Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Veja, passo a passo, como postar fotos;

Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Os membros mais ativos da semana
Lucas Duarte
 
SJorge
 
Adilson
 
Thiago Marques
 
Edy Ribey
 

Últimos assuntos
» Aquário de 50 L
por SJorge Hoje à(s) 4:16 pm

» Aquário Comunitário 240 L
por SJorge Hoje à(s) 4:10 pm

» Temático Asiático
por Thiago Marques Hoje à(s) 12:52 pm

» [Apresentação] ANDERSON JORGE
por Adilson Hoje à(s) 12:42 pm

» Aquário plantado de 200 litros
por Lucas Duarte Hoje à(s) 8:59 am

» Meus Sulamericanos
por Lucas Duarte Hoje à(s) 8:51 am

» [Apresentação] Edmar Ribeiro Silva
por Lucas Duarte Hoje à(s) 8:50 am

» Divisão anêmona BBT anã
por Lucas Duarte Hoje à(s) 8:50 am

» Aquário comunitário 96 L
por Mauricio Molina Sab Dez 20, 2014 2:25 pm

» Aquário Maternidade
por SJorge Sab Dez 20, 2014 8:59 am

» Doença Acara Bandeira
por Mauricio Molina Sex Dez 19, 2014 3:32 pm

» Meu Comunitário de Poecilídeos - 180 Litros
por Mauricio Molina Sex Dez 19, 2014 3:30 pm

» [Entrevista] Mauricio Molina - Dezembro - 2014
por LeMiranda Sex Dez 19, 2014 2:16 pm

» Novo Projeto - 370 Litros
por Thiago Marques Sex Dez 19, 2014 1:29 pm

» Aquário 370 Litros Bruto
por LeMiranda Qua Dez 17, 2014 4:32 pm

» [Apresentação] Apresentação - Geraldo
por Adilson Seg Dez 15, 2014 7:23 pm

» [Apresentação] Marcos Roberto Chaves
por Adilson Seg Dez 15, 2014 7:11 pm

» [Apresentação] Luciomar Barbosa de Oliveira
por Mauricio Molina Seg Dez 15, 2014 11:57 am

» Novo filtro externo para aquário 360Litros
por PAPAI Sex Dez 12, 2014 9:58 pm

» Criação de Peixes- Sem filtros??!!
por Wladimyr Sex Dez 12, 2014 1:03 pm

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (7810)
 
Adilson (6738)
 
Wladimyr (5651)
 
Beto Lemos (4836)
 
Lucas Duarte (2447)
 
Thiago Marques (2208)
 
juniorfn (2149)
 
david rafael dieter (1976)
 
Edu Ucceli (1914)
 
Thiago Arai (1898)
 

Quem está conectado
11 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes :: 1 Motor de busca

Edy Ribey

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 109 em Sex Jun 13, 2014 10:45 pm

Aparência da água

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artigo Aparência da água

Mensagem por Mauricio Molina em Sex Jan 22, 2010 10:08 pm

APARÊNCIA DA ÁGUA!

Para se prevenir das doenças que se manifestam com uma maior frequência num aquário recém montado, são indispensáveis algumas medidas profiláticas, como a higiene geral das instalações e dos peixes e plantas recém adquiridos, ter sempre um aquário quarentena ou aquário hospital para o tratamento e inclusão de peixes e plantas antes de integrar no aquário principal.
A cor da água é um indicativo para saber o que está acontecendo no aquário, tanto química quanto biologicamente, e um aquarista cuidadoso pode retirar dela várias indicações para saber o momento em que deve intervir para evitar problemas com doenças e/ou desequilíbrios químicos e biológicos que poderiam chegar até a causar mortes em sua criação.
Uma água bem limpa, clara e cristalina revela que suas características químicas, como pH e dH, biológicas, como quantidade de algas, e de manejo, como quantidade e qualidade de iluminação estão em níveis aceitáveis, e muito mais facilmente você terá um aquário balanceado e adequado para sua criação.
Quando nós tiramos a água da torneira, ela é clara e aparentemente ótima para usar no aquário, mas não é essa a realidade, pois, a partir do momento em que é depositada, ela sofre uma série de reações químicas, físicas e biológicas, e é por isso que devemos sempre esperar que ela "amadureça", durante até duas semanas, dependendo do tamanho do aquário.
A água que chega às nossas casas, provenientes das estações de tratamento não é uma água pronta para o uso em nossos aquários. Ela contém cloro, usado para matar micro-organismos mas também letal para os peixes. Ele precisa ser removido antes de colocarmos água nova no aquário.

Para a remoção do cloro pode-se utilizar uma solução caseira. Leia este Tópico.Também existem diversas marcas de Condicionadores de água que além de remover o cloro também removem metais pesados e protegem as mucosas dos peixes.
Um exemplo é o que acontece dois ou três dias após cheio o aquário, a água vai ficando turva e leitosa, devido principalmente à grande proliferação de bactérias. Uns dias mais e veremos que ela voltará ao normal, e só aí poderemos pensar em colocar os peixes. Ela continuará cristalina e transparente, desde que receba os cuidados necessários.
O motivo das trocas não é apenas limpar a água, mas sim purificá-la de substâncias acumuladas em excesso, e repor alguns elementos que vão sendo depletados ao longo da vida do aquário. O principal produto acumulado no aquário é o nitrato, uma proteína que se forma basicamente pelos processos de decomposição no aquário, tanto da amônia da urina dos peixes, quanto de restos de alimentos.

Filtragem Biológica.


A filtragem biológica tem um grande papel na aparência da água, quando fazemos uma troca parcial, geralmente a água que estava cristalina fica esbranquiçada , pois a nova água adicionada não tem agentes biológicos. Após um dia, se o filtro biológico estiver funcionando corretamente e o sistema estiver bem dimensionado, a água voltará a ser novamente cristalina. Este tipo de filtragem é responsável pelo amadurecimento e estabilidade de elementos importantes para a qualidade da água. Outro motivo em que a água nunca fica cristalina é o Ph. Com certeza águas muito acidas(< 6) tem um aspecto amarelado e muito alcalinas com um aspecto esbranquiçado, geralmente é assim, mas nem sempre ....Um exemplo disso é se adicionarmos um tronco, a água poderá se mantida em um bom nível de ph 6.8, mas será amarelada.

Plantas.


As plantas que não se desenvolvem e morrem, deixam a água com um aspecto esverdeado e pode cheirar mal, temos que cuidar para que isso não ocorra, é preferível poucas espécies de plantas saudáveis do que varias espécies morrendo. As algas não retiradas que morrem em seu aquário também tem este efeito na água. A limpeza de fundo com procedimentos errados "levantam" as partículas em suspensão que esta no substrato, estas partículas são tão pequenas que as vezes devemos usar posteriormente produtos específicos para a eliminação.

Iluminação.


A iluminação incorreta é um grande causador de uma aparência no mínimo, estranha no seu aquário. As vezes temos a certeza que a água do aquário esta cristalina, principalmente quando fazemos uma troca e observamos que ela esta com um bom aspecto , mas dentro do aquário aparenta ser suja ou esbranquiçada. O que acontece nestes casos é que a iluminação usada é incorreta ou insuficiente, pois a penetração de certos raios não estão atingindo o fundo do aquário, dando assim, um aspecto de "neblina" na água. A iluminação apenas com lâmpadas normais do tipo "luz do dia" não é recomendável , pois são grandes causadoras de aspectos ruins na água do aquário. Temos que diferenciar lâmpadas de temperatura de cor ( mínimo 5000K) e de modelos específicos para aquariofilia.

A partir destes aspectos, poderemos saber o que está acontecendo com a água, de acordo como esta sua cor.

ÁGUA VERDE:
A água verde é produzida por algas microscópicas que se desenvolvem devido ao excesso de luz direta sobre o aquário. Para evitá-las devemos colocar o viveiro num lugar onde não pegue mais que meia hora diária de sol, pela manhã. Se a água fica verde devemos tampar os lados do aquário por onde lhe chega a luz, e ficar vigilantes, pois as algas morrendo, desprendem enormes quantidades de gás carbônico, prejudicial aos peixes. As "dáfnias", pequenas pulgas d'água são reputadas como grandes comedoras de algas verdes.

ÁGUA MARROM:
É produzida por algas dessa cor, devido a má iluminação. Um aquário que chega a essa condição é por ter sido negligenciado na sua iluminação, e seu aspecto é deplorável. As plantas não se desenvolvem, ficam amareladas, raquíticas e a solução para evitar que isso aconteça é usar luz em quantidade suficiente.

Água Turva:
É devido ao excesso de matéria orgânica em suspensão e à sua lógica reprodução de bactérias. Pode ser evitada mantendo o aquário escrupulosamente limpo, sifonando-se periodicamente os dejetos dos peixes e os restos de comida que se acumulam no fundo. Quando a água se turva, nunca deve ser substituída, nem parcialmente, por outra recém tirada da torneira. Isso tende a aumentar ainda mais o número de bactérias.

ÁGUA CRISTALINA:
É o estado ideal da água. Quando há uma perfeita observação de todas as regras básicas anteriormente expostas, a água mantêm-se limpa e inodora indefinidamente. Porém, às vezes, por razões tais como: um descuido na quantidade de alimentação dada aos peixes, uma superpopulação no aquário, ou qualquer outra falha, a água se turva. Geralmente se deixarmos os peixes em jejum por alguns dias e sifonarmos os dejetos do fundo do aquário, a água volta à sua condição natural. Esse processo pode ser acelerado mantendo o filtro sempre ligado.

>>>>>>> Fórum AquaPeixes <<<<<<<

Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;

Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens: 7810
Pontos: 82974
Reputação: 247
Data de inscrição: 19/09/2009
Idade: 31

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Aparência da água

Mensagem por Felipe Alves em Sab Jan 23, 2010 4:45 pm

Excelente tópico!

>>>>>>> Fórum AquaPeixes <<<<<<<

Peixe não dura, Peixe VIVE !!
Olá Convidado, quando solicitar alguma ajuda, diga-nos se a resposta ajudou a resolver ou não a questão.

Felipe Alves
ViPs
ViPs


Brasil
Mensagens: 464
Pontos: 645
Reputação: 12
Data de inscrição: 29/09/2009
Idade: 26

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Aparência da água

Mensagem por Mauricio Molina em Seg Jan 25, 2010 9:55 am

Obrigado, ainda terá atualizações!

>>>>>>> Fórum AquaPeixes <<<<<<<

Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;

Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens: 7810
Pontos: 82974
Reputação: 247
Data de inscrição: 19/09/2009
Idade: 31

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Aparência da água

Mensagem por Laguista.mg em Seg Mar 01, 2010 8:29 am

Mauricio Molina escreveu:Quando a água se turva, nunca deve ser substituída, nem parcialmente, por outra recém tirada da torneira. Isso tende a aumentar ainda mais o número de bactérias.


Sem críticas mas sim com o intuito de ajudar.
1- Quando a água se turva pode/deve ser feitas TPAs para ajudar na limpeza;
2- Ao usar imediatamente água de torneira , deve-se usar anti cloro para o neutralizar;
3- Devemos ter em mente que a "biologia" do aquário se constitui de bactérias benéficas e portanto necessário no ecossistema;
4- O cloro é prejudicial à guelra dos peixes e MATA a maioria dos micro organismos benéficos ou não existente na água de um aquário.

Muito bom o tópico.

>>>>>>> Fórum AquaPeixes <<<<<<<

__________________________________________
"Laguismo", um hobby prazeroso.

Laguista.mg
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens: 34
Pontos: 48
Reputação: 0
Data de inscrição: 22/09/2009
Idade: 63

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Aparência da água

Mensagem por Mauricio Molina em Seg Mar 01, 2010 10:01 am

Sim laguista você tem razão, mas pode ler no texto onde é citado que neste caso da água turva, não se deve trocar por outra retirada da torneira, agora se esta água ja tiver sido tratada sem problemas. Todos nós sabemos que após uma tpa perdemos uma grande parte da biologia do aquário, se água esta turva é devido a isto e se colocarmos mais água direto da torneira esse ciclo não vai melhorar.

Abraços!

>>>>>>> Fórum AquaPeixes <<<<<<<

Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;

Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens: 7810
Pontos: 82974
Reputação: 247
Data de inscrição: 19/09/2009
Idade: 31

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Aparência da água

Mensagem por Adilson em Ter Mar 23, 2010 7:34 pm

Que tópico bacana, até deu pra basear como está a água do meu aquário, pois tem um tronco e sua água a muito tempo se mantém cristalina, mais quando faço a troca parcial vejo que ela é amarelada, e uma vez em uma palestra sobre peixes também me disseram que quando a gente for fazer a troca parcial, a gente procurar retirar sempre a água do fundo pois lá se encontra a maior concentrção de gases tóxicos, e eu faço isso com um sinfonador caseiro, e acho que realmente funciona.
Abrçs. palma

Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens: 6738
Pontos: 7511
Reputação: 313
Data de inscrição: 07/03/2010
Idade: 39

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Aparência da água

Mensagem por Convidad em Dom Abr 04, 2010 10:02 pm

Show de bola, cada vez melhor palma

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Aparência da água

Mensagem por juniorlucio em Qua Nov 10, 2010 10:10 am

Um cascudo poder resolver o problema da água verde(além do filtro UV, claro)?

juniorlucio
Novo no fórum
Novo no fórum


Brasil
Mensagens: 5
Pontos: 7
Reputação: 0
Data de inscrição: 03/11/2010
Idade: 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Aparência da água

Mensagem por Beto Lemos em Qua Nov 10, 2010 12:40 pm

Junior

O cascudo pode ate ajudar ,porem nao dara conta, seria melhor utilizar o filtro , e descobrir o porque da água verde, se o aquário estiver proximo de janelas com iluminaçao direta, ira nascer muitas algas e deixar a água verde.

Beto Lemos
Destaque AQP
Destaque AQP

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens: 4836
Pontos: 5007
Reputação: 190
Data de inscrição: 17/10/2010
Idade: 39

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Aparência da água

Mensagem por juniorlucio em Qua Nov 10, 2010 12:59 pm

Joia, cara... O Meu áquario fica proximo a janela sim, porém como a gente fica fora por causa de trabalho o dia td, não parei pra observar qto tempo de luz fica diretamente sobre ele. Vou muda-lo de lugar. Obrigado!

juniorlucio
Novo no fórum
Novo no fórum


Brasil
Mensagens: 5
Pontos: 7
Reputação: 0
Data de inscrição: 03/11/2010
Idade: 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum