Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Mais uma novata 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Mais uma novata 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Mais uma novata 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Mais uma novata 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Fórum AquaPeixes
Conecte-se ou registre-se e faça parte do melhor Fórum de Aquariofilia!

Registrando-se terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais...

Mais uma novata 11049110 Veja, passo a passo, como postar fotos;

Mais uma novata 11049110 Fique por dentro das nossas Regras de utilização;

Mais uma novata 11049110 Fique por dentro das nossas Regras para participação do Concurso AquaPeixes de Fotografias;

Mais uma novata 11049110 Acesse nosso site AquaPeixes, para obter mais conhecimentos;

* As publicidades só aparecem para os visitantes!




Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Me ajudem. Kingyou doente
por Wladimyr Qua Mar 27, 2024 12:34 pm

» Espessura do vidro
por efemota Qui Mar 21, 2024 2:24 pm

» Dúvidas sobre a confecção de um aquário
por Wladimyr Sex Mar 15, 2024 12:02 pm

» Apresentação
por Wladimyr Seg Mar 11, 2024 9:40 am

» Jack Dempsey não come ração
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:37 pm

» Nasceu um filhote de Platti.
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 2:26 pm

» Novo aquário comunitário 58 L
por Wladimyr Qua Mar 06, 2024 1:02 pm

» Nasceram mais 4 filhotes de Platti.
por fabianobarcellos Qui Fev 22, 2024 9:53 am

» KINGUIO com pelote branco.
por SJorge Dom Jan 28, 2024 11:28 am

» Espessura do isopor
por efemota Seg Jan 22, 2024 12:37 pm

» Plantas no aquário.
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:14 pm

» Substrato que deixa o aquário com Ph ácido ?
por SJorge Sáb Jan 13, 2024 3:11 pm

» Será que este teste é preciso (Amônia) ?
por fabianobarcellos Qui Nov 30, 2023 3:35 pm

» Escolha do termostato
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:13 am

» Apresentação Jordana
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:12 am

» Alguém sabe o que é isso no meu peixe?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:10 am

» kinguio deitado
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:08 am

» Comportamento peixe Espada
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 6:04 am

» 1º aquário Betta: problemas com oscilação de PH e água turva
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:53 am

» Teste de Amônia é realmente preciso ?
por SJorge Sáb Nov 25, 2023 5:49 am

Top dos mais postadores
Mauricio Molina (8254)
Mais uma novata Left_bar_bleueMais uma novata Full_bar_bleueMais uma novata Right_bar_bleue 
Adilson (7042)
Mais uma novata Left_bar_bleueMais uma novata Full_bar_bleueMais uma novata Right_bar_bleue 
Wladimyr (6191)
Mais uma novata Left_bar_bleueMais uma novata Full_bar_bleueMais uma novata Right_bar_bleue 
Beto Lemos (4989)
Mais uma novata Left_bar_bleueMais uma novata Full_bar_bleueMais uma novata Right_bar_bleue 
Lucas Duarte (2775)
Mais uma novata Left_bar_bleueMais uma novata Full_bar_bleueMais uma novata Right_bar_bleue 
maciel.luz (2621)
Mais uma novata Left_bar_bleueMais uma novata Full_bar_bleueMais uma novata Right_bar_bleue 
SJorge (2426)
Mais uma novata Left_bar_bleueMais uma novata Full_bar_bleueMais uma novata Right_bar_bleue 
Thiago Marques (2339)
Mais uma novata Left_bar_bleueMais uma novata Full_bar_bleueMais uma novata Right_bar_bleue 
juniorfn (2149)
Mais uma novata Left_bar_bleueMais uma novata Full_bar_bleueMais uma novata Right_bar_bleue 
david rafael dieter (2124)
Mais uma novata Left_bar_bleueMais uma novata Full_bar_bleueMais uma novata Right_bar_bleue 

Quem está conectado?
18 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 18 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 306 em Ter Out 26, 2021 10:48 pm

Mais uma novata

+4
Batata
Wladimyr
Mauricio Molina
Maetê Medeiros
8 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Em curso Mais uma novata

Mensagem por Maetê Medeiros Ter Jul 31, 2012 11:24 pm

Olá pessoal!Até que enfim, concretizei meu "namoro" com este site!! Tudo começou com o curso de Paisagismo que fiz no Sesi. Meu projeto principal: ter meu próprio laguinho!! Depois de muito pesquisar na net, fiquei fascinada pelo lago do ALONSO (http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_15915_20.jpg). Queria muito ter um igual, com ponte e tudo o mais! Mas ... esses benditos pedreiros ... fizeram como eles achavam, enquanto eu estava trabalhando ... e quando cheguei em casa ... tadinho do meu marido ... querendo me surpreender com "tudo pronto" .... ... O lago saiu menor,mais raso no chão (eu queria ele com uma altura de 50cm),o formato saiu o de um FEIJÃO ( e não de um osso), a ponte foi uma mal feita de toras de eucalipto e nem ralo p/escoar tem ... Mas graças à vcs. vou tentar melhorar este "laguito" para não ficar tão decepcionada!!
Minha principal dúvida é quanto à bomba. Gostaria de colocar em prática algum FVM e ficar orgulhosa disto!! Mas aqui vai as dimensões do meu "laguito":3,50 X 1,40 X 0,40m. Abraços à todos vcs. maravilhosos criadores e artistas aquaristas!!
Maetê Medeiros
Maetê Medeiros
Novo no fórum
Novo no fórum

Mais uma novata Empty
Brasil
Mensagens : 20
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Mauricio Molina Qua Ago 01, 2012 9:23 am

Ola...

Seja bem vinda ao AQP!

Mas que coisa hein, é por isso que sou a favor de que se quer a coisa bem feita, FVM, rsrsrs, se não ficar em cima desses caras da nisso...

Nos mande fotos para uma melhor orientação...

Ficou bem raso, em dias frios terá problemas, assim que mandar as fotos ficara melhor pra orientar de repente até melhorar esta profundidade...

Esta bomba seria para que exatamente, circulação, cascata, filtro?

Boa sorte!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Wladimyr Qua Ago 01, 2012 9:36 am

Olá seja bem vinda!

Realmente um laguinho igual ao do Alonso é um sonho para qualquer aquarista, Quando puder crie um tópico específico sobre o seu problema e todas as suas dúvidas o mais detalhado possível, com os equipamentos que já possui e com fotos e/ou vídeos para podermos melhor opinar.

Se seu lago fosse retangular, teria 1960 litros, como é irregular (portanto terá algum valor abaixo de 1960 litros) só com um desenho para ter alguma forma de aproximar esse valor do que deva ser o real, a bomba eu não tenho idéia como fazer no FVM, porém é possível montar o filtro sendo de alvenaria, caixa d'água ou bombona adaptado para esse uso. como ele está meio rasinho (ideal profundidades variadas com pelo menos 80 cm na parte mais funda) é provável que necessite instalar alguns aquecedores para manter a temperatura do lago estável.

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Maetê Medeiros Qua Ago 01, 2012 10:11 am

Que alegria vcs.me responderem!! Estou procurando os tópicos de como postar vídeo,fotos. Ainda hoje colocarei!! Realmente, vcs veem que decepção!! Tanto tempo sonhando ... Mas um dos problemas de aumentar mais o lago, estou tentando resolver! Acabei de comprar um mini-laguinho de concreto. Assim, colocarei ele em um nível um pouco + alto do terreno, tipo imitando uma cascata e dentro dele, farei a oxigenação através de plantas aquáticas. Chamei 1 pedreiro para aumentar as bordas do lago (p/ficar + fundo). Ñ tinha pensado no problema "profundidadeXfrio". Podem me ajudar? Abraços ... obrigada.
Maetê Medeiros
Maetê Medeiros
Novo no fórum
Novo no fórum

Mais uma novata Empty
Brasil
Mensagens : 20
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Mauricio Molina Qua Ago 01, 2012 10:20 am

Ola...

No que pudermos ajudar pode ter certeza que faremos...

Sobre como postar fotos, veja:

https://aquapeixes.forumeiros.com/t15-como-postar-fotos-passo-a-passo

O vídeo precisa ser hospedado no youtube e depois compartilhar o link aqui...

Este lago terá peixes correto?

Se sim, precisara de um belo sistema de filtragem...

No aguardo das fotos e video pra ajudarmos mais..

Até...
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Batata Qua Ago 01, 2012 8:04 pm

Olá,
Seja bem vinda ao AQP.

Também estou no aguardo do tópico com fotos para tentar ajudá-la...

Abçrs...

Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Adilson Qua Ago 01, 2012 8:17 pm

Olá seja bem vinda e siga as orientações dos amigos que logo terá um belo lago.
Abrçs!
Adilson
Adilson
Moderador Geral
Moderador Geral

Pontuaçao elevada
1º Colocado
Brasil
Mensagens : 7042
Pontos : 7828
Reputação : 340
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por david rafael dieter Qua Ago 01, 2012 8:54 pm

Seja muito bem vinda ao AQP
david rafael dieter
david rafael dieter
Amigo AQP
Amigo AQP

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Argentina
Mensagens : 2124
Pontos : 2484
Reputação : 81
Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Convidad Qua Ago 01, 2012 11:34 pm

Seja bem vinda....
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Maetê Medeiros Qui Ago 02, 2012 4:11 am

Olá à todos, obrigada pela força. Sim meu laguinho terá que ter peixes, ai se ñ tiver ... Fiz um pequeno filmete do meu início. Aos poucos vou postando + !! Mas por enquanto meu objetivo é orientações de FVM de bomba, oxigenação e tudo mais. Obrigadinha novamente. Espero que gostem, Abraços à todos !!

Ps.: Reparem qual a altura que eu queria no lago: está localizado com o bloco de cimento + o tijolinho.

http://smilebox.com/playBlog/4d7a49334d6a67354d54493d0d0a&blogview=true
Maetê Medeiros
Maetê Medeiros
Novo no fórum
Novo no fórum

Mais uma novata Empty
Brasil
Mensagens : 20
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Batata Qui Ago 02, 2012 9:53 am

Olá,
vi seu vídeo, não sei como está o laguinho no momento, mas segue um exemplo de como poderia fazê-lo:

Mais uma novata Semttulo2rpl

Mais uma novata Semttulo4lc

A parte de encanamento seria interessante deixá-lo embutido ou nas paredes ou na terra, deixando um registro na entrada do filtro para regular a vazão, conforme desejar a quantidade de circulação.

Faria de uma a duas divisórias no filtro para divisão das mídias filtrantes, pode usar sacos de cebolas e perlon como mídia mecânica e seixos de rio e tijolos como mídias biológicas.
Não sei o tamanho da cx que comprou para o filtro, mas em torno de 100 litros já é o suficiente.
Faria a cascata entre o filtro e lago deixando essa parte do lago mais rasa, fazendo 3 degrais e a parte mais funda sendo oposta onde ficará a bomba para que toda sujeira seja captada por ela.

Faça a parte elétrica vindo pelo chão para não aparecer, pode usar mangueira própria ou pvc.
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Wladimyr Qui Ago 02, 2012 3:16 pm

palma Como sempre Batata, teus projetos saem 1 melhor que o outro (perfect)! parabéns mesmo, o dia que eu for montar um lago com certeza vou me guiar em um de seus projetos! e a parte mais difícil é escolher qual deles Very Happy

[]s
Wladimyr
Wladimyr
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Participante palpites copa
Brasil
Mensagens : 6191
Pontos : 6329
Reputação : 405
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46

http://www.flickr.com/photos/wladmaciel

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Maetê Medeiros Qui Ago 02, 2012 9:37 pm

Batata,vc. captou certinho como tá ficando !Mais uma novata 868253Mas o "anta" do pedreiro colocou 2 canos(de água-marrom) entrada e saída juntas e paralelas, pensando estar certo. Colocou na cabeceira, onde seria a cascata. Das 2, uma:ou eu tiro (isolando e cortando rente à parede) ou eu faço uma adaptação. Os 2 canos estão aonde vc. desenhou a cascata e não na parte + fundinha. Aliás, ñ tem tem parte funda! Tá tudo no mesmo nível (só c/ 1 leve desnível). Adorei seu projeto, ficou 10!!Mais uma novata 990645 Não pensava na simplici//e deste filtro!! Pensei que fosse ficar mto. $$$! Perguntas:1)De que material eu o faço (cimento ou caixa d´!água)?? 2)Como posso improvisar os "degraus", qual alternativa eu uso, pedras ou placas de cimento (que já tenho)? 3) Como eu coloco filtro entre os laguinhos - o fixo e o mi que comprei p/ a oxigenação ??Vou tirar fotos atuais e postar, prá receber + conselhos !! Obrigada pela gde. força !!Mais uma novata 727887
Maetê Medeiros
Maetê Medeiros
Novo no fórum
Novo no fórum

Mais uma novata Empty
Brasil
Mensagens : 20
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por uatyla Qui Ago 02, 2012 9:46 pm

Nussa belo Projeto batata.
E Maninha sejá bem vida a Familia AQP.
uatyla
uatyla
Avançado
Avançado

Membro bastante Participativo
Brasil
Mensagens : 1809
Pontos : 2014
Reputação : 96
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 33

http://vidadeaquarista.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Batata Qui Ago 02, 2012 10:44 pm

O correto é deixar sempre a bomba no lado oposto ao filtro para que haja circulação no lago inteiro, assim alem de oxigenar toda água não deixando nenhuma parte estagnada, tambem favorece a captação de toda sujeira de fundo.

Bom se você já tem a cx d'água pode usá-la, caso contrário, faça-o de alvenaria, porque pode usar a criatividade para esconde-lo, tipo um canteiro em cima com plantas caindo ao seu redor e fazer o acabamento de pedras revestindo ele.

Os degrais pode usar as placas sim, pode deixar elas apoiadas sobre tijolos acentados, ou fazer de tijolos, só não deixe os degrais vazios por baixo a não ser pequeno pedaço para servir de esconderijo, porque qd precisar sinfonar fica dificil fazer por baixo dos degrais.

A ultima pergunta não entendi scratch , desculpe...

Abçrs...



Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Batata Dom Ago 05, 2012 8:29 am

Oi,
O sistema de filtragem que fiz é o mesmo estilo do Maeda sim, alias ele é uma ótima referência qd o assunto é laguismo, se não me engano seu nick aqui no forum é "laguista", porém nunca o vi ativo.
Porém eu usaria apensa 2 repartições, sendo uma para filtragem mecânica e outra para biológica, um filtro de 100 litros proporciona uma quantidade ótima de mídias.

Conheço a filtragem feita nessas fotos na cx d'água azul, a água sai do lago para cx e através das bombas retorna para o lago ja com a filtragem acoplada ao UV, no seu caso precisaria de no mínimo 3 bombas para esse sistema, uma do lago para o filtro e duas em retorno sendo uma com UV.
Eu usaria o sistema convencional, por gravidade como o que ti expliquei, alem de mais prático, não teria que desmontar tudo para limpeza das bombas ou qd der algum problema com elas.

Em relação a sua pergunta do filtro entre os 2 laguinhos, precisaria ver como é esse segundo laguinho comprado, porém ser der eu usaria ele como o exemplo da segunda imagem em forma de filtro de plantas, não deixaria o filtro entre os 2 e sim antes dos 2 lagos.

Como eu disse, sendo tudo em alvenaria, disfarçar não fica difícil, um simples chapisco nas paredes já é o suficiente para usar trepadeiras de folhagem pequenas e cobrir tudo fazendo um ótimo paisagismo, na propria parede do filtro pode fazer vasos de cimentos para outras plantas realçando mais ainda.

Realmente a ponte matou o lago, rsrsrs, se a parede depois de aumentada fica alta em relação ao nível do chão, aconselho aterrar toda lateral do lago para que o peso da terra sustente a pressão da água, pois ela foi feita com 1/2 parede. Isole um dos canos e o outro leve até o lado oposto do lago onde deverá ficar a bomba.

O ladrão terás que fazer outro e fechar esse, deixe uma borda ok.

A bomba será melhor dizer qd terminar o lago para calcular a litragem conforme as medidas que ele ficar. Mas se ficar com as medidas próxima do esboço que ti passei será uma bomba em torno de 7000 L/H.

Conforme for surgindo as dúvidas, vai postando e qd chegar o outro laguinho coloque fotos para melhor opniar valeu

Abçrs...
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Maetê Medeiros Dom Ago 12, 2012 10:11 am

Adorei as dicas, pessoal Very Happy !! Obrigada mesmo ... vcs são 10, com os novatos, quanta dedicação e cultura ... vcs. aprenderam com as experiências de anos ou cursos que fizeram ??!!!??

Fico admirada, pois nas lojas de aquários que temos aqui em Marília, ninguém dá tanta informação como vcs. Eles só querem vender !!! e não, incentivar este hoby tão gostoso ... ... Se fosse pelas outras pessoas (que só me criticam, que vou ter mtos. gastos e trabalheira ...), eu já teria desistido, e .. há mto tempo!!

E vc, Batata, é o maior incentivador!! Parabéns!!

Fico horas, rodando aqui pelo fórum ... meu marido tá ficando c/ ciúmes (construivo, é claro!!) , pois tem tanta coisa que eu "mera mortal" não sei... ... coitadinho dos meus aquários ... ...hehe... em outros posts, falo sobre eles!! Mas meu objetivo é o Laguinho, por enquanto, então , vamos lá ... mais fotos :

Este é o laguinho pré-fabricado que comprei p/ fazer a oxigenação através de plantas (104 x 63 x 20cm):Mais uma novata Dsc00374v

Mais uma novata Dsc00379hj

A Pity já está tomando conta do laguinho ... hehe ...

Mais uma novata Dsc00378cv
Maetê Medeiros
Maetê Medeiros
Novo no fórum
Novo no fórum

Mais uma novata Empty
Brasil
Mensagens : 20
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Maetê Medeiros Dom Ago 12, 2012 10:17 am

Ah !! esqueci de uma coisa ... minha ídéia, seria fazer igual ao que o Batata sugeriu aqui:

https://aquapeixes.forumeiros.com/t2845-orientacao-e-duvidas-para-construcao-de-lago?highlight=filtro+para+lago

o que vcs. acham?? e quanto à bomba?? Qual eu compro?? Qual vcs. me indicam?? Abraços ... ... obrigada e até mais !!
Maetê Medeiros
Maetê Medeiros
Novo no fórum
Novo no fórum

Mais uma novata Empty
Brasil
Mensagens : 20
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Batata Seg Ago 13, 2012 10:19 am

Oi, valeu, é bom saber que a gente ainda serve pra alguma coisa, rsrsrs...

Brincadeiras a parte, pode usar esse laguinho e montar o sistema como o que você viu no meu desenho, sem problemas, o revestimento do filtro e o laguinho fará com que pareça fazer parte do lago principal.

Arrume um bom pedreiro e use a imaginação, bomba entre uma de 7.000 L/H. Tem boas marcas como a Atman, Orca e outras...

Primeiro faça a borba do lago para depois começar o filtro e num ter problema na altura pra gravidade entre todos, ok...
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Maetê Medeiros Sex Ago 17, 2012 11:35 pm

Olá pessoal !! Uma dúvida, Batata: hoje, quando fui comprar uma bomba Atman, saí meio decepcionada ... o vendedor queria oferecer uma bomba de 3.600 l/h.

No meu caso isso está correto? Pois segundo ele, o que o pessoal da net me informou ..."tão loucos". Se eu colocar uma bomba de 7.000l a pressão é muito gde. e água vai cair tudo fora da cascata.

Expliquei à ele que vcs. calcularam o tamanho do meu lago e me indicaram esta bomba pelo volume de água, e não pelo fato da cascata. Será que falei besteira?? E ele também criticou nossa idéia de fazer a filtragem também com as plantas .... xxiiiii .... tô danada!!!

Só mesmo c/ mta orientação de vcs. prá tudo sair certinho, né ???!!!, pois se depender do conhecimento do povo da cidade, eles só querem "empurrar" coisas caras. Inclusive (não sei se o valor está alto ou não) mas a bomba Atman de 3.600l ele me cobrou $ 340,00. Tá no valor certo? A marca Orca, eles não teem. E se eu acabar comprando potência errada? Por favor, me ajudem !!

Amanhã vou rodar a cidade prá ver se tem em outros lugares. até mais !! Obrigada ... ...
Maetê Medeiros
Maetê Medeiros
Novo no fórum
Novo no fórum

Mais uma novata Empty
Brasil
Mensagens : 20
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Mauricio Molina Sáb Ago 18, 2012 9:46 am

Ola...

Deixarei as informações mais técnicas com o Batata que esta acompanhando seu caso...

Mas ja adianto que pode ter certeza que o Batata tem muito mais experiência que estes vendedores, acredito que ja tenha visto o lago e os aquários atuais de alvenaria dele, sera que ele não tem gabarito para te orientar? esses vendedores são uma piada mesmo...

Sobre o filtro de planta é um complemento, que alias é muito eficiente sim, pois as plantas certas consomem muitos nutrientes, mantendo baixos os níveis de amônia, nitritos, nitratos, fosfatos e algumas plantas como é o caso dos aguapés absorvem metais pesados...

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Batata Sáb Ago 18, 2012 3:15 pm

Éeee, vamos lá:

Em relação ao preço dessa bomba que ele quer ti empurrar:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-430621403-bomba-submersa-atman-ph-3500-3250lh-p-aquarios-e-lagos-_JM
São só 140,00 mais caro, nem da pra perceber.

Em relação a Litragem vs Vazão:

Uma bomba de 7.000 litros tem vazão da mesma em marco (0), conforme a coluna d'água for mais alta essa litragem cai e muito.
Seu lago terá em torno de 3.200 litros com esse segundo laguinho e filtro, sendo que o lago terá em torno de 70 cm de altura com borda e mais a altura do filtro.
Vamos colocar uma altura de 1.70 com a cascata, isso fará com que essa vazão caia bastante.

Resumindo uma bomba de 7000 L/H, terá na realidade um pouco mais de 4.000 litros por hora circulando nessa altura. Se colocar uma de 3.600 L/H, faça o calculo.

Para um lago com uma litragem abaixo dos 5.000 litros, recomenda-se uma bomba L/H de pelo menos 3 vezes a quantidade de água do lago.

Agora em relação a besteira que ele falou de transbordar, isso vai acontecer se deixar uma saida na cascata de 3/4. Vai colocar cano na cascata pra sai a água ? Acho que não.

Poxa, se a entrada d'água no filtro será de 3/4 e a saida sendo o proprio filtro em forma de cascata como vai transbordar em queda livre por gravidade tendo um lance mais baixo para água em forma de degral?
Otra coisa. Quando falei de usar um registro na entrada da água para o filtro, é justamente para diminuir a vazão mas não nesse sentido, e sim em deixar a água com menor intensidade em determinados horarios.

Em relação ao filtro de plantas, o Mauricio já respondeu, apenas reforçando:
Quem tem a possibilidade de fazer uma filtragem extra "plantas", nem deve pensar em não fazer, ajuda e muito no equilibrio.
Hoje esse sistema vem sido empregado em diversos açudes e em represas de tamanho poder de filtragem que as plantas tem, sendo as principais "aguapes e alfaces d'água.

Abçrs...
Batata
Batata
Avançado
Avançado

Muito bastante ativo + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 1761
Pontos : 1958
Reputação : 96
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Maetê Medeiros Sáb Ago 18, 2012 10:11 pm

Maurício, grata pela resposta.

Batata, vc. é mto bem entendido do assunto. Concordo c/ que o Maurício falou: vc. é fera, hein ?!?!!!

Já anotei em papel, todas as orientações que vc. passou, prá ninguém me enrolar mais (igual ao valor da bomba, que coisa, né??, mais um pouco eu já tinha comprado!!... )

No próximo sábado o pedreiro já vem dar uma geral no meu lago. Até que fim !! ... ... Obrigada, meus "anjos" laguistas e aquaristas ... ...
Maetê Medeiros
Maetê Medeiros
Novo no fórum
Novo no fórum

Mais uma novata Empty
Brasil
Mensagens : 20
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Mauricio Molina Seg Ago 20, 2012 10:07 am

Ola...

Antes de comprar alguma coisa, empurrada pelos vendedores nos pergunte antes para te informamos melhor, poque se depender deles sinceramente esta perdida, pois empurram qualquer coisa apenas para vender...

Abraços!
Mauricio Molina
Mauricio Molina
Administrador
Administrador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
2º Colocado
Brasil
Mensagens : 8254
Pontos : 83472
Reputação : 259
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Beto Lemos Seg Ago 20, 2012 2:05 pm

Nao pude deixar de comentar,vendedor é tudo igual só muda de endereço,se o filtro e cascata é por transbordamento,a potencia da bomba nao influenciará ,a ponto da água cair para os lados.
E se um filtro de plantas é algo desnecessario ,devo mudar meus conceitos após 30 anos de aquarismo. Rolling Eyes
Beto Lemos
Beto Lemos
Moderador
Moderador

Pontuação Elevada + Ganhador do Concurso de Fotografia
Brasil
Mensagens : 4989
Pontos : 5179
Reputação : 202
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Em curso Re: Mais uma novata

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos