Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 31 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 31 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Economia na Montagem do Aquário
+7
Danyel Alvares Chagas
Thiago Arai
Batata
Mauricio Molina
ronaldo koi
coosmond
PabloBOliveira
11 participantes
Fórum AquaPeixes :: Seções AquaPeixes :: :: Aquarismo :: Assuntos Gerais
Página 1 de 1
Economia na Montagem do Aquário
Acho que todos aqui (ou a grande maioria) são aquaristas, e não pessoas que tem aquário. Ou seja, todos nós gostamos de colocar a mão na massa, e não contratar alguém pra cuidar do aquário enquanto apenas damos comidinha e exibimos ele pros outros. Todos aqui têm orgulho de mostrar pras visitas em casa o fruto do árduo trabalho de meses, e quando qualquer coisa sai do eixo, corremos pra ajeitar por nossas próprias mãos. Isso se chama "obsessão", mas quando é socialmente aceitável, chamamos de hobby.
Com isso, todos nós sabemos que para montar um aquário, e até para manter custa dinheiro. E como a maioria não tem pra ficar jogando fora, e gostamos de nos incomodar (para alguns, como pra mim, mexer, montar, estudar, analisar e fuçar é metade da diversão) decidimos partir pro Faça Você Mesmo (FVM), que pode nos proporcionar economias MONSTRUOSAS, devido aos preços no setor no hobby aquarista no Brasil. Um filtro canister com vazão de 650l/h que você compra por R$ 700,00 eu montei por R$ 150,00 em casa. Não ficou lindo e às vezes dá dor de cabeça, mas funciona muito bem e é só apenas ser caprichoso sempre. Todas as dores de cabeça que ele me deu foi por culpa ou desleixo meu. Porém, existe coisas que não são assim tão vantajosas em economizar.
E é essa a proposta deste tópico. Todas as ideias descritas aqui se aplicam ao caso mais popular: Aquaristas por hobby, iniciantes com aquários de pequeno e médio porte (até 400 litros) e de água doce. Aquários salgados e de maior porte simplesmente não são indicado pra hobbystas iniciantes, e qualquer um destes que queira algo maior terá a experiência necessária sem precisar desse “manual” (assumindo que tenha bom senso, claro). Ou então que contrate uma caríssima loja especializada.
- Vidros e Montagem: SIM
O projeto, montagem e colagem de vidros do aquário pode ser facilmente executado por qualquer um que tenha um pouco de noção e seja cuidadoso. Fóruns para consulta e diversos projetos prontos na internet ajudam nessa hora. No meu caso, o vidro do aquário que o cara queria cobrar R$ 800,00 eu gastei R$ 120,00 montando em casa. Claro, ficou um pouquinho torto, mas eu nunca tinha feito algo assim, muito menos nessa escala. O segundo que eu colei ficou bem melhor. Errando é que se aprende, certo? A tampa também pode muito bem ser projetada e construída por qualquer um, bem como o móvel que o aquário vai ficar em cima. Tomando todos os cuidados e fazendo bastante pesquisa antes, claro.
- Filtragem: SIM
Como eu falei, a maioria dos filtros para aquário são muito simples e qualquer um que tenha um pouco de habilidade com as mãos pode fazer um canister numa tarde munido de uma bombinha para aquário, um pedaço de tubo de PVC, dois ou três metros de mangueira e um punhado de luvas e niples. A economia pode ser grande nesse setor também.
- Testes de Água: SIM
Existe uma quantidade enorme de testes de água por aí super caros que medem até de qual peixe saiu o cocô que tu colocar naquela amostra. São balela. Claro, muitos testes seriam úteis pro aquarista apesar de caros (como testes de nitrito, por exemplo), mas são desnecessários, pois saber estes dados com precisão não nos interessa tanto. E também não precisa comprar os testes mais caros da loja. Os testes da Labcon, por exemplo, são baratos e funcionam muito bem. Não é exatamente ciência de foguetes, é apenas pra ter uma noção. Tendo os testes básicos (pH, KH, Amônia, Nitrito, CO2) tá tudo em casa. Alguns aquaristas mais experientes praticamente nem usam testes que não sejam pH e KH mais de uma vez por mês. Mas é porque eles têm experiência, certo?
- Condicionadores de Água: NÃO
Quando eu falo de condicionadores de água é na verdade basicamente o anti cloro. Todos os outros parâmetros (talvez com exceção do KH e GH) podem ser alterados por meio de métodos naturais e sem químicos, que não geram problemas aos peixes e tem consequências conhecidas. Os condicionadores, mesmo que você faça economia, só representa algo palpável a longuíssimo prazo. Não é um setor que valha a pena economizar, principalmente na parte do anti cloro, que se comprar um barato que não neutralize cloramina e você não saiba, ou que seja de má qualidade mesmo pode matar os peixes ou arrumar uma séria de dores de cabeça por uma série de consequências diferentes.
- Injeção de CO2: SIM
Métodos “caseiros” ou alternativos para injeção de CO2 no aquário, seja para baixar o pH ou pra incentivar o crescimento das plantas dão resultados muito bons embora deem mais trabalho. É claro, a injeção por cilindro com válvulas solenoides e contador de bolhas, mas difusor é MUITO mais preciso e permite um controle muito melhor. Mas os outros métodos são bastante satisfatórios, e o cilindro de CO2 não está disponível em todas as cidades do Brasil.
- Iluminação: NÃO
Aqui chegamos a um ponto um tanto quanto controverso, a iluminação.Depende o que você entende por economia. Economia que eu digo não é comprar lâmpadas não específicas para aquário, mas lâmpadas de preço mais barato, como fluorescentes e tal. A mão de obra, a perda de tempo, o desperdício de condicionador e produtos pra corrigir problemas com algas e o sofrimento que gera usar o tipo de lâmpada errada em termo de mortes de plantas e surgimento de algas ou cianobactérias não paga a economia que faria. Dentro de 8 – 12 meses a economia foi pro saco por vários fatores, desde a depreciação do fluxo luminoso das lâmpadas até gastos com anti alga ou fertilizantes. Algas podem ser o MAIOR problema do aquarista, e eliminar uma das variáveis da proliferação de algas vale a pena.
- Fertilizantes e Alimentação dos Peixes: NÃO
Coloquei os dois juntos porque alguém que tem plantas no aquário a ponto de precisar de fertilizante realmente gosta delas e quer que elas cresçam e fiquem bonitas, afinal, fertilizante é comida de planta. Tanto em alimentação da fauna quanto da flora, o pequeno custo a mais de produtos de qualidade que melhorarão a qualidade de vida dos seus bichos de estimação compensa no bem que você vai fazer a eles, e eles agradecerão com comportamento natural, resistência a doenças e cores vivas e brilhantes.
- Substrato: SIM
Esse vai pra quem tem um aquário plantado. Estes substratos comerciais especializados, é claro, são ótimos. E extremamente caros também. Um substrato alternativo pra um aquário de 100L você faz com R$ 25,00, e se conseguir pegar areia de uma construção o preço cai mais ainda hahahahaha. Mas sério, o único porém é a mão de obra de lavar o substrato e ter que aguentar a mãe ou a esposa brabas com a bagunça que fez no tanque e, dependendo de quanto bagunceiro você for, o sifão do tanque que entupiu de tanta areia que desceu pelo ralo. Entenda-se como substrato tanto o fértil quanto o inerte.
- Aquecedor e termômetros: NÃO
A economia seria muito pequena e não existem muitas alternativas caseiras. Fora que talvez você compre um aquecedor mais barato, com pouca vida útil e a economia vá por água abaixo. E um termômetro marcando errado e um termostato propício a problemas de ligar ou desligar pode matar todos os teus peixes.
Estes seriam os parâmetros a mencionar. Se eu esqueci de algum, por favor, me avisem que eu colocarei. Todas estas ideias vieram da minha experiência particular e de conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas e leituras durante o meu último ano como aquarista ativo.
Abraço!
Com isso, todos nós sabemos que para montar um aquário, e até para manter custa dinheiro. E como a maioria não tem pra ficar jogando fora, e gostamos de nos incomodar (para alguns, como pra mim, mexer, montar, estudar, analisar e fuçar é metade da diversão) decidimos partir pro Faça Você Mesmo (FVM), que pode nos proporcionar economias MONSTRUOSAS, devido aos preços no setor no hobby aquarista no Brasil. Um filtro canister com vazão de 650l/h que você compra por R$ 700,00 eu montei por R$ 150,00 em casa. Não ficou lindo e às vezes dá dor de cabeça, mas funciona muito bem e é só apenas ser caprichoso sempre. Todas as dores de cabeça que ele me deu foi por culpa ou desleixo meu. Porém, existe coisas que não são assim tão vantajosas em economizar.
E é essa a proposta deste tópico. Todas as ideias descritas aqui se aplicam ao caso mais popular: Aquaristas por hobby, iniciantes com aquários de pequeno e médio porte (até 400 litros) e de água doce. Aquários salgados e de maior porte simplesmente não são indicado pra hobbystas iniciantes, e qualquer um destes que queira algo maior terá a experiência necessária sem precisar desse “manual” (assumindo que tenha bom senso, claro). Ou então que contrate uma caríssima loja especializada.
- Vidros e Montagem: SIM
O projeto, montagem e colagem de vidros do aquário pode ser facilmente executado por qualquer um que tenha um pouco de noção e seja cuidadoso. Fóruns para consulta e diversos projetos prontos na internet ajudam nessa hora. No meu caso, o vidro do aquário que o cara queria cobrar R$ 800,00 eu gastei R$ 120,00 montando em casa. Claro, ficou um pouquinho torto, mas eu nunca tinha feito algo assim, muito menos nessa escala. O segundo que eu colei ficou bem melhor. Errando é que se aprende, certo? A tampa também pode muito bem ser projetada e construída por qualquer um, bem como o móvel que o aquário vai ficar em cima. Tomando todos os cuidados e fazendo bastante pesquisa antes, claro.
- Filtragem: SIM
Como eu falei, a maioria dos filtros para aquário são muito simples e qualquer um que tenha um pouco de habilidade com as mãos pode fazer um canister numa tarde munido de uma bombinha para aquário, um pedaço de tubo de PVC, dois ou três metros de mangueira e um punhado de luvas e niples. A economia pode ser grande nesse setor também.
- Testes de Água: SIM
Existe uma quantidade enorme de testes de água por aí super caros que medem até de qual peixe saiu o cocô que tu colocar naquela amostra. São balela. Claro, muitos testes seriam úteis pro aquarista apesar de caros (como testes de nitrito, por exemplo), mas são desnecessários, pois saber estes dados com precisão não nos interessa tanto. E também não precisa comprar os testes mais caros da loja. Os testes da Labcon, por exemplo, são baratos e funcionam muito bem. Não é exatamente ciência de foguetes, é apenas pra ter uma noção. Tendo os testes básicos (pH, KH, Amônia, Nitrito, CO2) tá tudo em casa. Alguns aquaristas mais experientes praticamente nem usam testes que não sejam pH e KH mais de uma vez por mês. Mas é porque eles têm experiência, certo?
- Condicionadores de Água: NÃO
Quando eu falo de condicionadores de água é na verdade basicamente o anti cloro. Todos os outros parâmetros (talvez com exceção do KH e GH) podem ser alterados por meio de métodos naturais e sem químicos, que não geram problemas aos peixes e tem consequências conhecidas. Os condicionadores, mesmo que você faça economia, só representa algo palpável a longuíssimo prazo. Não é um setor que valha a pena economizar, principalmente na parte do anti cloro, que se comprar um barato que não neutralize cloramina e você não saiba, ou que seja de má qualidade mesmo pode matar os peixes ou arrumar uma séria de dores de cabeça por uma série de consequências diferentes.
- Injeção de CO2: SIM
Métodos “caseiros” ou alternativos para injeção de CO2 no aquário, seja para baixar o pH ou pra incentivar o crescimento das plantas dão resultados muito bons embora deem mais trabalho. É claro, a injeção por cilindro com válvulas solenoides e contador de bolhas, mas difusor é MUITO mais preciso e permite um controle muito melhor. Mas os outros métodos são bastante satisfatórios, e o cilindro de CO2 não está disponível em todas as cidades do Brasil.
- Iluminação: NÃO
Aqui chegamos a um ponto um tanto quanto controverso, a iluminação.Depende o que você entende por economia. Economia que eu digo não é comprar lâmpadas não específicas para aquário, mas lâmpadas de preço mais barato, como fluorescentes e tal. A mão de obra, a perda de tempo, o desperdício de condicionador e produtos pra corrigir problemas com algas e o sofrimento que gera usar o tipo de lâmpada errada em termo de mortes de plantas e surgimento de algas ou cianobactérias não paga a economia que faria. Dentro de 8 – 12 meses a economia foi pro saco por vários fatores, desde a depreciação do fluxo luminoso das lâmpadas até gastos com anti alga ou fertilizantes. Algas podem ser o MAIOR problema do aquarista, e eliminar uma das variáveis da proliferação de algas vale a pena.
- Fertilizantes e Alimentação dos Peixes: NÃO
Coloquei os dois juntos porque alguém que tem plantas no aquário a ponto de precisar de fertilizante realmente gosta delas e quer que elas cresçam e fiquem bonitas, afinal, fertilizante é comida de planta. Tanto em alimentação da fauna quanto da flora, o pequeno custo a mais de produtos de qualidade que melhorarão a qualidade de vida dos seus bichos de estimação compensa no bem que você vai fazer a eles, e eles agradecerão com comportamento natural, resistência a doenças e cores vivas e brilhantes.
- Substrato: SIM
Esse vai pra quem tem um aquário plantado. Estes substratos comerciais especializados, é claro, são ótimos. E extremamente caros também. Um substrato alternativo pra um aquário de 100L você faz com R$ 25,00, e se conseguir pegar areia de uma construção o preço cai mais ainda hahahahaha. Mas sério, o único porém é a mão de obra de lavar o substrato e ter que aguentar a mãe ou a esposa brabas com a bagunça que fez no tanque e, dependendo de quanto bagunceiro você for, o sifão do tanque que entupiu de tanta areia que desceu pelo ralo. Entenda-se como substrato tanto o fértil quanto o inerte.
- Aquecedor e termômetros: NÃO
A economia seria muito pequena e não existem muitas alternativas caseiras. Fora que talvez você compre um aquecedor mais barato, com pouca vida útil e a economia vá por água abaixo. E um termômetro marcando errado e um termostato propício a problemas de ligar ou desligar pode matar todos os teus peixes.
Estes seriam os parâmetros a mencionar. Se eu esqueci de algum, por favor, me avisem que eu colocarei. Todas estas ideias vieram da minha experiência particular e de conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas e leituras durante o meu último ano como aquarista ativo.
Abraço!
Última edição por PabloBOliveira em Dom Set 23, 2012 6:09 pm, editado 2 vez(es)
PabloBOliveira- Experiente
-
Pontos : 668
Reputação : 29
Re: Economia na Montagem do Aquário
Muito bom, agora vc poderia por as receitas, por exemplo a do substrato
coosmond- Iniciante Jr
-
Pontos : 465
Reputação : 3
Essas receitas tem pelo fórum, na parte do FVM. E pela internet toda tb.
-
gostei muito do seu texto pablo, principalmente se tratando de alimentação e filtragem. quem tem bom senso e se denomina aquárista, de forma alguma economiza em alimento e boa qualidade da água para seus peixes, o que é essencial para saúde deles.Claro que se construirmos filtros com boa qualidade e sabemos que vai dar conta, é muito viável , mais tudo com muita responsabilidade com a vida e o bem estar daqueles que sem duvida é o motivo deste site existir.
ronaldo koi- Experiente
-
Pontos : 780
Reputação : 15
Muito bom Pablo...
Dei uma editada, linkando com artigos do fórum, e transformei em artigo, logo estará no site também...
Abraços!
Dei uma editada, linkando com artigos do fórum, e transformei em artigo, logo estará no site também...
Abraços!
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Uau Maurício, obrigado. Na verdade nem era pra ser um artigo já que tudo saiu da minha cabeça. Mas fico feliz de ver que chegou a essa categoria. E se alguém não concordar comigo, por favor deixe a sua opinião.
Abraço!
Abraço!
-
Pablo, um aquário com proporções razoávies, depois de pronto e equipado não sai barato e economia é sempre bem vinda não posso discordar do seu artigo.
ronaldo koi- Experiente
-
Pontos : 780
Reputação : 15
Muito bom mesmo Pablo.
Realmente é um ótimo artigo Maurcio.
Parabens Pablo...
Abçrs...
Realmente é um ótimo artigo Maurcio.
Parabens Pablo...
Abçrs...
Batata- Avançado
-
Pontos : 1958
Reputação : 96
Show de bola Pablo!
Economia é uma coisa que SEMPRE chama a atenção de todos
hahah
Muito bom
parabéns!
Abraços
Economia é uma coisa que SEMPRE chama a atenção de todos
hahah
Muito bom
parabéns!
Abraços
Thiago Arai- Avançado
-
Pontos : 2076
Reputação : 48
muito bom, ajudou uma galera boa ai!
parabens pablo
parabens pablo
Danyel Alvares Chagas- Iniciante Jr
-
Pontos : 442
Reputação : 3
Olha na verdade não sei se estou no tópico certo. Gostaria de saber qual a melhor espessura e a altura adequada para montar um aquário com 3 metros e 21 centímetros de comprimento. Decidi por esta medida, pois aqui em Curitiba, onde moro, existe uma fábrica que pode me fornecer o vidro neste comprimento, que seria a maior medida que a fábrica produz. Como possuo espaço de até cinco metros para a acomodação do aquário, gostaria da colaboração dos senhores para realizar meu sonho. Sou simpatizante do FVM e pretendo fazer eu mesmo a colagem do aquário. Preciso ainda saber que tipo de travas devo colocar para que o aquário fique seguro e para que não gaste muito na espessura do vidro. Gostaria ainda que me auxiliassem na instalação do sump. Desejo saber se os furos no aquário podem ser feito na parte inferior (fundo do aquário), para que a visualização seja de 360 graus,, ou seja, que possua uma visualização frontal, traseira e de ambas as laterais. Certo da colaboração dos senhores, desde já agradeço.
Um abraço para todos Claudio.
Um abraço para todos Claudio.
CLAUDIO STROBINO JUNIOR- Novo no fórum
-
Pontos : 3
Reputação : 0
Olá Claudio, quando possível faça um tópico se apresentando na parte de Apresentação de Usuários, assim todos irão conhecê-lo e dar as boas vindas.
Quanto à sua dúvida, no meu ponto de vista, para um aquário deste tamanho, seria melhor investir num Jumbo de alvenaria. Pois gastaria menos em vidro e teria algo mais robusto e seguro.
Quanto à sua dúvida, no meu ponto de vista, para um aquário deste tamanho, seria melhor investir num Jumbo de alvenaria. Pois gastaria menos em vidro e teria algo mais robusto e seguro.
juniorfn- Amigo AQP
-
Pontos : 2223
Ola Claudio seja bem vindo ao AQP
E olha um aquário desse tamanho vai ter que ser muito bem travado ,acho que até uns 50 de altura ficaria legau
e quanto as travas acho que tu tera qua fazer travas francesas e transversais em cima e embaixo
E quanto ao sump não manjo muito desse tipo de filtro mais creio que o furo pode ser no fundo sim num dos dois cantos na parte trazeira
E olha um aquário desse tamanho vai ter que ser muito bem travado ,acho que até uns 50 de altura ficaria legau
e quanto as travas acho que tu tera qua fazer travas francesas e transversais em cima e embaixo
E quanto ao sump não manjo muito desse tipo de filtro mais creio que o furo pode ser no fundo sim num dos dois cantos na parte trazeira
david rafael dieter- Amigo AQP
-
Pontos : 2484
Reputação : 81
Valeu David Rafael Dieter, obrigado pelas dicas das travas
-
Valeu juniorfn obrigado pela dica, não curto muito um jumbo de alvenaria. Gostaria mesmo de fazer todo o aquário em vidro, mas agradeço muito sua atenção. Asssim que possível me apresentarei melhor. Sou novo por aqui e ainda não encontrei o tópico que possibilita a apresentação.
-
Bom,
Se eu estiver errado, podem corrigir.
comp. 3,21 x larg. 0,50 x alt. 0,70 = 25mm a 30mm comum
= 20mm temperado
comp. 3,21 x larg. 0,50 x alt. 0,50 = 20mm comum
= 15mm a 20mm temperado
Utilizei o calculo do Cebrace.
Qt maior a altura, maior a pressão e maior a espessura.
Com certeza não vai ficar barato fazer todo de vidro, porem ficaria muito show, se optar em usar temperado, faça os furos antes e como o David disse, deverá faze-lo muito, muito bem travado.
Se eu estiver errado, podem corrigir.
comp. 3,21 x larg. 0,50 x alt. 0,70 = 25mm a 30mm comum
= 20mm temperado
comp. 3,21 x larg. 0,50 x alt. 0,50 = 20mm comum
= 15mm a 20mm temperado
Utilizei o calculo do Cebrace.
Qt maior a altura, maior a pressão e maior a espessura.
Com certeza não vai ficar barato fazer todo de vidro, porem ficaria muito show, se optar em usar temperado, faça os furos antes e como o David disse, deverá faze-lo muito, muito bem travado.
Batata- Avançado
-
Pontos : 1958
Reputação : 96
Não esqueça da diferença das travas quando for furar o vidro.
minha sugestão:
321x60x60= 1.155 lts vidro 19mm, travado com sump de 462 lts 40% total de 1617 lts
Imagina isso cheio de discos
minha sugestão:
321x60x60= 1.155 lts vidro 19mm, travado com sump de 462 lts 40% total de 1617 lts
Imagina isso cheio de discos
Convidad- Convidado
Esse é o cara para poder te ajudar num jumbo deste tamanho ,pois o dele é enorme e muio lindo com os discos
Se não me engano o do amigo Valdir tem 2,25 x 60 x65
Se não me engano o do amigo Valdir tem 2,25 x 60 x65
david rafael dieter- Amigo AQP
-
Pontos : 2484
Reputação : 81
Seja bem vindo Claudio
Já tem um desenho? o que está planejando para o seu projeto em termos de fauna e flora? só o teu sump ja é meu aquário Hahahahaha boa sorte!
Já tem um desenho? o que está planejando para o seu projeto em termos de fauna e flora? só o teu sump ja é meu aquário Hahahahaha boa sorte!
Cláudio, se o tópico é sobre economias na montagem de um aquário, porque perguntar sobre espessura e altura de vidro? Não, não é o lugar certo para a pergunta. Por favor abra um tópico apenas para isso com um título adequado, assim não mistura dois assuntos e pode ser encontrado mais facilmente nas buscas.
-