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[Artigo]Como calcular a potência do filtro UV
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[Artigo]Como calcular a potência do filtro UV
Calcular a potência do filtro UV |
1º - O que é um filtro UV?
Bom, na verdade quando falamos em “filtros UV”, não falamos de um filtro verdadeiro, mas sim de um aparelho para esterilização da água através de ação física.
Eles nada mais são do que uma câmara onde a água passa e fica em contato com radiação UV produzida por uma lâmpada especial.
É usado há bastante tempo em aquários e lagos pelo mundo a fora, mas seu funcionamento é em muitos casos mal interpretado, o que prejudica seu funcionamento.
O filtro UV foi criado para eliminar de forma rápida e prática, as algas verdes que proliferam em aquários e lagos e deixam a água com aspecto ruim.
Mas ele pode também ser utilizado para eliminar micro-organismos patogênicos presentes na água.
A imensa maioria das pessoas acredita que um UV de 8 watts vai esterilizar completamente a água do seu aquário de 1.000 litros. Mas a verdade está bem distante disso.
Algas verdes são relativamente fáceis de matar, um UV de 8 ou 9 watts pode dar conta de 1.000 d’água. Mas quando se fala de outros organismos, a coisa é bem diferente.
A medida necessária para eliminar o organismo desejado é dada em Microwatts por segundo por centímetro quadrado, vejam abaixo os valores necessários para matar alguns desses micro-organismos:
2º - Bactérias
Bacillus anthracis 8.700
Bacillus megatherium sp (veg.) 2.500
Bacillus megatherium (esporos) 5.200
Bacillus paratyphosus 6.100
Bacillus subtilis (vários) 11.000
Bacillus subtilis (esporos) 22.000
Clostridium tetami 22.000
Corynebacterium, Difteria 6.500
Bacilos de desenteria 4.200
Eberthella yyphosa 4.100
Escherichia coli 6.600
Micrococcus candidus 12.300
Micrococcus piltonensis 15.000
Micrococcus sphaeroides 15.400
Mycobacterium tuberculosis 10.000
Neisseria catarrhalis 8.500
Phytomonas tumefasciens 8.500
Proteus vulgaris 6.600
Pseudomonas aeruggenosa 10.500
Pseudomonas fluorescens 6.600
Salmonella 10.000
Samonella enteritides 7.600
Salmonella typhimurium 15.200
Sarcina lutea 26.400
Serratia marcescens 6.160
Shigilla paradysenterlae 3.400
Spirillum rubsum 6.160
Staphylococcus albus 5.700
Staphylococcus aureus 6.600
Streptococcus hemolyticus 5.500
Streptococcus lactis 8.800
Streptococcus viridans 3.800
Saccharomyces ellipsoideus 13.200
Saccharomyces Sp. 17.600
Saccharomyces cerevisiae 13.200
Esporos de Bolor Penicillum roqueforti 26.400
Penicullum expansum 22.000
Penicillum digitatum 88.000
Aspergilus glaucus 88.000
Aspergilus flavus 330.000
Rhisopus nigricans 220.000
Mucor racemosus A 35.200
Mucor racemosus B 35.200
Oospora lactis 11.000
3º - Vírus
Bacteriófagos (E. coli) 6.600
Mosaico do Tabaco 440.000
Influenza 6.800
4º - Protozoários
Parameium 200.000
Icthtyosphtirius livre nadante (ciliados de água doce) 400.000
Icthtyosphtirius no peixe (água doce) 1.717.200
Oodinum ocellatum livre nadante (marinho) 35.000
Cryptocaryon irritans livre nadante(marinho) 800.000
5º - Outros
Ovos de nematóides 92.000
Clhorella vulgaris (microalga) 22.000
Fungos 45.000
6º - Calcular a potência da bomba
Um valor de 60.000 Mw/S/cm² é capaz de eliminar a grande maioria dos micro-organismos patogênicos.
Então vamos ver como calcular a potência correta de um UV para ter eficiência na esterilização…
É preciso determinar a potência da bomba a ser usada. Para ter eficiência é preciso que 99,9% da água do aquário passe pelo sistema no período de 12 horas. Isso pode ser conseguido usando-se a seguinte fórmula:
V= Volume do aquário
B= Bomba
B= V/1,30434
Sendo assim, para um aquário de 840 litros teremos:
V=840
B=840/1,30434
B=645
Ou seja, para esse aquário vamos usar uma bomba de 650 litros/hora
7º - Calcular a potência da lâmpada UV
Sabendo a potência da bomba, precisamos agora determinar a potência correta de UV para que a água fique em contato com uma quantidade suficiente de radiação e os micro-organismos sejam eliminados.
O valor necessário para ter os 60.000 Mw/S/cm², é de 15 watts de UV por litro/hora da bomba.
Então, para o aquário em questão iremos precisar de:
Bomba de 650 L/H
UV = 650 /15
UV= 43,33
Assim, para ter realmente um UV eficiente , que consiga eliminar boa parte dos patógenos, será preciso uma bomba de 650 L/H com 45 watts de UV.
8º - Eficiência do UV caseiro
Os UVs caseiros são mais baratos porque não tem jaqueta de quartzo, isso nada mais é do que um tubo de cristal de quartzo que isola a lâmpada da água.
Isso é necessário porque a lâmpada precisa de uma temperatura específica para ter máxima eficiência (por volta de 40 graus), o ar que fica entre a jaqueta e a lâmpada permite que essa temperatura seja atingida.
Sem a jaqueta, a água do aquário resfria constantemente a lâmpada, que perde até 60% de sua eficácia. E essa jaqueta não pode ser de qualquer material, apenas o quartzo permite a passagem dos raios UV e esse material é muito caro, se for usado vidro comum, a perda de UV será maior do que se deixar sem proteção alguma para a lâmpada.
Via de regra, UVs caseiros não conseguem matar nada além das algas verdes, se quiser montar um UV caseiro, sem jaqueta, pode aumentar em 50% a potência se realmente quiser efeito esterilizante.
9º - Alerta
Cuidado você que está pensando em montar um filtro desses em casa, radiação UV é perigosa e pode causar danos aos olhos. Nunca olhe para uma lâmpada acesa e se for usar canos de PVC branco tome o cuidado de pintar todas as partes de preto para evitar a fuga da luz. A claridade que se vê através do tubo também pode ser perigosa.
10º - Opinião do criador do tópico Renato Moterani
Para uso em aquariofilia de pequena escala, o UV deve ser visto como um equipamento para erradicação de algas verdes. As piores doenças que podemos enfrentar no hobby são causadas por organismos muito resistentes a radiação UV.
Elaboração e Revisão!Bom, na verdade quando falamos em “filtros UV”, não falamos de um filtro verdadeiro, mas sim de um aparelho para esterilização da água através de ação física.
Eles nada mais são do que uma câmara onde a água passa e fica em contato com radiação UV produzida por uma lâmpada especial.
É usado há bastante tempo em aquários e lagos pelo mundo a fora, mas seu funcionamento é em muitos casos mal interpretado, o que prejudica seu funcionamento.
O filtro UV foi criado para eliminar de forma rápida e prática, as algas verdes que proliferam em aquários e lagos e deixam a água com aspecto ruim.
Mas ele pode também ser utilizado para eliminar micro-organismos patogênicos presentes na água.
A imensa maioria das pessoas acredita que um UV de 8 watts vai esterilizar completamente a água do seu aquário de 1.000 litros. Mas a verdade está bem distante disso.
Algas verdes são relativamente fáceis de matar, um UV de 8 ou 9 watts pode dar conta de 1.000 d’água. Mas quando se fala de outros organismos, a coisa é bem diferente.
A medida necessária para eliminar o organismo desejado é dada em Microwatts por segundo por centímetro quadrado, vejam abaixo os valores necessários para matar alguns desses micro-organismos:
2º - Bactérias
Bacillus anthracis 8.700
Bacillus megatherium sp (veg.) 2.500
Bacillus megatherium (esporos) 5.200
Bacillus paratyphosus 6.100
Bacillus subtilis (vários) 11.000
Bacillus subtilis (esporos) 22.000
Clostridium tetami 22.000
Corynebacterium, Difteria 6.500
Bacilos de desenteria 4.200
Eberthella yyphosa 4.100
Escherichia coli 6.600
Micrococcus candidus 12.300
Micrococcus piltonensis 15.000
Micrococcus sphaeroides 15.400
Mycobacterium tuberculosis 10.000
Neisseria catarrhalis 8.500
Phytomonas tumefasciens 8.500
Proteus vulgaris 6.600
Pseudomonas aeruggenosa 10.500
Pseudomonas fluorescens 6.600
Salmonella 10.000
Samonella enteritides 7.600
Salmonella typhimurium 15.200
Sarcina lutea 26.400
Serratia marcescens 6.160
Shigilla paradysenterlae 3.400
Spirillum rubsum 6.160
Staphylococcus albus 5.700
Staphylococcus aureus 6.600
Streptococcus hemolyticus 5.500
Streptococcus lactis 8.800
Streptococcus viridans 3.800
Saccharomyces ellipsoideus 13.200
Saccharomyces Sp. 17.600
Saccharomyces cerevisiae 13.200
Esporos de Bolor Penicillum roqueforti 26.400
Penicullum expansum 22.000
Penicillum digitatum 88.000
Aspergilus glaucus 88.000
Aspergilus flavus 330.000
Rhisopus nigricans 220.000
Mucor racemosus A 35.200
Mucor racemosus B 35.200
Oospora lactis 11.000
3º - Vírus
Bacteriófagos (E. coli) 6.600
Mosaico do Tabaco 440.000
Influenza 6.800
4º - Protozoários
Parameium 200.000
Icthtyosphtirius livre nadante (ciliados de água doce) 400.000
Icthtyosphtirius no peixe (água doce) 1.717.200
Oodinum ocellatum livre nadante (marinho) 35.000
Cryptocaryon irritans livre nadante(marinho) 800.000
5º - Outros
Ovos de nematóides 92.000
Clhorella vulgaris (microalga) 22.000
Fungos 45.000
6º - Calcular a potência da bomba
Um valor de 60.000 Mw/S/cm² é capaz de eliminar a grande maioria dos micro-organismos patogênicos.
Então vamos ver como calcular a potência correta de um UV para ter eficiência na esterilização…
É preciso determinar a potência da bomba a ser usada. Para ter eficiência é preciso que 99,9% da água do aquário passe pelo sistema no período de 12 horas. Isso pode ser conseguido usando-se a seguinte fórmula:
V= Volume do aquário
B= Bomba
B= V/1,30434
Sendo assim, para um aquário de 840 litros teremos:
V=840
B=840/1,30434
B=645
Ou seja, para esse aquário vamos usar uma bomba de 650 litros/hora
7º - Calcular a potência da lâmpada UV
Sabendo a potência da bomba, precisamos agora determinar a potência correta de UV para que a água fique em contato com uma quantidade suficiente de radiação e os micro-organismos sejam eliminados.
O valor necessário para ter os 60.000 Mw/S/cm², é de 15 watts de UV por litro/hora da bomba.
Então, para o aquário em questão iremos precisar de:
Bomba de 650 L/H
UV = 650 /15
UV= 43,33
Assim, para ter realmente um UV eficiente , que consiga eliminar boa parte dos patógenos, será preciso uma bomba de 650 L/H com 45 watts de UV.
8º - Eficiência do UV caseiro
Os UVs caseiros são mais baratos porque não tem jaqueta de quartzo, isso nada mais é do que um tubo de cristal de quartzo que isola a lâmpada da água.
Isso é necessário porque a lâmpada precisa de uma temperatura específica para ter máxima eficiência (por volta de 40 graus), o ar que fica entre a jaqueta e a lâmpada permite que essa temperatura seja atingida.
Sem a jaqueta, a água do aquário resfria constantemente a lâmpada, que perde até 60% de sua eficácia. E essa jaqueta não pode ser de qualquer material, apenas o quartzo permite a passagem dos raios UV e esse material é muito caro, se for usado vidro comum, a perda de UV será maior do que se deixar sem proteção alguma para a lâmpada.
Via de regra, UVs caseiros não conseguem matar nada além das algas verdes, se quiser montar um UV caseiro, sem jaqueta, pode aumentar em 50% a potência se realmente quiser efeito esterilizante.
9º - Alerta
Cuidado você que está pensando em montar um filtro desses em casa, radiação UV é perigosa e pode causar danos aos olhos. Nunca olhe para uma lâmpada acesa e se for usar canos de PVC branco tome o cuidado de pintar todas as partes de preto para evitar a fuga da luz. A claridade que se vê através do tubo também pode ser perigosa.
10º - Opinião do criador do tópico Renato Moterani
Para uso em aquariofilia de pequena escala, o UV deve ser visto como um equipamento para erradicação de algas verdes. As piores doenças que podemos enfrentar no hobby são causadas por organismos muito resistentes a radiação UV.
Equipe AquaPeixes |
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