Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Lago de carpas e depósito de água para irrigação  11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Lago de carpas e depósito de água para irrigação  11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Lago de carpas e depósito de água para irrigação  11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Lago de carpas e depósito de água para irrigação  11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Lago de carpas e depósito de água para irrigação  11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Lago de carpas e depósito de água para irrigação  11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Lago de carpas e depósito de água para irrigação  11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Lago de carpas e depósito de água para irrigação  11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

» Teste de Amônia é realmente preciso ?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:49 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Lago de carpas e depósito de água para irrigação  Left_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Full_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Lago de carpas e depósito de água para irrigação  Left_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Full_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Right_bar_bleue 
Wladimyr (6191)
Lago de carpas e depósito de água para irrigação  Left_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Full_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Lago de carpas e depósito de água para irrigação  Left_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Full_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Lago de carpas e depósito de água para irrigação  Left_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Full_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
Lago de carpas e depósito de água para irrigação  Left_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Full_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
Lago de carpas e depósito de água para irrigação  Left_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Full_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Lago de carpas e depósito de água para irrigação  Left_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Full_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Lago de carpas e depósito de água para irrigação  Left_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Full_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Lago de carpas e depósito de água para irrigação  Left_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Full_bar_bleueLago de carpas e depósito de água para irrigação  Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
17 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 17 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Lago de carpas e depósito de água para irrigação

2 participantes

Ir para baixo

Em curso Lago de carpas e depósito de água para irrigação

Mensagem por davidsonf Dom Jan 05, 2014 7:26 pm

Meu lago é de 6 metros cúbicos de água, possui cascata em pedra a uma altura de 2 metros e servirá como deposito para irrigação do meu jardim.

Algumas empresas me sugeriram alguns filtros (detalhes abaixo) mas tenho dúvidas pois sempre que a irrigação ligar o lago perderá água e será reabastecido por boia comum, a água é de poço artesiano, a irrigação de 3 sessões será controlada por quadro de comando. Algumas pessoas me dizem que a troca constante da água vai fazer com que as carpas morram pela alteração do PH, outras empresas dizem que não tem problema pois a irrigação não vai zerar o lago e o mesmo será reabastecido e tratado por filtro pressurizado e filtro UV.

Em princípio a irrigação será feita com uma bomba trifásica de 1 e 1/2 hp e uma bomba 3/4 de hp para a cascata. 

Para filtragem me foi sugerido:
"Filtro Pressurizado 10.000 com uma Bomba Cubos Orca de 15.000 L/h para ser acoplada ao pressurizado, estes dois produtos associados fariam a filtragem química, física e biológica do lago, de maneira que a água se mantenha saudável para as carpas. Já o filtro UV é necessário para que a água não fique verde, no entanto, você poderá facilmente adaptar a um filtro UV Hopar de 55W no próprio Filtro Pressurizado com a Bomba Orca 15.000."


Agradeço qualquer dica e ajuda que puderem me dar.
davidsonf
davidsonf
Novo no fórum
Novo no fórum

Lago de carpas e depósito de água para irrigação  Empty
Brasil
Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/01/2014
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago de carpas e depósito de água para irrigação

Mensagem por Lucas Duarte Seg Jan 06, 2014 1:30 pm

Primeiramente seja bem vindo, assim que possível passe na sala de apresentação e faça a sua.

Vamos por parte, a troca constante de água não será o problema devido a quantidade de água a ser trocada, muito pouco para dar algum problema para os peixes.

Ao meu ver o único problema de trocar a água por água de poço são os altos níveis de metais na água, alguns poços apresentam altos níveis que poderiam ser prejudiciais aos peixes, mas somente uma análise da água para saber. Já fez algum tipo de análise da água desse poço? Apresentaram metais pesados?

Se sim, recomendo que a água pesse primeiramente por uma filtragem química, ou seja, a água de irá do poço para o lago deve ir primeiramente para o filtro.

Como filtragem poderá utilizar sua própria cascata, fazendo a água passar por gravidade pelos estágios de filtragem mecânica, química e biológica, assim não precisará gastar com filtros pressurizados, mas caso queira é tão eficiente quanto...rss.

O filtro UV pode ser feito por você mesmo e acoplá-lo ao sistema de filtragem, mas caso queira também poderá fazer um sistema independente.

Procure, se possível, instalar um toldo que diminui a passagem da luz solar direto no lago, assim terá menos problema com as algas. "Caso o lago fique em área descoberta".

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Administrador
Administrador

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2775
Pontos : 3137
Reputação : 257
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 42

https://www.youtube.com/channel/UC65EgDAdEAKMb0XQddKd7Rg

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago de carpas e depósito de água para irrigação

Mensagem por davidsonf Ter Jan 07, 2014 2:14 pm

Muito obrigado Lucas!!!

"Já fez algum tipo de análise da água desse poço? Apresentaram metais pesados?"

A análise é antiga mas não mostrou metais pesados, mas não seria menor prevenir do que deixar que os peixes morram? Me sugeriram começar com tilápia até ter certeza que o sistema está filtrando de forma efetiva e só depois colocar as carpas que são mais sensíveis.


"Como filtragem poderá utilizar sua própria cascata, fazendo a água passar por gravidade pelos estágios de filtragem mecânica, química e biológica, assim não precisará gastar com filtros pressurizados..."

Não entendi como fazer por gravidade: a entrada de água do poço para o lago é por bóia no lago e só repõe a água a medida que a mesma baixe. O que está projetado até agora é uma bomba de irrigação (1 hp e meio - trifásica) e outra bomba de 3/4 para jogar a água do lago para a cascata a uma altura de 2 metros. Posso ligar a filtragem nesta mesma bomba de 3/4? Que tipo de filtro utilizar: filtro de areia a exemplo dos utilizados em piscinas, ou de outro tipo, o que você sugere? A retrolavagem do filtro posso ligar a irrigação (através de registros), para não desperdiçar esta água?

Filtro UV: vou colocá-lo após a bóia de modo que a água passe pelo filtro antes de entrar no lago. Preciso ligar o UV, também, na recirculação da água (lago/cascata), pois a irrigação não será utilizada quando estiver chovendo pensei em fazer isso com utilização de "T" ou mesmo de registros, o que você acha? 

Trouxe uma empresa aqui em casa que me disse que a bomba de recirculação teria que ficar ligada 24 hs por dia passando pelo filtro UV para garantir a eficiência (isso inviabilizaria meu projeto pelo custo), outra empresa me disse que bastaria calcular o tempo da vazão da bomba para recircular os 6 metros cúbicos e depois poderia desligar programando por um timer simples, disse que nem haveria necessidade de ligar o sistema todos os dias, fazendo em dias intercalados, o que acha?

Pesquisas na Internet alertam que se a água passar muito rápido pelo UV a eficiência dele será reduzida e não dará conta de evitar as algas.  


"Procure, se possível, instalar um toldo que diminui a passagem da luz solar direto no lago, assim terá menos problema com as algas. "Caso o lago fique em área descoberta"."

Isso vou ter que fazer até que as plantas cresçam para fazer sombra natural. Brasília tem incidência muito alta de luz solar e aqui em casa estou a mais de 1.200 metros acima do nível do mar, meu lago recebe luz solar diretamente das 14h até o por do sol.

Muito obrigado pela atenção e ajuda.

Abraço,
Davidson
davidsonf
davidsonf
Novo no fórum
Novo no fórum

Lago de carpas e depósito de água para irrigação  Empty
Brasil
Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/01/2014
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago de carpas e depósito de água para irrigação

Mensagem por Lucas Duarte Qui Jan 09, 2014 11:16 am

davidsonf escreveu:A análise é antiga mas não mostrou metais pesados, mas não seria menor prevenir do que deixar que os peixes morram? Me sugeriram começar com tilápia até ter certeza que o sistema está filtrando de forma efetiva e só depois colocar as carpas que são mais sensíveis.
A prevenção sempre é a melhor opção, mas sou aquarista e para mim uma tilápia tem o mesmo "valor" que uma carpa, pois penso na vida e não no custo.
Pessoalmente faria uma análise da água ou entraria com filtragem química (carvão ativado ou purigem). A análise sairá mais barato a longo prazo visto que as mídias químicas devem ser repostas a cada período.
davidsonf escreveu:Não entendi como fazer por gravidade
A água que vem do poço vai primeiramente no filtro.
O filtro por gravidade funciona como sua cascata, a bomba leva a água para cima e vem descendo naturalmente pelos compartimentos de filtragem até chegar de volta para o lago.
davidsonf escreveu:Posso ligar a filtragem nesta mesma bomba de 3/4? Que tipo de filtro utilizar: filtro de areia a exemplo dos utilizados em piscinas, ou de outro tipo, o que você sugere?
Sim, a filtragem deve ser mecânica e biológica.
Mecânica: pode ser tanto a areia de piscina como mantas acrílicas, as mantas é mais fácil de manutenir e trocar.
Biológica: se tiver um bom espaço para as mídias pode ser lascars de tijolo, mas se o espaço não for bem b=grande opte por anéis de cerâmica, elas possuem poros onde as colônias de bactérias nitrificantes irão se fixar e filtrar todas as toxinas geradas pelos peixes. (filtragem mais importante)
davidsonf escreveu:A retrolavagem do filtro posso ligar a irrigação (através de registros), para não desperdiçar esta água?
Sim.
davidsonf escreveu:Filtro UV: vou colocá-lo após a bóia de modo que a água passe pelo filtro antes de entrar no lago. Preciso ligar o UV, também, na recirculação da água (lago/cascata), pois a irrigação não será utilizada quando estiver chovendo pensei em fazer isso com utilização de "T" ou mesmo de registros, o que você acha? 
Não vejo necessidade de filtragem ultra violeta na água do poço, apenas na água do lago. Opte por deixar apenas ligado na bomba de movimentação ou na bomba do filtro.
davidsonf escreveu:Trouxe uma empresa aqui em casa que me disse que a bomba de recirculação teria que ficar ligada 24 hs por dia passando pelo filtro UV para garantir a eficiência (isso inviabilizaria meu projeto pelo custo), outra empresa me disse que bastaria calcular o tempo da vazão da bomba para recircular os 6 metros cúbicos e depois poderia desligar programando por um timer simples, disse que nem haveria necessidade de ligar o sistema todos os dias, fazendo em dias intercalados, o que acha?
Basta saber a função dessa bomba que saberá a resposta...rss.
A bomba de movimentação tanto de lago como de aquários tem a função de movimentar a água para que acumule detritos tanto no fundo como em "pontos mortos", a movimentação "levanta" esse detrito que é captado pela bomba do filtro que filtrará todos os detritos e toxinas na água.
Ela também dissolve os compostos na água e faz a troca gasosa, pontos extremamente importantes para um bom eco sistema.
A bomba deve ser ligada quando qualquer detrito ou composto é solto ou dissolvido na água, ou seja, o tempo todo...rss.
Outro ponto chave é a durabilidade das bombas, o empiller, componente que faz o fluxo da bomba, é gasto com o tempo mas o "liga e desliga" também faz com que o atrito gerado nesses impulsos repentinos venham a diminuir o tempo de vida util da peça, resumindo, se deixar a bomba ligada o tempo todo será melhor tanto para seus peixes como para o próprio equipamento.

davidsonf escreveu:Pesquisas na Internet alertam que se a água passar muito rápido pelo UV a eficiência dele será reduzida e não dará conta de evitar as algas.  
Com certeza, quanto mais lenta a passagem de água pelo filtro maior será sua eficiência.
Segue a aficiência do filtro para que saiba como montar ou qual comprar um filtro adequado para seu lago.
Lâmpada de 5w = bomba 75 l/h - eficiência plena até volumes de 100 litros
Lâmpada de 8w = bomba 120 l/h - eficiência plena até volumes de 160 litros
Lâmpada de 15w = bomba 225 l/h - eficiência plena até volumes de 290 litros
Lâmpada de 30w = bomba 450 l/h - eficiência plena até volumes de 585 litros
Lâmpada de 40w = bomba 600 l/h - eficiência plena até volumes de 780 litros
Lâmpada de 60w = bomba 900 l/h - eficiência plena até volumes de 1170 litros

Vale lembrar que esses dados são para tratamento e não para uso contínuo, leve isso em conta.


Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Administrador
Administrador

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2775
Pontos : 3137
Reputação : 257
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 42

https://www.youtube.com/channel/UC65EgDAdEAKMb0XQddKd7Rg

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Lago de carpas e depósito de água para irrigação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos