Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 34 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 34 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
lago escavado para peixes e gansos
+5
Mauricio Molina
Batata
Beto Lemos
Wladimyr
claudiomiziara
9 participantes
Fórum AquaPeixes :: Seções AquaPeixes :: :: Aquarismo :: Lagos Ornamentais
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
lago escavado para peixes e gansos
Ola pessoal!
iniciei mais um projeto, desta vez a pedido de minha mãe.
Possuo em minha residencia seis gansos, e os mesmos estavam se expremendo em um mini buraco cheio de água , entao resolvi utilizar o espaço disponivel e criar um lago maior.
pretendo juntar o útil ao agradavel e montar um lago armonioso junto com uma cascata.
o unico problema e que antes mesmo de eu terminar de montar o lago , leia-se filtro e cascata , minha mae ja havia enchido de água.
O lago possui 3,35 metros de comprimento , 2,50 metros de largura e 95 cm de profundidade. Impermeabilizei com 4 demãos de vedajá!
os gansos sujam bastante e ao redor possui algumas jaboticabeiras, o que acaba sujando de forma preocupante a água.
Outro problema e as penas que ficam boiando.
O mesmo nao possui ralo no fundo , visto que para esgotá-lo sera nescessario utilizar uma bomba.
com vista em tudo isto , sera nescessario montar um filtro de capacidade elevada, e ate mesmo um coletor de superficie ou algo do genero...
gostaria de algumas opionioes a respeito de como proceder para manter a água limpa , e uma forma de montar a cascata.
pensei em fazer o filto de alvenaria atras da cascata , onde a água passaria por zigue -zague e trasbordaria na cascata.
por sorte meu vizinho possui uma retroescavadeira o que facilitou e muito o meu trabalho!
pessoal que ta reformando o muro aqui de casa de dando uma forcinha no lago
pensei m construir o filtro e a cascata na parte do fundo , de par com o muro.
ficou ate um tamanho bom
Esse ai e o bidu , nosso companheiro e mais antigo ganso , nem esperou o lago encher direito e ja veio tomar banho!
iniciei mais um projeto, desta vez a pedido de minha mãe.
Possuo em minha residencia seis gansos, e os mesmos estavam se expremendo em um mini buraco cheio de água , entao resolvi utilizar o espaço disponivel e criar um lago maior.
pretendo juntar o útil ao agradavel e montar um lago armonioso junto com uma cascata.
o unico problema e que antes mesmo de eu terminar de montar o lago , leia-se filtro e cascata , minha mae ja havia enchido de água.
O lago possui 3,35 metros de comprimento , 2,50 metros de largura e 95 cm de profundidade. Impermeabilizei com 4 demãos de vedajá!
os gansos sujam bastante e ao redor possui algumas jaboticabeiras, o que acaba sujando de forma preocupante a água.
Outro problema e as penas que ficam boiando.
O mesmo nao possui ralo no fundo , visto que para esgotá-lo sera nescessario utilizar uma bomba.
com vista em tudo isto , sera nescessario montar um filtro de capacidade elevada, e ate mesmo um coletor de superficie ou algo do genero...
gostaria de algumas opionioes a respeito de como proceder para manter a água limpa , e uma forma de montar a cascata.
pensei em fazer o filto de alvenaria atras da cascata , onde a água passaria por zigue -zague e trasbordaria na cascata.
por sorte meu vizinho possui uma retroescavadeira o que facilitou e muito o meu trabalho!
pessoal que ta reformando o muro aqui de casa de dando uma forcinha no lago
pensei m construir o filtro e a cascata na parte do fundo , de par com o muro.
ficou ate um tamanho bom
Esse ai e o bidu , nosso companheiro e mais antigo ganso , nem esperou o lago encher direito e ja veio tomar banho!
claudiomiziara- Iniciante
-
Pontos : 51
Reputação : 0
Re: lago escavado para peixes e gansos
Bacana a sua obra amigo
Não sou muito experiente em lagos, porém a estrutura das paredes parece um pouco fraca para a pressão que receberá, afinal serão 7956 litros.
Quanto a filtragem para aguentar todo essa "carga" precisará ser muito bem executada de preferencia com filtro adicional de Água-pés (protegido para não ser devorado pelos gansos)
Pode utilizar sombrite para proteger o lago de folhas e frutos ajudando também a bloquear parte dos raios solares.
[]s
Não sou muito experiente em lagos, porém a estrutura das paredes parece um pouco fraca para a pressão que receberá, afinal serão 7956 litros.
Quanto a filtragem para aguentar todo essa "carga" precisará ser muito bem executada de preferencia com filtro adicional de Água-pés (protegido para não ser devorado pelos gansos)
Pode utilizar sombrite para proteger o lago de folhas e frutos ajudando também a bloquear parte dos raios solares.
[]s
Ainda bem que o vizinho tinha uma ferramentinha basica rsrs.
Tambem senti falta de colunas e cintas de reforço,pois o volume é bem grande,aproveitando a mao do vizinho ,escavaria um buraco menor para construçao de um belo filtro,ou terá de optar por uma caixa d'água.
Tambem senti falta de colunas e cintas de reforço,pois o volume é bem grande,aproveitando a mao do vizinho ,escavaria um buraco menor para construçao de um belo filtro,ou terá de optar por uma caixa d'água.
Beto Lemos- Moderador
-
Pontos : 5179
Reputação : 202
Pois entao , infelizmente nao foi possivel fazer da maneira mais correta , o jeito agora e esperar e rezar para que nada de errado ....
quanto ao filtro, pensei em faze-lo elevado com queda para a cascata,,,, sera que ficaria bom ?
pensei em fazer a mesma com uma altura de 1,80 a 2 metros do solo,,,
estou um pouco sem ideias , e como a superficie fica muito cheia de penas, pensei em fazer um esquema mais ou menos igual um coletor de superficie, onde faria um buraco na parte de cima do tanque, a água cairia em outro buraco , onde existiria um filtro de tela, para segurar as penas.
irei fazer o filtro amanha se tudo der certo.
pois e beto , nao sei o tempo que demoraria para faze-lo visto que chego tarde do serviço , e eu nao lembrava que meu vizinho possuia a maquina, ia furar na mao mesmo rsrsrs
espero que de pra entender mais ou menos o que pretendo fazer...
quanto ao filtro, pensei em faze-lo elevado com queda para a cascata,,,, sera que ficaria bom ?
pensei em fazer a mesma com uma altura de 1,80 a 2 metros do solo,,,
estou um pouco sem ideias , e como a superficie fica muito cheia de penas, pensei em fazer um esquema mais ou menos igual um coletor de superficie, onde faria um buraco na parte de cima do tanque, a água cairia em outro buraco , onde existiria um filtro de tela, para segurar as penas.
irei fazer o filtro amanha se tudo der certo.
pois e beto , nao sei o tempo que demoraria para faze-lo visto que chego tarde do serviço , e eu nao lembrava que meu vizinho possuia a maquina, ia furar na mao mesmo rsrsrs
espero que de pra entender mais ou menos o que pretendo fazer...
-
Da uma olhada no projeto que encontrei na net:
Beto Lemos- Moderador
-
beto,infelizmente nao quiz abrir =(
-
Segue novamente:
Segue link:
http://www.jardineiro.net/jardinagem/construcao-do-lago-de-alvenaria.html
Segue link:
http://www.jardineiro.net/jardinagem/construcao-do-lago-de-alvenaria.html
Beto Lemos- Moderador
-
muito interessante esse link beto !
hoje de manha percebi que terei a nescessidade de fazer um skimmer para o lago , visto que em dois dias tirei uma quantidade absurda de penas da superficie do lago.
penso que se continuar acumulando desta forma, podera entupir facilmente a bomba.
alguem tem ideia de como devo proceder?
abraço a todos!
hoje de manha percebi que terei a nescessidade de fazer um skimmer para o lago , visto que em dois dias tirei uma quantidade absurda de penas da superficie do lago.
penso que se continuar acumulando desta forma, podera entupir facilmente a bomba.
alguem tem ideia de como devo proceder?
abraço a todos!
-
Pode fazer um Préfiltro antes da bomba para segurar detritos maiores.
[]s
[]s
entao ,,,,o que seria mais interessante, o pre filtro ou o skimmer?
estou analisando o que fazer pois as penas irao atrapalhar bastante...
voceis teriam algum projeto pra me indicar?
abraços!
estou analisando o que fazer pois as penas irao atrapalhar bastante...
voceis teriam algum projeto pra me indicar?
abraços!
-
O Batata quando estava com o lago utilizava como pré filtro um escorredor de macarrao de plastico.
Beto Lemos- Moderador
-
Concordo com os amigos em relação a estrutura, a terra por fora tem que ficar 100% compactada para evitar trincas devido a pressão.
O projeto é bonito, o modelo que o Beto colocou é muito bom pra você seguir. Se tem tanta sujeira assim, deverá usar o skimmer, e tambem um pré-filtro antes da bomba. Pode fazer comu ma cx plastica ou escorredor de macarrão conforme o tamanho da bomba.
Abçrs...
O projeto é bonito, o modelo que o Beto colocou é muito bom pra você seguir. Se tem tanta sujeira assim, deverá usar o skimmer, e tambem um pré-filtro antes da bomba. Pode fazer comu ma cx plastica ou escorredor de macarrão conforme o tamanho da bomba.
Abçrs...
Batata- Avançado
-
Pontos : 1958
Reputação : 96
Entao pessoal , aproveitei que estava de ferias e comecei a fazer o lago , assim como outras reformas aqui em casa que parecem nao acabar nunca kkk
mais sempre que chegava do trabalho comecei a compactar a terra ao redor o maximo que puder,,,
nao sei muito bem com o proceder com o skimmer , mais pensei em fazer uma "caixa" de cimento ao lado do lado , e uma abertura na borda do mesmo , onde a água seria "sugada" para esse buraco. dentro dele pensei em colcar uma especie de tela , que apararia as penas e demais detritos , e a água seria retornada pro lago por uma bomba de mil litros.
so nao sei ainda o tamanho que teria que fazer essa caixa , visto que poderia encher antes de a bomba conseguir retornar a água para o lago.
estou correto com esse plano ou seria melhor fazer de outra forma?
estou a 5 dias compactando a terra...intercalando entre uns chuviscos e outros , espero que seja suficiente!
ate o fim da semana acho que consigo terminar o filtro, e postarei novas fotos!
um abraço e obrigado a todos!
mais sempre que chegava do trabalho comecei a compactar a terra ao redor o maximo que puder,,,
nao sei muito bem com o proceder com o skimmer , mais pensei em fazer uma "caixa" de cimento ao lado do lado , e uma abertura na borda do mesmo , onde a água seria "sugada" para esse buraco. dentro dele pensei em colcar uma especie de tela , que apararia as penas e demais detritos , e a água seria retornada pro lago por uma bomba de mil litros.
so nao sei ainda o tamanho que teria que fazer essa caixa , visto que poderia encher antes de a bomba conseguir retornar a água para o lago.
estou correto com esse plano ou seria melhor fazer de outra forma?
estou a 5 dias compactando a terra...intercalando entre uns chuviscos e outros , espero que seja suficiente!
ate o fim da semana acho que consigo terminar o filtro, e postarei novas fotos!
um abraço e obrigado a todos!
-
Nao sei te ajudar com o skimmer,mas uma bomba de 1000 l\h nao vai fazer nem cocegas,ainda mais com alguns gansos ajudando a sujar rsrs.
Opte por uma bomba mais forte:
http://www.kzpower.com.br/bomba-submersa-via-aquário-va8000-8400-l-h/
Opte por uma bomba mais forte:
http://www.kzpower.com.br/bomba-submersa-via-aquário-va8000-8400-l-h/
Beto Lemos- Moderador
-
hehehehehe e verdade!
mais na verdade eu quem me expressei mal .,,,
a bomba de mil litros no caso , seria para levar a água do "skimmer" de volta para o lago , para o filtro eu encomendei uma de 10.000 litros.
esse skimmer que eu falo , seria uma especie de caixa d'água que ficaria pregado ao lago , e mais baixo que o nivel dele, onde na borda do lago , teria uma abertura , que a água da superficie seria sugada e cairia nessa caixa .
dentro desta caixa colocaria uma tela para poder segurar as penas .
a bomba de mil litros ficaria abaixo desta tela , retornando a água para o lago.
nao sei se ficou muito claro minhas explicaçoes kkkkk
mais seria mais ou menos assim,,,
mais na verdade eu quem me expressei mal .,,,
a bomba de mil litros no caso , seria para levar a água do "skimmer" de volta para o lago , para o filtro eu encomendei uma de 10.000 litros.
esse skimmer que eu falo , seria uma especie de caixa d'água que ficaria pregado ao lago , e mais baixo que o nivel dele, onde na borda do lago , teria uma abertura , que a água da superficie seria sugada e cairia nessa caixa .
dentro desta caixa colocaria uma tela para poder segurar as penas .
a bomba de mil litros ficaria abaixo desta tela , retornando a água para o lago.
nao sei se ficou muito claro minhas explicaçoes kkkkk
mais seria mais ou menos assim,,,
-
Ficou legal o projeto, só senti fata das mídias biológicas, que poderia usar onde esta a bomba para retorno...
Não esquece de colocar uma tela, ou algo para segurar os peixes, principalmente os filhotes, nesta abertura...
Abraços!
Não esquece de colocar uma tela, ou algo para segurar os peixes, principalmente os filhotes, nesta abertura...
Abraços!
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Olá amigo,
Teu Skimmer parece muito bom, só acho que ficaria mais seguro se as paredes do mesmo chegassem ao nível do lago, coloque um novo desenho esboçando o seu esquema de filtragem também para entendermos melhor o todo.
[]s
Teu Skimmer parece muito bom, só acho que ficaria mais seguro se as paredes do mesmo chegassem ao nível do lago, coloque um novo desenho esboçando o seu esquema de filtragem também para entendermos melhor o todo.
[]s
Ae pessoal! fiquei um tempo sem postar ne ? as coisas andavam fora do controle kkk
mais vamos as atualizaçoes, como seguem as fotos,, fiz a cascata e o filtro de alvenaria,,,,a água estava verde e com bastante penas, mais parece que deu uma amenizada na sujeira, ainda nao enchi o filtro , visto que o terminei hj,,,amanha irei impermeabiliza-lo! bom pessoal por inquanto e isso,,,espero estar fazendo tudo certo!
abraços!
[url=]
[url=]
[url=]
mais vamos as atualizaçoes, como seguem as fotos,, fiz a cascata e o filtro de alvenaria,,,,a água estava verde e com bastante penas, mais parece que deu uma amenizada na sujeira, ainda nao enchi o filtro , visto que o terminei hj,,,amanha irei impermeabiliza-lo! bom pessoal por inquanto e isso,,,espero estar fazendo tudo certo!
abraços!
[url=]
[url=]
[url=]
-
Show de bola, ansioso para ver o projeto por completo...
Bela cascata hein, qual a bomba que vai tocar esta cascata para ficar bonita? precisa ser potente...
Abraços!
Bela cascata hein, qual a bomba que vai tocar esta cascata para ficar bonita? precisa ser potente...
Abraços!
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Está ficando um show o seu projeto parabéns! fantástica a Cascata!
[]s
[]s
Muito bonito, parabéns...
Só uma dica, procure deixar a queda da água na cascata bem igualada e suave, porque como ela é grande fará muita movimentação em toda superfície do lago, coloque um registro antes da queda pra você regular a saída da água...
Parabéns...
Abçrs...
Só uma dica, procure deixar a queda da água na cascata bem igualada e suave, porque como ela é grande fará muita movimentação em toda superfície do lago, coloque um registro antes da queda pra você regular a saída da água...
Parabéns...
Abçrs...
Batata- Avançado
-
Pontos : 1958
Reputação : 96
Ola amigos!
pois e, este lago deu bastante trabalho mais esta na reta final! e é o meu xodó diga-se de passagem,,,,
mauricio hj quando cheguei do serviço nao aguentei e testei a cascata com sb 2000 que possuo, e como ja sabemos nao fez nem cócegas,... ela conseguiu empurrar a água ate la em cima, mais ficou muito a desejar.
vou hj a loja de um amigo meu pegar algumas bombas para testa-las e ver qual ficara melhor no lago,,,,dai posto para voceis qual utilizei.
o filto ficou grande ,,,,cabera muito material filtrante, entao estou pensando em qual bomba utilizar tambem!
espero que ate o fim dessa semana esteja tudo pronto,,,faltando somente a parte de paisagismo!
batata a cascata ficou a mais nivelada possivel, visto que estas pedras e dificil de se trabalhar ne,,,,mais a saida de cima , onde a água começa a transbordar ficou 100% nivelada!
alguem teria mais alguma diga para eu melhorar meu projeto ?
obrigado a todo!
pois e, este lago deu bastante trabalho mais esta na reta final! e é o meu xodó diga-se de passagem,,,,
mauricio hj quando cheguei do serviço nao aguentei e testei a cascata com sb 2000 que possuo, e como ja sabemos nao fez nem cócegas,... ela conseguiu empurrar a água ate la em cima, mais ficou muito a desejar.
vou hj a loja de um amigo meu pegar algumas bombas para testa-las e ver qual ficara melhor no lago,,,,dai posto para voceis qual utilizei.
o filto ficou grande ,,,,cabera muito material filtrante, entao estou pensando em qual bomba utilizar tambem!
espero que ate o fim dessa semana esteja tudo pronto,,,faltando somente a parte de paisagismo!
batata a cascata ficou a mais nivelada possivel, visto que estas pedras e dificil de se trabalhar ne,,,,mais a saida de cima , onde a água começa a transbordar ficou 100% nivelada!
alguem teria mais alguma diga para eu melhorar meu projeto ?
obrigado a todo!
-
Quando puder atualize o topico,com a nova bomba !
Beto Lemos- Moderador
-
ola pessoal! so para manter o topico atualizado,,,,estou usando uma bomba da atman de 15 000 litros para a cascata,,,,,porem ela esta com uma redução para o encanamento de 1" polegada. a vazao dela a 1,4 m de altura ficou muito a desejar.....visto que a água apenas escorre e nao faz o efeito cascata por mim desejado. pensei em algumas possivel solçoes para esse problema,,,,sera que se eu colocar um cano, da mesma expessura da saida (1" polegada) por toda a extençao da saida da cascata , com alguns furos , aumen taria a pressao e faria esse efeito? a bomba e forte,,,porem nao soube como bem aproveita-la =(
-
Olá Caludiomiziara
Não entendo nada do que vocês falam mas quando você disse que a bomba não jogava água suficiente a uma altura de 1,40 me lembrei que já tive um poço artesiano cuja bomba puxava a água de uma profundidade de 6 mts e jogava em uma caixa dágua a uns 2,5 a 3 mts e em uma outra a uns 6 a 7 metros uma de cada vez, claro.
Infelizmente vendemos a casa e não lembro mais a capacidadeda bomba mas acho que nas casas especializadas você poderá ter as dicas que precisa.
Só lembro que a bomba era externa. Puxava a água do poço e tinha uma saída que jogava nos canos que iam para cima. Os canos, salvo engano eram de 30 a 50 mm.
Não sei se ajuda, mas é a contribuição que posso dar.
Seu lago está ficando beleza.
Parabéns
Não entendo nada do que vocês falam mas quando você disse que a bomba não jogava água suficiente a uma altura de 1,40 me lembrei que já tive um poço artesiano cuja bomba puxava a água de uma profundidade de 6 mts e jogava em uma caixa dágua a uns 2,5 a 3 mts e em uma outra a uns 6 a 7 metros uma de cada vez, claro.
Infelizmente vendemos a casa e não lembro mais a capacidadeda bomba mas acho que nas casas especializadas você poderá ter as dicas que precisa.
Só lembro que a bomba era externa. Puxava a água do poço e tinha uma saída que jogava nos canos que iam para cima. Os canos, salvo engano eram de 30 a 50 mm.
Não sei se ajuda, mas é a contribuição que posso dar.
Seu lago está ficando beleza.
Parabéns
Luiz Fernando- Experiente
-
Pontos : 763
Reputação : 3
Página 1 de 2 • 1, 2