Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Projeto Aquario plantado 200L  11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Projeto Aquario plantado 200L  11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Projeto Aquario plantado 200L  11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Projeto Aquario plantado 200L  11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!

Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Projeto Aquario plantado 200L  11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Projeto Aquario plantado 200L  11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Projeto Aquario plantado 200L  11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Projeto Aquario plantado 200L  11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!

Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Glicerina no aquário
por Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm

» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am

» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm

» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm

» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm

» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm

» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm

» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm

» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm

» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am

» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm

» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm

» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm

» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm

» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Projeto Aquario plantado 200L  Left_bar_bleueProjeto Aquario plantado 200L  Full_bar_bleueProjeto Aquario plantado 200L  Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Projeto Aquario plantado 200L  Left_bar_bleueProjeto Aquario plantado 200L  Full_bar_bleueProjeto Aquario plantado 200L  Right_bar_bleue 
Wladimyr (6213)
Beto Lemos (4989)
Lucas Duarte (2775)
maciel.luz (2638)
SJorge (2431)
Thiago Marques (2339)
juniorfn (2149)
david rafael dieter (2124)

Quem está conectado?
15 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 15 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Projeto Aquario plantado 200L

4 participantes

Ir para baixo

Em curso Projeto Aquario plantado 200L

Mensagem por Lyndon Jatobá Ter Set 02, 2014 7:07 pm

Galera, pensei bastante e resolvi entrar no mundo dos plantados  bounce

Infelizmente vou me "desfazer" dos meus CAs  Crying or Very sad, saudades antes disso acontecer.
Mas é a vida, futuramente possa ser que faça outra montagem com eles de novo, só que bem melhor.

Mas vamos lá, primeiro gostaria da ajuda de vocês, pois muitos aqui manjam muito de aquário plantado.
Quero montar um aquário um pouco parecido com o do Lucas Duarte, mas no lugar de pedras seriam troncos.

Andei pensando nos materiais necessários e vamos lá;
Aquário contendo as seguintes medidas: 100 de comprimento por 40 de largura e 50 de altura.
Pretendo manter um aquário com plantas de media exigência.

Substrato: pensei no BlackBlue da Mbreda, mas qual vocês indicam? e quantidade?

Iluminação: essa é a que mais me gera duvidas, colocar lampadas t5, t8, ou LEDs? Qual tem o melhor custo beneficio?

Co2: por enquanto irei usar garrafada, depois de esfriar o couro das pauladas do substrato e iluminação eu mudo para cilindro, kkk.

Filtragem: Mantenho a antiga filtragem? com o cannister FVM com 3L de ISTA rodando com uma bomba de 2500L/h? ou diminuo a litragem da bomba e coloco 2 cannisters de 1000L/h?

Fauna e Flora: depois de decidir iluminação e substrato, entro nessa parte.

No mais acho que só isso... se esqueci de algo, relato no decorrer do post.
Lyndon Jatobá
Lyndon Jatobá
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Projeto Aquario plantado 200L  Empty
Participante palpites copa
Brasil
Pontos : 437
Reputação : 9

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Projeto Aquario plantado 200L

Mensagem por Lucas Duarte Ter Set 02, 2014 11:46 pm

Lyndon Jatobá escreveu:Quero montar um aquário um pouco parecido com o do Lucas Duarte, mas no lugar de pedras seriam troncos.
Obrigado pela referência amigo. Inicialmente estava pensando em adicionar troncos ao invés de rochas, mas não achei os troncos perfeitos para a montagem.
Um aquário plantado com troncos requer belos exemplares, de preferência raízes onde são mais irregulares, mas vai um pouco do gosto e talento para montar layout.
Veja alguns vídeos no youtube, caso queira, que sua mente abre quanto a esse quesito.
Lyndon Jatobá escreveu:Substrato: pensei no BlackBlue da Mbreda, mas qual vocês indicam? e quantidade?
O BB na MBreda pode alcalinizar a água e dependendo da plantação que desejar nem poderá aparecer o substrato, por tanto minha sugestão é a velha, tradicional, bonita e barata areia de filtro de piscina como substrato inerte.
Pessoalmente acredito que o melhor investimento que poderá fazer é no substrato fértil, além de aumentar seu leque de plantas até mesmo as de fácil cultivo ficam magníficas com um bom substrato fértil.
Em sua montagem (igual a minha) poderá optar em 10 a 15kg de substrato fértil e 30 a 40kg de substrato inerte.
Lyndon Jatobá escreveu:Iluminação: essa é a que mais me gera duvidas, colocar lampadas t5, t8, ou LEDs? Qual tem o melhor custo beneficio?
Não tenho experiência com LEDs e aqui só tenho as T8, mas seguindo as especificações de intensidade de iluminação quanto as plantas terá sucesso que qualquer lâmpada.
Lyndon Jatobá escreveu:Co2: por enquanto irei usar garrafada, depois de esfriar o couro das pauladas do substrato e iluminação eu mudo para cilindro, kkk.
Pode optar em CO² em Spray, da ISTA, uso e recomendo. Aqui eu coloco 2 sprays que duram mais de mês e mantem o nível muito bom para as plantas que tenho.
Lyndon Jatobá escreveu:Filtragem: Mantenho a antiga filtragem? com o cannister FVM com 3L de ISTA rodando com uma bomba de 2500L/h? ou diminuo a litragem da bomba e coloco 2 cannisters de 1000L/h?
Optaria por manter o mesmo filtro mas usá-lo com uma bomba de 1500 a 2000 L/h.

De resto só me resta acompanhar e me por a disposição no que for preciso.

Abraço e boa sorte na nova empreitada.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Administrador
Administrador

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Pontos : 3137
Reputação : 257

https://www.youtube.com/channel/UC65EgDAdEAKMb0XQddKd7Rg

Mensagem por Lyndon Jatobá Qua Set 03, 2014 10:00 am

Vamos lá, os troncos ainda irei a procura, mas não é muito problema, aqui é uma região de caatinga, e tem uma vasta opções perto da minha fazenda com todo tipo de tronco que imaginar, basta ter paciência e coragem pra se aventurar. Escolho os com mais densidade, pego vários lá e vou testando com dentro do aquário e tirando fotos, o que der certo faço o devido tratamento, pensei bastante em um layout estilo U, deixando densamente plantado meio e fundo nas laterais e frente e meio apenas com carpete. Como estou começando acho que iniciarei com plantas com menos exigências e depois iria avançando aos poucos com o decorrer do tempo. A fauna deixarei por ultimo, só depois do aquário maturado e devidamente plantado.

A areia BB da Mbreda, achei interessante pelo preço, por que no site da mbreda um saco com 25kg, sai a 135 reais à vista. 

Este pode ficar em contato direto com a água? ou só pode ser usado com camada fértil e não como inerte? e quanto a alcalinizar a água, usando materiais acidificantes não dá pra chegar em um ph acido? como troncos, pedaços de casca de coco e etc

A iluminação estou pensando em me aventurar em um FVM nos LEDs, resta saber quais irei usar, tem um no banggood que gostei bastante.
http://www.banggood.com/10W-Warm-Pure-White-High-Brightest-Save-Power-LED-Light-Lamp-p-88169.html

Mesclando com 
http://www.banggood.com/Wholesale-10W-RGB-900LM-Color-Changing-Outdoor-Remote-LED-Flood-Wash-Light-85-265V-p-30587.html

No caso dos LEDs eu acho melhor seguir a regra dos Lm/L

O ideial seria quantos Lm/L?

O Co2 adquiri um desse
http://pt.aliexpress.com/item/2014-New-Sale-1Set-White-CO2-System-Pro-Tube-Valve-Guage-Bottle-Cap-Kit-For-DIY/1776516765.html?null

Irei usar a receita de CO² Químico - Bicarbonato e ácido clorídrico.
A relatos que podem chegar até a 60 dias, e esse spray nunca vi por aqui, as lojas não são das mais completas. 

Quanto a filtragem, adquiro uma de menor potencia? ou apenas diminuo a vazão com um registro? já que ela é de 2500L/h
Lyndon Jatobá
Lyndon Jatobá
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Brasil

Mensagem por Wladimyr Qua Set 03, 2014 10:58 am

Olá amigo!!!

Estou de pleno acordo com o amigo! Acho mesmo que deve investir forte inicialmente nesse Substrato, mas pq não escolher uma das opções férteis que podem entrar em contato com a coluna d'água?

1 desses: https://mbreda.websiteseguro.com/loja/det_produto.php?pro=169&nome=SubstratoEspecial%20Amaz%F4nia%2015%20kg

ou 2 desse: https://mbreda.websiteseguro.com/loja/det_produto.php?pro=240&nome=Substrato%20Amaz%F4nia%20Extra%20Fino%206kg%20Lan%E7amento

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Pontos : 6347
Reputação : 405

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Mensagem por Lyndon Jatobá Qua Set 03, 2014 5:35 pm

Estive pensando nisso também mestre Wlady, pois acho também mais bonito o substrato mais escuro em plantados, dá um destaque a mais.

Apesar do preço ser também um destaque, mas creio eu ser um bom investimento, assim como o cilindro!
Lyndon Jatobá
Lyndon Jatobá
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Brasil

Mensagem por LeMiranda Qui Set 04, 2014 8:38 am

Lyndon acho q os amigos estão corretíssimos nas indicações...
Vou postar algumas coisas que deram certo pra mim...
Como substrato fértil já usei Tropica, Sera e agora estou testando Manado da JBL, dentre eles o melhor custo beneficio foi o da Tropica, o único problema hj é encontrar...acho que eles estão com problema na importação. Sera tb é muito bom, estes dois necessitam de camada inerte (areia de filtro de piscina).
Iluminação: T8, T5 e Led
T8 mais barata...se for fazer o aquário com 100 comp x 50 largura e 40 de altura elas cairão super bem, se tiver 50cm de altura e encher até o talo elas perderão um pouco a eficácia.
T5 são ótimas o problema é o preço do reator...mas recomendo pra caramba. As de qualidade de preferencia...kkkkkk
As Leds vão super bem tb, são caras a n ser que faça vc mesmo...kkkkkk, só n achei legal para plantas vermelhas...elas n ficam muito bonitas, porém pra verdes Ok!!!!
O Co2 tá perfeito desde que n coloque plantas de alta exigência, somente pelo fato dele ser inconstante...mas manda ver!!!!
O canister acho melhor trocar o d 2500 por dois de 1000, ligue em serie (um ligado e outro desligado) pra n fazer muito turbilhão...se tiver fraca a água q sai dele ligue os dois juntos!!!
Espero ter ajudado
LeMiranda
LeMiranda
Experiente
Experiente

1º Colocado
Brasil
Pontos : 1031
Reputação : 65

Mensagem por Lyndon Jatobá Qui Set 04, 2014 10:06 am

LeMiranda, o problema da compra pela net é o frete, sai muitoo caro, pelo site da mbreda só o frete seria 100 reais... totalizando 474,60. Irei ver com o rapaz da loja de aquarismo de quanto ele consegue no fornecedor dele.
 Se puder me manda alguns links de onde vende substrato fértil

Quanto a iluminação, estou realmente pensando nos LEDs, mesmo que seja FVM, pois tem um menor consumo de energia e uma iluminação linda.

Quanto a filtragem, já tenho uma bomba de 1200L/h, irei fazer os testes quanto a movimentação da água quando possível.
Lyndon Jatobá
Lyndon Jatobá
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Brasil

Mensagem por LeMiranda Qui Set 04, 2014 11:14 am

Olha sempre comprei por aqui (Atibaia) o pessoal da loja que compro consegue um bom preço...eles me dão 20% de desconto...e o preço deles é dentro do mercado!!!!
Mbreda tive dois amigos reclamando...as plantas crescem no começo mas depois ficam estagnadas...nem morrem nem vão pra frente.
Só que os caras fazem aquapaisagismo...as plantas são extremamente exigentes...talvez c plantas menos exigentes n tenha tanto problema, mas nunca usei...até quero pro meu próximo aquário!!!
LeMiranda
LeMiranda
Experiente
Experiente

1º Colocado
Brasil

Mensagem por Lyndon Jatobá Qui Set 04, 2014 11:57 am

O substrato BB da Mbreda serve apenas como camada inerte? ou pode ser usado tanto como inerte quanto como fértil?
scratch scratch
Lyndon Jatobá
Lyndon Jatobá
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Brasil

Mensagem por LeMiranda Qui Set 04, 2014 12:13 pm

Amigo até onde sei é só inerte!!!!
LeMiranda
LeMiranda
Experiente
Experiente

1º Colocado
Brasil

Mensagem por Wladimyr Qui Set 04, 2014 12:24 pm

Black Blue é inerte, portanto, sim pode entrar em cobntato com a coluna d'água e não é fertil.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Brasil

Mensagem por Lyndon Jatobá Qui Set 04, 2014 1:08 pm

Ah, então estou pensando em usar este como fértil 
1 deste custando 238,00 com frete
https://mbreda.websiteseguro.com/loja/det_produto.php?pro=240&nome=Substrato%20Amaz%F4nia%20Extra%20Fino%206kg%20Lan%E7amento

E 10kg a 15kg de BB Mbreda dependendo se o layout será triangular ou em U comprarei de 10 ou 15, consegui pelo preço de 4,00 reais o KG + frete, ou seja 40 a 60 + frete de uns 30 a 40 reais. E usando como a camada Inerte.

Sairia por mais ou menos 300,00 reais os dois.

Seria mais em conta do que comprar esse? ou vale mais a pena investir logo em um substrato fértil que possa entrar em conta com a coluna d'água.

15kg de SubstratoEspecial Amazônia 15 kg 
https://mbreda.websiteseguro.com/loja/det_produto.php?pro=169&nome=SubstratoEspecial%20Amaz%F4nia%2015%20kg

que teria um custo de À vista: R$ 365,00 + frete de 109,60= 474,60

E ai oque acham?
Lyndon Jatobá
Lyndon Jatobá
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Brasil

Mensagem por Wladimyr Sex Set 05, 2014 8:42 am

Não entendi a utilidade do BB em sua montagem já que os links dos substratos que colocou são tipos que podem entrar em contato com a coluna dágua

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Brasil

Mensagem por Lyndon Jatobá Sex Set 05, 2014 10:13 am

Verdade achei que o primeiro link não podia...então,

O aquario irá precisar de 15kg a 20kg dependendo do formato que vá colocar no substrato, mas ai posso colocar alguma coisa embaixo pra dar um volume ...economizando substrato, as opções que pensei são essas.

Seria no caso Extra fino 6kg (fértil) + BB mbreda 10kg (inerte) sairia tudo por uma faixa de 300,00 reais,

ou

15kg de SubstratoEspecial Amazônia que teria um custo de 474,60

Qual dos dois sai mais em conta? levando em conta... preço x custo x beneficio? dá no mesmo qualquer um dos dois?  scratch
Lyndon Jatobá
Lyndon Jatobá
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Brasil

Mensagem por LeMiranda Sex Set 05, 2014 5:05 pm

Vc diz o amazonia original???? O da ADA???
LeMiranda
LeMiranda
Experiente
Experiente

1º Colocado
Brasil

Mensagem por Lyndon Jatobá Sex Set 05, 2014 6:06 pm

O da Mbreda 

https://mbreda.websiteseguro.com/loja/det_produto.php?pro=169&nome=SubstratoEspecial%20Amaz%F4nia%2015%20kg
Lyndon Jatobá
Lyndon Jatobá
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Brasil

Mensagem por LeMiranda Sáb Set 06, 2014 9:17 am

Acho q a questão é gosto!!!
LeMiranda
LeMiranda
Experiente
Experiente

1º Colocado
Brasil

Mensagem por Lyndon Jatobá Sáb Set 06, 2014 11:54 am

Andei pesquisando e o extra fino é oque fica mais bonito no acabamento final, 2 sacos de 6kg totalizando 12kg, sendo que colocando pedaços de isopor no fundo para dar o relevo, assim economizando substrato será suficiente?

aquário com 100 de comp por 40 de larg
Lyndon Jatobá
Lyndon Jatobá
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Brasil

Mensagem por LeMiranda Sáb Set 06, 2014 11:10 pm

Dependendo do layout q for fazer com certeza dá...o extra fino dá realmente um acabamento melhor...a n ser q vc acabe escondendo ele com carpete...já vi composições com isopor e com areia!!!!
Estou curioso pra ver este projeto!!!
LeMiranda
LeMiranda
Experiente
Experiente

1º Colocado
Brasil

Mensagem por Lyndon Jatobá Ter Set 09, 2014 10:52 am

Vou usar carpete, andei pensando bastante na Glossostigma Elatinoides.
Lyndon Jatobá
Lyndon Jatobá
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Brasil

Mensagem por LeMiranda Ter Set 09, 2014 12:57 pm

Acho a Calitriche sp. uma boa opção para carpete tb, com a vantagem de que qto mais poda menor ela fica...chegando a ficar muito próxima da Hemianthus cuba.
LeMiranda
LeMiranda
Experiente
Experiente

1º Colocado
Brasil

Mensagem por Lyndon Jatobá Qui Set 11, 2014 7:46 pm

LeMiranda, realmente muito bonita essa Calitriche sp, se parece bastante com a Hemianthus cuba. 

Hoje meus CAs se foram, Sad

Aquário completamente vazio, dá uma dor no coração...

Mas quero muito a montagem do plantado então, essa semana ainda irei fazer o pedido do substrato, quanto a iluminação ainda estou em estudo... quero a melhor em custo beneficio, estudando a mais barata e eficiente.
Lyndon Jatobá
Lyndon Jatobá
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Brasil

Mensagem por LeMiranda Sex Set 12, 2014 4:19 pm

Com certeza amigo...vá postando a evolução do projeto!!!!
LeMiranda
LeMiranda
Experiente
Experiente

1º Colocado
Brasil

Mensagem por Lyndon Jatobá Ter Set 23, 2014 12:49 pm

Já fiz o pedido do substrato... no aguardo da chegada, mas ainda to bastante indeciso quanto a iluminação... LEDs, t5...
4 desses?
http://www.banggood.com/Wholesale-50W-4000LM-Pure-White-LED-Flood-Wash-Light-Lamp-Waterproof-85-265V-p-64857.html

para um aquario de 200L seria ideal colocar uma iluminação de 60Lm/l ou 200w, levando em conta os lm/l seria 12000Lm
16 desses? sendo 10 brancos. 3 azuls, e 3 rosas? totalizando 16 leds de 900lm = 14400 dai veria como se comportaria as plantas, diminuindo a iluminação até chegar a ideal.
http://www.banggood.com/10W-Warm-Pure-White-High-Brightest-Save-Power-LED-Light-Lamp-p-88169.html

4 desses? sendo 3 brancos e 1 rgb? sendo cada um 4000Lm = 12000Lm
http://www.banggood.com/50W-4000LM-Pure-Or-Warm-White-High-Bright-LED-Light-Lamp-Chip-32-34V-p-83198.html

4 desses? sendo 3 brancos e um sendo 1 rgb? sendo cada um 4000Lm = 12000Lm
http://www.banggood.com/Wholesale-50W-4000LM-Pure-White-LED-Flood-Wash-Light-Lamp-Waterproof-85-265V-p-64857.html

e quanto a fonte?
seria uma dessa? 
http://www.banggood.com/8X-12V-18W-LED-Driver-Power-Supply-Driver-AC-90-220V-p-928196.html?
Lyndon Jatobá
Lyndon Jatobá
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado