Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Veja, passo a passo, como postar fotos;

Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Posso manter essa fauna no meu aquário de 240L
por SJorge Hoje à(s) 3:42 am

» beta esta se desmanchando
por SJorge Ontem à(s) 6:44 pm

» TPA Quando fazer?
por SJorge Sex Set 23, 2016 5:49 pm

» Mídias de tijolos
por SJorge Sex Set 23, 2016 5:47 pm

» CICLAGEM AQUÁRIO
por maciel.luz Sex Set 23, 2016 3:02 pm

» pode quantos barbo sumatra num aquário de 70 litros
por SJorge Sex Set 23, 2016 3:04 am

» Como alimentar o Paulistinha?
por SJorge Qui Set 22, 2016 1:07 pm

» Kinguio cauda roída e com manchas parecendo algodão
por SJorge Qui Set 22, 2016 11:05 am

» Problemas com TPA ( novato)
por Joao Roberto Qui Set 22, 2016 9:26 am

» Não existe pH ácido ou alcalino
por Joao Roberto Qua Set 21, 2016 12:12 pm

» Betta cauda corroída
por Joao Roberto Qua Set 21, 2016 12:05 pm

» AQUÁRIO KINGUIOS COM AMÔNIA EM 3,50!!!
por maciel.luz Ter Set 20, 2016 4:24 pm

» Aquário + sump - 1020 litros
por maciel.luz Ter Set 20, 2016 3:44 pm

» Mudando de Kinguios para Bettas
por maciel.luz Ter Set 20, 2016 2:07 pm

» Aquário de 540 L - Novo projeto
por maciel.luz Ter Set 20, 2016 2:00 pm

» Reportagem
por Joao Roberto Seg Set 19, 2016 9:15 am

» Lago Ornamental
por maciel.luz Seg Set 19, 2016 8:37 am

» [Apresentação] Edgar Louzano
por maciel.luz Seg Set 19, 2016 8:35 am

» Divulgaçao do Fórum
por sanjuan Seg Set 19, 2016 8:17 am

» MEU BETTA
por sanjuan Sex Set 16, 2016 4:54 pm

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8244)

Adilson (7037)

Wladimyr (5849)

Beto Lemos (4989)

Lucas Duarte (2775)

Thiago Marques (2333)

juniorfn (2149)

david rafael dieter (2124)

Edu Ucceli (2021)

Thiago Arai (1930)

Quem está conectado
9 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 9 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 109 em Sex Jun 13, 2014 10:45 pm

Hibridização

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Em curso Hibridização

Mensagem por Adilson em Sab Abr 27, 2013 12:29 pm

Pessoal achei um artigo interessante sobre hibridização, postado no Orkut por Daniel Machado, então resolvi por aqui para dividir com todos:

Daniel Machado - 22/01/2007
Algumas considerações sobre a hibridização...
Olá a todos.

Como esse assunto é um "tabu", acho que podemos começar uma discussão sobre a ocorrência de hibridização entre os peixes ornamentais, que é bem mais comum do que se pensa. =/

Os ciclídeos americanos estão "pagando o pato" por uma coisa que é bem mais problemática em ciclídeos africanos e, ao mesmo tempo, é muito mais freqüente do que se diz.

Os CAs realmente sofrem MUITO com a hibridização, especialmente entre espécies mais próximas, onde os filhotes são virtualmente impossíveis de se distinguir dos pais (ou de um dos pais). Como a maioria dos híbridos é de espécies mais próximas, normalmente são FÉRTEIS, e reproduzem normalmente. Isso é um problema, realmente.

Os discos "de granja", por outro lado, são chamados "discus hybrids" pelos gringos, e é o que de fato são... HÍBRIDOS. Foram cruzadas diferentes variedades, das diferentes espécies de discos, para que pudéssemos ter a variedade IMENSA que temos hoje. Os cruzamentos seletivos foram feitos em cima das variações regionais/ locais e, sobretudo, sobre os híbridos entre esses discos selvagens. Gostemos ou não, na origem das "linhagens" de discos existe, sim, a hibridização. Vale ressaltar que, segundo os REALMENTE puristas, o cruzamento entre indivíduos de diferentes LOCALIDADES, de populações distintas, é considerado hibridização.

Os bettas, tão fantásticos... Há rumores de que, apesar de a "base" ser o Betta splendens, foi "adicionado" sangue de outras espécies, como B. pugnax, para reforçar a coloração, especialmente os tons metálicos.

Um artigo fresquinho da Aquarium Fish Magazine fala da hibridização em poecilídeos... Segundo o autor, todos os "clássicos" foram originados, inicialmente, da hibridização entre as espécies e do retrocruzamento, ou seja, dos híbridos resultantes com os parentais. Isso vale para os platis, espadas, molinésias, guppies... TODOS se originaram a partir de híbridos entre as diferentes espécies selvagens, e do cruzamento desses híbridos com os peixes selvagens, de modo a "retornar" ao

Daniel Machado - 22/01/2007
aspecto da espécie original. Por mais que tenha sido "diluído", e seja imperceptível hoje, esses "clássicos" NUNCA deixarão de ser híbridos, como todos sabemos, mesmo sendo "tratados" como linhagens e variedades de espécies puras.

No caso dos papagaios, Flower Horns (Hua Luo Han), red texas e afins, a hibridização chegou a um estado tal que é quase uma arte... Onde se desenvolve inúmeras variedades, de modo compatível, na minha opinião, com os discos "de granja", tão bem aceitos no mercado aquarístico e tão bem vistos pelos ditos "puristas". Os "LuoHan" (FH) estão, para os ciclídeos "originais", como os discos "de raça" estão para os selvagens. É uma "espécie" com inúmeras variedades de cor, forma de corpo e de nadadeiras. Wink

E só para constar... Nem todos os híbridos são deformados ou "Frankensteins". Os papagaios, com suas espinhas tortas, bocas deformadas e, muitas vezes, opérculos atrofiados são a EXCEÇÃO, não a REGRA. A grande maioria dos híbridos é perfeitamente formada, tanto quanto os animais de espécies puras.

Ah, e antes que eu me esqueça... Devido à falta de peso sobre a coluna dos peixes, por causa do empuxo da água, NENHUM peixe de coluna torta tem dores nas costas ou coisa que o valha. Isso é uma exclusividade de animais terrestres, sujeitos à ação direta da gravidade. =D

Não estou dizendo aqui que a hibridização é a "oitava maravilha do mundo moderno", mas sim que é um processo comum em animais criados em cativeiro, muito mais do que se pensa.

Saudações.

Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;

Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Pontos : 7823
Reputação : 340

Em curso Re: Hibridização

Mensagem por Thiago Marques em Sab Abr 27, 2013 2:14 pm

Belo Artigo Adilson, creio que vai ajudar muita gente e agrupar no conhecimento!!! abraço

Thiago Marques
Amigo AQP
Amigo AQP

Brasil
Pontos : 2373
Reputação : 126

Mensagem por Edu Ucceli em Sab Abr 27, 2013 6:30 pm

salve ,salve caro Adilson belo artigo ,cara acho que relatei isso ja no fato de quase obter crias de um severum gold com o citrinellum ,amigos vou falar serio fiquei super ancioso com esse cruzamento de especies totalmente diferentes em varios aspectos com curiosidade de saber como seria o formato das crias e ao mesmo tempo com dó de ser uma cria bem anormal ,imaginem um severum gigante com galo na testa !!!sera que seria bonito mesmo sendo bem anormal?ou uma coisa bem desajeitada?por fim ainda bem que comeram todos ovulos ,me senti aliviado e rapidamente retirei a femêa do aquário ..
Abrçs...

Edu Ucceli
Amigo AQP
Amigo AQP

Membro bastante Participativo
Brasil
Pontos : 2155
Reputação : 105

Mensagem por Adilson em Sab Abr 27, 2013 7:07 pm

Hehehe, achei muito interessante este artigo, pois o peixe papagaio é vítima de muitos comentários infelizes como aberração e outras coisas, enquanto o chamam disso criam outros peixes totalmente deformados como o Kinguio bolha por exemplo achando a coisa mais normal do mundo.

Eu amo meus pequenos Papagaios e no que depender de mim terão uma longa vida e serão super bem tratados sempre, estes nunca sairão de minhas mãos a não ser se Deus quiser né.

Abrçs!

Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;

Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil

Mensagem por Edu Ucceli em Sab Abr 27, 2013 7:15 pm

os meus tbem Adilson ,acabei de comprar mais um pequenino ainda sem cor e um texas blue short body lindo os dois !!!que tal um aquário desses :http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=F4KWwI6_FwM

Edu Ucceli
Amigo AQP
Amigo AQP

Brasil

Mensagem por Wladimyr em Sab Abr 27, 2013 7:22 pm

A partir que começamos a criar o animal este sempre será alterado, acho que isso faz parte da popularização do animal, como cães e gatos que criamos são 100% alterados e não encontrados na natureza, então são na verdade raças de peixes e não espécies específicas, o que no aquarismo chamamos de "Variedade" ou simplesmente Var. pode contar que em algum momento sofreu algum tipo de hybridização e que sempre ocorreu reprodução seletiva para reforçar alguma característica, e nessa de "reforçar" a característica surge uma nova Var. e a partir do momento que você gera 2 ou 3 Var. de uma mesma espécie, abre-se um leque de possibilidades nas mãos dos geneticistas, na minha percepção peixes como FH e Papagaio são tão afamados pois ao contrário do que ocorre nos outros hybridos tidos como "puros" são feitas misturas entre espécies que nem pertencem a um mesmo gênero muitas vezes até em laboratório, com produção de Var. estéreis (maior parte dos papagaios e alguns FH o são) é uma coisa meio bizarra que provoca uma "reação" dos aquaristas desesperados para reproduzi-los que justamente reibridizam com espécies diversas, muitas vezes esses filhotes acabam sendo vendidos como Papagaio por exemplo, mas é uma nova "mistura", o problema não é ter um novo hybrido e sim enganar uma pessoa vendendo gato por lebre.

[]s

Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;

Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Pontos : 5986
Reputação : 393

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Mensagem por Adilson em Sab Abr 27, 2013 7:51 pm

Bem colocado Wlady, penso que um mistura de Papagaio com outra espécie, por exemplo um Nigro, já não seria o dito Papagaio.

Edu este aquário do vídeo que tem os Papagaios está horrível lotado deste jeito, ainda bem que é comércio aí dá pra gente dar um desconto, espero apenas que não sejam tingidos.

Abrçs!

Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;

Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil

Mensagem por Edu Ucceli em Sab Abr 27, 2013 9:57 pm

verdade horrivel mesmo da até dó !!os caras tem que vender um a cada minuto rsr

Edu Ucceli
Amigo AQP
Amigo AQP

Brasil

Mensagem por Wellington Serpa em Sab Abr 27, 2013 10:48 pm

Achava que os cruzamentos eram mais comuns em guppys e bettas, que são ótimos peixes para exposição.

Wellington Serpa
Experiente
Experiente

Brasil
Pontos : 783
Reputação : 52

Mensagem por Victor Soares em Ter Maio 07, 2013 9:48 am

Bom dia. Artigo muito interessante. Para mim, o pobre Papagaio, que é tanto descriminado, é um dos peixes mais bonitos. Acredito que não há problema nenhum na hibridização, portanto que os aquaristas se conscientizem e não saiam misturando todas espécies.

Victor Soares
Iniciante Jr
Iniciante Jr

Brasil
Pontos : 310
Reputação : 6

Mensagem por Edu Ucceli em Ter Maio 07, 2013 2:23 pm

é isso ai Victor os papas são lindos mesmo ,eu tenho logo 4 e 1 texas blue short body rsrsr são os destaques do aquário depois posto fotos pra vc ver rs..
abçs..

Edu Ucceli
Amigo AQP
Amigo AQP

Brasil

Mensagem por Lucas Duarte em Ter Maio 07, 2013 3:03 pm

Eu particularmente não gosto das aberrações geradas pela hibridação e a hibridação de forma forçada, mas em alguns casos de aquários comunitários quando formados os casais "naturalmente" não vejo problema.

Ao meu ver algumas hibridação requer maus tratos em animais onde muitos são levados ao extremo de estresse a até a morte.

Existe um vídeo (youtube) de um "famoso" criador de peixe que colocou umas 12 arraias em um aquário relativamente minúsculo na intenção de hibridarem, de forma a possuir uma espécie "nova" de peixe e consequentemente mais cara, isso eu não concordo.

Abç.

Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;

Lucas Duarte
Administrador
Administrador

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Pontos : 3137
Reputação : 257

https://www.youtube.com/channel/UC65EgDAdEAKMb0XQddKd7Rg

Mensagem por Edu Ucceli em Ter Maio 07, 2013 3:13 pm

tbem concordo Lucas ,tanto que quando o meu severum desovou junto com o citrinellum te juro que fiquei com mais ''medo "do que iria vir pela frente do que ancioso com uma nova especie de hibridação,qto aos papagaios a gente ja conhece e o shorty body e algumas outras que ficaram lindas ,mas ficarem fazendo experiencias em misturas de especies pra ver oque vai dar ,ai estou fora rs.
abrçs

Edu Ucceli
Amigo AQP
Amigo AQP

Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:15 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo