Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Problemas com algas 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Problemas com algas 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Problemas com algas 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Problemas com algas 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Problemas com algas 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Problemas com algas 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Problemas com algas 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Problemas com algas 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Ontem à(s) 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

» Teste de Amônia é realmente preciso ?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:49 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Problemas com algas Left_bar_bleueProblemas com algas Full_bar_bleueProblemas com algas Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Problemas com algas Left_bar_bleueProblemas com algas Full_bar_bleueProblemas com algas Right_bar_bleue 
Wladimyr (6191)
Problemas com algas Left_bar_bleueProblemas com algas Full_bar_bleueProblemas com algas Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Problemas com algas Left_bar_bleueProblemas com algas Full_bar_bleueProblemas com algas Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Problemas com algas Left_bar_bleueProblemas com algas Full_bar_bleueProblemas com algas Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
Problemas com algas Left_bar_bleueProblemas com algas Full_bar_bleueProblemas com algas Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
Problemas com algas Left_bar_bleueProblemas com algas Full_bar_bleueProblemas com algas Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Problemas com algas Left_bar_bleueProblemas com algas Full_bar_bleueProblemas com algas Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Problemas com algas Left_bar_bleueProblemas com algas Full_bar_bleueProblemas com algas Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Problemas com algas Left_bar_bleueProblemas com algas Full_bar_bleueProblemas com algas Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
24 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 24 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Problemas com algas

+2
Thiago Marques
Eduardo Cunha
6 participantes

Ir para baixo

Em curso Problemas com algas

Mensagem por Eduardo Cunha Sex Fev 20, 2015 11:58 am

Caros Amigos,

Peço sua total atenção para os problemas que passarei a relatar, pois sinceramente não sei mais o que fazer.
Para melhor posicioná-los, informo que acabei de perder 50 Neons em um único dia, por motivos até agora desconhecidos.  Alguns apontam a péssima qualidade da água encanada.

Vamos por partes:

1- meu aquário sempre apresentou ZERO para os teste de amônia.  De 2 meses para cá os resultados passaram para 0,25 o que corresponde a 0,001 ppm para um pH de 6.4.  Como todo bom neurótico comprei o teste da JBL, e o resultado foi abaixo do mínimo (fotos de ambos os testes em anexo).  Não sei como voltar a amônia para ZERO, apesar dos 11 litros de mídia, e depois foram colocados mais 3.

2- problemas com algas.  Inicialmente sofri com as petecas, perdendo minhas plantas mais valiosas.  Acho que a praga está quase eliminada, pois fazia sifonamentos todos os dias, poda das plantas e imersão de outras em solução de cloro.
Quanto as demais algas não sei o que fazer, pois essas se acumulam sobre as folhas e substrato, e embora sejam facilmente removíveis, elas voltam com grande velocidade.  São como filmes escuros.  Coloquei Purigen, mas elas continuam.
Como pode ser visto nas fotos, alguma se fixam e se estendem sobre o substrato, como fios de algodão escuro.  Outras se acumulam sobre as folhas, razão pela qual minhas plantas estão sendo desimadas.  Observem que as plantas estão definhadas, apesar do substrato da MBreda e das pastilhas adicionais.
Por fim há alguns focos de algas verdes sobre o substrato, mas somente na parte frontal do aquário.
No SETUP poderão verificar a qualidade da iluminação e filtragem.
Alimento os peixes 4  vezes por dia, mas sem deixar que detritos se acumulem.  Uso 5 tipos de ração de 1ª linha + vermes de amendoim + Discus Elixir uma vez por dia, misturado diretamente na ração.
Tenho filtro UV, mas me parece inútil.

Suplico veementemente: onde estou errando ?  Não quero aquário com as plantas sendo destruídas por algas.

Caso precisem de mais alguma informação é só falar.

OBS: tenho a opção de usar água de poço nas TPA's, mas temo os metais pesados, pois desconheço um teste que os identifique.

Aguardo de pé as opiniões dos amigos.

Segue o setup.


Data da montagem: 07/01/2014

Dimensões do Aquário: 1,70 x 0,50 x 0,50

Volume: 360 litros aproximados (425 brutos) + 80 litros no sump

Filtro: sump de 80 litros + canister de 1200 L/H

Vazão do filtro: sump: duas Sarlo Better 2000 deslocando um total de 2400 l/h considerando a altura de 1m, o que equivale a filtrar 5,5 vezes o volume total de água por hora.

Mídias filtrantes: 1 litro de Sera Mini + 4 litros de Sera profissional + 3 litros de Ista de vidro microssintetizado + 1 litro de MBreda + 1 litro de Siporax em tubos + 4 litros de Ista + 200 ml de Purigen  Total: 14 litros

Temperatura: 30º C

PH: 6,4

Amônia: 0,001

Nitrito: Zero

KH: 1

GH: não aferido

Iluminação: 3 Power Glo 40W c/ 14000K + 1 Flora Glo + 1 Boyu 40W + 1 blue 36W totalizando 236W, ou seja, 0,65 W/L

Fotoperíodo: 7 horas

Substrato: areia de filtro de piscina e Substrato Amazônia da MBreda somente nos copinhos onde há plantas.

Injeção de Co2: não cogito

Difusão Co2: nada

Níveis de Co2: desconhecido

Fauna: 14 Discus + 1 cascudo de 7 cm + 3 coridoras

Flora: Anúbia Nana (definhada), Anubia Lanceolatus, Leopoldina e mais duas que não sei o nome (parecem capim, pois são folhas finas e muito longas)

Fertilização: eventualmente fertilizantes líquidos MBreda ( nenhum resultado relevante)

TPA: semanal de 130 litros com sifonamento

Fotos:

Problemas com algas 332rlg8_th

Problemas com algas Eb1l5i_th

Problemas com algas Rgwc3b_th

Problemas com algas 6teaad_th

Problemas com algas Iemdtc_th

Problemas com algas Vdzf4m_th

Problemas com algas Axi8vo_th

Problemas com algas 2v142oj_th

Grande Mauricio Molina: fiz tudo certinho agora ??  Aguardo seus comentários.

Grato a todos


Última edição por Mauricio Molina em Sex Fev 20, 2015 6:08 pm, editado 8 vez(es) (Motivo da edição : complementar dados)
Eduardo Cunha
Eduardo Cunha
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Problemas com algas Empty
Brasil
Mensagens : 206
Pontos : 180
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Problemas com algas

Mensagem por Thiago Marques Sáb Fev 28, 2015 11:23 am

Aguardando alguém mais experiente para ajudar amigo... Seu filtro UV não ajudou em nada?? Que estranho hein... Vc tem uma quantidade de mídia suficientemente boa para suprir seu aquário na minha opinião.. Mas eu evitaria dar comida 4 vezes ao dia mesmo tendo o trabalho de não deixar detritos..Entra muita iluminação natural pra esse Aquário? Uma boa ideia talvez fosse deixar um apagão por uns dias, mas como tem plantas isso atrapalha um pouco.
Thiago Marques
Thiago Marques
Amigo AQP
Amigo AQP

Problemas com algas Empty
Brasil
Mensagens : 2339
Pontos : 2381
Reputação : 126
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Algas

Mensagem por Eduardo Cunha Sáb Fev 28, 2015 1:04 pm

Thiago Marques escreveu:Aguardando alguém mais experiente para ajudar amigo... Seu filtro UV não ajudou em nada?? Que estranho hein... Vc tem uma quantidade de mídia suficientemente boa para suprir seu aquário na minha opinião.. Mas eu evitaria dar comida 4 vezes ao dia mesmo tendo o trabalho de não deixar detritos..Entra muita iluminação natural pra esse Aquário? Uma boa ideia talvez fosse deixar um apagão por uns dias, mas como tem plantas isso atrapalha um pouco.


Quanto ao UV nada a declarar que o abone.
Existe um vitrô a uns 2 metros de distância do aquário, porém não incide luz solar direta.  Estou tentando aumentar a circulação interna com a instalação de duas bombas.  O objetivo é provocar o deslocamento de eventuais detritos para a bota.  Será que aumentando a circulação interna e a vazão de filtração melhora ???
Foi lançada a Sarlo Better 2740.  Será que poderia ser uma opção ??
Só para esclarecer: qual a principal razão para a formação de algas verdes sobre o substrato ???
                           qual a principal razão para a formação de algas tipo fuligem escura sobre as folhas das plantas ?

Quanto as petecas, acho que foram para o inferno...
Qualquer orientação/sugestão será bem vinda.
Grande abraço


Última edição por Eduardo Cunha em Sáb Fev 28, 2015 8:53 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar informações)
Eduardo Cunha
Eduardo Cunha
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Problemas com algas Empty
Brasil
Mensagens : 206
Pontos : 180
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Problemas com algas

Mensagem por Lucas Duarte Seg Mar 09, 2015 8:55 am

Eduardo, primeiramente opte por deixar apenas 6 horas de foto período.

Ao conversar com um fornecedor de plantas que passava em uma loja, ele disse com os copinhos devem ser retirados antes da plantação, pois eles limitam o desenvolvimento das raízes afetando muito o crescimento das plantas. A fertilização deve ser feita com pastilhas junto a essas raízes.

Outro fator de extremo valor é a injeção de CO², pois sem uma concentração ideal para as plantas elas não terão bom desenvolvimento e deixarão de consumir todos os nutrientes, com isso o excesso de nutriente dissolvido na água favorecerá as algas.

Opte também por fazer 2 TPA's por semana com um valor menor na troca.

Como já foi dito em um outro tópico, seu aquário é pequeno para essa quantidade de discos, mesmo pequenos eles estão crescendo, se alimentando mais e consequentemente dissolvendo mais matéria orgânica na água. Pessoalmente optaria por desfazer de alguns, mas caso não queira fazer isso agora poderá optar em alimentá-los apenas 2x por dia apenas com ração.

Abç.
Lucas Duarte
Lucas Duarte
Administrador
Administrador

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2775
Pontos : 3137
Reputação : 257
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 42

https://www.youtube.com/channel/UC65EgDAdEAKMb0XQddKd7Rg

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Problemas com algas

Mensagem por Eduardo Cunha Seg Mar 09, 2015 9:50 am

Lucas Duarte escreveu:Eduardo, primeiramente opte por deixar apenas 6 horas de foto período.

Ao conversar com um fornecedor de plantas que passava em uma loja, ele disse com os copinhos devem ser retirados antes da plantação, pois eles limitam o desenvolvimento das raízes afetando muito o crescimento das plantas. A fertilização deve ser feita com pastilhas junto a essas raízes.

Outro fator de extremo valor é a injeção de CO², pois sem uma concentração ideal para as plantas elas não terão bom desenvolvimento e deixarão de consumir todos os nutrientes, com isso o excesso de nutriente dissolvido na água favorecerá as algas.

Opte também por fazer 2 TPA's por semana com um valor menor na troca.

Como já foi dito em um outro tópico, seu aquário é pequeno para essa quantidade de discos, mesmo pequenos eles estão crescendo, se alimentando mais e consequentemente dissolvendo mais matéria orgânica na água. Pessoalmente optaria por desfazer de alguns, mas caso não queira fazer isso agora poderá optar em alimentá-los apenas 2x por dia apenas com ração.

Abç.

OK Lucas

Vou replantar algumas plantas e desenvolver um copinho mais espaçoso, pois não tenho como confinar o substrato MBreda sem nenhum tipo de copinho.
Quanto as pastilhas, eu já as uso.
Grato
Eduardo Cunha
Eduardo Cunha
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Problemas com algas Empty
Brasil
Mensagens : 206
Pontos : 180
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Problemas com algas

Mensagem por Wladimyr Ter Mar 10, 2015 11:33 am

Olá amigo,

Estou com o amigo, reduza a quantidade de discos pela metade e tb sou a favor de alimentar 2 ou somente 1x ao dia sem sobras, aumentar a circulação dexaria menos CO2 ainda disponível, existe um Kit da Ista de CO2 em spray, talvez seja uma boa para dar uma levantada nas plantas, quanto as algas verdes se fixando sobre o substrato, rochas e troncos é algo normal e natural em aquários plantados ou não e não acho que sejam a causa da morte das plantas, espécies como ampulárias, nerittinas ou outros caramujos podem ajudar a controlar essas algas, mas eliminar completamente nunca, não aconselho comedores de alga ou ottos pois há relatos desses animais incomodarem e estressarem os Discus, reduzindo a população de discus acho que vale a pena aumentar a de corydoras Wink

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Problemas com algas

Mensagem por Eduardo Cunha Ter Mar 10, 2015 11:41 am

Wladimyr escreveu:Olá amigo,

Estou com o amigo, reduza a quantidade de discos pela metade e tb sou a favor de alimentar 2 ou somente 1x ao dia sem sobras, aumentar a circulação dexaria menos CO2 ainda disponível, existe um Kit da Ista de CO2 em spray, talvez seja uma boa para dar uma levantada nas plantas, quanto as algas verdes se fixando sobre o substrato, rochas e troncos é algo normal e natural em aquários plantados ou não e não acho que sejam a causa da morte das plantas, espécies como ampulárias, nerittinas ou outros caramujos podem ajudar a controlar essas algas, mas eliminar completamente nunca, não aconselho comedores de alga ou ottos pois há relatos desses animais incomodarem e estressarem os Discus, reduzindo a população de discus acho que vale a pena aumentar a de corydoras Wink

[]s


OK Wladimyr

Vou fazer uma auditoria na população.

Estou com outro problema que não sei como resolver.  Estou com duas sacolas de Purigen no sump.  Hoje é a 3ª vez que tiro para regenerar.  Observei que a cor já não está voltando ao normal após a regeneração, a qual ocorre semanalmente.  Acho um absurdo um produto com esse preço durar tão pouco, pois aparentemente está saturando.  O que me orienta a fazer ?  O normal é o Purigen durar 6 meses, e já tenho problemas na 3ª semana.
Aguardo seu parecer.
OBS: o Purigen está debaixo de 5 camadas de perlon + uma manta de filtro de ar condicionado.
Eduardo Cunha
Eduardo Cunha
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Problemas com algas Empty
Brasil
Mensagens : 206
Pontos : 180
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Problemas com algas

Mensagem por Wladimyr Ter Mar 10, 2015 12:04 pm

Que tal abolir o purigem? Segundo alguns relatos eles absorvem alguns nutrientes importantes para as plantas... bom talvez mais alguém possa ter alguma informação mais concreta, mas pela descrição da utilidade do purigen, uma água bem condicionada (com uso de Prime ou outro bom condicionador) já vem livre de metais pesados.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Problemas com algas

Mensagem por Eduardo Cunha Ter Mar 10, 2015 1:15 pm

Wladimyr escreveu:Que tal abolir o purigem? Segundo alguns relatos eles absorvem alguns nutrientes importantes para as plantas... bom talvez mais alguém possa ter alguma informação mais concreta, mas pela descrição da utilidade do purigen, uma água bem condicionada (com uso de Prime ou outro bom condicionador) já vem livre de metais pesados.

[]s


Valioso questionamento.
Implementei o Purigen no intuito de retirar nutrientes que pudessem favorecer as algas.  Iniciei um apagão de 3 dias.  Logo após, informo o resultado.
Muito Grato
Eduardo Cunha
Eduardo Cunha
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Problemas com algas Empty
Brasil
Mensagens : 206
Pontos : 180
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Problemas com algas

Mensagem por Mauricio Molina Dom Mar 15, 2015 11:03 am

Eduardo Cunha escreveu:Iniciei um apagão de 3 dias.  Logo após, informo o resultado.
Muito Grato

O problema que vejo no apagão é que somente as plantas que sofrem, pois as algas são muito proliferas, qualquer esporão que sobre ja é o suficiente para começar tudo de novo...

Ja as plantas são mais lentas na recuperação...
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Problemas com algas

Mensagem por Adilson Dom Mar 15, 2015 12:00 pm

Verdade, hoje meu aquário está de frente para janela favorecendo o aparecimento de algal, eu limpo os vidros na TPA e na próxima já tem que limpar de novo, pois elas reaparecem muito rápido.

Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Problemas com algas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos