Buscar
Tópicos similares
Seções do Fórum!
Inicio do Fórum
Anúncios
Alimentação
Aquarismo
Ficha Técnica
Aquário Marinho
Aquário Doce
Dúvidas
Registre-seLinks Rápidos!
Artigos
Plantas
Blog do Fórum
Painel de Controle
Adicionar aos favoritos Últimos assuntos
» lebistespor Luciano Hoje à(s) 12:37 am
» Mini lago/piscina -Thiago Arai-
por Thiago Arai Hoje à(s) 12:23 am
» Cubo - Thiago Arai -
por juniorfn Hoje à(s) 12:08 am
» Reação -Concurso-
por juniorfn Hoje à(s) 12:05 am
» Ajuda, red cap e acara bandeira
por Luciano Ontem à(s) 11:07 pm
» MEU LAGUINHO ORNAMENTAL COM CASCATA
por diegouzeda22 Ontem à(s) 10:42 pm
» Parâmetros testes do Aquário
por Beto Lemos Ontem à(s) 10:16 pm
» Fissuras de ar entre a cola e o vidro.
por Beto Lemos Ontem à(s) 10:01 pm
» flower horn
por Beto Lemos Ontem à(s) 6:43 pm
» Platy
por Mauricio Molina Ontem à(s) 5:20 pm
» Luciano Bandeira
por Mauricio Molina Ontem à(s) 5:17 pm
» Montando um aquário caseiro
por Beto Lemos Ontem à(s) 2:39 pm
» Movimento na superficie do aquario.
por coosmond Ontem à(s) 1:59 pm
» meu aquário de 225 L
por Adilson Ontem à(s) 12:24 pm
» DUVIDA SOBRE TRATAMENTO DE TRONCOS
por Mauricio Molina Ontem à(s) 11:34 am
» Filtro Canister Caseiro.
por Mauricio Molina Ontem à(s) 11:30 am
» Mortandade de fêmeas de guppý
por Mauricio Molina Ontem à(s) 11:13 am
» Aquarios comunitarios
por amaurijd Ontem à(s) 10:15 am
» Apresentação: Victor Bruno
por VICTOR BRUNO Ontem à(s) 9:14 am
» Será que posso ter um NANO no meu ambiente "ruim" ?
por Beto Lemos Ontem à(s) 8:16 am
Top dos mais postadores
| Mauricio Molina (4784) | ||||
| Beto Lemos (2942) | ||||
| Adilson (2914) | ||||
| Thiago Arai (1891) | ||||
| gustavo marinho (1778) | ||||
| juniorfn (1629) | ||||
| david rafael dieter (1620) | ||||
| Batata (1389) | ||||
| valdir (857) | ||||
| lucianogre (767) |
Quem está conectado
Há 4 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 4 Visitantes :: 2 Motores de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 45 em Ter Nov 02, 2010 6:55 pm
Filtro tipo canister
Página 3 de 7 • Compartilhe •
Página 3 de 7 •
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 
Re: Filtro tipo canister
Abaixo está o esquema de funcionamento do sistema de recirculação de que te falei. Ao meu ver é o melhor jeito de se fazer. Dessa forma o seu manejo vai ficar fácil, inclusive a limpeza do material filtrante (tela plástica e perlon na caixa de 310l).
Não jogue ração em excesso para não sujar muito o sistema. No inicio vc não vai ter muita sujeira pra limpar porque os peixes estarão consumindo pouco alimento, mas com o passar do tempo vc vai perceber que vai ter que aumentar as frequências de limpeza. quando elas estiverem com cerca de 500gr você vai limpar umas duas ou três vezes na semana.
Eu coloquei uma bomba externa no esquema, mas se você preferir uma mais silenciosa use uma submersa inclusive há bombas submersas que automaticamente regulam de acordo com a pressão no cano a vazão, isso é bom porque evita do cano estourar. use torneiras plásticas para regular a sua vazão.
As setas indicam o sentido de movimentação da água. para conectar as caixas de filtro e do poço use canos com polegada maior, tipo 75mm, mas use os de cor marrom são mais resistentes.
A calha vc pode fazer de cano de PVC branco 100mm tirando uma "lasca nele pra que fique aberto facilitando a limpeza, mas pode comprar uma pronta se preferir.
não precisa colocar oxigenação, a própria movimentação da água e o esguicho da torneira fará isso.

depois você deposita a grana da consultoria na minha conta ok?
brincadeira, estamos aqui pra ajudar...
Não jogue ração em excesso para não sujar muito o sistema. No inicio vc não vai ter muita sujeira pra limpar porque os peixes estarão consumindo pouco alimento, mas com o passar do tempo vc vai perceber que vai ter que aumentar as frequências de limpeza. quando elas estiverem com cerca de 500gr você vai limpar umas duas ou três vezes na semana.
Eu coloquei uma bomba externa no esquema, mas se você preferir uma mais silenciosa use uma submersa inclusive há bombas submersas que automaticamente regulam de acordo com a pressão no cano a vazão, isso é bom porque evita do cano estourar. use torneiras plásticas para regular a sua vazão.
As setas indicam o sentido de movimentação da água. para conectar as caixas de filtro e do poço use canos com polegada maior, tipo 75mm, mas use os de cor marrom são mais resistentes.
A calha vc pode fazer de cano de PVC branco 100mm tirando uma "lasca nele pra que fique aberto facilitando a limpeza, mas pode comprar uma pronta se preferir.
não precisa colocar oxigenação, a própria movimentação da água e o esguicho da torneira fará isso.

depois você deposita a grana da consultoria na minha conta ok?
Última edição por João Paulo em Qui Fev 23, 2012 7:28 am, editado 2 vez(es)

João Paulo- Iniciante

-

Pontos: 147
Reputação: 3
Outra coisa importante: faça a saida de água das caixas dos peixes de forma que retire água da parte inferior da caixa, pois é a água de pior qualidade, menos oxigenda, mais suja, etc...repare nas fotos que estou te mandando como é.
No lugar onde trabalhei os peixes ficavam em 5 caixas de 500l e devia ter uns 100 peixes em cada caixa. dá uma olhada nas fotos:

reparou no fundo da caixa? é esconderijo pra não apanhar dos dominantes...por isso vc deverá fazer repicagens no intuito deixar eles uniformemente distribuidos em relação ao tamanho (já que crescem desigualmente) diminuindo o efeito de dominancia, do contrário eles se matam.

esse é o sistema de filtro e poço da bomba. você deve fazer a água cair da calha na primeira caixa do filtro por cima. A primeira caixa do filtro e a segunda se conectam por baixo e a água da segunda caixa do filtro sai por cima e cai na caixa do poço também por cima, entendeu?
AH! eu tava me esquecendo, tá vendo esse dois canos da foto presos com um arame azul um no outro? o de baixo é o que leva a água da segunda caixa do filtro para o poço e o de cima é retorno, o "escape" de água que a bomba está jogando nas caixas. se vc não fizer isso seu encanamento estoura!

bonitos aguapés né?
repare também que para fazer a retirada de água do fundo vc precisa furar o cano como na foto abaixo, para não causar efeito sifão quando o cano encher de água, senão vc esvazia toda a caixa.

é isso! perguntas?
No lugar onde trabalhei os peixes ficavam em 5 caixas de 500l e devia ter uns 100 peixes em cada caixa. dá uma olhada nas fotos:

reparou no fundo da caixa? é esconderijo pra não apanhar dos dominantes...por isso vc deverá fazer repicagens no intuito deixar eles uniformemente distribuidos em relação ao tamanho (já que crescem desigualmente) diminuindo o efeito de dominancia, do contrário eles se matam.

esse é o sistema de filtro e poço da bomba. você deve fazer a água cair da calha na primeira caixa do filtro por cima. A primeira caixa do filtro e a segunda se conectam por baixo e a água da segunda caixa do filtro sai por cima e cai na caixa do poço também por cima, entendeu?
AH! eu tava me esquecendo, tá vendo esse dois canos da foto presos com um arame azul um no outro? o de baixo é o que leva a água da segunda caixa do filtro para o poço e o de cima é retorno, o "escape" de água que a bomba está jogando nas caixas. se vc não fizer isso seu encanamento estoura!

bonitos aguapés né?
repare também que para fazer a retirada de água do fundo vc precisa furar o cano como na foto abaixo, para não causar efeito sifão quando o cano encher de água, senão vc esvazia toda a caixa.

é isso! perguntas?
Última edição por João Paulo em Qui Fev 23, 2012 7:57 am, editado 1 vez(es)

João Paulo- Iniciante

-

Não consegui visualizar suas fotos Jõao Paulo

david rafael dieter- Moderador

-

Pontos: 1768
Reputação: 75
João Paulo escreveu:
olha Junior, eu já fiz um com esses potes, mas morrriiiiiiiii de raiva porque era muito difícil vedar a tampa. quanto as mangueiras eu usava mangueiras de polegada menor e passava elas pelo vasilhame usando prensa cabo como este de 3/4 que tá no projeto, mas também dava dor de cabeça pra vedar. o ideal é vc fazer usando vasilhames que tenham borrachas de vedação na tampa ou que deem pra vc utilizar esse EVA como borracha d vedação. Aconselho fazer as entradas e saidas de água usando essas flanges de pvc que dão uma ótima vedação e evitando aborrecimentos e gastos desnecessários. derepente vc usa uma flange de 1/2 polegada, tem que ver se dá espaço pra colocar no tal pote...
espero ter ajudado, abraço.
O pote é grande, cabe cerca de 2,3kg. A tampa tem um fechamento muito bom, e acredito que consiga adicionar um EVA ou borracha de vedação, no mínimo usaria fita vedarosca.
E eu tava pensando em usar engate rápido (achei agora isso), creio que ficaria mais prático nas manutenções.

juniorfn- Moderador

-

Pontos: 1701
Reputação: 25
david rafael dieter escreveu:Não consegui visualizar suas fotos Jõao Paulo
acho que é esse servidor onde tô hospedando a foto que tá ruim. Vou colocar em outro e mando novamente.

João Paulo- Iniciante

-

O pote é grande, cabe cerca de 2,3kg. A tampa tem um fechamento muito bom, e acredito que consiga adicionar um EVA ou borracha de vedação, no mínimo usaria fita vedarosca.
E eu tava pensando em usar engate rápido (achei agora isso), creio que ficaria mais prático nas manutenções.
[/quote]
esses são melhores que prensa cabo. acho que pode dar certo sim. esse filtro é suficiente pro seu aquário? se for blz.
boa sorte em seu projeto e quando ficar pronto fala ae se deu certim, ok?
abraço.
[/quote]esses são melhores que prensa cabo. acho que pode dar certo sim. esse filtro é suficiente pro seu aquário? se for blz.
abraço.

João Paulo- Iniciante

-

Caraca João Paulo, sensacional teu projeto!!!! Perguntas???? De monte, mas deixa eu ler tudo e analisar as fotos, ai eu as faço, lógico se você não se importar de receber o din din da consultoria depois!!! Ai, é tão bom o teu projeto, e representa perfeitamente o que eu estou planejando em fazer que não me importaria nem um pouco em pagar por esta consultoria de primeira! Muito obrigado pela ajuda, pelas dicas e pelo projeto. Tö indo agora iniciar as mudanças. Mais uma vez MUITO OBRIGADO.

Eloisio Junior- Iniciante

-

Pontos: 125
Reputação: 0
Ai João Paulo, vem a primeira pergunta: O que é isso na foto? Por um acaso é um termostato? Se for como você fez para aquecer a água? Se não for, como você controla a temperatura da água? No meu caso a água chegou a 19ºC.

Eloisio Junior- Iniciante

-

Pontos: 125
Reputação: 0
João Paulo escreveu:esses são melhores que prensa cabo. acho que pode dar certo sim. esse filtro é suficiente pro seu aquário? se for blz.
abraço.
Eu já tenho um canister de 360l/h que uso no meu aquario de 72l...estou montando outro aquario de 120l, dae vou fazer esse canister FVM com uma bomba de 500l/h. Possivelmente vou desativar o aquario menor e usar os 2 canisters no aquario maior...to tentando bolar um jeito de fazer uma saída de água pros 2.

juniorfn- Moderador

-

Pontos: 1701
Reputação: 25
Eloisio Junior escreveu:Ai João Paulo, vem a primeira pergunta: O que é isso na foto? Por um acaso é um termostato? Se for como você fez para aquecer a água? Se não for, como você controla a temperatura da água? No meu caso a água chegou a 19ºC.
essa caixinha quadrada é o termostato que era pra fazer o controle automático liga-desliga do aquecedor, só não está com o aquecedor pq não precisava. Essa redonda que tá em baixo não me lembro, tenho quase certeza de que não era nada. A bomba está ligada na tomada que tá ao lado, tá vendo? é o fio branco. não fazíamos uso de aquecedor, mas se vc precisar tem como fazer um caseiro, deve ficar por uns R$ 250 devido a resistência que é cara mas é fácil de fazer.

João Paulo- Iniciante

-

Página 3 de 7 •
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 
Tópicos similares» Filtro e Barulho
» CANTANDO TIPO SURDINA
» Manga, maçã e banana - Qual tipo dar?
» TIPO DE RAÇÃO
» azulão com a narina tapada de um lado tipo uma massa
» CANTANDO TIPO SURDINA