Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 38 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 38 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Não existe pH ácido ou alcalino
+5
Mauricio Molina
LeMiranda
Wladimyr
Lucas Duarte
maciel.luz
9 participantes
Página 1 de 1
Não existe pH ácido ou alcalino
Pessoal,
Eu gostaria de levantar uma questão que há muito vejo as pessoas se equivocarem.
Certamente tenho muito à aprender com todos vocês na aquariofilia, mas como químico tenho que fazer uma correção quanto a nomenclatura utilizada para pH.
Primeiro, devemos entender por ácido uma substância que, de algum modo - que não cabe aqui explicar, aumenta a concentração de íons hidrogênio (H+) ou diminui a concentração de íons hidroxila (OH-) em solução.
Por sua vez, base ou álcali é uma substância que diminui a concentração de íons hidrogênio ou aumenta a concentração de íons hidroxila em solução.
Como todos sabemos, a água é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, os quais se dissociam formando íons hidrogênio (H+) e íons hidroxila (OH-) em solução na proporção de 1:1. Por este motivo a água é idealmente neutra (nem ácida e nem alcalina - salvo por outros motivos que também não cabe aqui explicar) com concentração de íons H+ e OH- iguais.
Contudo, como todos sabem também, nós podemos mudar a acidez de uma solução por adicionar espécies que aumentem a concentração de H+ (ex. ácido clorídrico) ou aumentem a concentração de OH- (hidróxido de sódio ou soda cáustica).
A medida da acidez ou alcalinidade da solução é medida calculando-se a concentração dos íons H+ ou OH-.
Portanto, quanto mais ácida for uma solução, maior será a concentração de H+.
Como dito acima, quando neutra, a concentração de íons H+ na água é igual a de íons OH-, que é 1x10^-7 mol/L (0,0000001 mol/L). Pode-se perceber claramente que esse número é bastante pequeno, o que seria bastante inconveniente usarmos no nosso dia a dia.
Assim, trabalhamos com esse número na escala logarítmica, empregando a equação pH=-log[H+], o que facilita bastante.
Ex.
Solução com
concentração de H+ (mol/L) pH
0,0000001 mol/L 7
0,0000010 mol/L 6
0,0000100 mol/L 5
0,0001000 mol/L 4
0,0010000 mol/L 3
0,0100000 mol/L 2
0,1000000 mol/L 1
Onde eu quero chegar?
Podemos falar que a água do nosso aquário está ácida ou alcalina.
Podemos falar que precisamos baixar o pH da água para ficar mais ácida (veja que o pH diminui com o aumento da concentração de H+) ou elevar o pH para ficar mais alcalina.
Mas NÃO podemos dizer que o pH está ácido ou alcalino!!!!
Por que não?
Porque pH é um resultado de uma equação matemática, não tem unidade, é simplesmente um número, adimensional.
Portanto, pH 6,8 não é ácido, e sim, um pH que indica que a solução é ácida (pH<7). Neste caso, a concentração de íons H+ é 0,000000158 mol/L.
Eu gostaria de levantar uma questão que há muito vejo as pessoas se equivocarem.
Certamente tenho muito à aprender com todos vocês na aquariofilia, mas como químico tenho que fazer uma correção quanto a nomenclatura utilizada para pH.
Primeiro, devemos entender por ácido uma substância que, de algum modo - que não cabe aqui explicar, aumenta a concentração de íons hidrogênio (H+) ou diminui a concentração de íons hidroxila (OH-) em solução.
Por sua vez, base ou álcali é uma substância que diminui a concentração de íons hidrogênio ou aumenta a concentração de íons hidroxila em solução.
Como todos sabemos, a água é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, os quais se dissociam formando íons hidrogênio (H+) e íons hidroxila (OH-) em solução na proporção de 1:1. Por este motivo a água é idealmente neutra (nem ácida e nem alcalina - salvo por outros motivos que também não cabe aqui explicar) com concentração de íons H+ e OH- iguais.
Contudo, como todos sabem também, nós podemos mudar a acidez de uma solução por adicionar espécies que aumentem a concentração de H+ (ex. ácido clorídrico) ou aumentem a concentração de OH- (hidróxido de sódio ou soda cáustica).
A medida da acidez ou alcalinidade da solução é medida calculando-se a concentração dos íons H+ ou OH-.
Portanto, quanto mais ácida for uma solução, maior será a concentração de H+.
Como dito acima, quando neutra, a concentração de íons H+ na água é igual a de íons OH-, que é 1x10^-7 mol/L (0,0000001 mol/L). Pode-se perceber claramente que esse número é bastante pequeno, o que seria bastante inconveniente usarmos no nosso dia a dia.
Assim, trabalhamos com esse número na escala logarítmica, empregando a equação pH=-log[H+], o que facilita bastante.
Ex.
Solução com
concentração de H+ (mol/L) pH
0,0000001 mol/L 7
0,0000010 mol/L 6
0,0000100 mol/L 5
0,0001000 mol/L 4
0,0010000 mol/L 3
0,0100000 mol/L 2
0,1000000 mol/L 1
Onde eu quero chegar?
Podemos falar que a água do nosso aquário está ácida ou alcalina.
Podemos falar que precisamos baixar o pH da água para ficar mais ácida (veja que o pH diminui com o aumento da concentração de H+) ou elevar o pH para ficar mais alcalina.
Mas NÃO podemos dizer que o pH está ácido ou alcalino!!!!
Por que não?
Porque pH é um resultado de uma equação matemática, não tem unidade, é simplesmente um número, adimensional.
Portanto, pH 6,8 não é ácido, e sim, um pH que indica que a solução é ácida (pH<7). Neste caso, a concentração de íons H+ é 0,000000158 mol/L.
Última edição por maciel.luz em Ter Mar 10, 2015 2:14 pm, editado 1 vez(es)
maciel.luz- Moderador Geral
-
Pontos : 2547
Reputação : 125
Re: Não existe pH ácido ou alcalino
Muito interessante sua colocação Maciel, parabéns.
Contudo acho meio difícil começar a "tratar" o ph da água dessa forma, principalmente para os iniciantes ao aquariofilismo. Acredito que essa "medida" deveria ser tomada inicialmente pelos fabricantes de produtos químicos voltado ao ph da água, assim, com o tempo, poderíamos todos tratar diretamente com o valor numérico, como mostrado na sua colocação.
Abraço e parabéns novamente.
Contudo acho meio difícil começar a "tratar" o ph da água dessa forma, principalmente para os iniciantes ao aquariofilismo. Acredito que essa "medida" deveria ser tomada inicialmente pelos fabricantes de produtos químicos voltado ao ph da água, assim, com o tempo, poderíamos todos tratar diretamente com o valor numérico, como mostrado na sua colocação.
Abraço e parabéns novamente.
Lucas,
seria muito pretensão minha usarmos os números.
Nem nós químicos fazemos isso.
A minha sugestão foi apenas esclarecer que o mais correto é dizer que o pH está baixo ou alto, sugerindo que a água está ácida ou alcalina,
e não afirmar que o pH está ácida ou alcalino.
Mas de qualquer forma obrigado.
seria muito pretensão minha usarmos os números.
Nem nós químicos fazemos isso.
A minha sugestão foi apenas esclarecer que o mais correto é dizer que o pH está baixo ou alto, sugerindo que a água está ácida ou alcalina,
e não afirmar que o pH está ácida ou alcalino.
Mas de qualquer forma obrigado.
-
Entendi, mas sinceramente ainda n tinha notado esse tratamento para o PH, pois é bem lógico que se refere ao liquido e que PH é um teste e não um elemento da água
Entendi sua colocação amigo, mas acredito que em um futuro não seria impossível tratarmos da maneira tecnicamente correta....rss.
Abç.
Abç.
Também acredito nisso, por isso fiz essa colocação.
É sempre bom usarmos os termos corretos.
Por exemplo, antigamente abastecíamos os carros com álcool, hoje abastecemos com etanol.
No final é o mesmo combustível, mas etanol é apenas um dos muitos tipos de álcool existentes. Hoje usamos a nomenclatura correta.
Na verdade mesmo, hoje nem abastecemos com etanol, vai na gasolina mesmo que o etanol não está compensando, rs...
Obrigado a todos.
É sempre bom usarmos os termos corretos.
Por exemplo, antigamente abastecíamos os carros com álcool, hoje abastecemos com etanol.
No final é o mesmo combustível, mas etanol é apenas um dos muitos tipos de álcool existentes. Hoje usamos a nomenclatura correta.
Na verdade mesmo, hoje nem abastecemos com etanol, vai na gasolina mesmo que o etanol não está compensando, rs...
Obrigado a todos.
-
Entendi a colocação amigo, mas realmente qdo falamos de pH ácido, pensamos na água que está ácida!!!
Ótima colocação, vou me policiar qdo falo pH ácido...rsrs
Ótima colocação, vou me policiar qdo falo pH ácido...rsrs
LeMiranda- Experiente
-
Pontos : 1031
Reputação : 65
Muito bom, podemos fazer texto tópico um artigo de informação...
Retirou de algum lugar ou você escreveu?
Se retirou cite a fonte, depois vou editá-lo como artigo...
E se quiser incrementar ainda mais, seria muito bom para nosso fórum...
Retirou de algum lugar ou você escreveu?
Se retirou cite a fonte, depois vou editá-lo como artigo...
E se quiser incrementar ainda mais, seria muito bom para nosso fórum...
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Muito bom, a química em tudo está aplicada, sobretudo na aquariofilia.
Acho importante a explicação do amigo sobre do que de fato se trata o famoso Potencial Hidrogeniônico (pH), a forma com que o meio líquido torna-se mais ácido/menos ácido, ou mais básico/menos básico, não é um passe de mágica, e o entendimento dessa reação pode com certeza ajudar na solução de muito problemas encontrados no hobby!
Contudo, para muitas pessoas pode-se tornar confuso, levando a idéia de que seria muito difícil conseguir montar um aquário com sucesso, podendo levar ao desânimo e a desistência.
Concordo que empregar a maneira correta de falar é ótimo, mas, daquele jeito, devagar e sempre! haha
parabéns pela explicação
Acho importante a explicação do amigo sobre do que de fato se trata o famoso Potencial Hidrogeniônico (pH), a forma com que o meio líquido torna-se mais ácido/menos ácido, ou mais básico/menos básico, não é um passe de mágica, e o entendimento dessa reação pode com certeza ajudar na solução de muito problemas encontrados no hobby!
Contudo, para muitas pessoas pode-se tornar confuso, levando a idéia de que seria muito difícil conseguir montar um aquário com sucesso, podendo levar ao desânimo e a desistência.
Concordo que empregar a maneira correta de falar é ótimo, mas, daquele jeito, devagar e sempre! haha
parabéns pela explicação
Thiago Arai- Avançado
-
Pontos : 2076
Reputação : 48
Thiago, muito obrigado.
Mauricio Molina, não utilizei nenhuma fonte, tudo que foi escrito foi de minha autoria.
Aproveitando, poderíamos fazer uma discussão mais abrangente sobre o assunto.
Por exemplo, será que todos realmente entendem o porquê de uma determinada rocha acidificar/alcalinizar a água? O que acha?
Mauricio Molina, não utilizei nenhuma fonte, tudo que foi escrito foi de minha autoria.
Por exemplo, será que todos realmente entendem o porquê de uma determinada rocha acidificar/alcalinizar a água? O que acha?
-
maciel.luz escreveu:
Parece-me interessante, é sempre bom aprender.
SJorge- Administrador
-
Pontos : 2516
Reputação : 168
maciel.luz escreveu:Thiago, muito obrigado.
Boa ideia...
Se quiser dar o primeiro passo fique a vontade...
Tem mais alguma coisa a completar neste tópico para virar um artigo?
Que assim transformo ele em artigo e separo o restante das mensagens...
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Só retomando essa questão.
Como tem muita gente nova no fórum é interessante vocês saberem disso.
Devemos tratar a água como ácida, neutra ou alcalina (básica) e não o pH.
Como tem muita gente nova no fórum é interessante vocês saberem disso.
Devemos tratar a água como ácida, neutra ou alcalina (básica) e não o pH.
-
Perfeito e muito bem explicado, quanto a questão das rochas eu apoio completamente.
sanjuan- Iniciante Jr
-
Pontos : 222
Reputação : 6
esse tópico foi show de bola, só feras falando do assunto, muito legal.
Joao Roberto- Avançado
-
Pontos : 1123
Reputação : 33