Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

lampadas - overdrive 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

lampadas - overdrive 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

lampadas - overdrive 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

lampadas - overdrive 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

lampadas - overdrive 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

lampadas - overdrive 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

lampadas - overdrive 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

lampadas - overdrive 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Ontem à(s) 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

» Teste de Amônia é realmente preciso ?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:49 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
lampadas - overdrive Left_bar_bleuelampadas - overdrive Full_bar_bleuelampadas - overdrive Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
lampadas - overdrive Left_bar_bleuelampadas - overdrive Full_bar_bleuelampadas - overdrive Right_bar_bleue 
Wladimyr (6191)
lampadas - overdrive Left_bar_bleuelampadas - overdrive Full_bar_bleuelampadas - overdrive Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
lampadas - overdrive Left_bar_bleuelampadas - overdrive Full_bar_bleuelampadas - overdrive Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
lampadas - overdrive Left_bar_bleuelampadas - overdrive Full_bar_bleuelampadas - overdrive Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
lampadas - overdrive Left_bar_bleuelampadas - overdrive Full_bar_bleuelampadas - overdrive Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
lampadas - overdrive Left_bar_bleuelampadas - overdrive Full_bar_bleuelampadas - overdrive Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
lampadas - overdrive Left_bar_bleuelampadas - overdrive Full_bar_bleuelampadas - overdrive Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
lampadas - overdrive Left_bar_bleuelampadas - overdrive Full_bar_bleuelampadas - overdrive Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
lampadas - overdrive Left_bar_bleuelampadas - overdrive Full_bar_bleuelampadas - overdrive Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
26 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 26 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

lampadas - overdrive

+6
duckling
Adilson
Batata
Beto Lemos
msaviato
gustavo marinho
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Artigo lampadas - overdrive

Mensagem por gustavo marinho Sáb Jul 09, 2011 9:20 am

Achei este artigo interessante eu ia fazer no meu primeiro e depois publicar. Assim teria como esclarecer possíveis duvida e resultados comprovados ou não por mim mesmo. Porem quando fui mexer na tampa descobri algumas desovas das minhas corbículas, (publiquei no fórum) e para não atrapalhar as danadinhas vou ter que esperar para fazer no meu. Como têm surgido novos plantados vou posta-lo já assim c alguém c interessar pode ir adiantando o serviço.  

Este artigo ensina como aumentar o fluxo luminoso de lâmpadas fluorescentes através de uma técnica de Sobrecarga "Overdrive". Aquários plantados e de corais necessitam de grande quantidade de luz e isto faz com que os custos para a iluminação destes aquários sejam muito altos. O problema é ainda maior quando temos aquários com altura superior a 50 cm, que necessitam de uma fonte luminosa mais intensa.

Lâmpadas HQIs são muito boas para estes casos, mas são muito caras e tem o péssimo problema de aquecerem demais. As lâmpadas fluorescentes são uma opção mais barata, mas geralmente não atendem a todas as necessidades dos amantes de plantas aquáticas e corais. Uma saída para resolver estes problemas é aumentar a quantidade de luz emitida pela lâmpada fluorescente, sem aumentar muito o consumo de energia. Isso pode ser feito através de um "Overdrive" ou sobrecarga, ou seja, podemos aumentar a carga de energia para cada lâmpada, para que ela produza mais luz.

A primeira coisa que temos que saber é que o Overdrive de lâmpadas fluorescentes é apenas uma forma diferente de fazer a instalação elétrica e que não há nada de ilegal ou proibido. Deve ser feito por alguém que tenha um certo conhecimento sobre eletricidade, pelo menos ter noções de como emendar e isolar fios de forma correta. A sobrecarga pode ser feita em lâmpadas fluorescentes tubulares retas de várias potências (40W, 32W, 20W...), vários tamanhos (T12, T10, T8...) e tipos (comuns, para plantas, para aquários...). É um procedimento seguro, se feito corretamente, e não possui riscos de explosões.

O conceito principal é ligar apenas uma lâmpada em um reator eletrônico usado normalmente para duas (Over de 2x a potência) a quatro lâmpadas (Over de 4x a potência). O aumento de luminosidade para um over de 2x é cerca 1,7 vezes o fluxo luminoso normal. Com o aumento da potência da montagem, há uma perda de energia. Um over de 4x, aumenta o fluxo luminoso em apenas 2,4 x. Ou seja, o aumento da luminosidade não acontece na mesma proporção do aumento da carga.

Esquema de montagem.

Os reatores eletrônicos usados no Brasil são diferentes dos norte-americanos. Nos nossos reatores temos de cada lado, dois pares de fios que vão para as lâmpadas, sendo um par azul e outro vermelho. Existem ainda mais três fios: Um branco e um preto (que vão ser ligados na rede elétrica) e um marrom (fio terra). Nas montagens normais os fios vermelhos vão para uma lâmpada e os azuis para outra. Cada pino da lâmpada recebe apenas um fio. Para fazer a sobrecarga basta unir os fios vermelhos e azuis que iriam para as duas lâmpadas e ligá-los a apenas uma. Cada pino agora, passa a receber dois fios unidos (um azul e outro vermelho). Veja os esquemas para saber quais fios devem ser unidos.

lampadas - overdrive Sobrecargalampfluo1


lampadas - overdrive Sobrecargalampfluo2


Este é o tipo de montagem básica para um tipo, somente, de reator eletrônico. Este tipo de reator é o mais usado no Brasil. Outras montagens com outros reatores são possíveis, mas resolvi detalhar somente este porque não estou muito familiarizado com outros tipos de reatores eletrônicos. Mesmo assim, esse modelo básico já dá uma grande base para aqueles que querem buscar mais sobre o assunto e fazer suas próprias experiências. Podem ser ligados vários reatores numa montagem, unindo todos na saída para a fonte de energia. Em casa tenho um aquário com 6 reatores e seis lâmpadas.

Dúvidas frequentes.

Essa montagem é realmente segura?

Uma coisa deve estar bem clara não faça sobrecarga de lâmpadas com reatores magnéticos, use somente reatores eletrônicos! Bom, pelo que li em fóruns estrangeiros na internet, os reatores eletrônicos modernos e as lâmpadas são concebidos para trabalhar com uma margem grande de variação de tensão, o que torna o procedimento seguro. Tenho também um aquário de 480 litros com 6 lâmpadas em sobrecarga com 6 reatores e não tive problemas. Ao contrário, aumentei e muito a quantidade de lúmens para minhas plantas. Este mesmo aquário tem 60 cm de altura e minhas plantas de carpete soltam bolhas de oxigênio o tempo todo, indicando uma boa taxa fotossintética.

Ao fazer uma sobrecarga em minhas lâmpadas, não irei mudar a qualidade da luz emitida?

A resposta é não. O espectro da luz emitida pela lâmpada é em função do tipo de material químico de que ela é feita e isto não é alterado com a sobrecarga. O que varia aqui é somente a intensidade da luz e não a qualidade dessa luz!

Posso usar diferentes lâmpadas em um mesmo reator?

Sim pode, com algumas exceções. Num mesmo reator eletrônico podem ser usadas lâmpadas T12, T10, T8 e T5. Esses números indicam o diâmetro da lâmpada, sendo a T12 a maior (lâmpada fluorescente comum). Há um consenso de que as lâmpadas T8 produzem mais luz e gastam menos energia que as T12. Uma lâmpada T8 com uma sobrecarga de 4X chega a gerar 6.500 (seis mil e quinhentos) lúmens e consomem o equivalente a uma lâmpada de 80W, portanto, acho as T8 as mais indicadas para a iluminação já que também ocupam menos espaço. Em reatores de 40W podem ser ainda usadas lâmpadas de 32W e outras de menor potência (W) mas parece que não podem ser usadas lâmpadas com maior potência do que suporta o reator (50W, por exemplo). Bom, pelo menos é que eu ouvi de diversos vendedores de lojas de materiais elétricos. Pode ser que estejam errados mas eu preferi não arriscar.

Quais as desvantagens do overdrive?

Eu só vejo vantagens, mas como tudo tem um porém vou indicar os “poréns” da sobrecarga. Com o aumento da carga, a lâmpada se torna mais quente. Quanto maior o fator da carga (over de 2x, 3x ou 4x) maior é o aumento da temperatura. Esse aumento não é tão grande quando se faz uma sobrecarga de somente 2x. Tenho montagem assim em casa e não tenho um aquecimento muito grande. Com 4x, o aquecimento é muito maior e é necessário o uso de algum método de resfriamento do aquário. Fazendo um balanço entre quantidade de luz emitida e aquecimento seguro, recomendo o uso de uma sobrecarga de 2x para a maioria dos casos. A não ser que a necessidade de iluminação seja muito alta, como nos aquários para corais, onde um over de 4x pode ser usado, mas sempre associado a ventiladores.

   Outro “porém” é que ocorre uma diminuição no tempo de vida útil das lâmpadas. Com a sobrecarga, segundo os entendidos da internet no assunto, a vida útil cai para a metade.


Fonte:
Aquarismo Online [AqOL]

Notas do Site


Este texto foi gentilmente cedido por Vinicius Andrade Lopes para o site Aquarismo Online, sendo que o site não se responsabiliza pelo conteúdo do material, ficando a inteira responsabilidade do leitor qualquer dano que possa vir a ser causado pela adoção dos procedimentos acima descritos.
gustavo marinho
gustavo marinho
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1781
Pontos : 1951
Reputação : 84
Data de inscrição : 16/01/2011
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por msaviato Sáb Jul 09, 2011 11:15 am

Bom dia Gustavo,

Muito boa a idéia, não fiz ainda, mas irei testar na minha montagem mais recente, "o aquário da sogra", ainda estou montando o post, mas acho que vou fazer essa montagem de "overdriver" primeiro antes de postar.

Grande abraço e parabéns pelo post

Att

Mário

Obs> me pelo de medo de energia, mas vou fazer, rsrs
msaviato
msaviato
Iniciante
Iniciante

lampadas - overdrive Empty
Brasil
Mensagens : 105
Pontos : 116
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Beto Lemos Sáb Jul 09, 2011 1:53 pm

Gostei do topico,nao conhecia este procedimento, vou aguardar os testes para saber o resultado.
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Batata Sáb Jul 09, 2011 1:57 pm

Interessante Gustavo...
muito bom...

Abçrs...
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Adilson Sáb Jul 09, 2011 2:57 pm

Funcionar, acho que funciona e é muito boa idéia, mas será que não reduz a vida útil da lâmpada ou reator?
Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por duckling Sáb Jul 09, 2011 3:20 pm

Adilson escreveu:... será que não reduz a vida útil da lâmpada ou reator?

Do reator, não sei...

Mas ouvi - de um eng. elétrico - que a lâmpada (T12, especificamente) pode nem chegar à metade da sua vida útil.

(sinceramente, acho que esse desgaste foi um pouco superestimado... mas que deve reduzir a vida útil, pra mim é óbvio. Resta saber o quanto.)

Portanto, permanece a pergunta do Adilson... deus
duckling
duckling
Iniciante
Iniciante

lampadas - overdrive Empty
Brasil
Mensagens : 122
Pontos : 133
Reputação : 3
Data de inscrição : 11/05/2011
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Beto Lemos Sáb Jul 09, 2011 6:31 pm

A questao da vida util acredito nao se levar em conta a nós aquaristas,pois uma lampada a vida util dela passa de um ano facil,porem perde boa parte do spectro em seis meses quando devemos fazer a troca.
Concluindo ,entao se chegar a seis meses na minha opniao esta de bom tamanho.
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Thiago Arai Sáb Jul 09, 2011 11:26 pm

Muito interessante Gustavo
eu não conhecia

parabéns
Thiago Arai
Thiago Arai
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1930
Pontos : 2076
Reputação : 48
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por ronaldo koi Dom Jul 10, 2011 1:51 am

e a lâmpada nem custa tão caro.para quem tem plantados eu acho que vale a pena sim.
ronaldo koi
ronaldo koi
Experiente
Experiente

lampadas - overdrive Empty
Brasil
Mensagens : 696
Pontos : 780
Reputação : 15
Data de inscrição : 17/06/2011
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por gustavo marinho Dom Jul 10, 2011 8:33 am

Como citei ainda não fiz, mas me parece que reduz sim a vida da lâmpada.
Mas cada caso e um caso
Para mim, por exemplo, e viável (mesmo que dure a metade), pois meu aquário e alto e não conseguiria colocar 12 lâmpadas.
Já com o Overdrive 6 faria o mesmo efeito
E como o amigo falou a lâmpada e o mais barato em um plantado e e o essencial
Não tem plantado que vá pra frente com uma iluminação deficiente
gustavo marinho
gustavo marinho
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1781
Pontos : 1951
Reputação : 84
Data de inscrição : 16/01/2011
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Adilson Dom Jul 10, 2011 11:04 am

Beto Lemos escreveu:A questao da vida util acredito nao se levar em conta a nós aquaristas,pois uma lampada a vida util dela passa de um ano facil,porem perde boa parte do spectro em seis meses quando devemos fazer a troca.
Concluindo ,entao se chegar a seis meses na minha opniao esta de bom tamanho.

Pensando por este lado é verdade, agora Beto eu sempre tive a orientação de que as lâmpadas deviam ser trocadas no prazo de um ano, até tenho uma gro-lux que nela vinha especificando isto, se bem que deve até variar de lâmpada para lâmpada né.
Mas independente disto como você citou, estas lâmpadas passam e muito de 1 ano, então isso é de menos, mesmo.
Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Thiago Arai Dom Jul 10, 2011 10:01 pm

sem falar que a vida útil de cada lâmpada varia de acordo com a sua marca, sua qualidade.
A gro-lux, é uma lâmpada muito reconhecida pelo seu desempenho e durabilidade, por exemplo!
Thiago Arai
Thiago Arai
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1930
Pontos : 2076
Reputação : 48
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por msaviato Seg Jul 18, 2011 2:06 pm

Boa tarde,

Bom testei, deu certo,

Setup:

uma lâmpada de 40W e um reator para duas Lâmpadas de 40w ligadas a uma única lâmpada, só não sei a durabilidade mas tem uma semana que está funcionando. E as plantas estão respondendo.

Valeu Gustavo

Att
msaviato
msaviato
Iniciante
Iniciante

lampadas - overdrive Empty
Brasil
Mensagens : 105
Pontos : 116
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por eladio pereira Seg Jul 18, 2011 6:57 pm

quando eu tinha plantado usava outro tipo de over utilizava um reator de 2x 40w philips antigo em 2 lampadas de 20w boyo rosa e 2 fluorecente economica de 15w luz do dia entre elas num aquário de 60l e dava um resultado bom mas as lampadas duram meta do tempo normal se ela durava 1 ano ela passa a durar seis meses em geral acontece o mesmo com esse tipo de over de 2x se ela funcionava 1 ano passa a supri a nessecidade do aquário pro seis meses

abraços
eladio pereira
eladio pereira
Iniciante
Iniciante

lampadas - overdrive Empty
Brasil
Mensagens : 120
Pontos : 144
Reputação : 3
Data de inscrição : 06/09/2010
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por gustavo marinho Seg Jul 18, 2011 7:20 pm

Mesmo que dure metade do normal já e lucro, pois mesmo sem queimar e aconselhável à troca aos seis meses porque perde o spectro.
gustavo marinho
gustavo marinho
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1781
Pontos : 1951
Reputação : 84
Data de inscrição : 16/01/2011
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Danyel Alvares Chagas Qui Ago 04, 2011 10:06 am

topico muito interessante!

parabens
Danyel Alvares Chagas
Danyel Alvares Chagas
Iniciante Jr
Iniciante Jr

lampadas - overdrive Empty
Brasil
Mensagens : 348
Pontos : 442
Reputação : 3
Data de inscrição : 15/07/2011
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Convidad Qui Ago 04, 2011 11:09 am

Olá pessoal, muito legal a discussão sobre o artigo, mas sera que vale apena correr um risco de dar um problema em nossa instalação, sem querer ser chato mas temos que avaliar os prós e contras, olha o que pode acontecer.

lampadas - overdrive DSC05733
http://www.vitoriareef.com.br/forum/viewtopic.php?t=7886&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
Não consegui colocar as outras fotos, mas deem uma olhada no link.
Será que vale apena ?????
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Thiago Arai Qui Ago 04, 2011 2:56 pm

Nossa!
Muito bom ter colocado esse link Valdir
Fiquei até com medo
que destruição!
Thiago Arai
Thiago Arai
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1930
Pontos : 2076
Reputação : 48
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por gustavo marinho Qui Ago 04, 2011 4:06 pm

isso pode acontecer com ou sem o overdrive

Chamo isso de uma instalação mal feita
Provavelmente uma má isolação dos fios
Ou algum gato pra economizar alguns trocados como uma vez eu vi uma isolação feita com durex

Isso não tem nada a ver com o Overdrive
gustavo marinho
gustavo marinho
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1781
Pontos : 1951
Reputação : 84
Data de inscrição : 16/01/2011
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Thiago Arai Qui Ago 04, 2011 4:21 pm

Sem dúvida gustavo
quem ler o tópico inteiro desse aquário que pegou fogo, vai entender o porque
Thiago Arai
Thiago Arai
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1930
Pontos : 2076
Reputação : 48
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por gustavo marinho Qui Ago 04, 2011 4:41 pm

Se lerem o tópico inteiro verão que o aquário tinha duas hqi
Esse em minha opinião e um dos maiores erros cometidos
As hqi tem uma temperatura altíssima e jamais podem ser instaladas em aquários com tampa de madeira
gustavo marinho
gustavo marinho
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1781
Pontos : 1951
Reputação : 84
Data de inscrição : 16/01/2011
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Thiago Arai Qui Ago 04, 2011 4:45 pm

sem falar dos transformadores
Thiago Arai
Thiago Arai
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1930
Pontos : 2076
Reputação : 48
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Convidad Qui Ago 04, 2011 5:49 pm

Olá pessoal parece que fui mal interpretado , minha intensão colocando o link foi para termos cuidado com as instalações elétricas, assim como o over-drive, já que ha uma sobrecarga no reator, aumentando a temperatura e outros afins.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Thiago Arai Qui Ago 04, 2011 6:14 pm

não há dúvidas de que sua intenção foi nobre Valdir!
e como mesmo comentei, foi muito bom você ter postado o link!

Abraçosss
Thiago Arai
Thiago Arai
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1930
Pontos : 2076
Reputação : 48
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por gustavo marinho Qui Ago 04, 2011 8:34 pm

Valdir

Revendo minhas respostas acho que eu e que fui rude demais
Faço publico meu pedido de desculpa
Sei que sua intenção foi a melhor
Como disse eu e que devo me retratar com vc perante todos

Mil desculpas
gustavo marinho
gustavo marinho
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1781
Pontos : 1951
Reputação : 84
Data de inscrição : 16/01/2011
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Re: lampadas - overdrive

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos