Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Veja, passo a passo, como postar fotos;

Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Os membros mais ativos da semana
Joao Roberto
 
sanjuan
 
SJorge
 
TOCANTINS
 
SSales
 
Érica Daiane
 

Últimos assuntos
» Kinguio cauda roída e com manchas parecendo algodão
por Érica Daiane Hoje à(s) 12:37 pm

» Carpa com pontos brancos e ramificações vermelhas na cauda
por Érica Daiane Hoje à(s) 12:01 pm

» SOCORROOOOO!!! BOMBAS PARARAM ABRUPTAMENTE!!!!
por TOCANTINS Hoje à(s) 11:20 am

» beta esta se desmanchando
por Joao Roberto Hoje à(s) 8:59 am

» [Apresentação] Apresentação
por SSales Hoje à(s) 8:48 am

» CICLAGEM AQUÁRIO
por sanjuan Hoje à(s) 8:15 am

» TPA Quando fazer?
por sanjuan Hoje à(s) 8:12 am

» pode quantos barbo sumatra num aquário de 70 litros
por SJorge Hoje à(s) 2:45 am

» Duvidas sobre tamponadores
por Nando123 Ontem à(s) 9:53 pm

» Posso manter essa fauna no meu aquário de 240L
por SJorge Ontem à(s) 3:42 am

» Mídias de tijolos
por SJorge Sex Set 23, 2016 5:47 pm

» Como alimentar o Paulistinha?
por SJorge Qui Set 22, 2016 1:07 pm

» Problemas com TPA ( novato)
por Joao Roberto Qui Set 22, 2016 9:26 am

» Não existe pH ácido ou alcalino
por Joao Roberto Qua Set 21, 2016 12:12 pm

» Betta cauda corroída
por Joao Roberto Qua Set 21, 2016 12:05 pm

» AQUÁRIO KINGUIOS COM AMÔNIA EM 3,50!!!
por maciel.luz Ter Set 20, 2016 4:24 pm

» Aquário + sump - 1020 litros
por maciel.luz Ter Set 20, 2016 3:44 pm

» Mudando de Kinguios para Bettas
por maciel.luz Ter Set 20, 2016 2:07 pm

» Aquário de 540 L - Novo projeto
por maciel.luz Ter Set 20, 2016 2:00 pm

» Reportagem
por Joao Roberto Seg Set 19, 2016 9:15 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8244)
 
Adilson (7037)
 
Wladimyr (5849)
 
Beto Lemos (4989)
 
Lucas Duarte (2775)
 
Thiago Marques (2333)
 
juniorfn (2149)
 
david rafael dieter (2124)
 
Edu Ucceli (2021)
 
Thiago Arai (1930)
 

Quem está conectado
15 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 13 Visitantes :: 2 Motores de busca

Joao Roberto, Érica Daiane

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 109 em Sex Jun 13, 2014 10:45 pm

Sinais de deficiência nutritiva das plantas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sinais de deficiência nutritiva das plantas.

Mensagem por Vany em Sab Dez 05, 2009 9:06 pm

Autores Vany e PabloBOliveira.

Olá Amigos da AQP!

Para ajudá-los a identificar carências nutricionais das plantas a Equipe AQP disponibiliza uma ilustração que facilitará a observação das possíveis causas.

Num aquário plantado, especialmente com plantas mais sensíveis, a falta de nutrientes pode acontecer logo. No começo, há muitos nutrientes na coluna da água, o que ajuda a e supre as mudinhas de tudo que elas precisam, a ponto de precisarmos retirar os nutrientes para evitar as algas. Porém, conforme o aquário envelhece, e as plantas se multiplicam, estes nutrientes começam a rarear. As mudas que você replanta não conseguem criar raízes o suficiente para alcançar a camada fértil do substrato embaixo de toda aquela camada isolante, e começam a morrer ou crescer erradas .É aí que teremos que dar uma força com um fertilizante líquido ou em tabletes.



Para melhor visualização, Clique aqui ou na imagem.

Os elementos essenciais são:

Macro nutrientes: NPK (N), Fósforo (P), Potássio (K).

Micronutrientes: Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Enxofre (S), Zinco (Zn), Boro (B), Cobre (Cu), Ferro (Fe), Mangnês (Mn), Molibdênio (Mo), Cloro (Cl).

Alguns deles são requisitados em menor e outros, em maior quantidade. Os vegetais não absorvem os nutrientes apenas por estes ocorrerem em abundância. Existem peculiaridades na absorção de cada elemento, tais como: pH, temperatura, aeração, Luz, nível de Co2, etc. Isto significa que o nutriente deve estar no lugar certo, em quantidade adequada e no momento mais propício para ser aproveitado.

Os sinais dessas deficiências são bem visíveis e específicos.

Cálcio - O papel do cálcio em plantas é bastante similar ao nas pessoas. É essencial para o seu bom crescimento e estrutura. Cálcio insuficiente leva à deterioração da membrana celular: as células acabam por apresentar "vazamentos" que leva à perda de componentes celulares e morte da célula e dos tecidos. O Cálcio também funciona como um assistente mensageiro secundário em várias funções da planta, desde absorção de nutrientes até mudanças no status da célula para reagira a impactos do meio ambiente e stress de doenças.

Deficiência– Qualquer novo tecido, como folhas novas ou flores, terão seu crescimento inibido ou com má formação. As folhas mais velhas não serão afetadas, pois nestas o acúmulo de cálcio é muito maior.

Ferro– O ferro é um elemento essencial para as plantas na produção de clorofila, e por isso é o responsável pela coloração vermelha em plantas vermelhas.

Deficiência- Folhas jovens pálidas devido à má produção de clorofila. Em casos piores, as folhas mais antigas começam a ficar amareladas nas margens e entre os veios.

Nitrogênio– Plantas absorvem o nitrogênio na forma NH4+ e NO3- (amônia e nitrato). Este é reduzido dentro da planta a NH2 e assimilado para produzir compostos mais complexos O nitrogênio é um composto importante para muitos componentes estruturais, metabólicos e genéticos nas células das plantas. É um macro componente da clorofila e de aminoácidos,construindo blocos de proteínas, como enzimas. O Nitrogênio também é um componente de compostos de transferência de energia, como o ATP (adenosinatrifosfato). Finalmente, o nitrogênio tem papel importante na composição de ácidos nucléicos como o DNA.

Deficiência– A planta, como um todo, começa a se desmantelar. As folhas jovens crescem devagar, e as antigas começam a amarelar e morrer. Isso acontece porque a planta começa a desviar nitrogênio das folhas antigas e velhas para as novas, mais importantes. Como a formação de clorofila é prejudicada, essas novas ficam pálidas. Em um ambiente subaquático, especialmente um aquário, é pouco provável que esta deficiência aconteça.

Potássio–
O potássio é vital para muitos processos das plantas. Mesmo não se agregando à estrutura da planta, ele tem papel importante regulando processos de desenvolvimento. O potássio ativa pelo menos 60 enzimas diferentes envolvidas no crescimento plantar. As plantas dependem de potássio para controlar a abertura e fechamento dos estômatos, poros os quais fazem as trocas gasosas (O2 e CO2) e de água. Este elemento também regula a atividade fotossintética da planta, conforme as necessidades. Também é responsável pelo transporte de açúcares, síntese proteica e de amido.

Deficiência– Os sintomas visíveis são folhas queimadas, curvadas e amareladas. Pontos mortos no meio das folhas. Crescimento reduzido. Estes sintomas aparecem normalmente em folhas mais antigas porque o potássio é um nutriente móvel, indo para as folhas novas que mais necessitam.

Manganês– O manganês é relativamente imóvel dentro das plantas, e não é realocado de tecidos antigos para novos. Está envolvido com a fotossíntese e ativação de diferentes enzimas. Em excesso, é um elemento altamente tóxico para as plantas.

Deficiência– Os sintomas incluem pontos amarelos, mortos e buracos nas folhas entre os veios.

Fosfato– O fósforo é um componente essencial, e parte de vários compostos estruturais das plantas. É o responsável por capturar e converter a energia do sol em compostos úteis às plantas. É um componente vital do DNA e do ATP, que armazena e transporta energia nas células das plantas.

Deficiência– As folhas se tornam mais escuras que o normal, o crescimento se torna atrofiado. Pode haver morte de tecidos e queda de folhas.

Magnésio– O magnésio é a parte central da clorofila, e é essencial para a fotossíntese. Assim, sem magnésio suficiente, a planta começa a degradar o magnésio de folhas mais velhas.

Deficiência– Folhas mais velhas amareladas e crescimento reduzido da planta.

Enxofre– É essencial para a produção de proteínas, enzimas e vitaminas pelas plantas bem como para sua atividade. Ajuda na síntese da clorofila e no crescimento das raízes.

Deficiência– Folhas amareladas e morrendo, começando pelas mais novas. Crescimento raquítico, com plantas finas e tortas.

Como podemos ver, os sintomas para deficiências nutricionais são muito parecidos entre si. Mas, por sorte, os fertilizantes que encontramos comercializados (os de boa qualidade) suprem as plantas com todos estes nutrientes, que elas precisam para que fiquem grandes, vistosas e incomodem todos nós com podas frequentes e impressionem quem olhe nossos aquários. Aqui está uma imagem muito útil com tudo isso resumido (apesar de faltar o enxofre).



Última edição por Vany em Dom Jan 24, 2010 5:00 pm, editado 7 vez(es)

Vany
Experiente
Experiente


Brasil
Mensagens : 542
Pontos : 784
Reputação : 6
Data de inscrição : 30/09/2009
Idade : 36

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sinais de deficiência nutritiva das plantas.

Mensagem por Convidad em Ter Dez 15, 2009 10:17 pm

Boa, de grande valia!!!!!!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sinais de deficiência nutritiva das plantas.

Mensagem por Vany em Qua Dez 16, 2009 10:30 am

Valeu Valdir!

Lembro que nas minhas primeiras montagens sempre me preocupei em deixar os níveis de nitrato(N) e fosfato (P) sempre zerados, pois considerava-os poluêntes. E não entendia por que as plantas não cresciam. E fazendo pesquisas, observando as plantas com base nesta figura, pude perceber melhor que são seres vivos. E como qualquer outro, precisão se alimentar. E assim como nos peixes, a falta ou o excesso de alimentos causam problemas.

Abraços!

Vany
Experiente
Experiente


Brasil
Mensagens : 542
Pontos : 784
Reputação : 6
Data de inscrição : 30/09/2009
Idade : 36

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sinais de deficiência nutritiva das plantas.

Mensagem por Pedrotavares em Sab Fev 13, 2010 10:33 pm

ótimo post!!

Pedrotavares
Iniciante Jr
Iniciante Jr


Brasil
Mensagens : 402
Pontos : 583
Reputação : 6
Data de inscrição : 09/10/2009
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sinais de deficiência nutritiva das plantas.

Mensagem por Mauricio Molina em Qui Abr 11, 2013 4:16 pm

O artigo foi atualizado, 11/04/2013.


Última edição por Mauricio Molina em Sex Abr 12, 2013 1:15 pm, editado 1 vez(es)


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;

Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8244
Pontos : 83460
Reputação : 256
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 33

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sinais de deficiência nutritiva das plantas.

Mensagem por Wellington Serpa em Qui Abr 11, 2013 9:50 pm

Ótimo post! adorei

Wellington Serpa
Experiente
Experiente


Brasil
Mensagens : 750
Pontos : 783
Reputação : 52
Data de inscrição : 03/06/2012
Idade : 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sinais de deficiência nutritiva das plantas.

Mensagem por Matheus Peçanha em Seg Dez 02, 2013 6:45 pm

Excelente post! Vai me ajudar bastante pra avaliar meu aquário!
Parabéns!

Matheus Peçanha
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 76
Pontos : 127
Reputação : 3
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sinais de deficiência nutritiva das plantas.

Mensagem por LeMiranda em Seg Dez 02, 2013 11:34 pm

muito bom o post!!!

LeMiranda
Experiente
Experiente


1º Colocado
Brasil
Mensagens : 963
Pontos : 1031
Reputação : 65
Data de inscrição : 19/11/2013
Idade : 33

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qual o tratamento?

Mensagem por leandopcosta em Seg Mar 17, 2014 12:50 pm

Muito bom, mas quais são os tratamentos adequados para cada tipo de problema? Exemplo, quando há muito índice de magnésio e manganês por falta de fotossíntese?

leandopcosta
Novo no fórum
Novo no fórum


Brasil
Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/03/2014
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sinais de deficiência nutritiva das plantas.

Mensagem por Lucas Duarte em Seg Mar 17, 2014 1:17 pm

Leandro, dificilmente teremos excesso de algum elemento se não o colocarmos pessoalmente, mas digamos que isso aconteça, como inserir fertilizantes demasiadamente ou acidentalmente, a TPA ainda é a melhor solução.

Abç.


Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;

Lucas Duarte
Administrador
Administrador

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2775
Pontos : 3137
Reputação : 257
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 34

https://www.youtube.com/channel/UC65EgDAdEAKMb0XQddKd7Rg

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sinais de deficiência nutritiva das plantas.

Mensagem por leandopcosta em Seg Mar 17, 2014 2:10 pm

Lucas, obrigado!

leandopcosta
Novo no fórum
Novo no fórum


Brasil
Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/03/2014
Idade : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sinais de deficiência nutritiva das plantas.

Mensagem por Lucas Duarte em Seg Mar 17, 2014 2:36 pm

valeu 


Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;

Lucas Duarte
Administrador
Administrador

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 2775
Pontos : 3137
Reputação : 257
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 34

https://www.youtube.com/channel/UC65EgDAdEAKMb0XQddKd7Rg

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sinais de deficiência nutritiva das plantas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:38 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum