Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

» Teste de Amônia é realmente preciso ?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:49 am

» Betta doente?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:48 am

» Dica de Ração para peixes ornamentais.
por fabianobarcellos Qui Out 12, 2023 4:22 pm

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Left_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Full_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Left_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Full_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Right_bar_bleue 
Wladimyr (6189)
Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Left_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Full_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Left_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Full_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Left_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Full_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Left_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Full_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Left_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Full_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Left_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Full_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Left_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Full_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Left_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Full_bar_bleueOscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
13 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 13 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito!

5 participantes

Ir para baixo

Em curso Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito!

Mensagem por PabloBOliveira Sáb Fev 16, 2013 3:38 pm

Olá

Muitos de nós (ou todos) já ouvimos que oscilações de pH matam os peixes. Muitos já ouvimos "Nunca mude mais de 0,3 unidades de pH a cada 24 horas ou os peixes explodirão, tornando-se radioativos e a patrulha do pH virá prendê-lo para trabalhos forçados durante o resto da vida em uma montanha da Moldávia.". Ok, talvez não exatamente isso, mas todos conhecemos o cabalístico número de 0,3 unidades de pH a cada 24 horas como máximo de mudança de pH que peixes aceitariam. Se mudar disso, eles morrem. No entanto, já variei até 1,5 unidades de pH no meu aquário ao trocar garrafas de CO2 e nunca tive uma perda sequer. Sempre troquei a água do aquário sem ajustar pH, apenas temperatura e, novamente, nenhuma perda. Fiquei encucado com essa contradição e resolvi pesquisar mais. De onde saiu esse número? Quem mediu esse valor? Qual é a base teórica biológica e química, e qual seria o efeito nos peixes diante desta alteração?

ATENÇÃO: Este artigo trata de oscilações de pH, e não de manter os peixes no pH errado por longos períodos de tempo. Também, este artigo trata de água doce. Não encontrei informações sobre isto em aquários marinhos, embora deva ser o mesmo tipo de mecanismo em teoria.

Algumas pesquisas científicas voltadas à piscicultura afirmam que não há problemas em ter-se oscilações de até 2 unidades de pH são completamente inofensivas, e testes com Trutas mostram que oscilações de pH em 7,2 até 8,5 não causam problemas. Estudos científicos mostram que um valor de 1,7 na oscilação é aceitável. E como a internet é escassa em material original (normalmente alguém copia de alguém, como estou fazendo), procurei testes práticos e encontrei nos artigos descritos lá embaixo. Tudo leva à conclusão de que o "Choque de pH" é um MITO. Não existe tal coisa. O que existe é CHOQUE OSMÓTICO!

Antes de continuar, um breve parênteses. Em engenharia química, usamos muito o conceito de OSMOSE e Pressão Osmótica. Osmose é, por definiçã ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células. Traduzindo em miúdos, se a água estiver em contato com uma substância que tem solutos (sais dissolvidos) mais concentrados do que a solução original, ela vai tender a difundir-se para a outra solução a fim de equalizar a concentração de solutos dos dois meios. Piorou? Bom, um exemplo prático é sempre bom. Sabe quando você fica na piscina e os dedos enrugam? É que o seu corpo tem muito mais sais do que a piscina (em concentração por litro, não em quantidade total) e a água tenta entrar no seu corpo para equilibrar as concentrações. Isso acontece principalmente na pele das pontas dos dedos que é mais permeável. Assim, os dedos incham e a pele se deforma para acomodar a deformação por baixo dela, dando a impressão que os dedos murcharam, mas na verdade aconteceu o oposto. Outro exemplo: se as células do seu sangue forem colocadas em água, elas tentarão absorver água por osmose até explodirem. Por isso, beba água suficiente e você morrerá por envenenamento por água. Tudo culpa da osmose. Coloque as células do sangue (glóbulos vermelhos, a propósito) em uma solução concentrada de sais e ela vai murchar como uma uva passa devido à perda de água. Entendido? Não? Veja a figura abaixo, tente ler de novo ou me mande uma MP.

Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Osmotic_pressure_on_blood_cells_diagram

Enfim, os peixes regulam os níveis de toxinas e fluidos no seu corpo através da osmose. A função, velocidade e eficiência deste processo se deve principalmente a um parâmetro apelidado de SDT: Sólidos Dissolvidos Totais (Não confundir com DST, aquela coisa fácil de pegar no carnaval de Salvador). Em caso de dúvida, olhe na garrafinha de água mineral. No rótulo vai ter algo do tipo "Sólidos dissolvidos totais calculados" ou "Resíduo de evaporação a cento e poucos graus celsius". O caso aqui é que quase toda a alteração de pH na água tem a ver com alterações na quantidade de sólidos dissolvidos totais (tamponamento por KH, lembram? Pois é, entra aí também). Águas "duras" têm alto SDT, KH, GH e pH. Águas "moles" são o oposto. Qualquer alteração de pH normalmente é devido a uma alteração do SDT, que causa um impacto na regulação osmótica dos peixes resultando em morte.

O problema não é a mudança de pH. É a alteração de água mole para água dura, o que é muito melhor detectado com testes de GH e KH. Este também é o motivo de por que peixes de água doce morrem na água salgada, e vice versa. Um peixe de água salgada na água doce perde água até ficar desidratado, mesmo estando na água, e um peixe de água doce na salgada morre com as células afogadas.

É por isso que alterar o pH com ácidos ou bases químicas, troncos, gás carbônico, etc. não impacta os peixes. Não há alteração da quantidade de sólidos dissolvidos. Agora, experimente colocar água mineral no seu aquário e veja o resultado. Se a água tem muito mais sólidos do que a da sua região (como é aqui onde moro) os peixes terão um choque osmótico. Também é por isso que a aclimatação da loja para o seu aquário é tão crítica, especialmente quando o animal vem de outra cidade.

Claro, também existem os efeitos do pH no grau de toxicidade de elementos químicos, como da amônia. Em pHs baixos, a amônia não se dissocia e permanece como amônio que é bem menos tóxico. Ao subir o pH, a falta de íons H+ provenientes de ácidos dissocia o NH4+ para NH3, que é a amônia tóxica. Sem falar em outras substâncias, como cobre, ferro, etc. A sua solubilidade e toxicidade é também afetada pela química da água (pH).

Pra quem usa água de poço, que deve ter uma dureza alta, meça a dureza da água da torneira se intenciona usar ela algum dia. O mesmo vale para o vice versa (pessoas que pensam no poço como reserva).
Dito isso, existem estudos que mostram que na natureza os peixes evitam pHs menores de 5,4 e maiores de 11,4, sendo estes os limites para danos físicos e mortalidade aos peixes diretamente. No entanto, estudos sobre chuva ácida e derramamentos químicos mostram que a alteração de pH afeta diretamente plantas e microorganismos, e como tudo é um grande equilíbrio, os peixes acabam sendo afetados também.

Então é isso, o pH não é o grande vilão quando se trata de oscilações: temperatura e SDT são. Lembrando, este artigo trata sobre oscilações, e não manter os peixes em pH inapropriado por longos períodos.

Bibliografia:
- Curso de Engenharia Química
- http://www.oscarfish.com/article-home/water/73-myths-of-ph-shock.html
- http://mtfb.com/MTFBJUNE/MTFB2%20pages/jacobsarticle2.htm
- http://www.tropicalfishcentre.co.uk/myths.htm

E um artigo muito bom sobre testes de pH da água da torneira, pra quem entende inglês. Pra quem não entende, dia desses eu traduzo se as MPs assim pedirem:

http://www.oscarfish.com/article-home/water/74-realities-of-ph-shock.html
Abraços!!!
PabloBOliveira
PabloBOliveira
Experiente
Experiente

Membro bastante Participativo
Inglaterra
Mensagens : 630
Pontos : 668
Reputação : 29
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito!

Mensagem por Adilson Sáb Fev 16, 2013 6:50 pm

Fantástico este artigo, parabéns Pablo.

Como você eu também sou "relaxado" em matéria de querer corrigir o ph da água de reposição do aquário.

Nunca fiz isso e que eu me lembre nunca perdi peixes por causa disso.

Crio peixes onde indicam Ph até acima de 8.0 porém sei na prática que eles vivem e muito bem em ph com valores inferiores.

É o caso dos CAs, não aconselho ninguém colocá-los em Ph ácido jamais, porém praticamente qualquer Ca vive tranquilamente numa faixa de ph 7,8 por exemplo.

Sei que se eu postar isto em muitos fóruns, vou arrumar discussões intermináveis, porém, na prática sei que não é assim.

Reproduzi Socolofi, Auratus, Acará do Congo, Jóia e Zebra Red e a perda de filhotes na esmagadora maioria de vezes foi por predação.

Meus Papagaios vieram de PH ácido, onde os comprei ficam juntos com Bandeiras e Neons, eu os coloquei obedecendo o tempo de se acostumarem com a temperatura e a água do aquário adicionando aos poucos água no saquinho por 20 minutos, soltei-os em um ph alcalino 7,8 e até hoje estão aí cheios de saúde, este só são alguns exemplos de muitas coisas que já fiz e tive sucesso.

Claro que fiz muita burrada também, porém muita coisa que já li por aí, fiz o oposto e vi que na prática pode ser diferente.

Isto é meu ponto de vista, saliento que não incito ninguém a fazer o que faço, sempre procuro orientar da maneira mais correta possível.

Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito!

Mensagem por PabloBOliveira Sáb Fev 16, 2013 9:19 pm

Não tenho experiência com ciclídeos africanos, mas, pelo pouco de teoria que sei, eles vivem em águas bem duras, não? A água mole da torneira não causa problemas? Ou tu faz uma correção?

Abraço!
PabloBOliveira
PabloBOliveira
Experiente
Experiente

Membro bastante Participativo
Inglaterra
Mensagens : 630
Pontos : 668
Reputação : 29
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito!

Mensagem por Adilson Sáb Fev 16, 2013 9:40 pm

Taí outra observação, os ciclídeos Africanos também toleram uma variação na dureza da água, antes eu media a dureza mas hoje não faço mais, sempre os níveis foram satisfatórios, dureza total em torno de 4 dh.

Para isso uso corais moídos, dolomitas compondo o substrato e rochas sansibar, todos eles alcalinizam e endurecem a água.

O único cuidado que tomo na água de reposição é a eliminação do cloro e metais pesados.

Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito!

Mensagem por Elyezer Sáb Fev 16, 2013 11:03 pm

ótimo artigo Pablo!

Assim como o Adilson, eu nunca me preocupei com a água da minha TPA, é claro q o PH sai da torneira na mesma faixa do aquário, mas temperatura, dureza e outras coisas pra mim (falando de TPA's) são mitos.

Meus peixes são todos bonitos e saldáveis, se estou errado, meus peixes deveriam ser os primeiros a me dizer isto!
Elyezer
Elyezer
Moderador
Moderador

Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Empty
Brasil
Mensagens : 1959
Pontos : 1909
Reputação : 102
Data de inscrição : 05/11/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito!

Mensagem por Wladimyr Dom Fev 17, 2013 2:12 am

Então, creio sim que pode estar certo, porém normalmente quando temos um PH mais alto por uso de rochas, não só o PH como a dissolução de sólidos (dureza) aumenta. a questão da TPA não chega a afetar, pois a quantidade reposta não chega a dar um choque, e a alteração é logo reequilibrada pelos elementos alcalinizantes, a água da torneira normalmente vem com PH alto (alguns lugares não) mas a dureza é sempre muito baixa (GH abaixo de 3), isso pode ser um problema para quem cria CA's e faz uso de buffers que aumentam o PH e dureza violentamente (GH acima de 10), então caso não coloque o buffer na água de reposição pode ter problemas com algum choque.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6189
Pontos : 6327
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito!

Mensagem por PabloBOliveira Dom Fev 17, 2013 5:13 am

Ah, Adilson, o artigo é sobre oscilações, não sobre manter os peixes em outros pHs.

Elyezer, são temperatura e dureza que realmente são os críticos que tu deve ter mais atenção. Aqui eu falo SOMENTE DE pH. Pode ser q por sorte as temperaturas não sejam muito diferente, mas aqui no inverno qdo a temperatura chega a até 3ºC, tem que corrigir.

Wladimyr, foi o que eu disse no artigo, a mudança dos sólidos dissolvidos totais na água influencia o pH, mas é o SDT que manda. Mudanças de pH por CO2, troncos, etc não influencia nos SDT.

Ah, e obrigado pelos elogios pessoal! Pra mim esse conhecimento foi uma revelação rsrsrs.

Abraços!
PabloBOliveira
PabloBOliveira
Experiente
Experiente

Membro bastante Participativo
Inglaterra
Mensagens : 630
Pontos : 668
Reputação : 29
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito!

Mensagem por uatyla Dom Fev 17, 2013 8:17 am

Parabéns Pablo, muito bom o artigo;
uatyla
uatyla
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1809
Pontos : 2014
Reputação : 96
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 33

http://vidadeaquarista.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito!

Mensagem por Adilson Dom Fev 17, 2013 11:21 am

PabloBOliveira escreveu:Ah, Adilson, o artigo é sobre oscilações, não sobre manter os peixes em outros pHs.

Sim sim meu amigo, eu entendi e por isso que coloquei o exemplo dos peixes Papagaios que vieram de ph ácido e eu os coloquei em alcalino sem problemas, mas este é um assunto que me levou ao outro por ser bem completo e abrangente no meu ver.

Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito!

Mensagem por Elyezer Dom Fev 17, 2013 12:30 pm

PabloBOliveira escreveu:Elyezer, são temperatura e dureza que realmente são os críticos que tu deve ter mais atenção. Aqui eu falo SOMENTE DE pH. Pode ser q por sorte as temperaturas não sejam muito diferente, mas aqui no inverno qdo a temperatura chega a até 3ºC, tem que corrigir.

Pablo, não me importo com a temperatura da água pq eu moro no RJ né... Aqui o PH sai a 6,8 e a água, muitas vezes a 25 graus, o que já é quase o que está no aquário....

Com certeza se eu morasse por aí pela serra faria a adequação! abraço!
Elyezer
Elyezer
Moderador
Moderador

Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito! Empty
Brasil
Mensagens : 1959
Pontos : 1909
Reputação : 102
Data de inscrição : 05/11/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito!

Mensagem por PabloBOliveira Seg Fev 18, 2013 6:49 am

elyezer escreveu:
Pablo, não me importo com a temperatura da água pq eu moro no RJ né... Aqui o PH sai a 6,8 e a água, muitas vezes a 25 graus, o que já é quase o que está no aquário....

Com certeza se eu morasse por aí pela serra faria a adequação! abraço!

Ah, bom. Eu havia entendido que não dava a mínima pra temperatura rsrsrsrs. Desculpe pela falha. Aqui no inverno é feio de ver, não sei como faria senão tivesse aquecedor da água da torneira. Ia ter que dar um jeito de ferver água e misturar com água fria. Nada que alguns cálculos de engenharia e energia interna da água não resolvessem, rsrsrsrs.
PabloBOliveira
PabloBOliveira
Experiente
Experiente

Membro bastante Participativo
Inglaterra
Mensagens : 630
Pontos : 668
Reputação : 29
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Oscilações, Choque de pH e Morte = Mito!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos