Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Ontem à(s) 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

» Teste de Amônia é realmente preciso ?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:49 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Left_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Full_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Left_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Full_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Right_bar_bleue 
Wladimyr (6191)
Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Left_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Full_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Left_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Full_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Left_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Full_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Left_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Full_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Left_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Full_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Left_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Full_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Left_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Full_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Left_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Full_bar_bleueAquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
18 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 18 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

+3
RFMerlo
Lucas Duarte
Adilson
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Em curso Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por RFMerlo Sáb maio 24, 2014 11:10 pm

Olá amigos,

Li alguns tópicos sobre betta em aquário comunitário, mas nenhum deles respondem a todas minhas dúvidas com satisfação, por isso lanço mais um.

Há um mês atrás recebi um betta de presente, mas até hoje tenho dó do bicho vivendo em apenas 2lts de água, por isso decidir montar um aquário de 50 lts. tendo como pressuposto que seria a nova morada do meu betta. De início pesquisei como ele se adaptaria a este aquário e quais seriam as espécies compatíveis. Terminei com o seguinte projeto: 8 neons, 2 corydoras adolfoi, 2 limpa-vidros e o betta. 

Minhas dúvidas são as seguintes:
1) Esse número de peixes está compatível com meu aquário? Pelos meus cálculos ficou abaixou do recomendado (ideal), mas será que realmente não dá? Nesse caso irei diminuir o cardume de neons ou retirar os limpa-vidros.
2) A coluna d´água está abaixo de 15cm, mas li que ainda assim os bettas não gostam dessa profundidade. Isso afetará a saúde do meu betta? Por isso coloquei uma pedra no meio (li que o betta poderia usá-la como apoio para descansar).
3) Meu aquário (link para foto logo abaixo) não tem nenhum esconderijo natural. Alguma dessas espécies gosta dessa esconderijo?
4) Moro em Salvador, no geral temperatura entre 26-30º, é necessário um termostato para o meu aquário?


É isso gente. Qualquer ideia de montagem ou sugestão de espécies podem mandar.

Segue o link (vou tentar colocar as fotos direto):
Beteira: Foto1 Beteira

Projeto-Aquário 50Lts (espaço útil de aprox. 38lts) - Aquário 50
RFMerlo
RFMerlo
Novo no fórum
Novo no fórum

Membro Ativo
Brasil
Mensagens : 12
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por SJorge Dom maio 25, 2014 10:35 am

Bem amigo, vou deixar aqui a minha opinião.

Não aconselho nenhuma dessas espécies por serem peixes de Ph ácido e que dificilmente se adaptam a Ph neutro ou alcalino.

No seu aquário acrescentava algumas rochas a servirem de toca e se possível um pequeno tronco.

Eu tenho um beta sozinho num aquário de 18 L.
Como o seu é de 50 L pode sem problemas alguns acrescentar 3 bettas fêmea, acho que seria o mais indicado e bonito.
Precisa de ter alguns esconderijos como pedras para evitarem algum tipo de agressão.

Acho que deve encher o aquário o máximo possível, deixando 1 cm sem água para ele poder respirar oxigênio na superfície e utilizar sempre a tampa porque o beta gosta muito de saltar para fora.

Se por ventura quiser outras variedades de peixe, aconselho um trio de platis que são indicados para essa litragem, bastando manter o Ph em 7.2.
Não fazem mal ao seu beta e nem são prejudicados por ele.

Para ajudar a limpeza do aquário aconselho algumas ampulárias ou camarões red cherry.

Digo isso porque o seu aquário é pequeno e não é aconselhável ter muitos peixes para evitar superpopulação.
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por RFMerlo Dom maio 25, 2014 11:40 am

Caro SJorge,

De início, muito obrigado por sua resposta. Elas já ajudaram bastante, mas ainda tenho dúvidas, vamos lá:

Comprei o aquário sem tampa pois na loja me foi dito que o tampado irei atrapalhar o desenvolvimento das plantas. Isso é verdade? Se sim há alguma forma de proteger o meu betta sem atrapalhar as plantas (redes, por exemplo).

Gostei da ideia da toca. Já estava pensando em usar mais uma ou duas pedras para formar um esconderijo no meio do aquário. Vou colocar em prática.

Quanto aos peixes, meu irmão, que é veterinário, tinha recomendado colocar betas fêmeas também. O problema é achá-las aqui em Salvador, já fui a duas lojas e não encontrei. Também achei legal o trio de platys, apesar de ficar triste por não poder colocar os neons. Eles são ativos e bem coloridos e fariam um contraponto à "lentidão" do beta.

Contudo, será que o beta não comeria os invertebrados? Vi uma tabela de compatibilidade que eles não se dão bem com camarões. É arriscado ou posso adicionar sem medo? Eu queria um camarão, mas tinha mudado de ideia com a possibilidade do beta ir a comê-lo!

Vou aproveitar esse tempo e já procurar uma tampa para o meu aquário, depois de pronto atualizo aqui no fórum.
RFMerlo
RFMerlo
Novo no fórum
Novo no fórum

Membro Ativo
Brasil
Mensagens : 12
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por SJorge Dom maio 25, 2014 12:59 pm

Se o aquário não tiver tampa não faz mal, basta deixar 2 cms sem água, é o suficiente, mas precisa de iluminação para as plantas.
Com relação ao termostato o melhor é colocar um e regular para 25 °C, só para garantir que a temperatura não baixa disso pois o betta gosta em torno dos 27 °C e os platis em torno dos 25 °C.
Com relação aos camarões não tenho a certeza.
A um mês comprei alguns, mas com o beta não tenho nenhum ainda, por isso não posso garantir.
Mas com a ampulária não vai ter problema nenhum.
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por Mauricio Molina Dom maio 25, 2014 6:26 pm

Ola...

Minha experiencia por muitos anos...

Criei 1 betta macho com várias bettas fêmeas, em um aquário comunitário de 200 litros, e nunca tive problemas...

O betta sobre tranquilamente para respirar, o que tem que tomar cuidado são com as tocas, para eles não ficarem presos, sem subir para respirar literalmente vão morrer afogado...

Sobre as espécies, citadas pelo amigo SJorge, estou de acordo, mas a temperatura subiria para 28º c, estabilizada...

Sobre o camarão também não posso opinar, nunca vi juntos, agora ampulárias com certeza é compatível...
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por Adilson Dom maio 25, 2014 10:06 pm

Olha, também criei bettas em comunitários inclusive com camarões, no caso 240 litros, eles sobem para respirar sem problemas quando estão adultos, o mais importante é que não haja correnteza muito forte porque eles gostam de água mais parada.

Concordo com o pessoal também, vc deve ter tocas mais nada que corra o risco deles ficarem presos.
Quanto a fauna, a que vc tem na minha opinião está ótimo, pois são todos peixes de porte pequeno e se o camarão citado também for de pequeno porte você não terá problema algum, só não coloque Pitu, pois este sim poderá fazer um estrago com peixes pequenos.

Quanto ao ph, o Betta assim como outros anabantídeos é tolerante a viver em uma escala mais ampla que vai do levemente ácido ao alcalino, então não vejo problema algum dele viver em ph levemente ácido que é o indicado para seus peixes atuais entre 6,6 e 6,8 assim estando compatível com todos.

O aquecedor com termonstato é essencial como os amigos disseram, sei que a temperatura raramente baixa aí, mas pode acontecer e uma queda ou variação brusca pode trazer problemas, se vc deixar ele reguladinho mesmo que esteja desligado (mas conectado na tomada), caso haja uma queda de temperatura inesperada ele acionará e você não terá surpresas desagradáveis.

Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por Mauricio Molina Seg maio 26, 2014 4:42 pm

Adilson escreveu:O aquecedor com termonstato é essencial como os amigos disseram, sei que a temperatura raramente baixa aí, mas pode acontecer e uma queda ou variação brusca pode trazer problemas, se vc deixar ele reguladinho mesmo que esteja desligado (mas conectado na tomada), caso haja uma queda de temperatura inesperada ele acionará e você não terá surpresas desagradáveis.

Abrçs!

Quando citei da temperatura não reparei na localização...

Mas o Adilson tem razão...
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por RFMerlo Seg maio 26, 2014 10:49 pm

Caros colegas,

Muito obrigado pelas informações. Comprei o termostato e agora é só aguardar chegar. Nesse meio tempo coloquei 4 platys que estão indo muito bem.
Contudo, quando coloquei o beta ele ficou bem por uns 30 minutos nadando e curtindo o aquario, mas depois ficou quieto, se escondendo nas plantas e mostrando dificuldade em nadar...por isso fiquei com receio de algo pior e o retornei para a beteira. Depois de um tempo meio lento ele já voltou a ficar ativo. Acredito que a mudança tenha sido muito brusca pra ele, não sei se pode ter sido a temperatura ou o PH que está em 7.0. De qualquer forma vou esperar chegar o termostato e o medidor de ph digital para tentar novamente a mudança. Fiquei bastante receoso com isso e vou esperar pelo menos uma semana pra livrar ele desse stress.
Ah, antes de colocar os peixes coloquei bactericida e fungicida Atlantys na água e nos sacos e estou alimentando os platys com sera vipan, sera flora Ártemia em pedaços também da sera.
RFMerlo
RFMerlo
Novo no fórum
Novo no fórum

Membro Ativo
Brasil
Mensagens : 12
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por SJorge Ter maio 27, 2014 4:57 am

RFMerlo escreveu:Caros colegas,

Muito obrigado pelas informações. Comprei o termostato e agora é só aguardar chegar. Nesse meio tempo coloquei 4 platys que estão indo muito bem.
Contudo, quando coloquei o beta ele ficou bem por uns 30 minutos nadando e curtindo o aquario, mas depois ficou quieto, se escondendo nas plantas e mostrando dificuldade em nadar...por isso fiquei com receio de algo pior e o retornei para a beteira. Depois de um tempo meio lento ele já voltou a ficar ativo. Acredito que a mudança tenha sido muito brusca pra ele, não sei se pode ter sido a temperatura ou o PH que está em 7.0. De qualquer forma vou esperar chegar o termostato e o medidor de ph digital para tentar novamente a mudança. Fiquei bastante receoso com isso e vou esperar pelo menos uma semana pra livrar ele desse stress.
Ah, antes de colocar os peixes coloquei bactericida e fungicida Atlantys na água e nos sacos e estou alimentando  os platys com sera vipan, sera flora  Ártemia em pedaços também da sera.

Você fez a aclimatação antes de o soltar no novo aquário?
A quanto tempo o aquário está rodando?
Já está ciclado?
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por Lucas Duarte Ter maio 27, 2014 9:14 am

Não use fungicidas e bactericidas no aquário principal amigo, isso pode ser muito prejudicial a colônia de bactérias nitrificantes de seu sistema de filtragem. Para isso devemos ter aquário hospital.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Administrador
Administrador

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2775
Pontos : 3137
Reputação : 257
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 42

https://www.youtube.com/channel/UC65EgDAdEAKMb0XQddKd7Rg

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por RFMerlo Ter maio 27, 2014 11:41 pm

Então, vamos lá. Depois de ler sobre a ciclagem aqui posso dizer que NÃO fiz como deveria. Na verdade meu aquário ficou 10 dias "ciclando", mas não do jeito que o Maurício ensina no tópico. Apenas coloquei 2 siporax mini e 1 purigen no filtro atman 400, mas umas gotas de biostarter da sera e fiquei, durante uma semana, corrigindo PH e adicionando o starter. 
Nisso, após ter estabilizado o PH em 7.0 entrei em contato com a loja e me recomendaram pegar platys pois se o PH não alterou em 3 dias era sinal que estava tudo bem. Agora vejo que não é bem assim. Não fiz os testes de nitrito/nitrato ou amônia. 
SJorge, acredito que eu tenha feito a introdução do betta de forma equivocada. Capturei ele na rede, coloquei num saquinho com água do próprio aquário, mas ele ficou enrolado na rede, sem querer sair,isso bem por 1 minuto, fiquei com receio dele se enrolar de vez e partir pra uma melhor e ai, no desespero, coloquei ele direto no aquário. Devia tê-lo retornado para a beteira.

O meu medidor de PH chegou, a beteira está em 7.0 e o aquário bateu hoje 6.8. Coloquei neutral da seachem no aquário, mas ainda assim não subiu para 7.0. Talvez tenha descido já pela sujeira dos peixes, mas amanhã irei comprar o alcali e tentar corrigir. Para corrigir a água é melhor fazer TPA com água nova no PH ideal ou posso corrigir direto no aquário?


Ah, um detalhe, 2 platys vieram grávidas e já deram alevinos....mas como ainda não tenho aquário maternidade (não tinha me preparado para isso) acho que eles não terão muita chance.


Segue a foto do aquário com a toca que fiz. Vi que os platys gostam de vegetação, vale a pena colocar musgo de java no canto esquerdo ou o aquário já está plantando demais para um nano?

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Foto_zpsc396fd70
RFMerlo
RFMerlo
Novo no fórum
Novo no fórum

Membro Ativo
Brasil
Mensagens : 12
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por SJorge Qua maio 28, 2014 5:52 am

Vamos por partes amigo.

1. Aconselho que você encha o seu filtro com bastante sera siporax mini, se tiver carvão ativado pode retirar e deixar somente o perlon e a siporax.

2.Se bem entendi o aquário só está rodando a 10 dias, aconselho você utilizar um acelerador de biologia como medida de precaução contra os picos de amónia que possam começar a existir, pois corre riscos de perder os seus peixes.
Por garantia não acrescente mais peixes nas próximas 3 semanas, deixando somente os platis e acrescentando a siporax e o acelerador biológico.
Daqui a 3 semanas e depois destes procedimentos feitos pode colocar o betta num saquinho com alguma água da beteira e deixar por meia hora mergulhado no seu aquário, depois disso acrescente de 15 em 15 minutos alguma água do aquário, depois já pode soltar o peixe e vai ver que não tem problemas.

Vale lembrar que numa beteira as trocas de água tem de ser frequentes (2 em 2 dias), enquanto que num aquário com bastante mídia biológica basta uma TPA por semana.

Quanto ao musgo de java, se tiver possibilidades vale a pena colocar sim porque serve de esconderijo para os futuros alevinos.
Se conseguir tirar os alevinos que tem ai, pode criar num pote de sorvete até que tenham tamanho suficiente para retornar ao aquário.

Vou dar-lhe mais uma dica, antes de comprar seja o que for para o aquário pergunte aqui no fórum... vai poupar dinheiro e evitar comprar coisas desnecessárias.
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por RFMerlo Qua maio 28, 2014 9:25 am

SJorge,

No atman já coloquei 2 siporax mini e 1 purigen (do pequeno). Estou colocando o Sera Biostart todos os dias agora pra tentar remediar essa ciclagem mal feita. Também estou controlando todos os dias o PH e atualmente está cravado em 7.0 nos dois. Talvez tenha que aumentar para 7.2 para o conforto dos platys, mas ainda não tenho o alcali pra fazer isso (a água aqui do meu prédio sai a 6.6).
Depois da ciclagem irei colocar o musgo de java pois também acho que será bom para o camarão ou a ampulária.
Sobre tirar os alevinos, minha mulher irá pegar um antigo aquário pequeno e transformar em maternidade. Vou iniciar outro tópico sobre esse tema com sugestões de como montar um aquário maternidade.

Ah, e a toca, ficou aberta o suficiente para o betta?

Obrigado pelas respostas
RFMerlo
RFMerlo
Novo no fórum
Novo no fórum

Membro Ativo
Brasil
Mensagens : 12
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por SJorge Qua maio 28, 2014 10:14 am

Acho que a toca está boa assim, quanto a aumentar o Ph só será possível no fim da ciclagem porque agora varia muito ainda.
Pode utilizar rochas que alcalinizem a água ou concha moída no filtro, mas o aconselhável é experimentar isso no fim da ciclagem.
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por Wladimyr Qua maio 28, 2014 10:45 am

Estou plenamente de acordo com as sugestões, faça testes de amônia e nitritos diariamente para controlar os tóxicos, pela foto a toca me pareceu instável, deixe a rocha bem apoiada para não haver riscos de deslisamentos.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por Adilson Qua maio 28, 2014 7:21 pm

Só um complemento, o Musgo de Java é uma excelente planta mesmo, mas tem um porém, seu desenvolvimento em ph alcalino é praticamente nulo, ao contrário de ph ácido, onde se desenvolve tanto que é necessário podá-lo periodicamente.

Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por RFMerlo Sex maio 30, 2014 8:14 pm

Colegas,

Muito obrigado pelas dicas. Mudei a pedra de posição e agora está firme.
Quanto à vegetação minha ideia é procurar dar abrigo aos alevinos e também aos camarões (ou ampulária). Já que o musgo de java não vai tão bem, vocês tem alguma sugestão de plantas?
Depois de passados 15 dias irei atualizar a situação do betta!
RFMerlo
RFMerlo
Novo no fórum
Novo no fórum

Membro Ativo
Brasil
Mensagens : 12
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por Adilson Sex maio 30, 2014 8:29 pm

Para proteção de alevinos, em minha opinião a planta cabomba é uma das melhores, se não a melhor!

Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por RFMerlo Sex maio 30, 2014 8:55 pm

Adilson escreveu:Para proteção de alevinos, em minha opinião a planta cabomba é uma das melhores, se não a melhor!

Abrçs!

Irei seguir a dica! Já tenho 4 em meu aquário, e além de bonitas, são bens fáceis de cuidar. Em menos de 5 dias plantadas já estavam crescendo bastante e também crescendo novos caules!
RFMerlo
RFMerlo
Novo no fórum
Novo no fórum

Membro Ativo
Brasil
Mensagens : 12
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por RFMerlo Seg Jun 23, 2014 11:29 am

Então pessoal,

Demorei para dar uma atualizada aqui em razão da ciclagem dos aquários e agora passo para participar os fatos.
Esse betta que eu peguei parece que é agitado ao cubo. No primeiro dia no aquário comunitários deu correria nos platys e ficou mordiscando as ampulárias e por isso não teve outro jeito...ficou num aquário só. Assim, seguem abaixo as fotos dos meus 2 aquários.

1- Comunitário 4 platys (8 alevinos dos quais 6 já com destino certo) + 2 ampulárias e uma corydora tigre:
Litragem: 50lts total
Filtragem: Atman 400 com 2 siporax mini e 100g de purigen
PH: 7.3
Amônia: -
Nitrito: -
Termostato: 27ºC

Gostaria de saber se nesse aquário é possível ficarem 6 platys+cory+ampulárias. Acho que já fica no limite, do contrário irei dar na loja onde comprei.


Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades IMG_0001_zps0186ed88







2- Aquário do Betta: 1 Betta macho + três camarões rad cherry (agora somente 1, pois o betta infelizmente comeu 2)
Litragem: 22lts total
Filtragem: Atman 100 com 1 siporax mini e 100g de purigen
PH: 7.2
Amônia: -
Nitrito: -
Termômetro: (não pude colocar o termostato pois o betta via seu reflexo nele e não parava de mordiscá-lo) Água em 28ºC
Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades IMG_0003_zps34781090

Agradeço a todos pelas dicas e aceito opiniões sobre flora e fauna dos aquários.


Última edição por RFMerlo em Seg Jun 23, 2014 12:31 pm, editado 1 vez(es)
RFMerlo
RFMerlo
Novo no fórum
Novo no fórum

Membro Ativo
Brasil
Mensagens : 12
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por Mauricio Molina Seg Jun 23, 2014 11:41 am

RFMerlo escreveu:Gostaria de saber se nesse aquário é possível ficarem 6 platys+cory+ampulárias. Acho que já fica no limite, do contrário irei dar na loja onde comprei.

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades IMG_0001_zps0186ed88

Como esta sua filtragem, esqueceu de mencionar?

Dependendo como for, da para manter sim...

Geralmente é o betta que sofre esses ataques, e não o contrário...

RFMerlo escreveu:2- Aquário do Betta: 1 Betta macho + três camarões rad cherry (agora somente 1, pois o betta infelizmente comeu 2)

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades IMG_0003_zps34781090

Pela região onde mora, se conseguir manter sempre estável nessa temperatura pode deixar sem...

Mas não tem problema algum do betta ficar beliscando os equipamentos, muitas vezes ficam restos de comidas, algas ou outros alimentos que para ele é bom...
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por RFMerlo Seg Jun 23, 2014 12:29 pm

Vou editar a mensagem anterior, mas a filtragem é a seguinte:
Aquário 1 - Platys
Atman 400 com 2 siporax mini e 100g purigen

Aquário Betta-
Atman 100 - 1 siporax mini e 100 purigen.

Em ambos tirei o carvão ativado que vem com o kit e deixei somente aquela parte com o perlon.
RFMerlo
RFMerlo
Novo no fórum
Novo no fórum

Membro Ativo
Brasil
Mensagens : 12
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por SJorge Seg Jun 23, 2014 1:09 pm

Os aquários estão muito bonitos parabéns.
Olha amigo eu acho que a coridora está a mais.
No outro aquário ficou muito bem só com o beta, pode colocar um termômetro como o da foto.

Termometro de fita
SJorge
SJorge
Administrador
Administrador

Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades Empty
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2426
Pontos : 2512
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/07/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por Wladimyr Seg Jun 23, 2014 1:15 pm

Esses camarões sempre serão predados pelo betta por serem muito pequenos e apreciados Very Happy

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por Mauricio Molina Seg Jun 23, 2014 3:54 pm

SJorge escreveu:Olha amigo eu acho que a coridora está a mais.

Porque a mais?

Quantas tem no aquário?

Se dão bem numa faixa de ph de 6.6 a 7.3...
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Aquário comunitário 50lts - PH neutro com Betta - espécies e quantidades

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos