lago, não ter apresentado problemas até o momento é bom sinal mas não é garantia, que espécies mantém e qual a quantidade? Fora isso já está muito bem aconselhado!

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por alexhummes Qui Jun 14, 2018 10:05 am

Wladimyr,
Ainda não estão no lago, estão em um tanque, mas a água do tanque é desta mesma fonte.
Tenho neste tanque cerca de 30 carpas coloridas, pequenos alevinos, para que cresçam um pouco mais para coloca-las no lago.
alexhummes
alexhummes
Novo no fórum
Novo no fórum

Limpeza da Água Empty
Limpeza da Água Empty
Brasil
Mensagens : 17
Pontos : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/06/2018
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por alexhummes Ter Nov 13, 2018 1:39 pm

Olá Pessoal,
Devido ao inverno, que foi muito rigoroso inclusive aqui no sul, tinha parado o meu projeto do lago.
Como a água não apresentava risco, passei os peixes do tanque para o lago, onde estão desde então.
Agora que o calor esta chegando, vou retomar minha obra.
Porém para minha surpresa o lago esta relativamente limpa.
Sem que tenhamos feito nada sequer.
A sujeira que se acumula no lago, esta decantando sozinha para o fundo dele. Mas a água esta totalmente transparente.
Então eis que venho solicitar ajuda novamente.
Os problemas que gostaria de melhorar são:
1. Nas bordas e pedras que depositei no lago, esta se acumulando limo verde. Após limpeza, como impedir que este limo se forme novamente?
2. O fundo do lado esta ficando escuro, aparência de barrento, com isso fica difícil visualizar os peixes. Após limpeza, como manter um fundo claro, para melhorar o contraste de visualização dos peixes? Ainda não coloquei nada no fundo do lado, a ideia era depositar areia e talvez plantar umas Vallisneria.
alexhummes
alexhummes
Novo no fórum
Novo no fórum

Limpeza da Água Empty
Limpeza da Água Empty
Brasil
Mensagens : 17
Pontos : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/06/2018
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por SJorge Ter Nov 13, 2018 1:55 pm

Para a manutenção do lago terá que ter:

Bombas de circulação que impeçam que a sujeira se acumule no fundo.
Um filtro que faça filtragem mecânica e biológica.
Se o lago apanhar muito sol precisará cobrir ou por um filtro UV.


Última edição por SJorge em Ter Nov 13, 2018 7:38 pm, editado 1 vez(es)
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Limpeza da Água Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por Wladimyr Ter Nov 13, 2018 3:02 pm

Sobre as algas que aparecem nas rochas é natural pela incidência solar, isso faz parte do equilibrio biológico do lago e ajudam a manter a qualidade de água, para reduzir o aparecimento é melhorando a filtragem e bloqueando a luz solar direta, além do já indicado pelo amigo acima, um filtro verde pode ajudar na redução.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por alexhummes Ter Nov 13, 2018 3:20 pm

Obrigado pelo retorno, então já está tudo dentro das dicas que haviam me dado no passado e eu pretendo fazer agora.
Wladimyr, poderia me dar mais detalhes sobre o filtro verde que mencionou? Seria o mesmo filtro biológico que já havíamos falado ou é algum outro tipo específico?
alexhummes
alexhummes
Novo no fórum
Novo no fórum

Limpeza da Água Empty
Limpeza da Água Empty
Brasil
Mensagens : 17
Pontos : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/06/2018
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por SJorge Ter Nov 13, 2018 7:44 pm

alexhummes escreveu:
Wladimyr, poderia me dar mais detalhes sobre o filtro verde que mencionou? Seria o mesmo filtro biológico que já havíamos falado ou é algum outro tipo específico?

Não são os mesmos filtros. Filtro biológico é aonde passará a água para retirar o lixo e a amônia e nitrito. Filtro verde é um filtro de plantas que poderá ser colocado antes da água passar no filtro biológico.

Água do lago bombeada ----> Filtro Verde ---> Filtro Biológico ----> Lâmpada UV ----> Água retornando ao lago

Penso ser essa a idéia do Wladimyr.
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Limpeza da Água Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por Wladimyr Qua Nov 14, 2018 10:31 am

Exatamente isso, o filtro verde pode ser montado em uma caixa antes das demais fases da filtragem, que assim ainda fica com a função de caixa de decantação, as plantas utilizadas normalmente são os Aguapés mas a montagem de um sistema diferenciado como os de Aquaponia são interessantes também.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por alexhummes Qua Nov 21, 2018 10:15 am

Estou montando o sistema de filtragem e fiquei com dúvida sobre a bomba que devo utilizar.
Eu tenho uma moto bomba, não sei se conhece e se seria o ideal para tirar a água do lago e jogar para o sistema de filtragem.
Que tipo de bomba é indicado?
E também gostaria de saber se ela tem que ficar sempre ligada ou ligo apenas quando desejo efetuar a limpeza. Qual seria a periodicidade da filtragem.
Ah também tenho um sistema de carneiro hidráulico sobrando, não sei se conhecem. Ele deve bombear cerca 900 L/Hora, será que poderia utilizar ele?
alexhummes
alexhummes
Novo no fórum
Novo no fórum

Limpeza da Água Empty
Limpeza da Água Empty
Brasil
Mensagens : 17
Pontos : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/06/2018
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por SJorge Qua Nov 21, 2018 10:38 am

Para o sistema de filtragem a bomba tem que funcionar sempre. Dependendo da fauna a bomba para a filtragem tem que ter vazäo de pelo menos 8x a vazão do lago. Por exemplo  se o lago tiver 1000 litros a bomba deve fazer 8000l/h.
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Limpeza da Água Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por alexhummes Qua Nov 21, 2018 10:40 am

Ok, mas que tipo de bomba? Motobomba, bomba submersa as mesmas usadas em poço? Que tipo de bomba indicam?
alexhummes
alexhummes
Novo no fórum
Novo no fórum

Limpeza da Água Empty
Limpeza da Água Empty
Brasil
Mensagens : 17
Pontos : 21
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/06/2018
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Limpeza da Água

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos