Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Veja, passo a passo, como postar fotos;

Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Os membros mais ativos da semana
maciel.luz
 
SJorge
 
Amarelo
 
LeFuzari
 
Marcelo Duarte
 
Joao Roberto
 
Lassinho
 
efemota
 

Últimos assuntos
» Como alimentar filhotes de lesbite
por Joao Roberto Hoje à(s) 1:53 pm

» Labeo Bicolor não come
por Amarelo Hoje à(s) 11:51 am

» Meu Primeiro Aquário
por Marcelo Duarte Ontem à(s) 5:37 pm

» [Doença] Tucunaré não se alimenta e esta sempre escondido no fundo do aquário.
por maciel.luz Qua Set 20, 2017 5:34 pm

» limpeza no musgo de java
por Joao Roberto Qua Set 20, 2017 1:31 pm

» novata no aquarismo com 5 bettas p cuidar
por maciel.luz Ter Set 19, 2017 10:42 am

» 480 L Ciclídeos Africanos
por efemota Qui Set 14, 2017 5:34 pm

» Lago de alvenaria do Altaner
por paula moreira Ter Set 12, 2017 6:11 pm

» como aspirar fundo do lago
por paula moreira Ter Set 12, 2017 6:07 pm

» Peixe no fundo do aquario
por Naiane Ter Set 12, 2017 9:12 am

» Apresentação
por SJorge Seg Set 11, 2017 3:22 pm

» [Apresentação] Walter Gotschalg
por SJorge Seg Set 11, 2017 3:22 pm

» [Apresentação] Altaner Grando
por SJorge Seg Set 11, 2017 3:21 pm

» Quais peix es eu coloco com uma betta femea?
por maciel.luz Sex Set 01, 2017 5:19 pm

» O meu laguinho
por Marcelo Duarte Ter Ago 29, 2017 5:31 pm

» Carpa e kinguios
por maciel.luz Ter Ago 29, 2017 4:39 pm

» Alto índice de amônia/Água turva
por maciel.luz Qui Ago 24, 2017 9:12 am

» Mudança de Iluminação
por efemota Qua Ago 23, 2017 12:33 am

» Luminária LED
por efemota Sab Ago 19, 2017 7:20 pm

» Musgo De Java
por Joao Roberto Qua Ago 16, 2017 1:58 pm

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8253)
 
Adilson (7042)
 
Wladimyr (5849)
 
Beto Lemos (4989)
 
Lucas Duarte (2775)
 
Thiago Marques (2333)
 
juniorfn (2149)
 
david rafael dieter (2124)
 
Edu Ucceli (2021)
 
maciel.luz (2019)
 

Quem está conectado
8 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 8 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 109 em Sex Jun 13, 2014 10:45 pm

Dicas para iniciantes.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artigo Dicas para iniciantes.

Mensagem por guelfes em Qui Out 15, 2009 12:10 pm

PARA O INICIANTE

Você tem um aquário montado em sua casa? Então parabéns. Mas se você não tem e pretende montar um, é preciso saber uma porção de coisas que são necessárias para que tenha sucesso como aquarista.0 primeiro passo é a escolha do aquário. Deve-se escolher o maior aquário possível, e evite comprar aquários redondos.

O móvel onde for colocar o aquário deve ser resistente, pois o peso que o aquário vai exercer sobre ele (o móvel) é muito grande (a menos que o aquário seja pequeno). A escolha do local onde será posto o aquário é um fator muito importante. Evite montá-lo onde bata luz direta do Sol ou perto de janelas e portas onde haverão prováveis correntes de ar que irão alterar periodicamente a temperatura da água.

FILTRO:
existem no mercado vários tipos de filtros que devem ser escolhidos por você. Esses filtros se resumem na filtragem biológica, química e mecânica. Ao usar o filtro deve-se lavar o material filtrante a cada 15 dias, ou se for o caso trocar o material filtrante. Se for um aquário grande, é aconselhável que se use filtro externo conjugado a uma bomba submersa, mas fique atento, pois a vazão da bomba deve ser de no minimo 4x o volume de água do aquário, em uma hora de funcionamento. Se optar por um filtro biológico de fundo que são placas com pequenos furos, tome cuidado para que as placas do filtro não cubram totalmente o fundo do aquário, e sim apenas 3/4 dele. Instale para cada 50 cm do aquário um tubo elevador, e uma ou duas vezes por ano, introduza uma mangueirinha pelo tubo elevador e sifone os resíduos que se encontram sob a placa do filtro. É importante saber que esse filtro nunca deve ser lavado por completo, pois isso destruiria toda a biologia dele.Vale lembrar que é um filtro ultrapassado,funciona como uma bomba relógio dentro do aquario,possue mais contras do que prós, hoja existem muitos filtros de fácil manutenção que realiza as 3 funções citadas acima que é a filtragem biológica, realizada por mídias adicionadas ao filtro, filtragem química realizada por carvão ativado que vem para compor o refil e filtragem mecânica que é a retenção das partículas suspensa na água por uma lã que também faz parte do refil conhecida como feltro.

Deve-se utilizar, de preferência, cascalho rolado de rio,porem depende muito da especie que pretende criar,deve-se formar uma camada de 5 a 7 cm. Nunca use pedras coloridas que provavelmente vão soltar tinta que poluirá a água do aquário. Evite também usar cascalho claro, ele tira todo o brilho do peixe.

DECORAÇÃO:
existem vários tipos de pedras (grandes) que podem ser utilizada na decoração do aquário, evite usar pedras calcáreas em aquarios de água neutra ou acida. Se for um aquário de água ácida pode-se usar troncos de árvores (troncos velhos) e pedaços de xaxim,hoje esta proibida a venda,temos outras opçoes como coquin. Não é aconselhável que use enfeites plásticos que soltam tinta.

ÁGUA:
a água que será utilizada no aquário deve estar livre de qualquer impureza, para isso é necessário que o aquário fique funcionando normalmente por um periodo de 30 dias em media sem peixes para que as impurezas sejam eliminadas e ele possa criar seu equilíbrio biológico. Você deve saber a dureza, o pH e a temperatura para a espécie de peixe que pretende criar. Evite misturar de água ácida com peixes de água alcalina, eles não se dariam bem, e um deles seria prejudicado pelo pH. A temperatura da água é muito importante. Pelo fato da maioria dos peixes serem tropicais, a temperatura deve permanecer sempre entre 24° e 28°. Seria conveniente que se instalassem 1 aquecedor (1 watt-1 litro) e um termostato, para que a temperatura não varie muito, tal fato provavelmente acarretaria doenças aos peixes. Deve-se fazer trocas parciais de água, se possivel uma vez por semana e colocar água descansada, esta deve ter o mesmo pH e a mesma temperatura da água que foi retirada do aquário.
PLANTAS: as plantas, além de decoração, também são muito importantes e úteis para os peixes. Elas fornecem oxigênio (principalmente as do gênero elódea) e servem de abrigo para alevinos. Mas elas também precisam de cuidados especiais. Análise o tipo de solo, tipo de água e a (temp.) quantidade de luz ideal para cada espécie de planta. Plante aproximadamente 3/4 do solo do aquário.
AERAÇÃO: existem no mercado, vários tipos de bombas e compressores que devem ser escolhidos por você. Nunca instale o compressor abaixo do nível da água do aquário, pois quando ele não estiver em funcionamento provavelmente entrará água dentro da mangueirinha e irá para dentro dele o (compressor). A aeração deve ser suave. Muita: aeração faz mal às plantas,pois ajuda a retirar o CO2 necessário ao seu desenvolvimento.Este item também não é muito utilizado,porém muito útil em aquário hospital
A ESCOLHA DO PEIXE: quando for comprar os peixes, deve-se observar se eles; não estão com os olhos opacos, e se não; tem manchas e fungos espalhados pelo corpo, deve-se observar também se os peixes, não se coçam no fundo do aquário ou nadam irregularmente. Evite colocar peixes muito grandes com peixes muito pequenos, e se possível consulte uma tabela de compatibilidade entre peixes.

ALIMENTAÇÃO DOS PEIXES:
você pode oferecer aos peixes vários tipos de alimentos. Alimente-os se possivel tres vezes ao dia e se possível sempre variar o tipo de alimento oferecido aos peixes.

Algumas opções de alimentos são: ração em flocos, tubifex, artêmia salina, coração de boi cru, e patês que você pode preparar em casa, além de verduras cozidas e picadas.

DOENÇAS:
se tudo no aquário estiver correto (pH, temperatura, dureza) e os peixes tiverem uma boa alimentação, dificilmente adoecerão. Em caso de doenças utilize um aquario hospital para tal tratamento coloque um pouco de sal grosso na água do aquário (se possuir corydoras e cascudos não coloque sal grosso). 0 sal matará os prováveis fungos. Nunca misture remédios, nem use-os nos aquário principal.O aquário hospital, que deve ter o mesmo pH e a mesma temperatura. Eleve a temperatura para 28° e se necessário utilize os medicamentos.



* Veja também os Artigos, "Dicas para o Aquarista" e "Meu Primeiro Aquário".

Texto Editado pelo Administrador do Aquapeixes Beto Lemos e moderador Adilson




Alessandra Mathias de Oliveira
Fonte: Revista Aquarista Junior nr. 22
avatar
guelfes
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 47
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/10/2009
Idade : 35

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Valmeri em Sab Mar 24, 2012 11:21 am

Olá, parabéns pelo tópico, aprendi muito.

Fiquei com algumas dúvidas:
* Para aquario de 40*20*20cm, qual filtro indicas?
* TPAs, devem ser feitas qndo e de quanto em quanto?
* O que é sifonagem e como fazer?
avatar
Valmeri
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 35
Pontos : 49
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 31

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Adilson em Sab Mar 24, 2012 11:59 am

Você pode usar um filtro externo que filtre pelo menos 4 vezes ovolume de água do seu aquário que é 16 litros, se puder depois adquira um aquário maior, pois você terá muito mais facilidade de manter ele estável, então o filtro pode ser um milenium ou outra marca de sua preferência, ele deve filtrar pelo menos uns 70 litros por hora, o que é muito fácil de você encontrar filtro assim.
Tpa você deve realizar no mínimo uma vez por semana, ou quando notar que seu aquário está com excesso de carga orgânica.
Sinfonegem é a aspiração realizada no fundo do aquário com uma mangueira própria para isto vendida em casas de aquário, ou se souber como ele é pode fazer uma você mesmo.
Faça o seguinte abra um tópico sobre seu aquário.
avatar
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por david rafael dieter em Sab Mar 24, 2012 3:49 pm

Concordo com o Adilson um filtro externo de até uns 100l\h taria de bom tamanho até porque um filtro interno ia te ocupar muito espaço , coisa que tu já quase não tem, ou o famoso FBF filtro biológico de fundo aquelas famosas placas pretas
avatar
david rafael dieter
Amigo AQP
Amigo AQP

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Argentina
Mensagens : 2124
Pontos : 2484
Reputação : 81
Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Wladimyr em Sab Mar 24, 2012 9:33 pm

São dicas bem importantes e já reduzem drásticamente os erros mais comuns dos iniciantes...
avatar
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 5849
Pontos : 5986
Reputação : 393
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 39

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Adilson em Dom Mar 25, 2012 11:58 am

Olá pessoal este tópico para iniciantes foi editado e por isso foram retiradas algumas observações sobre os erros que continha, agora está correto e poderá auxiliar quem está entrando neste mundo tranquilamente.
Abrçs!
avatar
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo filtros

Mensagem por marcos2206 em Dom Mar 25, 2012 10:25 pm

Very Happy ola sou novo no fórum e estou com uma duvida estou montando um aquário plantado e gostaria de saber se posso construir um filtro sump caseiro fui em uma loja de aquário mas o vendedor disse que não da disse que tenho que compra um daqueles caros. ai vem a duvida por isso quero a opinião de algum de vocês grato.
Anexos
download.jpg Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(8 Kb) Baixado 5 vez(es)
avatar
marcos2206
Novo no fórum
Novo no fórum


Brasil
Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Beto Lemos em Dom Mar 25, 2012 10:30 pm

Marcos seja bem vindo !!

Quando possivel se apresente Aqui

Obviamente que ele quer é vender.
Se a ideia é um plantado é melhor ir de filtro canister,para nao perder tanto CO2,porem há a possibilidade de um sump ,mas nao é tao indicado.

Da uma olhada no canister fvm do link.

Canister fvm


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por david rafael dieter em Dom Mar 25, 2012 11:14 pm

Seja Bem vindo Marcos

E olha o sump é um ótimo filtro mesmo mais não sei se para plantados é bom pois ele ira dispeçar muito CO2 da água ai tu teria um gasto elevado com o CO2

Mais se tu não quer gastar muito com um canister da para optar pelo FVM ou da para usar aqueles filtros estilo hang on os trazeiros é só regular para não formar aquela famosa cascata

Mais faça como o Beto falou abra um tópico e se apresente e tire suas dúvidas
avatar
david rafael dieter
Amigo AQP
Amigo AQP

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Argentina
Mensagens : 2124
Pontos : 2484
Reputação : 81
Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Valmeri em Seg Mar 26, 2012 7:37 am

qual a melhor maneira de realizar a tpa? ( sugando com mangueira, ou retirando com uma caneca ou copo:?) e qual qntidade?
e aquele filtros de carvão ativado, internos??filtro
avatar
Valmeri
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 35
Pontos : 49
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 31

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Beto Lemos em Seg Mar 26, 2012 10:26 am

O melhor é usar um sifonador,pois assim retira o excesso de carga organica depositada no fundo do aquário,troque 30% de água.
Sobre o filtro nao entendi a pergunta.


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Valmeri em Seg Mar 26, 2012 1:05 pm



fILTROS DESSE TIPO serviriam para mim?

algum modelo caseiro de sifonador?
avatar
Valmeri
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 35
Pontos : 49
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 31

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Beto Lemos em Seg Mar 26, 2012 1:12 pm

Esse filtro eu utilizei quando tinha uns 7 ou 8 anos,muuuuuito ultrapassado,e nao ajuda em nada.É mais facil voce mesmo fazer um sera muito melhor e eficiente.

O sifonador pode ser feito com uma garrafa pequena de coca,cortada no fundo e acoplada a uma mangueira.

Filtro fvm


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Adilson em Seg Mar 26, 2012 1:44 pm

O Beto tem razão, este filtro não serve pra nada, a não ser ocupar espaço dentro do aquário, siga as dicas dele que está corretíssimo.
Abrçs!
avatar
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por david rafael dieter em Seg Mar 26, 2012 10:32 pm

Esse dias tava olhando esse site e achei varios projetos legais e interesantes vi esse sifão acho que ficou bom

http://www.aquaonline.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=119:sif&catid=17:faca-voce-mesmo-fvm&Itemid=45
avatar
david rafael dieter
Amigo AQP
Amigo AQP

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Argentina
Mensagens : 2124
Pontos : 2484
Reputação : 81
Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Wladimyr em Ter Mar 27, 2012 11:05 am

Acredito que o Sifão deve ser o FVM mais fácil ^^ e por incrível que pareça é uma economia considerável!


Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 5849
Pontos : 5986
Reputação : 393
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 39

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Adilson em Ter Abr 03, 2012 4:48 pm

E como é, pois estes sifões vendidos em casas de aquarismo e pets não são nada baratos, além do que para quem tem aquários grandes são melhores os feitos com mangueiras de maior dimensão, pois geralmente as comercializadas são finas demais e demora um século para sugar a água.
Abrçs!
avatar
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Beto Lemos em Ter Abr 03, 2012 7:09 pm

Com certeza os fvm cumprem bem seu papel,ainda mais no quesito comprimento.


    Os Administradores e Moderadores aconselham que;

Seja sempre ativo no fórum e aprenda mais;
Respeite as regras do fórum;
Apresente-se Aqui ;
Como postar Fotos ;
Visitem nosso site AquaPeixes;
Ficha para Doenças e Tratamentos;
avatar
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Thiago Arai em Ter Abr 03, 2012 10:02 pm

Vixi
esse filtro aí é da época da pedra lascada
kkk

E viva ao sifão fvm
que é mil vezes melhor que os comprados prontos rs
avatar
Thiago Arai
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1930
Pontos : 2076
Reputação : 48
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 28

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Fabiano Marques em Seg Abr 16, 2012 10:48 pm

Sou iniciante no hobby então pra começar decidi por um aquário 80x40x40 vidros 6mm, gostaria de dicas de escolha de flora e fauna mais adequada para iniciantes, quais aquipamentos mais indicados, como não disponho de muito $$$$, vou optar ao máximo o "FVM" conto com a ajuda de vocês.
avatar
Fabiano Marques
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 40
Pontos : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/04/2012
Idade : 32

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Thiago Arai em Seg Abr 16, 2012 11:15 pm

Legal Fabiano
Abra um tópico referente ao seu aquário para que possamos nele discutir e indicar as melhores maneiras , peixes, flora etc

abraços
avatar
Thiago Arai
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1930
Pontos : 2076
Reputação : 48
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 28

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Fabiano Marques em Seg Abr 16, 2012 11:27 pm

Beleza thiago vou fazer isso!
avatar
Fabiano Marques
Iniciante
Iniciante


Brasil
Mensagens : 40
Pontos : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/04/2012
Idade : 32

Voltar ao Topo Ir em baixo

Artigo Re: Dicas para iniciantes.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum