Procurar
Últimos assuntos
» Glicerina no aquáriopor Wladimyr Qui Out 31, 2024 12:35 pm
» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por Wladimyr Seg Out 14, 2024 1:02 pm
» + Alevinos de Platti
por fabianobarcellos Qua Out 02, 2024 6:48 am
» Água turva/ esverdeada
por maciel.luz Sex Set 06, 2024 2:46 pm
» Aquário de Kinguios - 400 litros
por maciel.luz Seg Set 02, 2024 9:20 pm
» Plantas com o caule preto
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Fêmea ou Macho?
por SJorge Seg Set 02, 2024 6:46 pm
» Diferenciação de machos e fêmeas ?
por Wladimyr Qui Ago 01, 2024 12:32 pm
» Barriguda ou grávida?
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:53 pm
» Texas blue não está se alimentando
por maciel.luz Seg Jul 29, 2024 4:46 pm
» Dúvida a respeito de Beterraba em betteira
por maciel.luz Seg Jul 15, 2024 8:34 am
» Carpa com problema de bexiga natatoria
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:58 pm
» Preciso de Ajuda ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:57 pm
» Opinião do Forum sobre Beteira ?
por maciel.luz Sex Jun 28, 2024 1:49 pm
» Lagosta filtradora
por Wladimyr Ter Abr 30, 2024 4:55 pm
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm
» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm
» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am
» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm
Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254) | ||||
Adilson (7042) | ||||
Wladimyr (6213) | ||||
Beto Lemos (4989) | ||||
Lucas Duarte (2775) | ||||
maciel.luz (2638) | ||||
SJorge (2431) | ||||
Thiago Marques (2339) | ||||
juniorfn (2149) | ||||
david rafael dieter (2124) |
Quem está conectado?
Há 24 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 24 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm
Dicas para tratamento de húmus de minhoca.
+15
gustavo marinho
david rafael dieter
Beto Lemos
Batata
Thiago Arai
Zanatto
RafaelAlves
mauro duca
Pedrotavares
bellis
Rodrigo_S
pp.amorim
Mauricio Molina
Felipe Alves
jocelid
19 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Dicas para tratamento de húmus de minhoca.
Aqui vai um resumo de como fazer o tratamento do húmus de minhoca para utilizar como substrato fértil no aquario plantado.
1º Geralmente encontrado em lojas do ramo de agropecuária e floriculturas também, pode ser comprado em embalagens de 5kg, e de diversas marcas.
2º Para fazer o tratamento primeiro deve-se colocar o conteúdo da embalagem dentro de um balde, em seguida colocar água, da torneira mesmo, com isso os resíduos mais leves subirão, e você devera retira-los, repita este processo (Sempre trocando a água), remexendo o húmus com a mão, para revolver o material que esta no fundo também, até que não suba mais nada deste material.
3º Concluído o processo anterior a água sobre o húmus tem que estar limpa, cristalina, então coloque o húmus "ja limpo" dentro de um recipiente, eu usei uma panela grande, coloque água até que cubra o húmus, e deixe ferver por uns 20 minutos, após isto, retire a água, que estará turva, e coloque mais água e ferva novamente por mais 20 minutos, repita este processo umas 2 ou 3 vezes, depende de como esta a água depois da fervura, tem que ficar limpa.
4º Após a última fervura retire o húmus que, vai estar bem baixo o volume dele, em relação ao volume inicial, e coloque sob o sol para secar, pode colocar sobre uma lona, um plástico, o que preferir pode peneirar ele com uma peneira bem fina para tirar bem a sugeira como folhas e algo a mais, apos estar seco estara pronto ser utilizado.
Observação:
Este tipo de substrato geralmente é utilizado junto com a laterita (fonte de ferro), tem um custo baixo, o que o difundiu bastante no ramo do aquarismo plantado, e tem ótimos resultados também, mas se não quiser passar por tanto trabalho e tiver grana pode optar por um substrato industrializado.
1º Geralmente encontrado em lojas do ramo de agropecuária e floriculturas também, pode ser comprado em embalagens de 5kg, e de diversas marcas.
2º Para fazer o tratamento primeiro deve-se colocar o conteúdo da embalagem dentro de um balde, em seguida colocar água, da torneira mesmo, com isso os resíduos mais leves subirão, e você devera retira-los, repita este processo (Sempre trocando a água), remexendo o húmus com a mão, para revolver o material que esta no fundo também, até que não suba mais nada deste material.
3º Concluído o processo anterior a água sobre o húmus tem que estar limpa, cristalina, então coloque o húmus "ja limpo" dentro de um recipiente, eu usei uma panela grande, coloque água até que cubra o húmus, e deixe ferver por uns 20 minutos, após isto, retire a água, que estará turva, e coloque mais água e ferva novamente por mais 20 minutos, repita este processo umas 2 ou 3 vezes, depende de como esta a água depois da fervura, tem que ficar limpa.
4º Após a última fervura retire o húmus que, vai estar bem baixo o volume dele, em relação ao volume inicial, e coloque sob o sol para secar, pode colocar sobre uma lona, um plástico, o que preferir pode peneirar ele com uma peneira bem fina para tirar bem a sugeira como folhas e algo a mais, apos estar seco estara pronto ser utilizado.
Observação:
Este tipo de substrato geralmente é utilizado junto com a laterita (fonte de ferro), tem um custo baixo, o que o difundiu bastante no ramo do aquarismo plantado, e tem ótimos resultados também, mas se não quiser passar por tanto trabalho e tiver grana pode optar por um substrato industrializado.
Última edição por jocelid em Qui Out 01, 2009 9:16 am, editado 1 vez(es)
jocelid- Novo no fórum
-
Pontos : 26
Reputação : 0
Re: Dicas para tratamento de húmus de minhoca.
Eu já fiz esse procedimento, é simples e eficiente, o único problema é o tempo, rs...
Mas é absolutamente obrigatório para quem quer ter um plantado com substrato de húmus de minhoca, já que não sabemos a origem dele e pode ter vários hospedeiros indesejáveis...
Abraço
Mas é absolutamente obrigatório para quem quer ter um plantado com substrato de húmus de minhoca, já que não sabemos a origem dele e pode ter vários hospedeiros indesejáveis...
Abraço
Felipe Alves- ViPs
-
Pontos : 661
Reputação : 12
Realmente é um processo um pouco trabalhoso, porém essencial como citou o amigo Felipe, sabe la o que tem junto com o húmus nessas embalagens.
Mauricio Molina- Administrador
-
Pontos : 83472
Reputação : 259
Eu utilo húmus de minhoca tratada e acho ela ótima!
pp.amorim- ViPs
-
Pontos : 532
Reputação : 6
Eu uso humus de minhoca, minha água nem turvou!Muito bom esse substrato, o segredo e ferver mesmo!
Rodrigo_S- Novo no fórum
-
Pontos : 1
Seja bem vindo ao Fórum AquaPeixes!!!
Realmente húmus de minhoca é muito bom, mas temos que trata-lo antes se não turva mesmo.
Não deixe de se apresentar na seção "Apresentação dos Usuários", pra que os mais velhos de casa, possa te conhecer e dar as boas vindas, se quiser é claro!!!
Realmente húmus de minhoca é muito bom, mas temos que trata-lo antes se não turva mesmo.
Não deixe de se apresentar na seção "Apresentação dos Usuários", pra que os mais velhos de casa, possa te conhecer e dar as boas vindas, se quiser é claro!!!
-
ola pessoal estou com uma duvida. é melhor usar substrato comprado da sera 1k 19,90 ou comprar humos de minhoca?
qual é mais efcicaz ou é igual?
e o custo do humos?
devemos trocar o humos ou o substrato comprado?
coisa de 2 anos ou 1, ou como da pra saber que esta na hora?
abraços a todos
qual é mais efcicaz ou é igual?
e o custo do humos?
devemos trocar o humos ou o substrato comprado?
coisa de 2 anos ou 1, ou como da pra saber que esta na hora?
abraços a todos
bellis- Iniciante
-
Pontos : 52
Aqui uso húmus e não tenho do que reclamar, se bem que comecei agora com os plantados, mas pelo que os amigos dizem não perde em nada aos substratos industrializados!
Faz uma mistura de húmus + laterita + areia.
O húmus é bem barato, paguei R$ 3,50 por 3 kilos (ja tratados, mas tratei mesmo assim não devemos arriscar).
A troca independentemente de qual seja deve ser feita para ambos, mas isso leva tempo, não sei precisar quanto os amigos podem precisar melhor!
Abraços!
Faz uma mistura de húmus + laterita + areia.
O húmus é bem barato, paguei R$ 3,50 por 3 kilos (ja tratados, mas tratei mesmo assim não devemos arriscar).
A troca independentemente de qual seja deve ser feita para ambos, mas isso leva tempo, não sei precisar quanto os amigos podem precisar melhor!
Abraços!
-
Opa!! podem ter certeza que sim!!
Húmus é perfeito, o único problema é todo o processo de tratamento e isolamento do mesmo, quanto a qualidade não fica atrás de nenhum substrato.
Húmus é perfeito, o único problema é todo o processo de tratamento e isolamento do mesmo, quanto a qualidade não fica atrás de nenhum substrato.
Pedrotavares- Iniciante Jr
-
Pontos : 583
e na hora em que formos adicionar as plantas a gente vai ter que abrir espaço la em baixo no substrato pra poder encachala. sera que sobe muito substrato quando a gente planta mais alguma coisa?
ou é melhor ja reserva todas as plantas e planta tudo de uma só vez na montagem
bellis- Iniciante
-
Pode adicionar plantas após a montagem Bellis, até porque sempre queremos plantas novas, o que deve ser feito é só plantar na camada inerte e não aterrar totalmente, pois se a camada fértil entrar em contato com a água terá uma explosão de algas!
Abraços!
Abraços!
-
Se preferir e evitar cavação o mais recomendado e utilizar pinças para o plantio.
Pedrotavares- Iniciante Jr
-
Pontos : 583
entendi. Vlw
bellis- Iniciante
-
pessoal, tenho uma dúvida, o humus precisa realmente ser lavado até a água ficar cristalina?? a camada inerte de areia não resolve este problema?
a razão de minha pergunta é que para conseguir a água cristalina lavando o humus acho que para cada kg deve sobrar umas 200 gramas e os nutrientes não vão embora? com relação a fervura não tenho duvidas, deve ser feita.
agradeço os esclarecimentos.
Mauro
a razão de minha pergunta é que para conseguir a água cristalina lavando o humus acho que para cada kg deve sobrar umas 200 gramas e os nutrientes não vão embora? com relação a fervura não tenho duvidas, deve ser feita.
agradeço os esclarecimentos.
Mauro
mauro duca- Iniciante
-
Pontos : 48
Ola Mauro, não precisa lavar até a água ficar cristalina, acho que isso nem é possível!
Pois a lavagem é feita para retirar a maior parte do material orgânico!
Abraços!
Pois a lavagem é feita para retirar a maior parte do material orgânico!
Abraços!
-
bellis escreveu:e na hora em que formos adicionar as plantas a gente vai ter que abrir espaço la em baixo no substrato pra poder encachala. sera que sobe muito substrato quando a gente planta mais alguma coisa?
Seria bom vc fazer todo o processo da montagem antes e na hora de plantar usar uma pinça, vc prende a ponta da pinça na raiz e depois enfia na area até alcançar o substrato
RafaelAlves- Novo no fórum
-
Pontos : 16
Só devemos lembrar que não é necessário enterrar até o substrato fértil, apenas no isolante...
Abraços!
Abraços!
-
Ola galera..
Comprei 6ks de humus, lavei 5 x... fervi por 20 min... depois de fervido lavei mais 15x e água continua escura... posso utlizar assim? acho que agora so tem mais uns 2 kg...
Abracos e obrigado
Comprei 6ks de humus, lavei 5 x... fervi por 20 min... depois de fervido lavei mais 15x e água continua escura... posso utlizar assim? acho que agora so tem mais uns 2 kg...
Abracos e obrigado
Zanatto- Iniciante
-
Pontos : 68
Nunca usei húmus, mas no 'protocolo' de tratamento que li, disse que é bacana colocar pra secar no sol após a lavagem
um abraço
um abraço
Thiago Arai- Avançado
-
Pontos : 2076
Reputação : 48
Ola thiago, eu coloquei para secar, eu queria saber se posso utilizar o humus sem ele estar com a água quase cristalina..
abracos
abracos
Zanatto- Iniciante
-
Olha, acho que cristalina mesmo a água não vai ficar nunca! hehe
Acho que umas 20 lavagens é suficiente para deixar a água bem mais clara
já suficiente para poder ser utilizado
Acho que umas 20 lavagens é suficiente para deixar a água bem mais clara
já suficiente para poder ser utilizado
Thiago Arai- Avançado
-
Pontos : 2076
Reputação : 48
Ola Zanatto,
Como o Mauricio ja falou, pode sim
Ja retirou bem o excesso de material orgânico.
Abrçs...
Como o Mauricio ja falou, pode sim
Ja retirou bem o excesso de material orgânico.
Abrçs...
Batata- Avançado
-
Pontos : 1958
Reputação : 96
Pode usar sim ,pois nunca ficara cristalina e secar ao sol se for guardar para usar posteriormente,caso contrario pode utilizar molhado mesmo.
Beto Lemos- Moderador
-
Pontos : 5179
Reputação : 202
Concordo com os amigos pois ele sempre deixara a água meio turva eu sequei um pouco no sol e usei meio umido em uma montagen que tinha feito anteriormente pois acabei a desistir do humos pois ele vazou para a coluna d'água e me rendeu um belo surto de algas faça uma camada isolante de no minimo 7 centimetros pois eu ainda não conhecia o fórum e fiz meio a moda louca mesmo
david rafael dieter- Amigo AQP
-
Pontos : 2484
Reputação : 81
Ola pessoal, obrigado pelas dicas...
Acho que o humus que eu comprei tinha muito material organico.. eu lavei mais umas 10x.. agora ficou com 1.5kg..r.s. vou comprar mais e lavar.. vou ir comprar mais...
Eu vou plantar todas as plantas de uma vez... e depois colocar água bem devagar para nao correr o risco de subir nada para a água...
Abracos
Acho que o humus que eu comprei tinha muito material organico.. eu lavei mais umas 10x.. agora ficou com 1.5kg..r.s. vou comprar mais e lavar.. vou ir comprar mais...
Eu vou plantar todas as plantas de uma vez... e depois colocar água bem devagar para nao correr o risco de subir nada para a água...
Abracos
Zanatto- Iniciante
-
Página 1 de 2 • 1, 2