Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

O Peixe Oscar 1104915802 Veja, passo a passo, como postar fotos;

O Peixe Oscar 1104915802 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

O Peixe Oscar 1104915802 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

O Peixe Oscar 1104915802 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Aquário Ximenes 40 Litros
por maciel.luz Seg Nov 18, 2019 3:53 pm

» Alface d'água
por maciel.luz Seg Nov 18, 2019 12:14 pm

» Montagem Novo Aquário
por maciel.luz Seg Nov 18, 2019 12:09 pm

» Ocean Tech Blend + OverNite
por Joao Roberto Ter Nov 12, 2019 6:52 pm

» Lago Ornamental
por maciel.luz Seg Nov 11, 2019 11:13 am

» Aquário marinho - 400 litros
por maciel.luz Sex Nov 08, 2019 3:09 pm

» overflow
por maciel.luz Qua Nov 06, 2019 2:59 pm

» Planta Limnobium
por Elyezer Seg Nov 04, 2019 4:39 pm

» Como reproduzir Barbo Conchônio.
por maciel.luz Seg Out 28, 2019 9:53 am

» Montagem nova
por Wladimyr Qua Out 23, 2019 11:21 am

» Classificação de Ciclídeos neotropicais de acordo com "comportamento alimentar"
por Wladimyr Qua Out 02, 2019 9:44 am

» Aquário Jumbo - 1020 litros
por maciel.luz Qua Out 02, 2019 8:40 am

» Um betta macho e seis fêmeas
por maciel.luz Ter Out 01, 2019 4:20 pm

» Apresentação
por maciel.luz Ter Out 01, 2019 4:19 pm

» Adição de cenoura para realçar coloração de kinguios
por Wladimyr Ter Set 17, 2019 4:34 pm

» Tronco
por SJorge Sex Set 13, 2019 4:08 pm

» Montagem de Aquario
por SJorge Seg Set 09, 2019 4:41 pm

» Aquário com foco nos Ciclídeos (Wladimyr Maciel)
por Wladimyr Seg Set 09, 2019 10:12 am

» Eu Voltei!!!!
por SJorge Dom Set 08, 2019 5:14 am

» Tijolo Oito Furos
por SJorge Sab Set 07, 2019 1:26 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
O Peixe Oscar Left_bar_bleueO Peixe Oscar Full_bar_bleueO Peixe Oscar Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
O Peixe Oscar Left_bar_bleueO Peixe Oscar Full_bar_bleueO Peixe Oscar Right_bar_bleue 
Wladimyr (6125)
O Peixe Oscar Left_bar_bleueO Peixe Oscar Full_bar_bleueO Peixe Oscar Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
O Peixe Oscar Left_bar_bleueO Peixe Oscar Full_bar_bleueO Peixe Oscar Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
O Peixe Oscar Left_bar_bleueO Peixe Oscar Full_bar_bleueO Peixe Oscar Right_bar_bleue 
maciel.luz (2449)
O Peixe Oscar Left_bar_bleueO Peixe Oscar Full_bar_bleueO Peixe Oscar Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
O Peixe Oscar Left_bar_bleueO Peixe Oscar Full_bar_bleueO Peixe Oscar Right_bar_bleue 
SJorge (2298)
O Peixe Oscar Left_bar_bleueO Peixe Oscar Full_bar_bleueO Peixe Oscar Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
O Peixe Oscar Left_bar_bleueO Peixe Oscar Full_bar_bleueO Peixe Oscar Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
O Peixe Oscar Left_bar_bleueO Peixe Oscar Full_bar_bleueO Peixe Oscar Right_bar_bleue 

Quem está conectado
5 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 5 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 165 em Seg Set 02, 2019 2:26 pm

O Peixe Oscar

Ir em baixo

Artigo O Peixe Oscar

Mensagem por Mauricio Molina em Seg Set 28, 2009 5:06 pm

Por Adilson e Mauricio Molina.

Arrow O Peixe.

Também conhecido como Acará-açu e Apairi, o Oscar(Astronotus ocellatus) é mais um membro da numerosa família Cichlidae, a mesma dos Ciclídeos Africanos e de outras preciosidades do aquarismo, como o Acará Bandeira e o Disco. Natural da região equatoriana do Peru, Colômbia, Brasil e Guiana Francesa, ocorre em rios da bacia Amazônica com correntes lentas e águas brancas, ou seja, com teor de argila em suspensão.Esse peixe pode ser criado com outros peixes do mesmo tamanho ou ligeiramente menores, às vezes pode ser criado para o consumo humano e como predador de caramujos também. Ele consegue mudar a tonalidade se estiver bravo, assim como apresentarem uma membrana debaixo do opérculo.

Na natureza apresentam coloração escura com desenhos em mosaicos alaranjados, podendo atingir até 45cm de comprimento e pesar aproximadamente 1,5 kg. Variedades com aspecto e coloração diferentes são hoje encontrados no mercado, a partir de exemplares criados em cativeiros. Alguns exemplos são o Oscar Red, Red Tiger, Albino Red Ruby, Albino Red Tiger, além de variedades com nadadeiras véu.

Habitam rios com ph ligeiramente ácido (6,8 a 7,0) e águas quentes. A temperatura é um dos principais fatores limitantes de sua distribuição. Em cativeiro, toleram grande variação de ph e dureza da água, desde que a temperatura mantenha-se constante, próxima a 28°C. Temperaturas baixas podem ser letais para esta espécie.

O oscar apresenta grande valor comercial. Além de ser amplamente cultivado como peixe ornamental, também é infelizmente apreciado como peixe de consumo, devido a qualidade de sua carne, com boa consistência e livre de espinhos intramusculares. O crescimento lento, quando comparado a outras espécies, dificulta seu cultivo para este fim.

Os aquaristas descrevem o Oscar como um peixe simpático e brincalhão, capaz de reconhecer o dono e alimentar-se em sua mão. Chega a permitir carícias em seu dorso. É um exímio decorador, remexendo o fundo do aquário e mudando constantemente o arranjo de pedras, conforme seu gosto.

O Oscar é resistente a doenças quando adulto, porém é mais sensível quando filhote. Ele tem o hábito de destruir tudo e qualquer decoração do aquário, por isso não se preocupe muito com essas coisas, além do mais consegue arrastar pedras pesadas, revolvem areia e arrancam plantas.

É simpático e sociável e é capaz de reconhecer o seu tratador, pegar a comida na mão ou até mesmo pular para fora do aquário para apanhá-la. Costuma deixar que se façam carícias em seu dorso. Aos menos avisados, os movimentos lentos de seu nado podem sugerir que sejam peixes de fácil convívio com outras espécies. Na verdade são peixes carnívoros, extremamente vorazes e territoriais. Peixes menores são sempre vistos como presas, portanto não devem ser introduzidos em aquários com Oscar.

Mesmo que sejam adquiridos ainda pequenos, deve-se considerar o potencial de crescimento dessa espécie, que, em cativeiro pode passar dos 30 cm. Necessitam de aquários com bastante espaço, principalmente se forem mantidos com outros peixes de grande porte ou para abrigar um casal. Os ideais são aquários com até 250 litros. Não devem ser mantidos em aquários com menos de 100 litros, mesmo que seja para manter um exemplar.

Arrow Veja a Ficha Técnica.

Arrow Alimentação.

É uma alimentação bem simples e fácil de ser encontrada, e não é muito cara, mas o Oscar tem fama de ser guloso, também pelo tamanho que ele pode alcançar não podemos culpá-lo. Alimentos vivos (como pequenos peixes), carnes cruas também são uma ótima escolha.

Na natureza alimentam-se de pequenos peixes, crustáceos, moluscos e larvas de insetos. Devido ao seu hábito alimentar carnívoro, quando mantidos em aquários requerem uma dieta de qualidade, com nível alto de proteína. Além disso, para o bom desenvolvimento e manutenção saudável desses peixes é indispensável um balanceamento correto dos macronutrientes (proteína, fibras e gordura) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Os Oscars apresentam uma carência específica de vitamina C, sendo essencial o suprimento desta necessidade.

Arrow Reprodução.

O Oscar não apresenta dimorfismo sexual (diferenças aparentes entre machos e fêmeas), porém alguns considerarem que os machos crescem mais rápido que as fêmeas. Apesar das poucas informações sobre a reprodução desta espécie na natureza, acredita-se que alcançam a maturidade sexual com aproximadamente um ano de idade , reproduzindo-se até os dez anos. Desovam entre 700 e 2000 ovos por ciclo, em superfícies lisas (pedras, troncos, etc), demonstrando cuidados parentais, ou seja, os pais tomam conta da desova e dos pequenos filhotes após o nascimento.

Arrow O aquário é uma peça sempre muito importante, pois além de servir de alojamento será um adereço decorativo pra sua residência.

Como todo peixe deveria ser criado em um aquário grande, de preferência um de 100 litros, esse nosso amiguinho pode atingir um tamanho bastante razoável, em média 35 cm, pra ele é recomendável um aquário de no minio 200 litros. Por ser um peixe de hábitos diurnos recomenda-se que nesse período o aquário esteja tampado para evitar que ele pule pra fora. Quanto à iluminação ele necessita 12h no escuro e 12h no claro. É interessante que você coloque algumas plantas que servem de abrigo para o animal, sempre atento se ele não ira destruí-las. A temperatura ideal deve ser entre 21ºC e 26ºC.

Arrow Não deixe de limpar sempre onde seu animal fica, isso é muito importante para seu conforto e do próprio bichinho.

A única e principal higienização é com o aquário mesmo, que deve ser limpo a cada 15 dias ou uma vez por mês, tudo vai depender claro de como estiver a água. Se estiver começando a ficar turva é bom ser trocada. Essa troca de água é parcial, ou seja, apenas 20% do total que vai ser retirada, recomenda-se também sempre efetuar esse processo em época de verão e evitar no inverno. Se possível lavar os filtros também e nunca usar cloro.

É recomendável ter um bom sistema de filtragem, de preferência um Sump, com pelo menos 20% da capacidade do aquário principal, as mídias filtrantes podem ser Perlon (acrilon) para tirar a sujeira mais grossa, carvão ativado ou purigem (melhor opção) faz a limpeza de cloro, amônia e outros materiais prejudiciais ao peixes, cerâmicas e argila expandida para proliferação de bactérias benéficas ao aquário.


Última edição por Mauricio Molina em Ter Jan 17, 2012 6:33 pm, editado 9 vez(es)
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 36

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: O Peixe Oscar

Mensagem por Neto Severo em Dom Fev 27, 2011 2:41 pm

parabéns !!!
show este tópico, realmente tira muitas duvidas temos sobre esta especie de ciclideos
Neto Severo
Neto Severo
Novo no fórum
Novo no fórum

O Peixe Oscar Empty
Brasil
Mensagens : 6
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/02/2011
Idade : 37

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: O Peixe Oscar

Mensagem por Edson Balotta em Ter Mar 01, 2011 8:08 pm

Salve amigos,
Tópico muito bem escrito. Parabéns
Edson Balotta
Edson Balotta
Iniciante
Iniciante

O Peixe Oscar Empty
Brasil
Mensagens : 98
Pontos : 126
Reputação : 3
Data de inscrição : 22/12/2009
Idade : 46

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: O Peixe Oscar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum