Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 17 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 17 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Todo aquário é pequeno
+3
Biologiaqua
Pedrotavares
Mauricio Molina
7 participantes
Página 1 de 1
Todo aquário é pequeno
E todos nós descobrimos mais prazer neste hobby quando adotamos práticas de experimentação. Não tem nada que mais desperte a vontade do aquarista que a novidade. E essa novidade pode ser tanto no aparecimento de um novo produto ou uma nova técnica quanto em um novo evento no comportamento dos habitantes do nosso aquário. É incrível o nosso comportamento nesses casos, na maioria das vezes abandonamos de imediato as regras tradicionais para mergulharmos de cabeça em uma nova experiência, pois somos verdadeiros cientistas, com ou sem diploma!
O sucesso do aquarista é que irá regular a quantidade de frustração e prazer que a atividade proporciona. Mas tenha certeza de que qualquer que seja o resultado nós aprenderemos a lição para sempre. Sempre iremos ouvir as questões básicas do aquarismo: posso colocar este peixe no meu aquário, posso colocá-lo com plantas ou corais ou outros peixes? E estas questões sempre existirão pelo simples fato de não terem resposta definitiva ainda, a regra em muitos casos não existe. O sucesso obtido em um sistema aquático muitas vezes não será repetido pelo simples fato de estarmos lidando com seres vivos. O que eu posso afirmar hoje é que a regra de ouro do aquarismo é o princípio da estabilidade do sistema que você irá criar. Para compreendermos o porquê dessa estabilidade devemos entender que todo aquário deve ser uma pequena representação da natureza, e nesse caso, quando falamos pequenas é pequena mesmo (aí está a maior diferença de um aquário para o ambiente natural).
A maioria dos seres vivos aquáticos vive em ambientes extremamente estáveis, os parâmetros que regulam as suas vidas como temperatura, características químicas, movimentação de água, fotoperíodo, ciclos dos radicais livres, zonação e tantos outros são constantes e perpétuos se levado em consideração o tempo total de suas vidas. Se pararmos para pensar um instante, perceberemos que todos os equipamentos e técnicas que compramos e utilizamos são para um único fim, ou seja, manter estável o clima do nosso aquário e nos aproximar ao máximo das características do ambiente que escolhemos representar dentro dele. Veremos no comércio inúmeros nomes bonitos para aquários considerados pequenos (aquário-Cube,Nano-Aquários, Mini-Systems); mas, independente do nome que se dá, a grande verdade é que todos os nossos aquários, de qualquer tamanho, de qualquer formato que já tenhamos construído, sempre serão pequenos comparados à natureza.
Portanto, quando tiver um aquário em casa, saiba que quanto menos interferência e mudanças melhor, que a qualidade na escolha dos equipamentos é fundamental e que a informação para a execução do seu projeto seja de fonte idônea. No momento da montagem, faça uma viagem através do pensamento e vislumbre a paisagem do ambiente que deseja reproduzir, seja um multicolorido recife de coral do Oceano Índico ou um igarapé amazônico, mas tenha a certeza de que o aquarismo é uma fonte inesgotável de conhecimento, uma matéria multidisciplinar que nos ensina conceitos fundamentais sobre física, química, biologia, matemática, geografia e nos impele a conhecer outras línguas, ou seja, é uma forma fantástica para compreender e respeitar o planeta em que vivemos.
Fonte: Alexandre Talarico, Revista Aquamagazine.
O sucesso do aquarista é que irá regular a quantidade de frustração e prazer que a atividade proporciona. Mas tenha certeza de que qualquer que seja o resultado nós aprenderemos a lição para sempre. Sempre iremos ouvir as questões básicas do aquarismo: posso colocar este peixe no meu aquário, posso colocá-lo com plantas ou corais ou outros peixes? E estas questões sempre existirão pelo simples fato de não terem resposta definitiva ainda, a regra em muitos casos não existe. O sucesso obtido em um sistema aquático muitas vezes não será repetido pelo simples fato de estarmos lidando com seres vivos. O que eu posso afirmar hoje é que a regra de ouro do aquarismo é o princípio da estabilidade do sistema que você irá criar. Para compreendermos o porquê dessa estabilidade devemos entender que todo aquário deve ser uma pequena representação da natureza, e nesse caso, quando falamos pequenas é pequena mesmo (aí está a maior diferença de um aquário para o ambiente natural).
A maioria dos seres vivos aquáticos vive em ambientes extremamente estáveis, os parâmetros que regulam as suas vidas como temperatura, características químicas, movimentação de água, fotoperíodo, ciclos dos radicais livres, zonação e tantos outros são constantes e perpétuos se levado em consideração o tempo total de suas vidas. Se pararmos para pensar um instante, perceberemos que todos os equipamentos e técnicas que compramos e utilizamos são para um único fim, ou seja, manter estável o clima do nosso aquário e nos aproximar ao máximo das características do ambiente que escolhemos representar dentro dele. Veremos no comércio inúmeros nomes bonitos para aquários considerados pequenos (aquário-Cube,Nano-Aquários, Mini-Systems); mas, independente do nome que se dá, a grande verdade é que todos os nossos aquários, de qualquer tamanho, de qualquer formato que já tenhamos construído, sempre serão pequenos comparados à natureza.
Portanto, quando tiver um aquário em casa, saiba que quanto menos interferência e mudanças melhor, que a qualidade na escolha dos equipamentos é fundamental e que a informação para a execução do seu projeto seja de fonte idônea. No momento da montagem, faça uma viagem através do pensamento e vislumbre a paisagem do ambiente que deseja reproduzir, seja um multicolorido recife de coral do Oceano Índico ou um igarapé amazônico, mas tenha a certeza de que o aquarismo é uma fonte inesgotável de conhecimento, uma matéria multidisciplinar que nos ensina conceitos fundamentais sobre física, química, biologia, matemática, geografia e nos impele a conhecer outras línguas, ou seja, é uma forma fantástica para compreender e respeitar o planeta em que vivemos.
Fonte: Alexandre Talarico, Revista Aquamagazine.
Última edição por Mauricio Molina em Sáb Jan 23, 2010 3:27 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Re: Todo aquário é pequeno
Ótimo texto!!!
Qual o n° dessa Aquamagazine Maurício?
Qual o n° dessa Aquamagazine Maurício?
Pedrotavares- Iniciante Jr
-
Pontos : 583
Reputação : 6
Realmente bem escrito!!!
Edição nº 1.
Abraços!!!
Edição nº 1.
Abraços!!!
-
Obrigado!
Pedrotavares- Iniciante Jr
-
Pontos : 583
Reputação : 6
Legal o artigo, as parte estao legais, mas no geral eu achei meio sem foco...
Valeu por compartilhar!
Abracos!
Valeu por compartilhar!
Abracos!
Balvaro- ViPs
-
Pontos : 220
Reputação : 7
Gostei!!!
bosco- Iniciante
-
Pontos : 72
Reputação : 0
Show de bola é por isso que quando conseguir mudar para uma casa vou construir o aquário maior que eu puder,isso é um sonho de consumo.
Tenho um colega que já mandou cortar vidros para fazer um de 3 metros de comprimento e quando for montar eu vou lá ajudar imaginem que '' inveja'' pois aida sim é pequeno para meu futuro projeto se Deus quiser.
Tenho um colega que já mandou cortar vidros para fazer um de 3 metros de comprimento e quando for montar eu vou lá ajudar imaginem que '' inveja'' pois aida sim é pequeno para meu futuro projeto se Deus quiser.
Adilson- Moderador Geral
-
Pontos : 7828
Reputação : 340
Acho que todos nó temos sonhos de montar um aquário gigante né!?
Eu tenho um sonho de fazer um comodo da casa de aquário pra ficar igual aos aquários que visitamos. Sonho meuuuu, rsrsrs.
Abraços!
Eu tenho um sonho de fazer um comodo da casa de aquário pra ficar igual aos aquários que visitamos. Sonho meuuuu, rsrsrs.
Abraços!
-
É isso aí, não sei se você chegou a ver, pena que eu esqueci o endereço, mais na internet tem um vídeo de um rapaz que tem um aquário assim, ele pega toda a sala e é dividido por divisórias com várias espécies, é muito legal só que se fosse eu, colocaria espécies que pudessem conviver pois a intenção seria dar espaço para eles e divisórias não seriam legal.
Adilson- Moderador Geral
-
Pontos : 7828
Reputação : 340
Não vi, vou procurar se achar posto aqui pra galera.
Também não dividiria o aquário, quanto mais espaço melhor!
Nãos ei se entendeu bem o que gostaria de fazer mas é assim pegar um comodo da casa e vedar tudo, onde seria a porta aumentaria um pouco e colocaria um vidro para visualização e faria a casa de maquina em um espaço reservado!
Ja pensou, ?
Também não dividiria o aquário, quanto mais espaço melhor!
Nãos ei se entendeu bem o que gostaria de fazer mas é assim pegar um comodo da casa e vedar tudo, onde seria a porta aumentaria um pouco e colocaria um vidro para visualização e faria a casa de maquina em um espaço reservado!
Ja pensou, ?
-
Belo tópico!!!! Mauricio todo sonho um dia pode virar realidade.
Convidad- Convidado
Excelente artigo, e eu ainda vou ter um aquário em que poderei entrar dentro !!!
Felipe Alves- ViPs
-
Pontos : 661
Reputação : 12
Fala Felipe quanto tempo, tudo bem?
Acho que este é o sonho de qualquer aquarista né!?
Abraços!
Acho que este é o sonho de qualquer aquarista né!?
Abraços!
-
Fala Mauricio, como eu lhe disse, aos poucos vou postando novamente... , tudo certo e contigo?
Com certeza é o sonho, atualmente meu quarto está com 300 litros de água (em aquários claro, rs) e minha mãe já fala que um dia eu ainda encho o quarto todo! A idéia não é ruim não!
aehaeuaheaeh
Abraços!
Com certeza é o sonho, atualmente meu quarto está com 300 litros de água (em aquários claro, rs) e minha mãe já fala que um dia eu ainda encho o quarto todo! A idéia não é ruim não!
aehaeuaheaeh
Abraços!
Felipe Alves- ViPs
-
Pontos : 661
Reputação : 12
Tudo bem!
Aqui também é uma briga, só que com a namorada pois quando casarmos vamos morar em um ap e é pequeno, até queria um aquário maior mas...
...Ja viu a briga né! rrsrss
Abraços!
Aqui também é uma briga, só que com a namorada pois quando casarmos vamos morar em um ap e é pequeno, até queria um aquário maior mas...
...Ja viu a briga né! rrsrss
Abraços!
-